Francisco de Proença (morto em 10 de junho de 1638) foi um bandeirante.Casou no Brasil e Silva Leme no volume IV de sua "Genealogia Paulistana" descreve sua descendência.Filho de Antônio de Proença e de Maria Castanho, foi sertanista desde 1596 quando acompanhou, na capitania do Espírito Santo, Diogo Martins Cão numa entrada para a descoberta de Sabaraboçu. Em 1598 seguiu com Diogo Gonçalves Laço ao morro de Mestre Alvaro, pesquisando minas de prata e esmeraldas.Em 1628 tomou parte com dois filhos na bandeira de Antônio Raposo Tavares, pois havia feito antes outras entradas com Afonso Sardinha o Moço. A expedição de Raposo Tavares, em direção ao Guaíra (no atual Rio Grande do Sul), iniciou o processo de expulsão dos jesuítas espanhóis, ampliando as fronteiras e assegurando a posse dos territórios dos atuais estados do Paraná, de Santa Catarina e de Mato Grosso do Sul.Morta sua mulher Isabel Ribeiro em 1627, casou com Maria Bicudo. Teve importante fazenda no Ipiranga e construiu caminho até a vila de São Paulo em 1626.Este artigo "Francisco de Proença" é da wikipedia The list of its authors can be seen in its historical and/or the page Edithistory:Francisco de Proença.
Os Campos Bicudos da “Casa” de Suzana Dias Data: 01/01/1758 Créditos/Fonte: Revista da ASBRAP n.º 22 [30793] O ARCADISMO BRASILEIRO. Por: luana habibe (06/12/201
ID: 11170
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.