Grande incêndio ocorrido nos depósitos de algodão da fábrica de tecidos Votorantim 25/02/191713/02/2025 06:42:31
•
•
•
Sobre o grande incêndio noticiou o jornal Cruzeiro do Sul em 26 de fevereiro de 1917: Arde um deposito de algodão da Fabrica de Tecidos de Votorantim. Os prejuizos aproximam-se de mil contos de reis.
O incendio começou as 18 h 45 min só foi contido de madrugada quando o corpo de bombeiros chegou. A fabrica de tecidos Votorantim pertence ao Banco União de São Paulo é um dos estabelecimentos industriaes de maior importância do Estado. Possue cerca de 1200 teares e neles trabalham calculadamente 3 mil operarios.
No deposito existiam 3200 fardos de algodão, muitas barricas de soda caustica e potassa, grande quantidade de farinha de trigo; enumeras botijas de ácido para preparação de tinta etc.O fogo tomou proporções assustadoras. A população de Votorantim, composta em quasi sua totalidade de operarios affluiu ao logar o incêndio rapidamentetentando dominar as chamas, luctando com grande dificuldade por falta de numero suficiente de mangueiras eaparelhos extinctores de incendio no deposito.Do inquerito aberto ficou constatado que o incendio não foi proposital, sendo o mesmo atribuido a alguma fagulhadesprendida por uma locomotiva fagulha esta que penetrou por abertura situada na parte superior do barracão.Os prejuizos subiram a quase 1000 contos de réis, estando o deposito de algodão da referida fábrica de tecidosseguro em 240 contos de réis.
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.