Wildcard SSL Certificates
registros
Caciques
72 registros -

AtualizadosAntigosRecentesImagens

completaResumida

arqiop:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\t2554\sting3.txt
0



  Caciques
  Últimas atualizações
  31/10/2025 21:28:51º de
abrir registro
   
O encontro entre os guarani e os jesuítas na Província do Paraguai e o glorioso martírio do venerável padre Roque González nas tierras de Ñezú, 2010. Paulo Rogério Melo de Oliveira
2010. Atualizado em 30/10/2025 22:10:19
Relacionamentos
 Cidades (3): Assunção/PAR, Buenos Aires/ARG, Sorocaba/SP
 Pessoas (15) Aleixo Garcia (f.1526), Alfred Métraux (1902-1963), Antonio Ruiz de Montoya (1595-1652), Apóstolo Tomé Judas Dídimo, Cacique Tayaobá (1546-1629), Curt Nimuendajú, Egon Francisco Willibald Schaden (1913-1991), Henrique Montes, Justiniano (482-565), Léon Cadogan (1899-1973), Pedro de Mendoza, Roque Gonzálies de Santa Cruz (1576-1628), Ruy Diaz de Guzman (1559-1629), Sebastião Caboto (1476-1557), Ulrico Schmidl (1510-1579)
 Temas (27): Aldeia de Tabaobi, Algodão, Caminho do Peabiru, Canibalismo, Carijós/Guaranis, Cariós, Cayacangas, Cruzes, Farinha e mandioca, Fortes/Fortalezas, Galinhas e semelhantes, Gentios, Guaranis, Itatins, Léguas, Milho, Ouro, Payaguás, Pela primeira vez, Porcos, Rei Branco, Rio da Prata, Rio Paraguay, Rio Paraná, Serra dos Itatins, Vinho, Xókleng
Registros mencionados (2)
1. “Historia argentina del descubrimiento, población y conquista de las provincias del Río de la Plata”. Ruy Diaz de Guzman (1559-1629)
1612
2. Guayra
1618

O famoso Tayaoba, principal dos principais do Guairá, também reunia vários povos sob o seu domínio. Montoya, ao relatar a primeira entrada que fez na província de Tayaoba, disse que este

nombre fué de un principal cacique gobernador de muchos pueblos, del cualtomó toda aquella província el nombre. O prestígio do cacique era tão grande que sua fama corria toda a região. Corrió la voz por todos nuestros pueblos de la venida de Tayaoba, conta-mos Montoya, y á porfía iban de 30 y 40 leguas á verlo, maravillándose dever un hombre tan famoso.

Por volta de 1618, no Paraná, Roque González recebeu uma junta de 400 índios, a frente dos quais estavam os seus caciques: Entre ellos venía el cacique más principal de este rio con grande acompañamiento de canoas que, puestas en ala en esta tabla del rio (...).560 As expressões o mais principal ou o principal dos principais são muito frequêntes nas cartas dos missionários.

O que nos leva a supor uma hierarquia entre os caciques. Embora cada aldeia estivesse sob o governo de um chefe, estes chefes estavam ligados a uma rede de poder e a caciques mais poderosos. De acordo com o padre Roque, o cacique principal que vinha a frente dos índios exercia sua autoridade sobre os povos do Paraná, na região onde foi fundada a redução de Itapua. Em síntese, a documentação jesuítica, por um lado, limitou o poder dos caciques às aldeias em que viviam e aos povos que governavam, mas por outro lado, deu relevo a vários caciques como Arapizandú, Cabaçamby, Tayaoba, Ñezú, cujo poder extrapolava os marcos da aldeia e se derramava para outros povos. Eram chefes famosos e de grande reputação que se destacavam do grande número de caciques anônimos e de menor [Páginas 247 e 248]
Registros mencionados (6)
1526 - Aleixo Garcia foi morto, com alguns dos seus companheiros. Francisco de Chaves conseguiu sobreviver [21967]
03/04/1526 - Partida [311]
01/01/1528 - Carta de Luis Ramírez a su padre desde el Brasil (1528): orígenes de lo "real maravilloso" en el Cono Sur [27188]
26/03/1553 - Chegada a Kariesseba [24787]
1612 - “Historia argentina del descubrimiento, población y conquista de las provincias del Río de la Plata”. Ruy Diaz de Guzman (1559-1629) [26476]
1618 - Guayra [27602]





  Caciques
  Últimas atualizações
  31/10/2025 06:47:57º de
abrir registro
   
3 de abril de 1609, sexta-feira
Atualizado em 28/10/2025 05:47:48
“muita gente que se vinha para cá, por outro caminho (...) paragem chamada Atuahy (Itú), perto de Piassaba, e perto donde vivia Baltezar”: O relato de André da Aldeia do Forte
Cidades (4): Itu/SP, São Paulo/SP, São Roque/SP, Sorocaba/SP
Pessoas (12): Alfredo Romário Martins, Baltazar Gonçalves, velho, Balthazar de Godoy, Balthazar Fernandes, Clemente Álvares, Henrique da Costa, Lopo de Souza, Juan Sebastián Elcano, Pedro Collaço Vilela, Francisco I da Áustria, Domingos Rodrigues, Maximilien François Marie Isidore de Robespierre
Temas (17): Aldeia de Tabaobi, Apiassava das canoas, Atuahy, Caminho de Pinheiros (Itú-SP), Caminho de São Roque-Sorocaba, Carijós/Guaranis, Estradas antigas, Fortes/Fortalezas, Gentios, Ituguasu, Pirapitinguí, Porto em Sorocaba, Portos, Caminhos/Estradas até Ibiúna, Nheengatu, Habitantes, Bairro Itavuvu
Estrada existente
Data: 1650
Créditos: Anais do Museu Paulista - Tomo XXIII - Dados para a história dos índiosPágina 112
    7 fontes
  1 relacionada

1°. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo
1915
Em 3 de Abril de 1609 efetuou -se uma outra vereança na Camara de S. Paulo, a requerimento do dito Procurador do Conselho, Antonio Camacho, onde se tratou, exclusivamente, da chegada, aquela vila, de um indio Carijó, de nome André da Aldeia do Forte, acompanhado de mais dois parlamentares da mesma nação.

Vamos dar na integra esse documento, por ser importante e oportuno, neste capitulo da historia de Paranaguá e dos habitantes desse sertão, na época da conquista pelos bandeirantes. Essa tribo, ou essa nação até então indômita dos Carijós, "os pés largos", como lhes apelidavam os bandeirantes paulistas, era, por estes mesmos avaliada "em duzentos mil homens de arco", e achava -se nesta época, 1609, ja bem abatida e dispersa.

A guerra constante que lhes moveram os conquistadores da primitiva Capitania de S. Vicente, nos sertões do Paraná, "nessas entradas", e as luctas não menos encariçadas que tiveram de sustentar contra os hespanhóes do Rio da Prata, seus antigos aliados contra os portuguezes, obrigava-os agora a virem humildemente, acossados pela fome e pelas epide demias, pedir « abrigo e paz ás auctoridades da vila de São Paulo!

