Artigo de Valentim Galduroz que defendia a permanência dos bondes em Sorocaba 21/11/195013/02/2025 06:42:31
•
•
Diante da ameaça da São Paulo Electric Company (subsidiária da The São Paulo Tramway, Light & Power Company Ltd., a Light) de suspender o tráfego dos bondes em Sorocaba, o Cruzeiro do Sul publicava em 21 de novembro de 1950 um artigo de Valentim Galduroz que defendia a manutenção desse meio de transporte na cidade. Na época, a solução proposta pela Light era a de doar o acervo fixo e rodante do sistema à Prefeitura, mas alguns políticos manifestavam resistência. "Há 34 anos, a Light vem nos dando condução a 20 centavos. A empresa de ônibus, com três anos apenas de atribulada e malabarística existência, já nos suspendeu o preço em 100% (...) Os bondes terão que continuar em Sorocaba, como terá que continuar tudo de bom e útil que dentro dela exista". A doação foi efetivada em 14 de julho de 1951, mas os bondes tiveram menos de uma década de sobrevida: foram extintos em 28 de fevereiro de 1959, por ato do prefeito José Lozano que os substituiu por ônibus movidos a óleo diesel. (Eric Mantuan)
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.