jesusGaspar Vaz Guedes ( registros) Wildcard SSL Certificates
Gaspar Vaz Guedes

AtualizadosAntigosMaisImagens

completaResumida
Somente básico

Selecionar ano


  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  20 fontes
abrir registro
   
Partida da expedição de Bras Cubas
junho de 1560. Atualizado em 23/10/2025 15:34:09
Relacionamentos
 Cidades (9): Apiaí/SP, Cubatão/SP, Mogi das Cruzes/SP, Paranapanema/SP, Peruíbe/SP, Piedade/SP, Santos/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (6) Brás Cubas (1507-1592), Jerônimo Leitão, Luiz Martins, Manuel Fernandes Ramos (1525-1589), Pandiá Calógeras (29 anos), Suzana Dias (1540-1632)
 Temas (22): Assunguy, Bacaetava / Cahativa, Cachoeiras, Caminho de Pinheiros (Itú-SP), Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Caminho Itú-Porto Feliz, Caminho Itú-Sorocaba, Ermidas, capelas e igrejas, Estradas antigas, Jaguamimbava, Ouro, Pará-mirim, Peru, Piqueri, Rio das Velhas, Rio Paranapanema, Rio São Francisco, Santo Antônio (Sorocaba), Santo Antônio do Piqueri, São Paulo de Piratininga, Serra da Mantiqueira





  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  8 fontes
abrir registro
   
Sorocaba é citada: as primeiras terras fruto das desapropriações dos homens da “Casa” de Suzana Dias começam a serem concedidas em sesmarias
10 de novembro de 1609, terça-feira. Atualizado em 31/10/2025 08:06:28
Relacionamentos
 Cidades (6): Botucatu/SP, Mauá/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP, Tatuí/SP, Tucumán/ARG
 Pessoas (9) Antônio de Oliveira (1510-1580), Antônio de Siqueira, Balthazar Fernandes (32 anos), Diogo de Unhate (74 anos), Francisco Luís Carneiro de Sousa (1640-1708), Lopo de Souza (f.1610), Luís Carneiro de Sousa (1610-1653), Suzana Dias (69 anos), Tomé de Lara de Almeida (Moraes) (1643-1710)
 Temas (19): Caaguacu, Caaguacu, Caminho do Paraguay, Caminho Sorocaba-Botucatu, Caminho velho, Canguera, Carmelitas, Cemitérios, Ciclo da Paraupava, Estradas antigas, Léguas, Ouro, Paiol Velho, Paranaitú, Rio da Prata, Rio Goyaó, Rio Paraguay, Rio Paranapanema, Ytacurubitiba

    8 fontes
  1 fonte relacionada

•  MAUA... SUA HISTORIA - ROBERTO BOTACIN!
1 de janeiro de 1979, segunda-feira
PRIMEIRAS REFERÊNCIAS

Apesar de sua posição geográfica, demonstrar e comprovar que a região foi passagem obrigatória dos componentes de várias expedições que demandavam aos campos de Piratininga, "é nos primórdios do século XVIII que surgem documentalmente as primeiras referências especificas a parte do atual território do Município de Mauá".

Com a invasão das terras dos indígenas de São Miguel de Ururai, na parte em que atualmente, se encontra o município de Poá, foram suas terras reclamadas para situação. Em documento histórico datado de 10 de novembro de 1609 elaborado pelo escrivão da fazenda Diogo Onhate e pelo tabelião Antônio de Siqueira, em suas páginas parcialmente danificadas, encontramos o seguinte texto:

- "Ouvidor com alçada logo tenente e procurador bastante do senhor Opode Souza,capitão e governador dela por Sua Magestade... às injustiças e pessoas a quem esta minha... de terras de sesmaria virem e conhecimento dela com direito pertencer que... o Rodrigues... Poço moradores na Vila de São Paulo me enviaram... sua petição que eles eram casados e... e filhos a quem sempre estiveram prestes... com suas armas e escravos para defender de todos os trabalhos adversidades que há tido é se acharem em todas, as guerras, que nela houve.onde receberam muitas flechadas. Para lavrarem nas bandas dos Campos de Ytacurubitiba no caminho que fez Gaspar Vaz que vai do Boigimirim a saber partindo da barra dum rio que se chama Guayao, por ele arriva até dar em outro rio que se chama ... day da a volta de demarcação pelas faldas de outro rio da banda do sudoeste e correrá avante até dar no rio grande de Anhemby e por o rio grande até dar em outro rio que se chama digo até tornar aonde começou a partir e assim mais meia... com dois capões que estão defronte da dita dada a saber um capão que se chama Ytacurubitiba".