São esses mesmos Carijós, que, cinquenta anos depois, em 1660, já catechisados pelos jesuitas e bem adestrados nos mavejos das armas pelo intrepido governador de Itanhaen, o capitão Antonio Barbosa de Sotto -Maior, vão formar as com paphias de guerra que, ao mando desse mesmo ca pitão Sotto-Maior, hão-de conquistar -- com votaveis actos do bravura -- toda a região que faz parte hoje do Esta do do Rio Grande do Sul, conforme escreve Pedro Taques e nos confirmam os historiadores de Paranaguá Vieira Santos e Hermelino de Leão. Eis o referido documento:

"Aos tres dias do mez de Abril de 1609 anos, nesta vila de S. Paulo, se ajuntaram os oficiais da Camara na na Casa do Conselho, a requerimento de Antonio Camacho, procurador do Conselho, e sendo juntos os abaixos assigna dos a saber: Balthazar de Godoy, vereador. e seu parceiro Sebastião de Freitas e o juiz Antonio Camacho, logo por elle foi dito e requerido aos ditos oficiais que, a esta vila eram chegados certos indios Carijós; e um indio dos mesmos, por nome André, da Aldeia do Forte; dos quaes estavam presentes, dois Carijós e o dito indio; e que requeria que os ditos oficiais da Camara mandassem fazer perguntas aos ditos indios que declarassem o que queriam e se haviam mister de alguma cousa.

André "da Aldeia do Forte", Jagoarajúba, Tapien

Foi chamado Pedro Colaço, morador de São Paulo e que falava a íngua nativa da terra, nesta Capitania. E pelos ditos oficiais lhe foi dito que fizesse perguntas aos ditos indios, sobre o que queriam e que novas traziam dos seus.

E logo pelo dito língua lhes foi feito perguntas e declararão: que o dito indio André, que presente estava, fora em companhia de um indio principal Carijó, por nome Jagoarajúba, á sua terra, para vir em sua companhia ele e sua gente para aqui, e que chegando lá, perto de sua aldeia, lhe viéra recado, ao dito principal, como os espanhóis tinham levado a maior parte de sua gente; e, sabendo o dito principal a tal nova, lhe dissera ao dito indio André, que se tornasse, porque os hespanhoes lhe não fizessem algum mal e agravo.

E que ele trouxesse com sigo alguma pouca de gente que escapara dos espanhóis, o que ele fizera. E que vindo se encontrou com muita gente que se vinha para cá, por outro caminho, os quais traziam muita fome e doenças; e que os outros que no caminho achara, se vieram com eles para esta vila, e vindo pelo rio acima, em uma paragem chamada Atuahy (Itú), perto de Piassaba, e perto donde vivia Baltezar Gonsalvez e outros moradores, que lá estão, dos quais moradores sabiram duas canôas, nas quais viram dois brancos, a saber:

Um filho de Baltezar Gonsalvez por nome Baltezar e outro, filho de Domingos Rodrigues, por nome Anrique da Costa, os quais chegando a eles perguntaram o que vinham fazer, e que alí não queriam o capitão nem ninguem que de la viessem e que lhes largasse a gente que traziam.

Os nativos disseram que iam para morar entre os portuguezes; e ouvindo isto lhe tomaram a força tudo o que traziam, adonde entiava uma india casada, com seus filhos, cujo marido estava presente e se queixava do agravo que os portuguezes lhe tinham feito, em lhe tomarem sua mulher e seus filhos.

A assi mais disse o dito Carijó, chamado Tapien que ele se vinha para esta terra adonde estavam alguns parentes seus, situados em aldeas para ser vir sua magestade, como os demais indios, que vinha pedir remédio para lhe darem sua mulher e demais parentes que lhe haviam tomado contra sua vontade.

O que visto por eles oficiais da Camara, assentaram que fosse notificado Baltezar Gonsalvez como Pai que é do dito moço, que: "Com pena de quinhentos cruzados, aplicados para os fortes da Bahia de S. Salvador, e cativos, e dois anos de degredo para "Maçangano", mandasse vir os ditos indios que seu filho e vizinhos tinham tomado aos indios que presentes estavam, etc."

E outro sim, requereu mais, o dito procurador do Conselho que por dito destes indios estava informado que desciam muitos Carijós para esta Capitania a servir a S. Magestade e o sr. Lopo de Souza, e que vinham muito faltos de mantimentos e ferramentas, por cujo respeito morriam muitos amingos, e havia muito tempo que haviam partido e não chegavain por lhes faltar o que dito tem.

Que lhes requeria a eles ditos oficiais pusessem cobro nisso, pois era tão importante, o serviço de Deus, que mandassem lá, a seu caminho, com soccorro, alguns homens da terra suficientes para isso, ou fossem eles em pessoa para que viessem: mais seguros. E se acôrdaram que tratariam disso com o povo, e o que accordassem se faria, para serviço de Deus e de sua Magestade, e do sr. Lopo de Souza. »

seAfim de se fazer um juizo bem claro do estado da ca pitania de S. Vicente nesta época, antese depois do litigio entre os donatarios, vamos transcrever, neste capitulo referente aos Carijós, mais um importante documento da Cama ra de S Paulo.

É uma carta, dirijida ao donatario da Capitania, em Portugal, no qual os paulistas dessa época, com o desembaraço e a altivez que lhes era caracteristica, dão conta do estado da terra e da maneira porque eram explorados pelos governadores e mais autoridades.

Quanto a guerra ao gentio, nessa época em que os paulistas, apezar das proibições, já batiam e devastavam os sertões em todos os sentidos, dizem os camaristas que:ars primeiros indios christavs vizinhos, são quase todos acabados, mas no sertão ha infinidade deles e muitas nações etc. >

Que se descermos ( esse gentio ) será causa de grande proveito principalmente o gentio Carijó, que está a oitenta legoas daqui, por mar e por terra, e se afirma que podem ser duzentos mil homens de arco. » A carta, á qual nos re ferimos, é a que se segue. [p.763]  ver mais




  Caciques
  Últimas atualizações
  25/10/2025 08:48:18º de
abrir registro
   
“Descobrimento” da América
12 de outubro de 1492, quarta-feira. Atualizado em 25/10/2025 08:48:18
Relacionamentos
 Pessoas (4) Cristóvão de Colombo (41 anos), Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878), Martim Alonso Pinzon, Oscar Ferdinand Peschel (1826-1875)
 Temas (13): Algodão, Assassinatos, Caminho do Peabiru, Cristãos, Curiosidades, Descobrimento do Brazil, Deus, Farinha e mandioca, Inferno, Karaibas, Metalurgia e siderurgia, Ouro, Portos

    8 fontes
  1 fonte relacionada

•  O sertão primordial e o grande confronto. Por Gustavo Maia Gomes, economista, em inteligencia.insightnet.com.br (data da consulta)
17 de maio de 2024, sexta-feira





  Caciques
  Últimas atualizações
  23/10/2025 17:17:20º de
abrir registro
   
1 de janeiro de 2011, sábado
Atualizado em 28/10/2025 10:01:25
Reduções jesuítico-guarani: espaço de diversidade étnica, 2011. André Luis Freitas da Silva. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em História. Área de concentração: História, Região e Identidades. Orientadora: Profa. Dra. Càndida Graciela Chamorro Argüello
Cidades (1): Sorocaba/SP
Pessoas (14): Antonio Ruiz de Montoya (1595-1652), Cacique Pindoviiú, Cacique Tayaobá (1546-1629), Domingo Martinez de Irala (1506-1556), Francisco Diaz Tanho (n.1593), Luis de Céspedes García Xería (n.1588), Nicolas del Techo (1611-1680), Nicolas Mastrillo Duran (1570-1653), Pedro de Espiñosa, Pedro de Molas, Roque Gonzálies de Santa Cruz (1576-1628), Simão Álvares Martins (Jorge) (1573-1636), Simão Macetta (n.1582), Tataurana
Temas (33): Aldeia de Los angeles, Bilreiros de Cuaracyberá, Bituruna, vuturuna, Cabeludos/Coroados, Canibalismo, Carijós/Guaranis, Encarnação, Engenho(s) de Ferro, Gados, Gualachos/Guañanas, Guayrá, Jê, Léguas, Metalurgia e siderurgia, Minas de Tambó, Missões/Reduções jesuíticas, Montanhas, Nheengatu, Nossa Senhora de Loreto del Pirapó, Piqueri, Porcos, Redução Inmaculada Concepción, Redução Santo Thomé, Rio Huybay, Rio Iguassú, Rio Latipagiha, Rio Paranapanema, Rio Tepotiata, Rio Uruguai, San Antonio del Iñiay, Taiati (São Francisco Xavier), Vinho, Ybitirembá
    Registros relacionados
26 de março de 1553, sexta-feira. Atualizado em 23/10/2025 15:32:26
1°. Chegada a Kariesseba
1556. Atualizado em 25/02/2025 04:42:50
2°. Fundação de Ciudad Real or "El Gauirá"
Janeiro de 1590. Atualizado em 23/10/2025 15:39:23
3°. Nova expedição com 50 homens*
Um dado importante sobre os Ybirayara é fornecido pelos jesuítas Thomas Filds e Manoel Ortega, que no ano de 1590 realizaram missões itinerantes nas cidades espanholas de Villa Rica e Ciudad Real. De acordo com esses religiosos, uma peste assolou as populações indígenas que habitavam os arredores dessas cidades. Entre as populações atingidas, estavam os Ybirayara, outrora amigos dos espanhóis, conforme os religiosos da Companhia de Jesus. Se converteram em inimigos ferozes dos mesmos, sendo suas parcialidades calculadas em 10 mil índios de guerra.
1610. Atualizado em 25/02/2025 04:45:17
4°. Reduções no Tibagi
Fundação de Nuestra Señora de Loreto del Pirapó Guairá. Transmigrou ao final de 1631, chegando ao mês de março de 1632, à margem do Rio Yabebuirí, afluente da margem esquerda do Rio Paraná. [p. 80]

Quando os padres jesuítas se estabeleceram efetivamente no Guairá no ano de 1610, iniciou-se uma nova frente expansionista no interior da província em sequência a expansão promovida por Domingo Martinez Irala, em 1557, com a fundação da Ciudad Real. Nessa frente missionária, os religiosos passaram a contatar no Guairá, além das populações falantes do idioma Guarani, outras populações nativas. [p. 97]
1622. Atualizado em 25/02/2025 04:47:08
5°. Fundação
No Guairá, a organização de reduções com populações consideradas como não pertencentes aos Guarani, inicia-se em 1622 com o deslocamento de um grupo de jesuítas a partir das reduções do Paranapanema para áreas localizadas mais ao sul, nos vales dos rios Ivai, Tibagiba e Piquiri que banhavam terras habitadas por populações Guarani e Guañana. Essas novas povoações organizadas pelos jesuítas se estenderam até a margem direita do Rio Iguaçu, convertendo-se num caminho de ligação entre as reduções do Guairá, Paraná e Uruguai.
1626. Atualizado em 25/02/2025 04:47:01
6°. São Roque Gonzales fundou quatro Reduções: Candelária, Caaçapa-Mirim, Assunção do Juí e Caaró
Siete Arcángeles del Tayaoba - Foi organizada em 1626 na terra de um poderoso cacique chamado Tayaoba. “Este nombre fue de uno principal cacique gobernador de muchos pueblos, del cual tomó toda aquella provincia el nombre”. Para Cristina dos Santos e Tiago Baptista, “foi na principal redução do Guairá que uma legítima experiência de convívio entre culturas distintas se realizou: Los Angeles de los Tayaobá”, onde “30 caciques são tanto de parcialidade Guarani, quanto Jê”. Sobre esta redução Montoya observou o seguinte:

Estão nesta redução os Padres Pedro de Espinosa e Padre Nicolás Ernacio, ardorosos obreiros da vinha do Senhor, que com seu grande zelo e solicitude fizeram muito bem aquela redução, tornando nossa casa e Igreja muito capazes que com ter nesta redução tantos gente, nela cabem todos, trabalhando no espiritual sem cansar e no temporal de uma forma que pode competir com os antigos, já têm vacas, cabras e ovelhas e tudo se faz muito bem, é terra muito fértil e com o cuidado dos Pais, em poucos anos haverá abundância de tudo, plantaram uma boa vinha e um canavial e fizeram um bom pomar com o qual terão muitos presentes. O gado já começa a parir com o fato de já ter leite e manteiga e fazer queijo. Já existe uma multiplicação muito boa do rebanho suíno.

(...)

Siete Arcángeles del Tayaoba

Foi organizada em 1626 na terra de um poderoso cacique chamado Tayaoba. “Este nombre fue de uno principal cacique gobernador de muchos pueblos, del cual tomó toda aquella provincia el nombre”. Para Cristina dos Santos e Tiago Baptista, “foi na principal redução do Guairá que uma legítima experiência de convívio entre culturas distintas serealizou: Los Angeles de los Tayaobá”, onde “30 caciques são tanto de parcialidade Guarani, quanto Jê”. Sobre esta redução Montoya observou o seguinte:

Están en esta reducción los Padres Pedro de Espinosa y el Padre NicolásErnacio muy fervorosos obreros de la viña del Señor, los cuales con su grancelo y solicitud han puesto aquella reducción muy buena haciendo nuestracasa e Iglesia muy capaz que con haber en esta reducción tanta gente, todacabe en ella, trabajando en lo espiritual sin cansarse y en lo temporal demanera que puede competir con las antiguas, tienen ya vacas, cabras yovejas y se da todo muy bien, es tierra muy fértil y con el cuidado de los Padres dentro de pocos años habrá mucha abundancia de todo, han plantadouna buena viña y cañaveral y hecho una buena huerta con que tendránmucho regalo. El ganado comienza ya a parir con que tienen ya leche ymanteca y hacen quesos. Hay ya muy buena multiplicación del ganado decerdo274.De maneira semelhante ao caso do cacique Pindoviiú que procurou o padre Montoyapara solicitar redução, também o fez o cacique Tayaoba, mas agindo de outra maneira. Aosaber que religiosos estavam reunindo populações e organizando grandes povoados, Tayaobaenviou uma pequena embaixada liderada por seu filho mais velho, que ia acompanhado de ummorubixaba chamado Maendi para entrarem na redução de São Francisco Xavier a fim dedescobrirem como os padres agiam e como era a vida dos reduzidos.

Desta forma, eles entraram na redução dizendo-se serem naturais do Ybitiruna, localonde mais tarde veio a ser organizada a redução de San Miguel, com índios Camperos. “Oshóspedes, sob a capa de desconhecidos, podiam notar tranquilamente tudo quanto se passavano povo reduzido”. No entanto, passado algum tempo o padre Francisco Dias Taño descobriua procedência do grupo. “Já sei, meus filhos, quem sois e não ignoro o motivo de vossa vinda nosso povoado! [...] Ficaram os hospedes ainda oito dias e, como tinham tirado as perucas, dobraram-se as festas e as manifestações de amizades” 275.

