jesus
Ver todos Mais Antigos Mais Recentes Destaques
“A profecia de Anchieta”, Dalmo Belfort Matos. Correio Paulistano/SP. Página 4 25 de janeiro de 1938, terça-feira, atualizado em 23/10/2025 15:54:11 • Cidades (3): São Paulo/SP, Sorocaba/SP, Guarulhos/SP • Família (1): Paulo de Proença Varella (neto , n.1565) • Pessoas (7): Domingos Luís Grou (1500-1590), José de Anchieta (1534-1597), Luís da Grã (n.1523), Martim Afonso de Melo Tibiriçá (1470-1562), Caiubi, senhor de Geribatiba, Pedro Dias (f.0), Terebê (Maria da Grã) (1520-1578) • Temas (14): Bilreiros de Cuaracyberá, Ermidas, capelas e igrejas, Carijós/Guaranis, Habitantes, Pories, Rio Cubatão, Tamoios, Tupiniquim, Guaianás, Guaianase de Piratininga, Tabatinguera, Portos, Rio Tamanduatei, Prata
Jornal Correio Paulistano. Página 6 16 de outubro de 1938, domingo. Atualizado em 23/10/2025 15:54:11 Relacionamentos • Cidades (6): Apiaí/SP, Araçoiaba da Serra/SP, Iporanga/SP, Mogi das Cruzes/SP, Sorocaba/SP, Xiririca (Eldorado)/SP • Pessoas (3) Getúlio Dornelles Vargas (56 anos), João Ramalho (1486-1580), Manuel Preto (1559-1630) • Temas (6): Bituruna, vuturuna, Boigy, Caputera, Fazenda Ipanema, Ouro, Serra de Jaraguá ![]() • 1. Carta de Brás Cubas (1507-1592) ao rei de Portugal, Dom Sebastião (1554-1578) 25 de abril de 1562 Outrora, era o ouro que ateava a cobiça, que acenava para os aventureiros e para os grandes capitães, com as dádivas da abundância; hoje são os minérios menos luxuosos, o ferro, o cobre, o chumbo, o estanho, o manganês e outros que tais, que despertam, nos espíritos utilitários, o desejo de os descobrir e industrializar como fonte de renda e de progresso. E todo o Brasil é imensamente opulento de jazidas desses produtos. Em São Paulo encontram-se numerosas. Tanto nos arredores da capital, como na região de Sorocaba, onde é célebre o ferro de Ipanema; como no Apiahy, de onde, nos tempos coloniais, se canalizaram para a metrópole sequiosa cerca de trezentas arrobas de ouro; como em Iporanga, nas cercanias de Xiririca, onde existem maravilhosas calcarias; como no Jaraguá e mesmo em Mogy das Cruzes, onde agora se vai procurar estanho.
• 2. Frei Mauro Teixeira ausentando-se da vila deixa como procurador e protetor da pequena capela de São Bento nada menos que o temível bandeirante Manuel Preto 1610 O presidente da República assinou um decreto na pasta da Agricultura autorizando, a título provisório, Odilon Loureiro da Cunha a pesquisar cassiterita, que é um minério de estanho, em terras situadas no bairro de São João de Caputera, município e comarca de Mogi das Cruzes, neste Estado. Outrora, era o ouro que ateava a cobiça, que acenava para os aventureiros e para os grandes capitães, com as dádivas da abundância; hoje são os minérios menos luxuosos, o ferro, o cobre, o chumbo, o estanho, o manganês e outros que tais, que despertam, nos espíritos utilitários, o desejo de os descobrir e industrializar como fonte de renda e de progresso. E todo o Brasil é imensamente opulento de jazidas desses produtos. Em São Paulo encontram-se numerosas. Tanto nos arredores da capital, como na região de Sorocaba, onde é célebre o ferro de Ipanema; como no Apiahy, de onde, nos tempos coloniais, se canalizaram para a metrópole sequiosa cerca de trezentas arrobas de ouro; como em Iporanga, nas cercanias de Xiririca, onde existem maravilhosas calcarias; como no Jaraguá e mesmo em Mogy das Cruzes, onde agora se vai procurar estanho. Em Mogy das Cruzes teve Bras Cubas uma das suas fazendas, e em suas terras, descobriu ele ouro, depois de ter também encontrado nos lados do Vuturuna, além dos outeiros históricos da Frequesia do Ó, onde Manuel Preto, em 1610, fundou o seu pouso, nele vindo a possuir cerca de mil nativos.
ANDREA! Sobre o Brasilbook.com.br |