jesus (115 registros) Wildcard SSL Certificates
Bacharel de Cananéa
   (-)
4




Modo
Geografia e Mapas




RNOME:
Geografia e Mapas\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\t2142.txt


09/11/2025 01:05:50
7461

  Bacharel de Cananéa
  Geografia e Mapas
1  º de 115
1500
51 registros
Cartas de Caminha e do Mestre João Emenelau Farás
•  Imagens (2)
•  Fontes (18)
  
  
  

24890“Brasil já conhecido na carta de Caminha” - Arthur Virmond de Lacerda
3593História da riqueza no Brasil: Cinco séculos de pessoas, costumes e governos Capa comum – 5 outubro 2017
29133“Quem descobriu o Brasil? Sancho Brandão?”. Blog Mistérios do Mundo2000.blogspot.com

No mapa de Pero Vaz Bisagudo também apresenta a "ilha" do pau-brasil na distância de 1550 milhas do Cabo Verde. O bacharel João Martim, cosmógrafo e médico da esquadra de Cabral, em carta ao rei de Portugal, datada de 1 de maio de 1500, indica ao seu soberano procurar o "Mapa Bisagudo", que era muito antigo, diz ele, e onde se encontraria a localização verdadeira da terra na qual Cabral aportara, vejamos o texto original:

"Quanto, Senor, el sytyo desta terra mande vosa alteza traer um mapamundi que tyene pero vaaz bisagudo e por ahi podra ver vossa alteza el sytyo desta terra, em pero aquel mapamundi non certifica esta terra ser habytada ou no: és mapamundi antiguo."

Ou seja, a esquadra de Cabral não apenas estava se deslocando intencionalmente para o ocidente, aniquilando por completo a mentira de que estaria tentando contornar a África para chegar à Índia, como também conhecia a localização da América do Sul, o seu destino verdadeiro.
24418*“História de Santos”. Francisco Martins dos Santos

Como se sabe, Méstre João, éra o cirurgião e physico da expedição Cabralina, e, em carta de 1.° de Maio de 1500, escreveu elle ao Rei, contando que, na segunda-feira, 27 de Abril, desembarcára com o piloto do Capitão Mór e com o de Sancho de Tovar, na terra que acabavam de descobrir, fazendo nella a prova do descobrimento anterior:
24487*“São Vicente Primeiros Tempos”. Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Vicente

Em relação à polêmica levantada por diversos historiadores sobre os títulos utilizados por Cosme Fernandes Pessoa, de Bacharel e Mestre, e em que se chega a conclusões um tanto quanto desconcertantes como títulos de maçonaria, ou condição de padre, achamos interessante que, apesar de, nos seus trabalhos ter sido mencionada a carta de Mestre João, participante da armada de Pedro Álvares Cabral, no seu “Descobrimento do Brasil”, carta esta enviada juntamente a Portugal com a carta de Pero Vaz de Caminha em 1500, não tenham, esses historiadores se apercebido que o Mestre João se intitula: Bacharel Mestre.

Sendo que este Bacharel Mestre João era contemporâneo do “nosso” Bacharel, poderiam pelo menos utilizar esta carta como elemento comparativo ou informativo no assunto em pauta. Esta carta foi publicada por diversas vezes. Dentre elas citaremos algumas como: “Alguns Documentos do Arquivo Nacional da Torre do Tombo” – acerca das Navegações e Conquistas Portuguesas – 1892 – pág. 122. Publicada por Varnhagen em 1845, Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, e na sua “História Geral do Brasil”, I, 423, a carta do Mestre João saiu com a assinatura errada, Johannes Emenelaus (como escreveu Capistrano de Abreu no seu “O Descobrimento do Brasil”, 1883, 2ª.Ed., pág.53, Rio – 1929). A leitura paleográfica mostrou, em vez de Emenelaus, Bachalarius, seja João Bacharel, “Alguns Documentos da Torre do Tombo”, pág. 258, Lisboa – 1892