Tayaoba sabia que os jesuítas vinham se dirigindo para suas terras a fim de contatá-lo e antecipara-se, pois, em tempos passados este cacique juntamente com outros caciques fora enganado por espanhóis de Vila Rica e presos. Os encomendeiros aprisionaram-no, obrigando-o a enviar um grande número de indígenas para trabalharem nas encomiendas. Na prisão, alguns caciques que não quiseram trair seu povo, acabaram perecendo de fome. Tayaoba conseguiu escapar da prisão, e conduziu sua parcialidade para lugares remotos. Proibindo e coibindo a entrada em suas terras de qualquer espanhol 276.

Ao enviar uma falsa embaixada, ele tentava descobrir a real intenção dos jesuítas, e dependendo do resultado ele poderia antecipar-se às ações dos mesmos. Tal como ir para guerra contra os padres e seus índios aliados, se evadir novamente ou se reduzir. A última opção foi a escolhida.

O cacique Tayaoba tinha 28 filhos com diferentes mulheres e era senhor de 80 caciques, 60 dos quais aceitaram se reduzir. Para marcar o local da redução foi erguida uma cruz de sete braças de altura com acompanhamento de 300 índios277. O padre Montoya observava que os tayaobas, antes inveterados antropófagos, haviam estabelecido fortes laços de amizade com seus antigos inimigos, os Gualachos. Hechóse esto de ver en el trato y acogida que hacen estos indios a los gualachos. Eran estas dos naciones enemigas mortales matándose y cautivándose perpetuamente de una parte y de otra sin remedio alguno que para esto se pusiese. Pero ahora después que han recibido el Santo evangelio así estos como aquellos ya no como enemigos capitales, pero como unos muy grandes amigos se tratan todos ellos, viniendo los gualachos al Tayaoba y estos yendo a la tierra y pueblos de los gualachos. Hiciéronse estas amistades ahora año y medio o cerca de dos años. [p. 104, 105, 106 e 107]
1628. Atualizado em 24/10/2025 20:40:10
7°. “Do lado espanhol”
Concepción de los Lanceros Guañanas

Foi organizada em 1628 albergando uma população considerada exclusivamente não Guarani259. Estava a um dia de caminhada do Tambo das Minas de Ferro, local onde os espanhóis de Villa Rica extraíam minério para confecção de instrumentos de ferro para o uso diário.

Antonio Ruiz de Montoya (1595-1652) observava que “como esta reducción está junto al tambo donde los españoles cultivan el, ha acudido el padre a la administración de los sacramentos así de los españoles como de los indios”. Assim como observou Nicolas del Techo (1611-1680) ao comentar que “gualachíes frecuentaban las minas de hierro que los españoles tenían cerca del Piquiri”. Para o arqueólogo Oldemar Blasi262, as minas do tambo estariam atualmente localizadas no interior do município paranaense de Nova Cantu, às margens do Rio Cantu, afluente da margem direita do Rio Piquiri.

Os padres ergueram a redução de Concepción neste local devido à solicitação dos índios Chiqui. Como observamos anteriormente, esta era uma parcialidade de índios Gualacho. Conforme Techo, “los indios chiquitos que vivían al otro lado del Piquiri enviaron un hombre solicitando que los misioneros fundasen una reducción en su país”.

Antes de darem início à nova redução, os padres Montoya e Diaz Taño permaneceram oito meses realizando missões nas terras dos Gualachos e na cidade espanhola de Vila Rica, devido a uma peste que assolava essas terras. Após este período, os padres se deslocaram para a região onde seria erguida a nova redução.

[Que] estaba situada en las tierras de Cohé, cacique cuyos cinco hijos gobernaban las aldeas próximas. Los habitantes de otros lugares vecinos también querían establecerse en la nueva población. Procedió á erigir la cruz, á lo cual se hallaron presentes innumerables indios, y se echaron los cimientos del pueblo, que fue consagrado á la Inmaculada Concepción. Al poco tiempo se presentó á los religiosos Curiti, cacique poderoso entre los gualachíes, y prometió en nombre de sus vasallos fundar con éstos una población ó unirse á los moradores de la Concepción si esto último parecía mejor. [Páginas 101, 102 e 103]
Outubro de 1628. Atualizado em 25/02/2025 04:46:53
8°. Carta do Padre Espinosa ao governador do Paraguai D. Luis de Céspedes Xeria*
Além disso, por volta de 1627 o governador do Paraguai Luis de Céspedes esteve em Vila Rica do Espírito Santo, onde pretendia visitar a redução de Sete Arcanjos. Sua intenção era levar como escolta, além do efetivo militar que o acompanhava, mais um esquadrão de Gualachos Ybirayaras. Fato que levou o religioso Pedro Espinosa a tentar “dissuadi-lo de visitar as reduções, como indica acompanhado de 100 soldados e 400 Gualachos; se você não quer que os índios medrosos entrem no mato como veados, com medo na montanha” [Páginas 104, 105 e 106]
20 de março de 1629, sexta-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:46:53
9°. Na mesma ocasião em que Bicudo de Mendonça ocupava a redução de São Miguel, caia, a 20 de março de 1629, uma outra expedição, destacada do exército de Manuel Preto, e comandada por Manuel Mourato, sobre a aldeia de Jesus Maria
Dezembro de 1631. Atualizado em 25/10/2025 04:28:56
10°. Nuestra Señora de Loreto del Pirapó transmigrou*
Março de 1632. Atualizado em 25/02/2025 04:41:07
11°. Nuestra Señora de Loreto del Pirapó chegando à margem do Rio Yabebuirí, afluente da margem esquerda do Rio Paraná*
1673. Atualizado em 24/10/2025 21:49:47
12°. Publicada em Lieja "Historia de la Provincia del Paraguay y de la Compañía de Jesús"




  Caciques
  Últimas atualizações
  23/10/2025 15:51:08º de
abrir registro
   
Historia do Brazil Antigo P. Raphael M. Galanti
1896. Atualizado em 23/10/2025 15:51:08
Relacionamentos
 Cidades (8): Araçoiaba da Serra/SP, Cabo Frio/RJ, Iguape/SP, Lisboa/POR, Santos/SP, São Vicente/SP, Sarapuí/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (21) Bacharel de Cananéa, Brás Cubas (1507-1592), Diogo Garcia de Moguér, Duarte Peres, Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878), Gaspar da Madre de Deus (1715-1800), Gonçalo Monteiro, Joanna Ramalho (n.1520), João Eannes, João Ramalho (1486-1580), Jorge Moreira (n.1525), Luiz Martins, Manuel da Nóbrega (1517-1570), Mem de Sá (1500-1572), Pedro Collaço Vilela, Pero (Pedro) de Góes, Pierre-François-Xavier de Charlevoix (1682-1761), Rui Garcia de Moschera, Ruy Pinto (f.1549), Simão de Vasconcelos (1597-1671), Simão de Vasconcelos (1597-1671)
 Temas (7): Caminho do Mar, Carijós/Guaranis, Cariós, Fazenda Ipanema, Lagoa Dourada, Rio Geribatiba, Vila de Santo André da Borda

