Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff

1538
Rio da Prata
1541
1544
Registros (131)Cidades  (398)Pessoas  (700)Temas  (1097)


¨ RASUL

Cabeza de Vaca desembarca em Santa Catarina
29/03/1541
4 fontes

1° fonte: Recueil complet des traite´s, conventions, capitulations, armistices et autres actes diplomatiques de tous les e´tats de l´Amérique latine compris entre le golfe du Méxique et le cap de Horn, depuis l´anne´e 1493 jusqu´a` nos jours, pre´ce´de´ d´un me´moire sur l´e´tat actuel de l´Améique, de tableaux statistiques, d´un dictionnaire diplomatique, avec une notice historique sur chaque traite´ important. Carlos Calvo (1822-1906)
(..) em 29 de março de 1541, e sabendo ali por alguns castelhanos o mau estado em que se encontrava o resto do Rio da Prata, resolveu passar por terra a Buenos Aires e, portanto, apressar sua viagem; mas sabendo que as dificuldades eram muito grandes para sair da tentativa, e aquelas que se ofereciam pelo Rio Itabucu, distante 20 léguas de Santa Catalina, não eram tão intransponíveis, empreendeu-o por ele, em 8 de outubro do mesmo ano de 1541, e chegou à cidade de Assunção (onde os espanhóis haviam se retirado de Buenos Aires), em 11 de março de 1542, sendo ali recebido pelo governador daquela cidade, por meio da morte de D. Pedro de Mendoza, retornando à Espanha, e de D. Juan Ayolas, que ele havia nomeado seu herdeiro em sua segunda vida em virtude do governo, para o qual tinha autoridade. [Página 238]



2° fonte: História do Paraná, 1899. Romário Martins
Guaranis - As primeiras explorações do sertão compreendido entre os rios Paranapanema, Paraná, Tibagi e Iguaçú, acusaram numerosa presença, em toda a parte, de nativos da nação Guarani.

Em 1541 D. Alvar Núñez Cabeza de Vaca, mandado pelo rei de Espanha para o Paraguai, como "adelantado", tomou posse em nome do seu soberano, de Cananéa e da ilha de Santa Catarina e se internou no território do sertão correspondente a esses dois pontos extremos da costa, seguido de numerosa comitiva militar, e fez o longo trajeto do litoral ao rio Iguaçu, Campos de Curitiba, Campos Gerais, rios Tibagi e Piquiri e novamente ao Iguaçu (próximo dos Saltos de Santa Maria) e em todo esse imenso percurso encontrou numerosas aldeias de nativos guaranis e nenhuma outra nação.



3° fonte: Referências e teorias sobre o nome Itapocu. Correio do Povo, de Jaraguá do Sul. José Alberto Barbosa



4° fonte: Cavalo Crioulo, achetudoeregiao.com.br
O cavalo crioulo se originou dos animais de sangue andaluz e berbere introduzidos no país pelo aventureiro espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca nos primeiros anos após o descobrimento. Aqueles que foram se perdendo da comitiva de Cabeza de Vaca durante as suas campanhas na região passaram a se criar livremente nas planícies da Argentina, do Uruguai e do Brasil, vivendo em estado selvagem por cerca de quatro séculos. Nesse período, as duras condições do clima acabaram criando, através da seleção natural, uma raça extremamente resistente tanto a temperaturas muito baixas ou muito altas, quanto à seca e à falta de alimento.






Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
27882 registros, 14,578% de 191.260 (meta mínima)
655 cidades
3223 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP