O santo que Anchieta Matou. Reverendo Jorge Aquino, revjorgeaquino.wordpress.com
Sobre a acusação de que o Padre José de Anchieta o tenha matado, segundo o livro Cartas Jesuíticas – III na página 179 (Obras digitalizadas da Biblioteca Nacional) temos a citação:
“Finalmente, já em meiados de 1563, avocada a causa pelo Cardeal d. Henrique, Bolés foi remetido para o Reino, na nau Barrileira, de que era ‘mestre e senhorio’ Gonçalo Dias da Ponte. Entregue, a 28 de outubro do mesmo ano, ao alcaíde do carcere da Inquisição de Lisboa, respondeu a processo, durante o qual requereu uma justificação dos serviços prestados no Rio de Janeiro. O Tribunal, por acórdão de 12 de agosto de 1564, recebeu-o na Santa Madre Igreja, como pedia, sob condição de abjurar seus ‘hereticos errores’ e condenou-o ‘em pena e penitencia’ ao carcere, ‘pelo tempo que parecer aos Inquisidores’.” [26933]
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.