    1 Fontes
   fontes relacionadas
Registros mencionados (4)
1537 - Não se sabe sobre seu fim, após a Guerra o Bacharel de Cananeia voltou a Cananéia expandindo seu poder na região, em outra versão acredita que pode ter sido assassinado pelos Carijós em 1537 [24748]
09/08/1549 - “procissão com grande música, a que os respondiam os trombetas. Ficaram os índios espantados de tal maneira, que depois pediam ao Pe. Navarro que lhes cantasse assim como na procissão fazia” (2000:41). [21901]
20/05/1561 - Carta à rainha D. Catarina, regente de Portugal durante a menoridade de D. Sebastião, assinada por Jorge Moreira e Joanes Annes [29347]
20/05/1561 - “E assim mandou (Mem de Sá) que a vila de Santo André, onde antes estávamos, se passasse para junto da casa de São Paulo que é dos padres de Jesus, porque nós todos lhes pedimos por uma petição, assim por ser lugar mais forte e mais defensável, e mais seguro assim dos contrários (tamoyos) como dos nossos nativos, como por outras muitas coisas que a ele e a nós moveram (...)” [27633]





  Caciques
  Últimas atualizações
  25/02/2025 04:41:34º de
abrir registro
   
CARTA DE BALTHAZAR FERNANDES (233), DO BRASIL, DA CAPITANIA DE S. VICENTE DE PIRATININGA AOS 5 DE DEZEMBRO DE 1567.
5 de dezembro de 1567, terça-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:41:34
Relacionamentos
 Cidades (7): Cabo Frio/RJ, Itanhaém/SP, Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (7) José de Anchieta (33 anos), Luís da Grã (n.1523), Manuel da Nóbrega (50 anos), Padre Balthazar (31 anos), Mem de Sá (67 anos), Manoel de Chaves, Vicente Rodrigues
 Temas (23): Aldeias, Cabo Frio, Caminho do Mar, Capitania de São Tomé, Capitania de São Vicente, Capitania do Rio de Janeiro, Carijós/Guaranis, Gentios, Ouro, São Paulo de Piratininga, Vinho, Cristãos, Léguas, Algodão, Açúcar, Inferno, Cruzes, Piratininga, Gados, Trópico de Capricórnio, Dinheiro$, Assassinatos, Neve





  Caciques
  Últimas atualizações
  28/10/2025 01:31:55º de
abrir registro
   
Falecimento de Amyipagûana, cacique Guayaná
1520. Atualizado em 28/10/2025 01:31:55
Relacionamentos
 Cidades (1): São Paulo/SP
 Pessoas (4) Cacique Amyipaguana, Martim Afonso de Melo Tibiriçá (50 anos), Piqueroby (40 anos), Caiubi, senhor de Geribatiba
 Temas (2): Guaianás, Guaianase de Piratininga





  Caciques
  Últimas atualizações
  13/02/2025 06:42:31º de
abrir registro
   
1912
Atualizado em 28/10/2025 05:47:45
Historia de La Compañia de Jesús en La Provincia del Paraguay (Argentina, Paraguay, Uruguay, Perú, Bolivia y Brasil). Según los documentos originales del Archivo general de Indias.Tomo I, 1912. R.P. Pablo Pastells
Cidades (3): Cananéia/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
Pessoas (5): Antônio de Añasco Melgarejo, Araraí, Cacique Tayaobá, Hernando Arias de Saavedra, Luis de Sousa, 4º senhor de Beringel
Temas (17): Guayrá, Jesuítas, Léguas, Música, Ouro, Rio Latipagiha, Rio Paranapanema, Estradas antigas, Caminho do Mar, Fortes/Fortalezas, Caminho do Peabiru, Portos, Tordesilhas, Caminho até Cananéa, Rio da Prata, Santa Catarina, Montanhas
Historia de La Compañia de Jesús en La Provincia del Paraguay. Tomo I
Data: 1912
Créditos: Pablo PastellsPágina 153
    Registros relacionados
5 de julho de 1608, sábado. Atualizado em 25/02/2025 04:40:15
1°. Decreto Real
Segundo relatório do Governador do Río de La Plata Hernando Arias de Saavedra a S. M. na província de Viaza e porto de Santa Catalina, suas qualidades, disposição e naturalidade, conforme ordenado pelo Decreto Real de 5 de julho de 1608 Descreve os portos e povoados que existem desde o porto de Buenos Aires até o primeiro da costa do Brasil, as léguas e graus de sua altura, da maneira que atravessa o interior do Paraná ou do Rio da Prata, e as cidades dela, e léguas de uma ou de outra; a travessia de terra do referido rio para o mar; que seria conveniente construir uma vila entre Vera e Santa Catalina e por que razões; que há 100.000 nativos além dos de Guayrá e Uruguai; que saem continuamente para cativar os portugueses; que é conveniente despovoar a Cananea dos portugueses; então por estar na Coroa de Castela, como para poupar os nativos da escravidão, de sua capacidade de prestar contas e de que desejam ter alguém que os ensine; que é conveniente fundar duas cidades para que tudo seja pacificado e os meios para realizá-lo.
26 de novembro de 1609, sexta-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:46:40
2°. Carta escrita de Assunção em 26 de novembro de 1609
Fundação de Guayrá - Capitão D. Antonio de Añasco, tenente-general do Governador e Chefe de Justiça nas províncias do Paraguai e Río de la Plata por Sua Majestade, comanda o Capitão Pedro García e qualquer outro juiz de Guayrá; que não saiam ou mandem fazer malocas, viagens, nem entrem em nenhuma para a província de Iparanapané; porque sua redução ao PP está comprometida com eles. José Cataldino e Simón Maceta, da Companhia de Jesus, a quem irão e farão vir com a ajuda necessária; nem permitirão que nenhum soldado ou vizinho os perturbe com doenças que estão indo para a mita.

E porque nosso povo fez cara de defesa de pessoas sem proteção humana, eles também se voltaram contra eles porque cudicia cega os Srs. e os leva a tanta confusão. E por fazer guerra de dois lados, o inimigo, nesta mesma época e até anos antes, incitou nossos portugueses que estão nas minas de São Paulo, a cerca de sete e cinquenta léguas das cidades de Guairá, a voltar para casa desses índios. como se fossem soldados para levá-los à força e por engano para trabalhar algumas minas que aquela cidade tem e embora alguns se defendam com seus arcos e flechas; [Carta escrita de Assunção em 26 de novembro de 1609. Historia de La Compañia de Jesús en La Provincia del Paraguay (Argentina, Paraguay, Uruguay, Perú, Bolivia y Brasil). Según los documentos originales del Archivo general de Indias.Tomo I, 1912. R.P. Pablo Pastells. Páginas 153 e 154]
5 de abril de 1611, sexta-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:46:57
3°. Anual da Província do Paraguai, Chile e Tucumán, dirigida pelo Padre Provincial Diego de Torres ao Padre Geral de Santiago do Chile
"Ouvi notícias nesta estrada de que o povo de Tivagiva não é tão numeroso quanto se pensava; mas souberam de inúmeras outras nações e muitos caciques saíram delas e pediram que fossem para suas terras, entre outros um muito poderoso chamado Taiaoba, senhor de muita gente, mandou chamar Padre Melgarejo cujo padre governava aquela nação. O Padre o convidou a dizer-lhe para ir ver Tivagiva com ele, ou enviar pessoas para lá para levá-lo para sua terra, e esperar que tudo isso seja reduzido com a partida deste padre. Eu notei que chegou a Tivajiva, e eles estão em uma grande cidade."
2 de outubro de 1629, sexta-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:47:08
4°. Carta
Sobre o caráter e as indústrias dos moradores da Vila de São Paulo do Brasil em suas malocas tomamos de uma carta do Pe. Justo Mancila Van Surck, dirigida ao Pe. Geral da Companhia de Jesus da Baía de Todos os Santos em 2 de outubro de 1629, o seguinte:

"Toda essa Villa de San Pablo é gente sem coração e exaltada, que não presta atenção às leis do Rei ou de Deus, nem tem que ver ou com os juízes superiores deste estado e quando não pode ganhá-los à sua vontade com presentes de ouro Ou índios, ele os amedronta com ameaças, ou se os culpados são poucos, eles fogem para as matas ou para suas fazendas e campos, e aí param, enquanto a justiça estiver na cidade.