Documento também citado por Francisco Martins dos Santos, em “História de Santos”, já citado e por Pedro Calmon em sua “História do Brasil, também já citado, este “Johannes artium et Medicine bachalarius” é, sobretudo, importante pela carta que de Porto Seguro mandou a D. Manuel em 1 de maio de 1500. Seria também cósmógrafo, que em Lisboa ensinava “Longitude de Leste a Oeste” a Mestre Diogo, e cujas lições Pedro Annes desejou ouvir conforme pedido que dirigiu ao rei em 1509. (Trata-se de documento publicado entre “Inéditos da Torre do Tombo”, por Frazão de Vasconcelos, in Petrus Nonius, fasc.I, pág. 110, Lisboa – 1937. Vide também do mesmo autor, “Pilotos das Navegações Portuguesas dos Séculos XVI e XVII”, pág. 50, Lisboa – 1942: “... o dito Mestre Diogo ora veio a aprender a sonsacar.” (sonsacar, solicitar). Na publicação “Os Primeiros 14 Documentos Relativos à Armada de Pedro Álvares Cabral”, Edição de Joaquim Romero Magalhães e Susana Münch Miranda, Lisboa - 1999.

A carta de Mestre João começa assim: “Senhor, O Bacharel Mestre Johann, físico e cirurgião de Vossa Alteza beija vosas reales manos... etc”. E termina com o seguinte texto:

“Do criado de Vossa Alteza e vosso leal servidor” Johannus artium e medicine bachalarius”.

Não queremos dizer com este exemplo, que o “nosso” Bacharel fosse médico ou cirurgião, como era o caso do Mestre João, o que queremos dizer é que o título de “Bacharel” não era necessariamente um título de maçonaria ou padres, e que como no caso apresentado podia, perfeitamente, corresponder a um título acadêmico, tal como em nossos dias.

Quanto ao título de “Mestre”, são múltiplos os exemplos que se encontram ao longo da história, onde nos deparamos com a sua aplicação, a diversas atividades profissionais, desde arquitetos, navegantes e pedreiros, marceneiros e tantos outros exemplos. Portanto, não nos prolongaremos mais neste particular. Apresentamos as fontes, para quem quiser se aprofundar nesse assunto.


22403

  Bacharel de Cananéa
  Geografia e Mapas
2  º de 115
1530
24 registros
*“Estas ilhas (São Vicente e Santo Amaro), os portugueses crêem ficar no continente que lhes pertence, dentro da sua linha de partilha; eles porém se enganam
•  Imagens (1)
•  Fontes (6)
  
  
  

29196História da Ilha de Santo Amaro. almanarkitapema.blogspot.com

Geograficamente a Ilha de Santo Amaro tem a forma de um "dragão alado", justamente assentada em sua cabeça está a Fortaleza da Barra Grande, enquanto que na cauda estão o Forte de São Felipe, a Ermida de Santo Antônio de Guaibê, a Armação das Baleias e na sua asa o Forte Vera Cruz de Itapema, bem como o Distrito de Vicente de Carvalho (ITAPEMA/SP). Localizada à borda do Oceano Atlântico, no Litoral Paulista e possuindo 143 Km quadrados de território. Outras expedições européias que por aqui estiveram registram a passagem pelo contorno insular, como a Armada de Sebastião Caboto em 1530.

Alonso de Santa Cruz no seu conhecido "Yslario", escreveu que por ocasião da viagem realizada como Primeiro-Oficial (de Sebastião Caboto), nos anos de 1527 a 1530, ao sul do Brasil e ao Rio da Prata teve ocasião de verificar pessoalmente que: "Dentro do porto de São Vicente há duas ilhas grandes habitadas de índios, e na mais oriental, na parte ocidental dela, estivemos mais de um mês surtos..."
29451Consulta em peabirucalunga.blogspot.com