Baseado no documento acima, observa-se que havia a "estrada real do Guaió" quando do traçado dos limites da Vila de Mogi, no ano de 1663, evidenciando-se a passagem obrigatória daqueles que saiam de São Paulo com destino a Mogi ou vice-versa,bem como aqueles que se dirigiam a Santos.

Com o apossamento ilegal de intrusos das terras da Aldeia de Urarai, depois chamada São Miguel, muitos dos gentios se espalharam pelo território acima, alcançando inclusive a região de Mauá e Ribeirão Pires em fins do quinhentismo.

Devido ao contraste geográfico os gentis que se utilizaram da região ribeirinha do lendário Tietê, expressivamente aclamaram esta região com a denominação indígena de "Cassaguera" que significa "Cercados Velhos". Sua parte alta, entretanto, era conhecida como "Caguassu", cujo significado é "Mata Grande". Cujo toponimo se estendia através da parte semidespovoada de São Miguel em diante.

Portanto, Mauá, que se chamava "Cassaguerra", mantinha intimas ligações com os aldeados miguelenses. E por outro lado se comunicava com São Paulo através do caminho homônimo, que atravessava a região paulistana de Itaquera e Aricanduva.

Na demarcação divisória entre São Paulo e Mogi das Cruzes efetuada em 1655, está região foi obrigatoriamente trilhada, isto quando colocaram cruzes, em rumo do mar até Piassaguera.

Com o passar dos anos, os caminhos eram cada vez mais aperfeiçoados pelos Bandeirantes que buscavam melhores e mais acessíveis estradas. Pregadores de índios, bandeirantes, garimpeiros, milícias e, principalmente, os mineradores de ouro vasculhavam as regiões por onde passavam. Assim é que, nas proximidades da Serra do Itapeti formou-se o primeiro núcleo populacional surgido em toda a área: Santana de Mogi Mirim, atual município de Mogi das Cruzes.

Em sua caminhada, cortavam eles o atual município de Suzano, ao sul, saindo da vizinha Mogi das Cruzes atual e, daí, prosseguindo em sua rota de conquista e em busca de riquezas. O caminho utilizado ao sul de Suzano era chamado "estrada real do Guaió". Nas proximidades do rio Taiaçupeba Mirim, até a confluência de um riacho, em cujas margens encontraram lavras de ouro, servia não apenas de parada obrigatória, mas também se transformou em importante mina de ouro por eles descoberta. As proximidades da Serra do Morão e a região serrana entre os atuais municípios de Suzano e Ribirão Pires, entre as águas do Guaió e Taiaçupeba, passaram na segunda metade do século XVII a ser cobiçadas, originando-se daí novo processo de povoamento tendo como principal objetivo a exploração das minas de ouro.

Tal região, ainda quase inexplorada, passou a ser conhecida como "Caguassu", cujo significado é Mata Grande. Confirmada a existência de lavras de ouro, era muito importante a imediata nomeação do administrador e capitão. Foi assim que, em 1677, o capitão-mor [p. 11]




  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   
Já não estava em São Paulo, empenhado na abertura de caminho por terra ligando a vila aos campos de Boigi
abril de 1601. Atualizado em 02/10/2025 12:23:42
Relacionamentos

 Temas (2): Boigy, Estradas antigas

    1 fontes
  1 fonte relacionada

•  Gaspar Vaz, fundador de Mogi. Por Rouxinol Mogi, em asemana.com.br
9 de setembro de 2022, sexta-feira
Paralelamente à carreira política dedicou-se também ao comércio de carne de porco e fez parte de um grupo de comerciantes que escapava ao tabelamento de preços estipulado pela Câmara em 1601. Em abril de 1601 já não estava em São Paulo, empenhado na abertura de caminho por terra ligando a vila aos campos de Boigi. O acesso a essa área só era possível pelos rios. Ao longo do caminho foram se estabelecendo novos moradores, conforme atestam as concessões de sesmarias, a primeira delas requerida pelo próprio Gaspar Vaz.




  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   
Batizdo na Igreja N.S. da Assunção
17 de fevereiro de 1658, domingo. Atualizado em 24/08/2025 04:46:40
Relacionamentos
 Cidades (4): Mogi das Cruzes/SP, Santana de Parnaíba/SP, Santo Amaro/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (5) Antônio Furquim da Luz (n.1658), Cláudio Furquim "Francês" (68 anos), Estevão Furquim (46 anos), Francisco Pedroso Xavier (23 anos), Maria da Luz
 Temas (2): Ermidas, capelas e igrejas, Nossa Senhora da Assunção

    1 fontes
  1 fonte relacionada

•  Antonio Vaz Guedes e Margarida Correa, parte II, consulta em projetocompartilhar.org
6 de setembro de 2019, sexta-feira




  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   
Inventário e testamento de Violante Cardoso, registrado na Vila de São Paulo, pousada de Pedro Madeira
19 de junho de 1620, sexta-feira. Atualizado em 31/10/2025 04:25:12
Relacionamentos
 Cidades (2): São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (10) Custódia Gonçalves, Francisca Cardoso, Francisco Dias, Mais velho (42 anos), Gonçalo Madeira (68 anos), João Barreto, Paula Camacho, Pedro Madeira, Sebastião Fernandes Camacho (Velho) (47 anos), Simão Borges Cerqueira (66 anos), Violante Cardoso
 Temas (1): Mosteiro de São Bento SP

    1 Fontes
   fontes relacionadas




  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   
“empenhado na abertura de caminho por terra ligando a vila aos campos de Boigi. O acesso a essa área só era possível pelos rios”
22 de Setembro de 1608, segunda-feira. Atualizado em 24/10/2025 04:29:20
Relacionamentos
 Cidades (2): Mogi das Cruzes/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (2) Jerônimo Rodrigues (f.1631), Manuel Fernandes Ramos (1525-1589)
 Temas (5): Boigy, Caminho até Mogi, Estradas antigas, Jorge de Mascarenhas (Marquês de Montalvão), Rio Anhemby / Tietê

    1 fontes
  1 fonte relacionada

•  Gaspar Vaz, fundador de Mogi. Por Rouxinol Mogi, em asemana.com.br
9 de setembro de 2022, sexta-feira
Em abril de 1601 já não estava em São Paulo, empenhado na abertura de caminho por terra ligando a vila aos campos de Boigi. O acesso a essa área só era possível pelos rios. Ao longo do caminho foram se estabelecendo novos moradores, conforme atestam as concessões de sesmarias, a primeira delas requerida pelo próprio Gaspar Vaz. Aos 22 de setembro de 1608, ele pediu e conseguiu uma sesmaria em Mogi das Cruzes, então chamada de Mogi-Mirim, onde já era morador estabelecido com mulher e filhos.




  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\22865f.txt fontes
abrir registro
   
14 de março de 1611, segunda-feira
Atualizado em 30/10/2025 16:54:45
Falecimento de Francisca Cardoso



  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  0 fontes
abrir registro
   
Criada a vila "Santa Ana das Três Cruzes"
10 de outubro de 1769, terça-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (2): Mogi Mirim/SP, Jundiaí/SP
 Pessoas (1) Luís Carneiro de Sousa (1610-1653)
 Temas (3): Santa Ana das Cruzes, Vila Nossa Senhora do Rosário, Capela de Santa Ana




  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  2 fontes
abrir registro
   
João Soares e sua mulher Messia Rodrigues vendem chãos para Gaspar Vaz que já tinha construído casas no terreno junto da Matriz, em frente ao sobrado alto de Domingos Luiz
14 de junho de 1594, terça-feira. Atualizado em 23/10/2025 17:08:18
Relacionamentos
 Cidades (1): Sorocaba/SP
 Pessoas (12) Ana Gonçalves ou Rodrigues (1548-1592), Ana Rodrigues, Baltazar Gonçalves, o moço (50 anos), Bartholomeu Fernandes Cabral (76 anos), Belchior da Costa (27 anos), Domingos Luis Carvoeiro (54 anos), Domingos Luís Grou (1500-1590), João Soares, Mécia Rodrigues Cabral, Mecla-Açu (Mécia Fernandes) (37 anos), Mestre Bartholomeu Fernandes, Mestre Domingos Gonçalves Fernandes (1500-1589)
 Temas (1): Primeira Matriz




  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   
Escrituras de vendas que faz João Soares a Gaspar Vaz, nas casas de Anna Rodrigues
14 de junho de 1594, terça-feira. Atualizado em 23/10/2025 17:08:18
Relacionamentos
 Cidades (2): São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (4) Ana Gonçalves ou Rodrigues (1548-1592), Belchior da Costa (27 anos), Domingos Luís Grou (1500-1590), João Soares
 Temas (2): Primeira Matriz, Sobrados




  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  0 fontes
abrir registro
   
1620
Atualizado em 30/10/2025 21:38:46
Casamento de Violante Cardoso com Pedro Madeira
•  Pessoas (1): Pedro Madeira (f.0)



  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  0 fontes
abrir registro
   
“velho morador” da Vila de Mogi, foi nomeado Tesoureiro das Bulas da Santa Cruzada
31 de março de 1624, domingo. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (1): Mogi Mirim/SP
 Temas (1): Bulas da Santa Cruzada




  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   
27 de abril de 1611, sexta-feira
Atualizado em 30/10/2025 21:38:46
Informação favorável do Capitão Gaspar Conqueiro, visto “estar muyto apertados em a villa de São Paulo”
•  Cidades (2): São Paulo/SP, Sorocaba/SP
•  Pessoas (4): Francisco de Sousa (71 anos), Gaspar Gonçalves Conqueiro, João Rodrigues de Almeida, 2º conde do Prado (34 anos)
    1 fonte
  1 relacionada

1°. Gaspar Vaz Guedes, projetocompartilhar.org
27 de janeiro de 2018, sábado
Informação favorável do Capitão Gaspar Conqueiro, visto “estar muyto apertados em a villa de São Paulo”.  ver mais



  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  3 fontes
abrir registro
   
8 de abril de 1611, sexta-feira
Atualizado em 30/10/2025 16:54:45
Elevação da povoação de Santa Ana de Moji à categoria de Vila, assinado pelo governador
•  Cidades (1): Mogi das Cruzes/SP
•  Pessoas (1): Francisco de Sousa (71 anos)
•  Temas (2): Capela de Santa Ana, Ermidas, capelas e igrejas
"Boigy - Cadernos da Divisão do Arquivo Histórico e Pedagógico Municipal"
Data: 1611
01/01/1611
    3 fontes
  2 relacionadas

1°. Arquivo Histórico Municipal “Professor Isaacm Grinberg” (Mogi das Cruzes). Manuscrito. Transcrito e publicado em: GRINBERG, I. História de Mogi das Cruzes. São Paulo: Saraiva, 1961
1961

2°. Gaspar Vaz Guedes, projetocompartilhar.org
27 de janeiro de 2018, sábado



  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  0 fontes
abrir registro
   
Expedição
1 de Setembro de 1560, quinta-feira. Atualizado em 24/10/2025 02:35:09
Relacionamentos
 Cidades (6): Cubatão/SP, Itu/SP, Mogi das Cruzes/SP, Santana de Parnaíba/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (5) Brás Cubas (53 anos), Jerônimo Leitão, Luiz Martins, Manuel da Nóbrega (43 anos), Manuel Fernandes Ramos (35 anos)
 Temas (12): Cachoeira do Inferno, Caminho até Mogi, Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Estradas antigas, Montanhas, Ouro, Pela primeira vez, Rio Anhemby / Tietê, Santa Ana das Cruzes, Serra de Cubatão , Tamoios




  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\22864f.txt fontes
abrir registro
   
11 de março de 1611, sexta-feira
Atualizado em 30/10/2025 16:54:45
Francisca Cardoso, doente de cama, ditou seu testamento
•  Cidades (2): Rosana/SP, Sorocaba/SP
•  Pessoas (1): Antonio de Proença (1540-1605)



  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  0 fontes
abrir registro
   
Gaspar Vaz Guedes eleito juiz
1 de janeiro de 1600, sábado. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (4): Mogi das Cruzes/SP, Mogi Mirim/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP




  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   
Gaspar seguiu morando em São Paulo onde participou da governança da vila, eleito almotacel
3 de outubro de 1599, domingo. Atualizado em 25/02/2025 04:47:13
Relacionamentos
 Cidades (1): São Paulo/SP
 Temas (2): Almotacel, Metalurgia e siderurgia




  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   
Gaspar Vaz Guedes aparece pela primeira vez nos registros públicos da vila
1593. Atualizado em 23/10/2025 17:07:08
Relacionamentos
 Cidades (2): São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (1) Domingos Luís Grou (1500-1590)
 Temas (2): Gados, Sobrados




  Gaspar Vaz Guedes
  Mais relevantes
  0 fontes
abrir registro
   
15 de agosto de 1565, domingo
Atualizado em 30/10/2025 16:54:42
Fundação de Mogi das Cruzes
•  Cidades (1): Santos/SP


ANDREA!
  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.