“vigiar muito de perto a conduta do Monge, que anda por esta Provincia e se acha atualmente nesta Capital, tanto por ser estrangeiro, como pelo extravagante papel que está representando” 13/10/184813/02/2025 06:42:31
•
•
A estada de João Maria no Rio Grande do Sul marcou um ponto de inflexão na suatrajetória. Gozando de fama e prestígio, organizou um culto que angariou centenas de adeptose inquietou as autoridades provinciais. Não há registros da pregação do monge ter ofendidoquaisquer preceitos da Igreja ou atacado os poderes constituídos, o que, entretanto, não bastoupara acalmar aqueles que viam na atuação do peregrino um inconveniente. Documento datadode 13 de outubro ou novembro de 1848, do presidente da província para o chefe de polícia,manda “vigiar muito de perto a conduta do Monge, que anda por esta Provincia e se achaatualmente nesta Capital, tanto por ser estrangeiro, como pelo extravagante papel que estárepresentando”41. A medida revela que os passos do monge foram observados de perto pelogoverno da província.
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.