Em anos passados, alguns desabrigados foram daqui para San Pablo, que ligaram, por ordem do governador, por motivos que não sei quais crimes, e não conseguiram matar ninguém. Outra vez foi um senhorio chamado Antonio Misquita, um homem inteiro e de muitas partes, e como ele apertava um pouco o negócio, atiraram algumas flechas na janela dele, com uma escrita, que essas iam para a janela, mas que outras iam de anos para o coração, se ele não desistisse de apertar o acordo.

Toda a sua aldeia, desde a saída da escola até a velhice, nada mais é do que ir e vir, trazer e vender índios (com os quais se vestem de mangas e meias de seda; bebem bom vinho e compram tudo o que lhes chega. ). quero ter). E em toda a cidade de São Paulo não haverá mais de um ou dois, para que não vão cativar índios, nem seus filhos ou outros de sua casa, com tanta liberdade, como se fossem minas de ouro ou prata, que S. M. devolvesse dada licença, essa casa deve-se tirar o máximo possível, até os juízes e clérigos da cidade.

E para que tenham algum disfarce ou desculpa para sua audácia contra as leis do Rei, os que forem capitães da entrada, compram algumas provisões do capitão da terra, ou vão descobrir minas, ou confirmar a paz com os índios gentios, ou em busca de alguns índios seus, que injustamente possuíram como escravos, fugindo, ou em busca de alguns portugueses de sua aldeia, que durante anos estiveram naquelas solidões e montanhas cativando índios sem voltar para sua casa".
[Historia de La Compañia de Jesús en La Provincia del Paraguay (Argentina, Paraguay, Uruguay, Perú, Bolivia y Brasil). Según los documentos originales del Archivo general de Indias.Tomo I, 1912. R.P. Pablo Pastells. Páginas 188, 189 e 190]




  Caciques
  Últimas atualizações
  24/10/2025 03:39:00º de
abrir registro
   
Carta de D. Antônio de Añasco a Diego Marin Negron
14 de Setembro de 1611, quarta-feira. Atualizado em 24/10/2025 03:39:00
Relacionamentos
 Cidades (3): Araçoiaba da Serra/SP, Guaíra/PR, Sorocaba/SP
 Pessoas (5) 2º conde do Prado (34 anos), Antônio de Añasco Melgarejo (n.1559), Antônio de Sousa (27 anos), Francisco de Sousa (71 anos), Pedro Vaz de Barros (Vaz Guaçu - “O Grande”) (30 anos)
 Temas (5): Caminho do Itanguá, Guayrá, Jardim Itanguá / Manchester, Ouro, Tupis

    2 Fontes
   fontes relacionadas
Registros mencionados (1)
10/06/1611 - O triste destino de D. Francisco de Souza, fundador do Itavuvu e 7° Governador-Geral do Brasil [20084]





  Caciques
  Últimas atualizações
  23/10/2025 15:39:25º de
abrir registro
   
“aldeias estão outras vez povoadas”
7 de julho de 1591, domingo. Atualizado em 23/10/2025 15:39:25
Relacionamentos
 Cidades (6): Itu/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP, Barueri/SP, Itu/SP, Santana de Parnaíba/SP
 Pessoas (10) Antonio de Proença (51 anos), Bartholomeu Bueno I (36 anos), Belchior da Costa (24 anos), Jerônimo Leitão, Jorge Moreira (n.1525), Francisco Preto, Baltazar Gonçalves, velho (47 anos), Antônio de Macedo (ou Saavedra) (1531-1590), Fernão d’Álvares (n.1500), Domingos Luís Grou (1500-1590)
 Temas (12): Aldeias, Cachoeiras, Estradas antigas, Pirapitinguí, Pontes, Serra de Jaraguá, Caminho Itú-Sorocaba, Caminho de Pinheiros (Itú-SP), Rio Parnaíba , Guerra de Extermínio, Nheengatu, Gentios
Registros mencionados (1)
17/03/1590 - A população de São Paulo recebia a notícia através de dois participantes de uma entrada [22292]





  Caciques
  Últimas atualizações
  13/02/2025 06:42:31º de
abrir registro
   
Raríssimo manto tupinambá que está na Dinamarca será devolvido ao Brasil; peça vai ficar no Museu Nacional. Por Isabel Seta, g1
28 de junho de 2023, quarta-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Pessoas (2) Sophie von Hannover (1630-1714), Frederico V, Eleitor Palatino (1596-1632)
 Temas (3): Tupinambás, Descobrimento do Brazil, Arqueologia
Registros mencionados (5)
22/04/1500 - O “Descobrimento” do Brasil [20175]
1599 - Parade of the Queen of America [29577]
1644 - Retrato da princesa Sophie von Hannover, filha de um rei da Boêmia [1256]
1699 - Manto tupinambá [1523]
05/10/1988 - Promulgada a atual Constituição Federal do Brasil. Seu texto buscou dar mais efetividade aos direitos fundamentais [14978]





  Caciques
  Últimas atualizações
  31/10/2025 17:59:43º de
abrir registro
   
“Historia argentina del descubrimiento, población y conquista de las provincias del Río de la Plata”. Ruy Diaz de Guzman (1559-1629)
1612. Atualizado em 30/10/2025 14:56:13
Relacionamentos
 Cidades (5): Araçoiaba da Serra/SP, Cananéia/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (6) Aleixo Garcia (f.1526), Bacharel de Cananéa, Duarte Peres, Francisco de Sousa (1540-1611), Martim Afonso de Sousa (1500-1564), Ruy Diaz de Guzman (53 anos)
 Temas (26): Cachoeiras, Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Canôas, Capitania do Espirito Santo, Carijós/Guaranis, Colinas, Guaranis, Guayrá, Léguas, Metalurgia e siderurgia, Nheengatu, Ouro, Paiaguás, Peru, Piqueri, Portos, Prata, Rio Anhemby / Tietê, Rio Iniambis, Rio Latipagiha, Rio Paraguay, Rio Paraná, Rio Paranapanema, Rio Sorocaba, Trópico de Capricórnio

    5 fontes
  1 fonte relacionada

•  O encontro entre os guarani e os jesuítas na Província do Paraguai e o glorioso martírio do venerável padre Roque González nas tierras de Ñezú, 2010. Paulo Rogério Melo de Oliveira
1 de janeiro de 2010, sexta-feira





