Houve duas expedições neste ano organizadas por Francisco de Brito, quetrabalhava para a firma seringalista Arruda & Junqueira. Na primeira, Britoalugou um avião e jogou açúcar envenenado e dinamite sobre uma aldeiaCinta Larga que estava no meio de uma festa. A segunda expedição foi emjulho de 1963 e saiu da sede da firma Arruda & Junqueira, situada naconfluência do rio Juina Mirim com o Juruena (atual vila de Fontanillas).Andaram mais de dois meses pela mata, seguindo as picadas dos índios esendo abastecidos de alimentos e munições jogados por avião. Passarampor diversos acampamentos e aldeias Cinta Larga recém abandonados, massomente foram encontrá-los às margens do Aripuanã, empenhados naconstrução de uma nova aldeia, na altura do Paralelo 11°. Foram mortascerca de sete pessoas com requintes de crueldade. Uma mulher foipendurada viva e cortada ao meio com facão. O massacre foi divulgadoquando Atayde Pereira dos Santos, um dos participantes, não tendorecebido o pagamento prometido, compareceu à sede da inspetoria do SPIem Cuiabá para denunciar o caso e apontar seus mandantes. O crime teverepercussão internacional, mas os mandantes dos crimes não forampunidos.
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.