Associou-se também com Manoel da Fonseca, que lidava com fazendas (tecidos), estabelecendo-se em 1867, com grande armazém à Rua do Comércio (hoje Barão do Rio Branco) com máquinas descaroçadoras de algodão.Conseguiu confiança nas praças de S. Paulo, Santos e Rio de Janeiro, despachando algodão através de sua firma Luiz Maylasky & Cia. Em 1867, comprava, beneficiava e vendia algodão para centros industriais e o exportava. Chegava a fazer adiantamentos sobre a produção e prestava alguma ajuda técnica aos agricultores [1][1] Paulo Celso da SILVA, op. cit
Anúncio de máquina de costura Data: 01/01/1867 Créditos/Fonte: Jornal do Commercio (RJ) no. 260 01/01/1867
ID: 5120
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.