  Caciques
  Últimas atualizações
  23/10/2025 17:20:00º de
abrir registro
   
Braz Gonçalves. Consulta em pt.rodovid.org/wk/Pessoa:666421
24 de Setembro de 2022, sábado. Atualizado em 23/10/2025 17:20:00
Relacionamentos
 Pessoas (8) Afonso Sardinha, o Velho (1531-1616), Domingos Luís Grou (1500-1590), Cacique de Ybyrpuêra, Margarida Fernandes (n.1505), Maria Gonçalves "Sardinha" (n.1541), Margarida Fernandes Ybyrpuera, Maria Gonçalves (1570-1599), Brás Gonçalves, o velho (1524-1606)
 Temas (3): Ybyrpuêra, Tamoios, Confederação dos Tamoios
Registros mencionados (6)
1530 - Casamento de Domingos Grou e a filha do cacique de Carapicuíba (data s/ confirmação) [20334]
1535 - Nasceu ou fugiu da Inquisição? [7929]
1535 - Braz Gonçalves "velho" chega ao Brasil [356]
1541 - Nascimento de Maria Gonçalves, filha do Mestre Bartholomeu [21047]
09/07/1555 - Sardinha casou-se em Santos com Maria Gonçalves, filha de Domingos Gonçalves [20499]
1570 - Possível Casamento de Bras Gongalves Velho com Margarida Fernandes, filha do cacique da aldeia dos Virapueras [20754]





  Caciques
  Últimas atualizações
  24/10/2025 03:38:59º de
abrir registro
   
Caciques aliciando índios
25 de agosto de 1611, quinta-feira. Atualizado em 24/10/2025 03:38:59
Relacionamentos
 Cidades (4): Araçoiaba da Serra/SP, Paranapanema/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (6) Antônio de Añasco Melgarejo (n.1559), Balthazar Fernandes (34 anos), Cacique Tayaobá (65 anos), Luis de Sousa, 4º senhor de Beringel (f.1577), Pedro Vaz de Barros (Vaz Guaçu - “O Grande”) (30 anos), 2º conde do Prado (34 anos)
 Temas (8): Itacoatiara - Ilha do Cardoso, Gentios, Guayrá, Paranambaré, Fortes/Fortalezas, Paranambaré, Caminho do Peabiru, Metalurgia e siderurgia





  Caciques
  Últimas atualizações
  28/10/2025 04:27:31º de
abrir registro
   
Provável nascimento do cacique Piqueroby de Ururay
1480. Atualizado em 28/10/2025 04:27:31
Relacionamentos
 Cidades (4): São Miguel Paulista/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (5) “Antônia Rodrigues”, a índia (n.1502), Antonio Rodrigues (Piqueroby) (1495-1589), Caiubi, senhor de Geribatiba, Martim Afonso de Melo Tibiriçá (10 anos), Piqueroby (1480-1552)
 Temas (12): Aldeia de São Miguel (Guarapiranga), Botocudos, Guaianás, Guaianase de Piratininga, Karaibas, Nheengatu, Piqueri, Rio Uruguai, Rio Ururay, Santa Cruz de Itaparica, São Miguel dos Ururay, Ururay

    8 Fontes
  5 fontes relacionadas

•  João Mendes de Almeida (1831-1898) - “Algumas notas genealógicas: livro de família: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX”
1 de janeiro de 1886, sexta-feira
Há na História silêncios inexplicáveis. Está neste caso a obscuridade que rodeou a pessoa e o nome do chefe da tribo e aldeia de Ururay, Piqueroby, eis que Martim Afonso de Souza tomou posse do território Pirá-tininga e começou a distribuir sesmarias.

Um cronista moderno (Machado de Oliveira, Quadro Histórico da Província de São Paulo), narrando quais eram as nações nativa que habitavam o território da capitania de São Vicente, nos limites da atual província de São Paulo, guayanás, tupis, carijós, além das do sertão, e expondo que os guayanás tinham por principais chefes em serra acima, o cacique Tebyreçá, com aldeias nos campos de Pirá-tininga, e no litoral o cacique Cayubi, ou, melhor, Cahá-uby, com aldeias á margem do rio Gerybatiba e em outros pontos da costa, de sorte que a serra de Paranapiacaba servia de linha de separação a essas duas confederações, acrescentou:

"A História ainda faz menção a tribo Ururay, pertencente á confederação guayaná, ocupando um dos recantos dos campos de Pirá-tininga, e tendo por chefe o cacique Piqueroby, que déra sua filha por mulher a Antonio Rodrigues, companheiro de João Ramalho, e talvez sócio com este em seu desterro. Desta tribo fundou-se a opulenta aldeia de São Miguel, que, como as outras, não escapou á comum destruição por que todas elas passaram."

Após essa narração, o mesmo cronista não deixa de mencionar o chefe das tribo Ururay, por ocasião da descida de Tebyreçá e de João Ramalho, com trezentos sagitários, ao encontro de Martim Afonso de Souza: mas, apenas, para assinalar que foi precisa a sua anuência ao plano de bem receber os portugueses da armada.

Assim escreveu ele que João Ramalho "tivera por companheiro nessa empresa a Antonio Rodrigues, que aliara-se á filha de Piqueroby, chefe da tribo Ururay, depois de conseguir deste, á imitação do régulo de Pirá-tininga, sua anuência a favor do desembarque de Martim Afonso".

De então em diante, cronista algum dá notícia de Piqueroby. Ignora-se se recebeu o batismo; se viveu ainda muito tempo; se recusou-se á comunhão social com os portugueses. Apenas a História registra que Antonio Rodrigues, seu genro, obtivera uma sesmaria em terras fronteiras ao porto do Tumiarú, em São Vicente, e aí residia; e que na sesmarias de Pedro de Góes, segundo o respectivo título, fôra encravado o território pertencente á tribo Ururay, figurando de língua ou interprete, e testemunha, na designação das divisas, conjuntamente com João Ramalho, o mesmo já referido Antonio Rodrigues. [p332 a p336]

Seja, porém, Piquiroby o mesmo Ururay, de que trata Machado de Oliveira, ou o Araray de que trata Azevedo Marques, ou seja este chefe de 1562 outro individuo, diverso de Piquiroby não é licito acusa-lo de deslealdade para com os brancos, pois que entendia defender a pátria e sua raça, ameaçadas de servidão. Talvez o chefe de 1562, vendo Tebýriça instalado na nascente vila de S. Paulo, tivesse o mesmo pensamento do bárbaro germano Arminio, quando Júlio César, conseguindo a submissão de Segestes, outro chefe naquela antiga nação barbara da Europa, assegurou-lhe um asilo permanente na mesma sua província conquistada.

O chefe brazilico de 1562 teria dito aos nativos de Pirá-tininga:

"Que pai magnifico! Que valente general! Muito embora Tebir-içá vá viver em um terreno conquistado, os filhos da guerra nunca poderão perdoar a um homem que, entre os rios Yryri-piranga e Anhemby, não sente pejo de haver concorrido para se verem todas as insignias do poder lusitano. Assim, se entre vós ainda existem ânimos bizarros, que a novos senhores e a novas colônias prefiram a pátria, os parentes, os costumes antigos, segui-me pelo caminho da gloria e da liberdade, e abominae Tebiriçá, que vos prepara os ferros de uma torpe escravidão" [Página 337]

•  Publicação Oficial de Documentos Interessantes para a História e Costumes de São Paulo. Vol. IV
1 de janeiro de 1896, quarta-feira
Carta de Pedro Taques de Almeida Pais Leme 1714- 1777) ao Frei Gaspar da Madre de Deus 1715- 1800): Piqueroby, cacique, chefe ou rei de uma das tribos Guaynases, que ocupavam a costa marítima de São Paulo no começo do século XVI. [Página 34]

•  “Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?”. Sérgio Coelho de Oliveira, jornalista e historiador
1 de janeiro de 2014, quarta-feira
Baltazar Fernandes era bisneto de Tibiriçá, cacique dos nativos guaianases e uma das mais importantes figuras da História de São Paulo de Piratininga. Foi tão importante que Anchieta o considerava o fundador de São Paulo. Catequizado pelos jesuítas, foi batizado com o nome de Martim Afonso, em homenagem ao português donatário da Capitania de São Vicente. Das filhas de Tibiriçá, duas ganharam destaque nos primeiros tempos da vida paulista: Bartira, que se casou com João Ramalho e Beatriz, que se casou com Lopo Dias, os avós do fundador de Sorocaba.

