Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff

1605
Apoteroby (Pirajibú)
1606
1607
Registros (168)Cidades  (828)Pessoas  (562)Temas  (1582)


¨ RASUL

Novo Regimento das Minas de São Paulo após o testemunho ocular de Clemente Alvares
16/12/1606
7 fontes

1° fonte: Limites do Brasil com a Confederação Argentina. Memória sobre quais seja os verdadeiros - Santo Antônio e Pepiri e se devem estes dois rios constituir a linha divisória entre os dois países



2° fonte: “O Tupi na Geographia Nacional”. Teodoro Fernandes Sampaio (1855-1937)
Dava-se aos mananciais, às fontes, ou nascentes, o nome de ypú, que, no Norte do Brasil, tão parcamente irrigado, se conhece por olho-d´água, e representa, ali, importantíssimo papel na distribuição dos povos.

O mesmo vocábulo aparece, algumas vezes, como a forma "ybu", entrando na composição de outro, como se verifica no nome "Putribú", da povoação antiga, situada entre Itu e Sorocaba, e que, decerto, provém da corruptela de "Potyraybu", que se traduz "fonte das flores".

Se a grafia "Apoteroby", usada em velhos documentos já nos chega viciada, como é bem possível, o nome "Putribú" passou primeiro pela corruptela "Apotera-obú", aliás procedente de ainda de "Potyra-ybú".



3° fonte: Comissão Geográfica e Geológica. São Paulo, Brésil



4° fonte: Vocabulário Nheengatú, 1936. Afonso A. de Freitas
APOTRUBÚ. Apotribú é vernaculização de Potribú, por seu turno corruptela de - Potyraybú -, que se traduz "fonte das flores", segundo afirma Theodoro Sampaio. Já o autor de "Dicionário Geográfico da Província de São Paulo" é de outro pensar: para ele Potribú, é corruptela de Pó-terô-ibiy, contraído em Pó-ter´-ibiy, "salto torcido, torto", em relação ao salto do rio Potribú, que tem aquela configuração.

A grafia mais antiga que encontramos desse nome, em referência ao rio Apotribú, afluente, pela margem esquerda, do Tietê, onde desaguá depois de irrigar a cidade e município de São Roque é - Apiterobi - e aparece, em data de 16 de dezembro de 1606, no registro de Minas de Clemente Alvares. Apoterubú é a forma registrada pelo escrivão da Fazenda, Velho de Mello, na carta de sesmaria passada em favor do capitão Sebastião Fernandes, em outubro de 1642. [Página 193]



5° fonte: Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Ministério da Educação. Volume LXIV. Diretor Rodolfo Garcia
Algumas tribos usam do voc. "suiyuyra". c. d. (y) uy-aquyra, azul-verde. Parece-nos que Putribú, povoação antiga perto de Sorocaba, que Teodoro Sampaio diz provir de potyra, e ybú, fonte, a fonte das flores, origina-se de potyra e oby, verde ou azul; a gradia Apoteroby usada em documentos antigos isso fez supõe.



6° fonte: Planta da Vila Eden. Ex - São João de Piragibú



7° fonte: Vocabulário Geográfico do Estado de São Paulo Volume II Contribuição para o Dicionário Geográfico Brasileiro


Putribu - Morro (do), entre nascentes do ribeirão do Taquaral. (M. de Itú).

Putribu - Rio, nasce na serra da Taxaquara, e seguindo para noroeste, desemboca no Tietê, pela margem esquerda, depois de servir de limite entre o município e o de Itú. (M. de São Roque).

Putribu de Cima - Lugarejo, a sudeste do município, entre o rio de igual nome e o Tietê. (M. de Itú).

Putribu de Cima ou Aputribu - Rio,veja Aputribu ou Putribu de Cima. (M. de São Roque). [Página 121]






Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
27868 registros, 14,570% de 191.260 (meta mínima)
655 cidades
3218 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP