jesus (0 registros) Wildcard SSL Certificates
Cristóvão de Colombo
0 registros

1451-1506

AtualizadosRegistros  (0)MaisImagens

COMPLETA  Resumida



Modo
COMPLETA  Resumida



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  8 fontes
abrir registro
   

12 de outubro de 1492, sexta-feira
Atualizado em 31/10/2025 08:28:00
“Descobrimento” da América
•  Pessoas (3): Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878), Martim Alonso Pinzon, Oscar Ferdinand Peschel (1826-1875)
•  Temas (14): Algodão, Assassinatos, Caciques, Caminho do Peabiru, Cristãos, Curiosidades, Descobrimento do Brazil, Deus, Farinha e mandioca, Inferno, Karaibas, Metalurgia e siderurgia, Ouro, Portos
Hatuey, cacique taíno
Data: 1492
Créditos: agefotostock.com
(.241.
    8 fontes
  6 relacionadas

1°. A Passagem de São Thomé pelo Brasil, por Eurico Branco Ribeiro
1 de março de 1936, domingo
Antes de tudo não está fora de propósito referir que esta questão da visita de um apóstolo de Jesus ás terras que Colombo veio encontrar em 1492 foi estudada com muito carinho, em dias de 1902, pelo monsenhor dr. Camilo Passalacqua, que chegou á convicção da possibilidade de tal cometimento.  ver mais

2°. Varnhagen em movimento: breve antologia de uma existência, 2007. Temístocles Cezar
2007
Em seu testamento consta a orientação de que no local de seu nascimento fosse erigido um monumento à sua memória. Quatro anos após sua morte, nas terras da Real Fabrica de Ferro de São João de Ipanema, sua vontade é atendida. Em uma das faces do pedestal se lê a seguinte inscrição:

À memória de Varnhagen, Visconde de Pôrto Seguro, nascido na terra fecunda descoberta por Colombo, iniciado por seu pai nas coisas grandes e úteis. Estremeceu sua Pátria e escreveu-lhe a História. Sua alma imortal reúne aqui tôdas as suas recordações.

Não se sabe quem escreveu esse epíteto. Pode ter sido um amigo, um admirador, alguém da família ou o próprio Varnhagen. Seja como for, a solicitação do historiador não precisa ser percebida apenas como um reflexo egocêntrico, mas talvez como uma atitude preventiva. Tudo indica, a partir do que se sabe sobre sua vida, que Varnhagen tinha consciência de não ser muito popular em seu país, e que desconfiava da fidelidade de seus colegas em preservar sua memória.

Ele sempre reivindicou que a pátria reconhecesse seus grandes homens. Parece que não mudou de opinião, mesmo após a morte! Eis aqui, mais uma vez, um dos limites do paradoxo varnhageniano que vimos tentando demonstrar ao longo deste ensaio: o melhor historiador da nação tinha dificuldades em ser reconhecido como desejava, sobretudo no IHGB; o grande patriota que não está quase nunca na sua pátria. José Veríssimo é um dos poucos comentadores de Varnhagen a chamar a atenção para essa aparente contradição:

Consagrou toda a sua laboriosa existência a estudar a história do Brasil, e a servi-lo com dedicação e zelo em cargos e missões diplomáticos. Sente-se lhe, entretanto, não sei que ausência de simpatia, no rigor etimológico da palavra, pelo país que melhor que ninguém estudou e conhecia, e era o do seu nascimento. Não é patriotismo, entenda-se, que lhe desconhecemos, esse o tinha ele, como qualquer outro e do melhor. Faltava-lhe, porém, não lho sentimos ao menos, aquele não sei quê íntimo e ingênuo, mais instintivo que raciocinado, sentimento da terra e da gente. Ele não tem as idiossincrasias do país.

Nota-se, tanto na sua correspondência quanto na sua obra, que Varnhagen passa boa parte de sua vida procurando resolver essa ambigüidade, ou, no mínimo, a dominar esse sentimento de desterrado. Ele procura estabelecer uma ligação constante, uma coerência íntima entre os termos contraditórios de sua existência, como brasileiro (levando-se em consideração que ele é o único em seu núcleo familiar – filhos nascidos no estrangeiro, esposa estrangeira, filho de estrangeiro…) e como historiador da nação.

A imensa obra dedicada ao Brasil não seria uma maneira, para ele, de estar sempre entre os brasileiros? “Toda a modestia não é bastante para que eu não reconheça que a Historia do Brazil, ao menos em muitos de seus períodos, fica com a minha obra de uma vez escripta, e que ella viverá (a obra) eternamente, e fará eternamente honra, ao Brazil e ao reinado de (...) [Páginas 28 e 29 do pdf]  ver mais

3°. “Portugal e Brasil: Antigo sistema colonial”; Fernando Novais; Curso de pós-graduação Geografia; youtube.com/watch?v=JsAXNoumgS8
2016

4°. Na América Latina, 12 de outubro é celebrado como Dia da Resistência Indígena. brasildefato.com.br
12 de outubro de 2021, sexta-feira
No dia 12 de outubro, a América Latina celebra o Dia da Resistência Indígena. Em toda a região, a data foi ressignificada, tendo sido, originalmente, atribuída à celebração da chegada de Cristóvão Colombo às Américas – ou o "Dia da Hispanidade". Ainda hoje, a data é celebrada desta maneira na Europa, como uma "descoberta" do novo mundo que, para os povos originários, significaria séculos de exploração e extermínio.

Atualmente, existem cerca de 826 povos indígenas na região latino-americana. São mais de 45 milhões de pessoas, o que representa cerca de 10% da população do continente. Nos últimos anos, as investidas contra as populações originárias tem se acentuado com retrocessos legislativos, golpes de Estado e avanço extrativista.

Na Argentina, a data foi firmada como "Dia do Respeito à Diversidade Cultural". Os movimentos indígenas e antirracistas, entre eles OLP Resistir y Luchar, Coluna Antirracista e Resumen Latinoamericano, prepararam um escracho à estátua do ex-presidente militar Julio Argentino Roca, no centro da capital federal, em Buenos Aires.

Roca liderou a chamada "Campanha do Deserto", que promoveu o genocídio de povos indígenas mapuches na Patagônia entre 1876 e 1879. O ato acompanha o movimento de desmonumentalização promovido por movimentos progressistas, que têm lutado contra a homenagem a colonizadores e genocidas em diversos países.

Por sua vez, o Movimento de Mulheres Indígenas pelo Bem Viver convocou à primeira greve plurinacional em defesa do povo mapuche, que tem sofrido despejos violentos na Patagônia. O movimento denomina esses crimes como "terricídio".

"Estão nos expulsando das nossas terras. As empresas extrativistas roubam nossa água em todos os territórios plurinacionais", afirmam, na convocatória, que incita para a data a abertura de rádios, marchas, concentrações e festivais.

No documento, ressaltam as reivindicações a promulgação da lei de propriedade comunitária; um dispositivo político, democrático e humano para impedir os despejos e operações repressivas contra os povos indígenas; a não criminalização da luta dos povos indígenas; e a aprovação da lei de defesa territorial das mulheres indígenas contra as violências de gênero sofridas nas comunidades.

Outro ato significativo ocorre na Bolívia com o chamado "Grande Wiphalazo", em referência à bandeira de quadrados coloridos que simboliza as nações indígenas andinas. Milhares de bolivianos se reuniram em distintos pontos do país para alçar a bandeira, símbolo reconhecido pela Constituição do país.

O Wiphalazo não apenas reivindica a data como celebração da identidade cultural e a resistência indígena e em oposição à conquista espanhola, mas reforçam o movimento popular contra as investidas do setor direitista ligado ao golpe de 2019, que tem buscado desestabilizar o governo do presidente Luis Arce (MAS).

Nesta segunda-feira (11), grupos de direita convocaram uma greve geral em oposição à Lei Contra a Legitimação de Renda Ilícita, que teve seu tratamento postergado.

O governo avaliou ontem como atividade normal no território e classificou como uma jornada de greve institucional e política liderada pelos comitês cívicos que rejeitam o projeto de lei.

Os atos pelo Dia da Resistência Indígena neste 12 de outubro acontecem em nove departamentos bolivianos, dos quais Arce participa pessoalmente em Santa Cruz, La Paz e Cochabamba.

“Não somos bicentenários, somos milenários.”

Na Guatemala, o 12 de outubro é celebrado como o Dia da Dignidade, Resistência Indígena, Negra e Popular. Uma marcha partiu do Obelisco em direção à Câmara da Indústria, na Cidade da Guatemala, com concentração desde às 8h.

“Neste 12 de outubro, comemoramos 529 anos de resistência indígena, negra e popular, porque desde o início da invasão europeia, não deixamos de lutar contra as violentas imposições com que pretendem nos submeter e calar”, afirmou uma integrante da Assembleia Social e Popular Guatemala em uma conferência de imprensa realizada no território Ixil, para convocar à marcha.  ver mais

5°. Cristóvão Colombo. Por Daniel Neves Silva, em mundoeducacao.uol.com.br (data da consulta)
29 de abril de 2024, segunda-feira
No dia 12 de outubro de 1492, os espanhóis chegaram à região das Antilhas, mas não sem grande tensão. A viagem estendeu-se por mais tempo que Colombo havia imaginado, e, para conter o ânimo dos marinheiros, ele manteve dois registros das distâncias percorridas. O registro falso contava com distâncias menores do que de fato foram percorridas.

De toda forma, a hipótese de retornar à Espanha se terra não fosse encontrada foi manifestada durante a viagem. No entanto, os espanhóis avistaram uma ilha que atualmente faz parte das Bahamas. Os nativos chamavam-na de Guanahani, mas Colombo nomeou-a San Salvador. Os historiadores não têm certeza de qual ilha efetivamente seja.

Durante essa viagem, Colombo também chegou à ilha onde hoje fica o Haiti e a República Dominicana, nomeando-a Hispaniola. O contato com os nativos foi pacífico, mas Colombo já havia demonstrado em seus registros o interesse em escravizá-los. Ele também sequestrou alguns deles para levá-los como demonstração aos reis espanhóis.

Colombo acreditou ter chegado à Ásia, e por isso chamou os nativos de “índios”. Ele permaneceu com essa ideia até o fim de sua vida. Somente décadas depois é que os europeus conseguiram confirmar que se tratava de um novo continente. Entretanto, ao longo de sua vida, Colombo negou-se a perceber os indícios que demonstravam isso.

Durante sua estada em Hispaniola, a embarcação Santa María naufragou. Colombo então formou um assentamento espanhol chamado Navidad, deixou dezenas de homens nele e retornou para a Espanha na Niña. Durante o retorno, ele encontrou a Pinta, embarcação comandada Martín Pinzón, que confirmou ter encontrado ouro. Em 14 de março de 1493, Colombo chegou à Espanha, sendo recebido com grandes homenagens.  ver mais

6°. O sertão primordial e o grande confronto. Por Gustavo Maia Gomes, economista, em inteligencia.insightnet.com.br (data da consulta)
17 de maio de 2024, sexta-feira
Fontes:
[1] A Passagem de São Thomé pelo Brasil, por Eurico Branco Ribeiro
[2] Varnhagen em movimento: breve antologia de uma existência, 2007. Temístocles Cezar
[3] “Portugal e Brasil: Antigo sistema colonial”; Fernando Novais; Curso de pós-graduação Geografia; youtube.com/watch?v=JsAXNoumgS8
[4] “Brasil já conhecido na carta de Caminha” - Arthur Virmond de Lacerda
[5] História de Nossa Senhora Aparecida com Tereza Pasin, por Sidney Prado, em site da Diocese de São Carlos
[6] Na América Latina, 12 de outubro é celebrado como Dia da Resistência Indígena. brasildefato.com.br
[7] Cristóvão Colombo. Por Daniel Neves Silva, em mundoeducacao.uol.com.br (data da consulta)
[8] O sertão primordial e o grande confronto. Por Gustavo Maia Gomes, economista, em inteligencia.insightnet.com.br (data da consulta)



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  2 fontes
abrir registro
   

31 de outubro de 1451, sexta-feira
Atualizado em 04/11/2025 12:51:42
Possível nascimento de Cristóvão de Colombo (1451-1506)
    2 fontes
  2 relacionadas

1°. As viagens de Cristovão Colombo -nationalgeographic.pt
19 de julho de 2023, sexta-feira
Nascido em 1451, Colombo cedo se apaixonou pelo mar. Foi corsário ao serviço de Renato de Anjou, trabalhou nas rotas do açúcar do Mediterrâneo e começou a explorar as águas atlânticas com apenas 20 anos. Em 1476, instalou-se com a família em Lisboa. Navegou para Inglaterra e, em 1479, casou-se com Filipa Moniz Perestrelo, filha do antigo governador de Porto Santo, marinheiro experiente e cosmógrafo. Segundo alguns autores, a sogra de Colombo entregou-lhe os mapas e papéis do marido defunto. Colombo viveu no arquipélago da Madeira, onde começou a conceber a ideia de alcançar as Índias pela rota ocidental.  ver mais

2°. Cristóvão Colombo. Por Daniel Neves Silva, em mundoeducacao.uol.com.br (data da consulta)
29 de abril de 2024, segunda-feira



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  2 fontes
abrir registro
   

1476
Atualizado em 31/10/2025 08:27:44
Colombo esteve em Lisboa e em Bristol
•  Cidades (1): Lisboa/POR
Cristóvão Colombo aos 23 anos de idade
Data: 2024
Créditos: Plataforma DALL-E 3
Imagem gerada por I.A.
    2 fontes
  2 relacionadas

1°. As viagens de Cristovão Colombo -nationalgeographic.pt
19 de julho de 2023, sexta-feira
Cristóvão Colombo realizou quatro viagens à América.Nas duas primeiras, explora as ilhas caribenhas; na terceira e na quarta, a costa continental da América Central.Nascido em 1451, Colombo cedo se apaixonou pelo mar. Foi corsário ao serviço de Renato de Anjou, trabalhou nas rotas do açúcar do Mediterrâneo e começou a explorar as águas atlânticas com apenas 20 anos. Em 1476, instalou-se com a família em Lisboa. Navegou para Inglaterra e, em 1479, casou-se com Filipa Moniz Perestrelo, filha do antigo governador de Porto Santo, marinheiro experiente e cosmógrafo. Segundo alguns autores, a sogra de Colombo entregou-lhe os mapas e papéis do marido defunto. Colombo viveu no arquipélago da Madeira, onde começou a conceber a ideia de alcançar as Índias pela rota ocidental.Em Portugal, terá conhecido marinheiros que lhe relataram viagens, tempestades e ventos que afastavam os navios do continente africano, atirando-os para territórios desconhecidos. Sempre envolvida em mistério, a figura de Colombo nestes primeiros anos está recheada de mitos e teses mal substanciadas.  ver mais

2°. Cristóvão Colombo. Por Daniel Neves Silva, em mundoeducacao.uol.com.br (data da consulta)
29 de abril de 2024, segunda-feira


    Registros relacionados
1500. Atualizado em 31/10/2025 00:26:41
1°. Nascimento de Domingos Gonçalves Fernandes e Fernão Alvares em Portugal



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   

11 de outubro de 1492, sexta-feira
Atualizado em 31/10/2025 08:28:00
As três caravelas de Cristóvão Colombo, navegando em busca das Índias Ocidentais, encontraram neste dia indício seguro de terra próxima e habitada
•  Temas (1): Ouro
    1 fonte
  0 relacionadas
Fontes:
[1] Efemérides Brasileiras, José Maria da Silva Paranhos Jr. (1845-1912), 01/01/1938



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   

22 de agosto de 1451, sexta-feira
Atualizado em 04/11/2025 12:51:43
Nascimento de Cristóvão de Colombo em Génova, Itália, entre 22 de agosto e 31 de outubro
Cristóvão Colombo ainda bebê
Data: 2024
Créditos: Plataforma DALL-E 3
Imagem gerada por I.A.
    1 fonte
  1 relacionada

1°. As viagens de Cristovão Colombo -nationalgeographic.pt
19 de julho de 2023, sexta-feira
Nascido em 1451, Colombo cedo se apaixonou pelo mar. Foi corsário ao serviço de Renato de Anjou, trabalhou nas rotas do açúcar do Mediterrâneo e começou a explorar as águas atlânticas com apenas 20 anos. Em 1476, instalou-se com a família em Lisboa. Navegou para Inglaterra e, em 1479, casou-se com Filipa Moniz Perestrelo, filha do antigo governador de Porto Santo, marinheiro experiente e cosmógrafo. Segundo alguns autores, a sogra de Colombo entregou-lhe os mapas e papéis do marido defunto. Colombo viveu no arquipélago da Madeira, onde começou a conceber a ideia de alcançar as Índias pela rota ocidental.  ver mais



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   

1474
Atualizado em 04/11/2025 12:51:43
Colombo
Cristóvão Colombo aos 23 anos de idade
Data: 2024
Créditos: Plataforma DALL-E 3
Imagem gerada por I.A.
    1 fonte
  1 relacionada

1°. Cristóvão Colombo. Por Daniel Neves Silva, em mundoeducacao.uol.com.br (data da consulta)
29 de abril de 2024, segunda-feira
Em 1473, Colombo foi contratado pelos Di Negro e Spinola para trabalhar nas viagens comerciais comandadas por essas duas famílias genovesas. Assim, em nome delas, em 1474 e 1475, ele esteve em missão pelo mar Egeu. Posteriormente, ele foi contratado como agente comercial dos Centurione, o que o levou a novas viagens.  ver mais



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   

1479
Atualizado em 04/11/2025 12:51:43
Casamento
Casamento de Cristóvão Colombo aos 28 anos de idade
Data: 2024
Créditos: Plataforma DALL-E 3
Imagem gerada por I.A.
    1 fonte
  1 relacionada

1°. Cristóvão Colombo. Por Daniel Neves Silva, em mundoeducacao.uol.com.br (data da consulta)
29 de abril de 2024, segunda-feira



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  0 fontes
abrir registro
   

Grupo prepara réplica de nau de Cabral em estaleiro baiano. Ricardo Bonalume Neto, folha.uol.com.br
29 de março de 1998, domingo. Atualizado em 30/10/2025 16:35:45
Relacionamentos
 Cidades (1): Sorocaba/SP
 Pessoas (2) Pedro Álvares Cabral (1467-1520), Vasco da Gama (1469-1524)
 Temas (3): Dinheiro$, Curiosidades, Marinha
Registros mencionados (1)
15/02/1500 - Cabral foi nomeado capitão-mor de uma expedição à Índia [6937]




  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  0 fontes
abrir registro
   

22 de novembro de 2022, sexta-feira
Atualizado em 31/10/2025 04:59:16
Tratado de Tordesilhas, consultado em Wikipédia
•  Cidades (1): Sorocaba/SP
•  Pessoas (1): Fernão de Magalhães (1480-1521)
•  Temas (4): Descobrimento do Brazil, Geografia e Mapas, Tordesilhas, União Ibérica
Mapa dos confins do Brasil
Data: 1749
Créditos: Alexandre de Gusmão
Mapa dos confins do Brasil com as terras da coroa de Espanha na américa meridional – "mapa das cortes"
    Registros relacionados
2 de julho de 1494, segunda-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:47:11
1°. Ratificado o Tratado de Tordesilhas em Setúbal
1512. Atualizado em 28/10/2025 12:08:42
2°. Molucas
20 de setembro de 1519, sábado. Atualizado em 25/02/2025 04:47:05
3°. Partida, da qual só 18 dos 250 tripulantes sobreviveram
22 de abril de 1529, segunda-feira. Atualizado em 26/08/2025 03:08:09
4°. Tratado de Zaragoza discute a posse das Ilhas Molucas entre Portugal e Espanha
A União Ibérica não foi o motivo da expansão portuguesa ao interior do continente, mas ao Tratado de Saragoça que moveu a linha de Tordesilhas nos dois extremos. Com isto os irmãos Pero Lopes de Sousa e Martim Afonso de Sousa foram armados pelo rei de Portugal e enviados em uma expedição para demarcarem a nova fronteira conforme o novo Tratado.

Algumas décadas mais tarde, na sequência da chamada "questão das Molucas", o outro lado da Terra seria dividido, assumindo como linha de demarcação, a leste, o antimeridiano correspondente ao meridiano de Tordesilhas, pelo Tratado de Saragoça, a 22 de abril de 1529.

Para solucionar esta nova disputa, celebrou-se o Tratado de Saragoça a 22 de abril de 1529. Este definiu a continuação do meridiano de Tordesilhas no hemisfério oposto, a 297,5 léguas do leste das ilhas Molucas, cedidas pela Espanha mediante o pagamento, por Portugal, de 350 000 ducados de ouro. Ressalvava-se que em todo o seu tempo se o imperador ou sucessores quisessem restituir aquela avultada quantia, ficaria desfeita a venda e cada um "ficará com o direito e a acção que agora tem". Tal nunca sucedeu, entre outras razões, porque o imperador necessitava do dinheiro português para financiar a luta contra Francisco I de França e a Liga de Cognac, que o apoiava.
1680. Atualizado em 25/02/2025 04:46:57
5°. Sorocaba em 1680
Posteriormente, durante a Dinastia Filipina (União Ibérica), os portugueses se expandiram de tal forma na América do Sul que, em 1680, visando o comércio com a bacia do rio da Prata e a região andina, fundaram um estabelecimento à margem esquerda do Prata, em frente a Buenos Aires: a Colônia do Sacramento. A fixação portuguesa em território oficialmente espanhol gerou um longo período de conflitos armados, conduzindo à negociação do Tratado de Madrid.

A União Ibérica não foi o motivo da expansão portuguesa ao interior do continente, mas ao Tratado de Saragoça que moveu a linha de Tordesilhas nos dois extremos. Com isto os irmãos Pero Lopes de Sousa e Martim Afonso de Sousa foram armados pelo rei de Portugal e enviados em uma expedição para demarcarem a nova fronteira conforme o novo Tratado
13 de janeiro de 1750, sexta-feira. Atualizado em 25/10/2025 15:40:10
6°. Fernando VI da Espanha e Dom João V de Portugal assinam Tratado de Madrid
Em 1750, o Tratado de Tordesilhas deixou de vigorar com a assinatura do Tratado de Madri – quando novamente ambas as Coroas estabeleceram novos limites fronteiriços para a divisão territorial nas colônias sul-americanas. Concordando que rios e montanhas seriam usados para demarcação dos limites.

Em 1750, o Tratado de Tordesilhas que ja não era mais respeitado na prática. deixou de vigorar, com a assinatura do Tratado de Madri – quando as coroas portuguesa e espanhola estabeleceram novos limites fronteiriços para a divisão territorial nas colônias sul-americanas, finalizando às disputas. Ambas as partes reconheciam ter violado o Tratado de Tordesilhas na América e concordavam que, a partir de então, rios e montanhas seriam usados para demarcação dos limites. As negociações basearam-se no Mapa das Cortes.



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   

15 de agosto de 1488, sexta-feira
Atualizado em 04/11/2025 12:51:44
Nascimento de Fernando Colombo
•  Pessoas (1): Fernando Colombo (1488-1539)
Cristóvão Colombo as 37 anos de idade, com um bebê no colo
Data: 2024
    1 fonte
  0 relacionadas



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  0 fontes
abrir registro
   

1571
Atualizado em 31/10/2025 09:25:59
Historie deli Ammiraglio
•  Pessoas (2): Fernando Colombo (1488-1539), Afonso Sanches
•  Temas (1): Descobrimento do Brazil
    Registros relacionados
1473. Atualizado em 27/10/2025 03:10:52
1°. Colombo



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  0 fontes
abrir registro
   

2016
Atualizado em 31/10/2025 04:59:17
“Portugal e Brasil: Antigo sistema colonial”; Fernando Novais; Curso de pós-graduação Geografia; youtube.com/watch?v=JsAXNoumgS8
•  Cidades (2): Mariana/MG, Sorocaba/SP
•  Pessoas (7): Américo Vespúcio (1454-1512), Bartolomeu Dias (1450-1500), Fernando Antônio Novais, Pedro Álvares Cabral (1467-1520), Pero Vaz de Caminha (1450-1500), Sergio Buarque de Holanda (1902-1982), Vasco da Gama (1469-1524)
•  Temas (6): África, Descobrimento do Brazil, Escravizados, Gentios, Judaísmo, Tordesilhas
Descobrimento do Brasil
Data: 2024
26/04/2024
    Registros relacionados
12 de outubro de 1492, sexta-feira. Atualizado em 25/10/2025 08:48:18
1°. “Descobrimento” da América
7 de junho de 1494, sexta-feira. Atualizado em 05/10/2025 13:46:36
2°. Tratado de Tordesilhas
No cotidiano, a igreja sempre teve um problema com a catequese dos nativos, era a justificativa para a colonização. Quando o Papa Alexandre VI dividiu o mundo a ser descoberto, entre Portugal e Espanha, a justificativa era descobrir o "gentio", catequiza-los e expandir a cristandade. Não tratava-se apenas da expansão do capitalismo.

A descoberta do gentio foi a coisa mais notável na Europa da época. Na realidade do mundo, levado em conta, estava dividido em três: os cristãos, os infiéis (muçulmanos) e os judeus. De forma geral, aos infiéis, é a guerra, os judeus são aqueles que que não aceitaram o último de seus Messias, de seus profetas. Estes assumiam tarefas que eram proibidas aos cristãos,como cobras juros, o comércio do dinheiro. O que causava ainda mais preconceito.

Quando há a descoberta da América, foi uma loucura, pois os nativos não eram judeus, cristãos ou muçulmanos. E estavam nus, portanto só poderiam estar descobrindo o "gentio" no Paraíso, por isso andavam nus. Este é o tema de um dos mais belos livros de história do Brasil: “Visão do Paraíso - Os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil”. Sérgio Buarque de Holanda. Enquanto todos procuravam os motivos econômicos...

Isso pode ser visto na carta de Pero Vaz de Caminha. São doze páginas, fantásticas, nas quais ele volta sete vezes a palavra nudez: "Estavam nus! Não cobriam as suas vergonhas!"
2 de julho de 1494, segunda-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:47:11
3°. Ratificado o Tratado de Tordesilhas em Setúbal
1499. Atualizado em 25/02/2025 04:42:51
4°. Expedição não oficial de Bartolomeu Dias
1 de maio de 1500, sexta-feira. Atualizado em 25/08/2025 07:47:08
5°. Cartas de Caminha e do Mestre João Emenelau Farás
cotidiano, a igreja sempre teve um problema com a catequese dos nativos, era a justificativa para a colonização. Quando o Papa Alexandre VI dividiu o mundo a ser descoberto, entre Portugal e Espanha, a justificativa era descobrir o "gentio", catequiza-los e expandir a cristandade. Não tratava-se apenas da expansão do capitalismo.

A descoberta do gentio foi a coisa mais notável na Europa da época. Na realidade do mundo, levado em conta, estava dividido em três: os cristãos, os infiéis (muçulmanos) e os judeus. De forma geral, aos infiéis, é a guerra, os judeus são aqueles que que não aceitaram o último de seus Messias, de seus profetas. Estes assumiam tarefas que eram proibidas aos cristãos,como cobras juros, o comércio do dinheiro. O que causava ainda mais preconceito.

Quando há a descoberta da América, foi uma loucura, pois os nativos não eram judeus, cristãos ou muçulmanos. E estavam nus, portanto só poderiam estar descobrindo o "gentio" no Paraíso, por isso andavam nus. Este é o tema de um dos mais belos livros de história do Brasil: “Visão do Paraíso - Os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil”. Sérgio Buarque de Holanda. Enquanto todos procuravam os motivos econômicos...

Isso pode ser visto na carta de Pero Vaz de Caminha. São doze páginas, fantásticas, nas quais ele volta sete vezes a palavra nudez: "Estavam nus! Não cobriam as suas vergonhas!"
7 de agosto de 1501, sexta-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:47:11
6°. Chegou a Armada de Vespucio á costa brasileira



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  0 fontes
abrir registro
   

1 de maio de 2024, sexta-feira
Atualizado em 04/11/2025 12:51:44
Fernando Colombo, consulta em Wikipedia
•  Pessoas (1): Fernando Colombo (1488-1539)
    Registros relacionados
15 de agosto de 1488, sexta-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:46:41
1°. Nascimento de Fernando Colombo



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   

1477
Atualizado em 04/11/2025 12:51:45
Colombo na Islândia
Cristóvão Colombo aos 23 anos de idade
Data: 2024
Créditos: Plataforma DALL-E 3
Imagem gerada por I.A.
    1 fonte
  1 relacionada

1°. Cristóvão Colombo. Por Daniel Neves Silva, em mundoeducacao.uol.com.br (data da consulta)
29 de abril de 2024, segunda-feira


    Registros relacionados
1719. Atualizado em 13/07/2025 05:42:24
1°. Mada de Nicolas de Fer (1646-1720)
Um dos dois afluentes do rio Paranapanema nasce em São Paulo de Piratininga.



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   

1475
Atualizado em 04/11/2025 12:51:45
Colombo
Cristóvão Colombo aos 23 anos de idade
Data: 2024
Créditos: Plataforma DALL-E 3
Imagem gerada por I.A.
    1 fonte
  1 relacionada

1°. Cristóvão Colombo. Por Daniel Neves Silva, em mundoeducacao.uol.com.br (data da consulta)
29 de abril de 2024, segunda-feira
Um dos dois afluentes do rio Paranapanema nasce em São Paulo de Piratininga.


    Registros relacionados
23 de abril de 1500, segunda-feira. Atualizado em 24/10/2025 20:40:05
1°. Capitães de todos os navios reuniram-se a bordo do navio de Cabral
Setembro de 1542. Atualizado em 25/02/2025 04:39:03
2°. Tem-se registro de uma ofensiva por parte dos Tupinambás à região*



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   

1882
Atualizado em 31/10/2025 04:59:19
Monumento
•  Cidades (2): Araçoiaba da Serra/SP, Sorocaba/SP
•  Pessoas (1): Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878)
•  Temas (4): Descobrimento do Brazil, Estátuas, marcos e monumentos, Fazenda Ipanema, Curiosidades
S. S. A. A. Imperiaes visitando no dia 11 de Novembro 1884, o monumento elevado em 1882 no Morro Araçoyaba, (Ypanema) à memoria de Varnhagen, Visconde de Porto Seguro
Data: 1884
Créditos: Jules Martin (1832-1906)
Grupo de cavalheiros de terno com apenas uma dama próximo a um rochedo que tem no alto um monumento em forma de pedestal com uma cruz no topo com acesso por uma escada escavada na rocha em área verde e arborizada. Anotação mss. no verso a grafite no c.i.e.: "Duque de Saxe e D. Leopoldina"(Fazenda Ipanema
    1 fonte
  1 relacionada

1°. Varnhagen em movimento: breve antologia de uma existência, 2007. Temístocles Cezar
2007
Em seu testamento consta a orientação de que no local de seu nascimento fosse erigido um monumento à sua memória. Quatro anos após sua morte, nas terras da Real Fabrica de Ferro de São João de Ipanema, sua vontade é atendida. Em uma das faces do pedestal se lê a seguinte inscrição:

À memória de Varnhagen, Visconde de Pôrto Seguro, nascido na terra fecunda descoberta por Colombo, iniciado por seu pai nas coisas grandes e úteis. Estremeceu sua Pátria e escreveu-lhe a História. Sua alma imortal reúne aqui tôdas as suas recordações.”  ver mais



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
abrir registro
   

3 de maio de 2023, sexta-feira
Atualizado em 31/10/2025 01:50:19
PORTUGAL DESCOBRIU A AMÉRICA EM 1472, consultado no Grupo History - História do Brasil e do Mundo
•  Temas (1): Descobrimento do Brazil
    Registros relacionados
1472. Atualizado em 27/10/2025 13:14:42
1°. João Vaz Corte-Real esteve no Canadá