Depois da fracassada viagem de Gonçalo da Costa e a Portugal em fins de 1530, não houve por parte do rei D. João III respeito ou consideração, aos trinta anos de desterro e lutas passadas pelo Bacharel – Fatos mencionados pelo Bacharel, mais tarde, a Rui Mosquera, em desabafo, quando buscou refúgio em Iguape, depois de 1532, pressionado por Martim Afonso, sem considerar o patriotismo revelado durante todos aqueles anos, em que nunca deixara de ser português, mantendo a posse de Portugal, em regiões em que os espanhóis acreditavam pertencer à Espanha, como se pode constatar no depoimento de Alonso de Santa Cruz, de 1530, quando declara no seu “Yslário”: “Estas ilhas (São Vicente e Santo Amaro), os portugueses crêem ficar no continente que lhes pertence, dentro da sua linha de partilha; eles porém se enganam, segundo está averiguado por criados de Vossa Majestade com muita diligência... de maneira que a linha não termina no ‘puerto de San Vicente’ e sim mais para o oriente, num ponto chamado Sierra de San Sebastian...”“.
24418*“História de Santos”. Francisco Martins dos Santos

O ponto de interferência entre o meridiano de Tordesilhas e a cósta brasileira, nunca foi bem determinado no Sul, surgindo dessa incerteza as constantes questões verificadas, com penetrações portuguezas sobre território hespanhol e hespanhólas sobre território portuguez.

Para muitos o ponto de interferência em apreço, ficava sendo a baia da atual Laguna/SC; porem, em 1530, em seu "YSLARIO", Alonso de Santa Cruz, dirigindo-se ao Rei da Hespanha, dizia que o mesmo ponto ficava situado, conforme verificações feitas antes por geógraphos e cartógraphos caste- lhanos, nas "Sierras de San Sebastian", pouco aquém da atual ilha do mesmo nóme.

Que ele, entretanto, nunca foi bem determinado e reconhecido, quér por uma quer por outra das partes, ahi estão para o provar essa declaração do oficial de Caboto, e a ordem de D. João III, do mesmo ano de 1530, a Martim Affonso de Souza, para que partisse a explorar m regiões austrais do Brasil "e o Rio da Prata!!"


22024

  Bacharel de Cananéa
  Geografia e Mapas
3  º de 115
1598
63 registros
*Mapa de Johannes Metellus
•  Imagens (1)
•  Fontes (1)
  
  
  

24687*Origens Ocultas: O que significa nos mapas antigos Morpion ou Affunption?

O ponto de interferência entre o meridiano de Tordesilhas e a cósta brasileira, nunca foi bem determinado no Sul, surgindo dessa incerteza as constantes questões verificadas, com penetrações portuguezas sobre território hespanhol e hespanhólas sobre território portuguez.

Para muitos o ponto de interferência em apreço, ficava sendo a baia da atual Laguna/SC; porem, em 1530, em seu "YSLARIO", Alonso de Santa Cruz, dirigindo-se ao Rei da Hespanha, dizia que o mesmo ponto ficava situado, conforme verificações feitas antes por geógraphos e cartógraphos caste- lhanos, nas "Sierras de San Sebastian", pouco aquém da atual ilha do mesmo nóme.

Que ele, entretanto, nunca foi bem determinado e reconhecido, quér por uma quer por outra das partes, ahi estão para o provar essa declaração do oficial de Caboto, e a ordem de D. João III, do mesmo ano de 1530, a Martim Affonso de Souza, para que partisse a explorar m regiões austrais do Brasil "e o Rio da Prata!!"


24418

  Bacharel de Cananéa
  Geografia e Mapas
4  º de 115
1937
81 registros
*“História de Santos”. Francisco Martins dos Santos
•  Imagens (8)
  
  
  


modo: 0
TODOS (115)

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

1937
“História de Santos”. Francisco Martins dos Santos
•  Imagens (8)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

1954
História das missões orientais do Uruguai. Aurélio Pôrto.
•  Imagens (153)
  
  
  

