Morte em praça pública Quando jovem D. João II já despertava o medo entre os nobres portugueses, que o julgavam despreparado e pretensioso. Após assumir o trono, o monarca tomou uma série de medidas que desagradaram a realeza, entre elas de concentrar todo o poder para si mesmo.O Príncipe Perfeito passou a receber, portanto, cartas do duque de Bragança e de outros reis, que constantemente repreendiam a sua forma de governar, pedindo intervenções. Furioso, D. João II mandou prender o duque de Bragança, que foi julgado perante a corte portuguesa durante 22 dias.Segundo os cronistas Garcia de Resende e Rui de Pina, após o longo julgamento, o monarca sentenciou o seu próprio primo à morte. No dia 20 de junho de 1483, o duque de Bragança foi brutalmente degolado em praça pública. Um ano depois, o duque de Viseu, D. Diogo, primo e cunhado de João II, arquitetou um plano para apunhalar o monarca.
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.