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  9 fontes
abrir registro
   

1473
Atualizado em 31/10/2025 08:27:42
Colombo
•  Pessoas (1): Afonso Sanches
•  Temas (1): Descobrimento do Brazil
Cristóvão Colombo aos 23 anos de idade
Data: 2024
Créditos: Plataforma DALL-E 3
Imagem gerada por I.A.
    9 fontes
  1 relacionada

1°. Cristóvão Colombo. Por Daniel Neves Silva, em mundoeducacao.uol.com.br (data da consulta)
29 de abril de 2024, segunda-feira



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
  2 fontes
abrir registro
   

17 de abril de 1492, domingo
Atualizado em 31/10/2025 08:27:58
Assinado o contrato
•  Pessoas (1): Isaac ben Judah Abravanel (55 anos)
•  Temas (2): Descobrimento do Brazil, Dinheiro$
Brasil em 1487
Data: 2024
Créditos: Plataforma DALL-E 3
Imagem gerada por I.A.
    2 fontes
  3 relacionadas

1°. As viagens de Cristovão Colombo -nationalgeographic.pt
19 de julho de 2023, sexta-feira

2°. Cristóvão Colombo. Por Daniel Neves Silva, em mundoeducacao.uol.com.br (data da consulta)
29 de abril de 2024, segunda-feira

3°. O ilustre antepassado de Silvio Santos que teria financiado reis da Espanha e até Colombo. Por Edison Veiga, bbc.com
20 de agosto de 2024, sexta-feira



  Cristóvão de Colombo
  Mais relevantes
abrir registro
   

21 de julho de 2023, sexta-feira
Atualizado em 31/10/2025 01:50:17
Carta roubada de Cristóvão Colombo datada do século 15 é devolvida a Itália após décadas. Por Christy Choida, CNN
•  Temas (2): Descobrimento do Brazil, Dinheiro$
    Registros relacionados
15 de fevereiro de 1493, sexta-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:40:20
1°. Cristóvão Colombo, a bordo da caravela Niña, escreve uma carta aberta (amplamente distribuída em seu retorno a Portugal) descrevendo suas descobertas e os itens inesperados que encontrou no Novo Mundo
Documento escrito em latim, encontrado com colecionador nos EUA, é uma das 30 primeiras edições sobreviventes do explorador anunciando suas descobertas no continente americano em 1493.

Os Estados Unidos devolveram uma carta roubada do século 15 de Cristóvão Colombo a Itália, anunciou o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE) dos EUA na quarta-feira (20).

Escrito em latim, é uma das 30 primeiras edições sobreviventes da carta do explorador anunciando suas descobertas no continente americano ao rei Fernando e à rainha Isabel da Espanha em 1493. Os monarcas financiaram a viagem de Colombo ao chamado “Novo Mundo”.

Acredita-se que o item seja uma versão roubada da Biblioteca Nazionale Marciana em Veneza, na Itália, na década de 1980. Foi encontrado na posse de um colecionador particular nos Estados Unidos.

Anunciando a descoberta em 2020, o ICE e o Ministério Público de Delaware disseram que o colecionador havia adquirido a carta de um negociante de livros raros em 2003, sem suspeitar de que o produto seria fruto de roubo.

Cópias da carta são extremamente raras e altamente valorizadas por colecionadores e historiadores.

A versão que voltou à Itália esta semana é conhecida como edição Plannck I. Recebeu o nome de Stephan Plannck, um importante impressor que publicou duas edições da carta há mais de 500 anos.

Quando o documento foi recuperado pela primeira vez em 2020, o escritório do procurador dos EUA disse que estava avaliado em mais de US$ 1,3 milhão.

“Esta é a quarta edição original desta carta roubada nas últimas décadas e não poderíamos estar mais felizes em devolvê-la”, disse Patrick J. Lechleitner, vice-diretor de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos em um comunicado.

Outras cópias roubadas incluem uma que as autoridades dos EUA enviaram de volta para uma biblioteca na Cidade do Vaticano em 2018 e outra que foi devolvida à Biblioteca da Catalunha, na Espanha.

Em 2016, os Estados Unidos devolveram uma cópia de oito páginas que havia sido retirada de uma biblioteca em Florença, na Itália, e doada à Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

A devolução da carta à Itália faz parte de um esforço mais amplo dos Estados Unidos para repatriar objetos roubados.

O ICE diz que devolveu mais de 20.000 objetos para mais de 40 países e instituições desde 2007. Eles incluem arte saqueada por nazistas, sarcófagos egípcios, pinturas francesas, esculturas italianas, fósseis de dinossauros mongóis e chineses


ANDREA!  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.