Registros mencionados (24):
10/10/1532 - Martim Afonso concede sesmarias
25/09/1536 - Concessão a Bras Cubas / Pascoal Fernandes e Domingos Pires já tinham estabelecido, a leste do ribeiro de São Jerônimo, depois chamado de “Montserrate”
24/04/1542 - Cabeza de Vaca foi deposto em 24 de abril e recambiado á Hespanha. Em seu lugar elegeram os rebeldes Irala que a contra gosto aceitou a investidura
01/04/1550 - Mencia Caldéron partiu*
01/01/1551 - *Conflito entre o Padre Leonardo Nunes e «um homem que havia quarenta annos estava na terra já tinha bisnetos e sempre viveu em peccado mortal e andava excommungado"
01/01/1552 - *Caminho
01/01/1553 - *Sesmarias e gados de Pero Correa são doados aos jesuítas
01/01/1553 - *O fundador de Ciudad Real e Villa Rica, Ruy Dias de Melgarejo, acabou passando por São Vicente
01/01/1553 - *Fundó un pueblo que llamó de San Francisco
01/02/1553 - Chegada a São Vivente*
01/01/1554 - *Quatro aldeias
25/01/1554 - Mudança para Piratininga: Tibiriça e Caiubi
01/05/1555 - Fuga para o Paraguai*
01/10/1555 - Após cinco meses meses a expedição chegou a Assunção*
01/01/1567 - *Um documento sobre a demarcação das terras de Brás Cubas, de 1567, confirma esta localização na foz do Tamanduateí: “[a propriedade] começará a partir pela banda oeste que vae daí [ao] caminho de Piratininga (...) sempre pelo dito caminho assim como vae passando o rio Tamanduateí e daí corta direito sempre pelo dito caminho que vae a Piratininga que está na borda do rio Grande [Tietê] que vem do Piquiri [no atual Tatuapé] e ai vae correndo direito para o sertão”
27/05/1576 - Determinação da Câmara
04/09/1627 - Documento
23/12/1637 - André Fernandes chegou a Santa Tereza do Ibituruna
04/02/1638 - Declaração do P. Palermo, feita em 4 de Fevereiro de 1638. E ambos informam que andavam com os portugueses que atacaram as reduções
19/02/1638 - Padre Alfaro adverte Balthazar
01/01/1652 - *Falecimento de Antonio Pedroso de Barros (1610-1652)
22/12/1660 - Balthazar Fernandes faleceu após este dia (“História das Missões do Uruguai” de Aurélio Porto)*
21/10/1669 - Declaração de Ventura Diaz
01/01/1954 - Em carta de 4 de Janeiro de 1638, o P. Simão Maceta, que está em Corrientes, pede socorros ao governador de Buenos Aires


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

  30 de abril de 1531, quinta-feiraID: 22544
Martim Afonso fundeou no Rio de Janeiro
Atualizado em 14/06/2025 06:14:45
     Imagens (4)
    
    
    
     Fontes (9)


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

1533
Pero de Góes e Rui Pinto são incumbidos de castigar os carijós, supostamente culpados do massacre da expedição de Francisco de Chaves
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

27 de fevereiro de 2022, domingo
Piqueriby, consultado em geni.com
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

25 de março de 2013, segunda-feira
História de Carapicuíba. João Barcellos
•  Imagens (40)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

1896
Historia do Brazil Antigo P. Raphael M. Galanti
•  Imagens (65)
•  Fontes (1)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

1570
“um deles nobre e conhecido por Domingos Luís Grou, ambos casados e ambos com família tendo cometido um assassinato fugiram com os seus para o sertão, metendo-se de companhia com os bárbaros (carijós), que estavam com os nossos em guerra, estimulando-os a que acometessem e pondo em assombro e medo toda a capitania”
•  Imagens (20)
•  Fontes (12)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

1905
Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume X, 1905
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

25 de setembro de 1536, sexta-feira
Concessão a Bras Cubas / Pascoal Fernandes e Domingos Pires já tinham estabelecido, a leste do ribeiro de São Jerônimo, depois chamado de “Montserrate”
•  Imagens (4)
•  Fontes (7)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

1535ID: 6203
Os espanhóis de Iguape, de que era chefe Ruiz García de Mosquera, a...
Atualizado em 25/02/2025 04:39:19
•  Fontes (3)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

1993ID: 27571
Ibiúna: no rio da terra negra a certeza do verde futuro. João Barce...
Atualizado em 30/10/2025 17:16:17
•  Imagens (24)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

1988
Heróis Indígena do Brasil. Memórias sinceras de uma raça. Autor: Geraldo Gustavo de Almeida
•  Imagens (12)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

25 de julho de 1679, terça-feiraID: 27546
Apresentou Antonio Fernandes Serrão a escritura junta, pela qual co...
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

15 de maio de 2019, sexta-feira
“A Guerra de Iguape”, Eduardo Bueno, youtube.com/watch?v=vqUklpmKSiA
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

Janeiro de 1533
Martim Afonso retorna a Cananéia descobre que Cosme sumiu; parte p/ São Vicente*
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

24 de agosto de 1554, terça-feiraID: 11767
Os jesuítas Pedro Correia e João de Sousa, acompanhados de um leigo...
Atualizado em 01/11/2025 01:07:24
•  Imagens (1)
•  Fontes (4)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

2016ID: 27512
De Cunhã a Mameluca. A mulher tupinambá e o nascimento do Brasil
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•  Imagens (1)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

1530ID: 22403
“Estas ilhas (São Vicente e Santo Amaro), os portugueses crêem fica...
Atualizado em 30/10/2025 06:06:19
•  Imagens (1)
•  Fontes (6)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

1918
Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volumes 20-21
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

28 de outubro de 1871, sábadoID: 26314
Jornal do Recife
Atualizado em 31/10/2025 06:19:52
•  Imagens (2)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

19 de agosto de 2010, quinta-feiraID: 28566
al.sp.gov.br/noticia/?id=302077
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

1551ID: 20731
Conflito entre o Padre Leonardo Nunes e «um homem que havia quarent...
Atualizado em 25/02/2025 04:39:59
•  Fontes (7)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

7 de fevereiro de 2019, quinta-feiraID: 29450
O Bacharel de Cananeia, por Elizandra Aparecida Nóbrega, ovaledorib...
Atualizado em 25/09/2025 20:10:08
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

2020
“Razias”, Celso E Junko Sato Prado
•  Imagens (1)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

3 de dezembro de 1538, sábadoID: 15809
Oficialmente, Iguape foi fundada e separada de Cananéia
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

1537ID: 24748
Não se sabe sobre seu fim, após a Guerra o Bacharel de Cananeia vol...
Atualizado em 31/10/2025 01:54:54
•  Imagens (6)
•  Fontes (10)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

1533
Adorno assassina Henrique Montes
•  Fontes (2)
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

1532ID: 22597
Foi tradicionalmente habitada, povoada e plantada, desde antes de 1...
Atualizado em 28/10/2025 10:50:59
  
  
  


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

17 de agosto de 1531, segunda-feira
Diário de Pero Lopes
•  Fontes (11)
  
  
  


[1] “O Novo Mundo: Descrição das Índias Ocidentais” ("Nieuvve wereldt, ofte, Beschrijvinghe van West-Indien"), 1625. Jean de Laet (1571-1649), 01/01/1625
[2] “História de Santos”. Francisco Martins dos Santos, 01/01/1937
[3] “Visão do Paraíso - Os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil”. Sérgio Buarque de Holanda, 01/01/1969
[4] Santo Antônio da Minas de Apiahy. Rubens Calazans Luz*, 01/09/1993
[5] “São Vicente Primeiros Tempos”. Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Vicente, 01/01/2006
[6] “Os Tupi de Piratininga: Acolhida, resistência e colaboração”. Benedito Antônio Genofre Prezia, PUC-SP, 01/01/2008
[7] “A Guerra de Iguape”, Eduardo Bueno, youtube.com/watch?v=vqUklpmKSiA, 15/05/2019
[8] Consulta em peabirucalunga.blogspot.com, 11/07/2019
[9] O Bacharel de Cananéa, youtube.com/watch?v=P6mLSiDE8s8, 01/01/2021
[10] São Vicente, junto com Itamaracá, foi declarada capitania, 04/10/2022
[11] Um Ano com os Salmos, de Elben Magalhães Lenz César, 17/10/2022


ver

  Bacharel de Cananéa

   (-)  º de (115)
abrir registro
   

Julho de 1531
Mestre retira-se para Iguape*
•  Fontes (2)
  
  
  


ver
  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.