•  Piqueriby, consultado em geni.com
27 de fevereiro de 2022, domingo
Indígena brasileiro. morubixaba guaianá, seria irmão de Tibiriçá e Caiubi. Vivia no Vale de Ururaí. Pai da mulher de Antônio Rodrigues, batizada pelos jesuítas com o nome de Antônia Rodrigues, e de Jagoanharo, o "Onça Feroz", um dos chefes dos índios guaianás do Vale do Paraíba que atacaram a Vila de São Paulo em 1562, quando este foi morto pelo tio Tibiriçá ao tentar forçar a porta da igreja em que se encontravam mulheres refugiadas.

Piquerobi era chefe de grande taba localizada em terras que hoje formam o município de São Miguel Paulista. Conforme os costumes da época, os morubixabas tinham muitos filhos.

Pikeroby ("Peixinho Verde" em dialeto tupinikin), morava na na região serrana de Ururaí, mais ao norte da futura cidade de São Paulo. Consta que antes residiu na Vila de São Vicente, no litoral paulista.

•  Árvore de costado do poeta Carlos Drummond de Andrade, consultado em usinadeletras.com.br
15 de outubro de 2022, sábado
Piquerobi. Indígena brasileiro. Cacique guaianá ou tupi. Inimigo dos portugueses, seria irmão de Tibiriçá e Caiubi. Vivia no Vale de Ururaí. Pai da mulher de Antônio Rodrigues, batizada pelos jesuítas com o nome de Antônia Rodrigues, e de Jagoanharo, o "Cão Bravo", um dos chefes dos índios guaianás, carijós e tamoios do Vale do Paraíba que atacaram a Vila de São Paulo em 1562, sendo morto quando tentava forçar a porta da igreja onde se encontravam mulheres refugiadas.





  Caciques
  Últimas atualizações
  13/02/2025 06:42:31º de
abrir registro
   
19 de agosto de 2010, sexta-feira
Atualizado em 28/10/2025 10:01:26
al.sp.gov.br/noticia/?id=302077
Cidades (3): Cananéia/SP, Iguape/SP, Paranaguá/PR
Pessoas (3): Américo Vespúcio (1454-1512), Bacharel de Cananéa, Martim Afonso de Sousa (1500-1564)
Temas (3): Carijós/Guaranis, Arqueologia, Rio da Ribeira, o Isubay
    Registros relacionados
24 de janeiro de 1502, sexta-feira. Atualizado em 24/10/2025 02:56:26
1°. A armada de André Gonçalves chegou a Cananéia
Em 1531, Martim Afonso, quando buscava porto seguro no litoral paulista, encontrou um pequeno povoado localizado em uma ilha que chamou de Bom Abrigo, por suas boas condições de subsistência e de proteção contra ventos. Nesse povoado já conviviam índios da tribo dos Carijós e alguns portugueses, entre eles Antonio Rodrigues, o Bacharel, que teria vindo para o Brasil na expedição exploratória de Américo Vespúcio, em 1502.

Entretanto, devido à dificuldade de acesso ao continente, os habitantes foram obrigados a se transferir para Ilha Comprida, onde fundaram a primeira vila da Coroa Portuguesa em terras brasileiras, Maratayama, nome do cacique do lugar. Mais tarde, a população de Maratayama retornou à Ilha de Cananeia, provavelmente em busca de água potável e de terrenos mais planos e secos para o desenvolvimento de suas culturas.
1 de janeiro de 1527, sábado. Atualizado em 25/10/2025 23:19:23
2°. Chegada de Diogo Garcia de Moguer
Em 1531, Martim Afonso, quando buscava porto seguro no litoral paulista, encontrou um pequeno povoado localizado em uma ilha que chamou de Bom Abrigo, por suas boas condições de subsistência e de proteção contra ventos. Nesse povoado já conviviam índios da tribo dos Carijós e alguns portugueses, entre eles Antonio Rodrigues, o Bacharel, que teria vindo para o Brasil na expedição exploratória de Américo Vespúcio, em 1502.

Entretanto, devido à dificuldade de acesso ao continente, os habitantes foram obrigados a se transferir para Ilha Comprida, onde fundaram a primeira vila da Coroa Portuguesa em terras brasileiras, Maratayama, nome do cacique do lugar.
13 de julho de 1600, sexta-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:41:32
3°. O primeiro nome de Cananéia era Vila de São João Batista de Cananéia




  Caciques
  Últimas atualizações
  13/02/2025 06:42:31º de
abrir registro
   
Na Capitania de São Vicente
1957. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (6): Araçoiaba da Serra/SP, Carapicuiba/SP, Itanhaém/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (9) Afonso Sardinha "Moço" (f.1604), Afonso Sardinha, o Velho (1531-1616), Cacique de Ybyrpuêra, Damião Simões, Domingos Luís Grou (1500-1590), Francisco de Sousa (1540-1611), Gaspar Gonçalves Conqueiro, Pedro Sardinha (1580-1615), Maria Gonçalves "Sardinha" (n.1541)
 Temas (10): Ambuaçava, Bituruna, vuturuna, Butantã, Habitantes, Jesuítas, Pontes, Rio Geribatiba, Rio Pinheiros, Serra de Jaraguá, Ybyrpuêra
Registros mencionados (12)
16/03/1572 - Afonso Sardinha exerceu o cargo de vereador [21039]
02/08/1584 - Domingos Grou, com vinte seis pessoas, assinou a acta sobre a reconstrução da Casa do Conselho [21217]
1592 - Grande reunião, convocada pela Câmara de S. Paulo [20715]
20/04/1592 - Belchior da Costa, por provisão de 20 de abril desse ano, nomeou para uma entrada Afonso Sardinha [27491]
23/08/1592 - Os oficiais da Câmara se reuniram para tratar da necessidade de uma entrada ao sertão da capitania "para ver o estado dos nossos inimigos", com os quais estavam em guerra, havia dois ou três anos [27060]
02/11/1592 - Deixou testamento, escrito e aprovado pelo tabelião Belchior da Costa (ignora-se a data de abertura) [21038]
01/09/1607 - Sardinha ganha uma sesmaria no Butantã* [20256]
03/01/1609 - Estevão Ribeiro, o moço – 3/1/1609- Em Embiassaba, entre a tapera de Afonso Sardinha o moço e a capoeira de Afonso Sardinha, ao longo da Lagoa, caminho do Forte [25046]
22/01/1609 - Gaspar Conquero concede a Fernão Dias, a Pero Dias e a outros uma data de terras nas cabeceiras que tem Afonso Sardinha, sobejos das terras que foram de Domingos Luís Grou, partindo de Carapicuíba até a barra de Jerobatiba [914]
09/07/1615 - Doação da Aldeia de Carapicuíba feita por Afonso Sardinha e sua mulher Maria Gonçalves [20089]
15/07/1615 - Afonso Sardinha e sua mulher fizeram doação de todos os seus bens à Companhia de Jesus [28513]
10/04/1616 - Testamento/Falecimento de Afonso Sardinha, o moço [20092]





  Caciques
  Últimas atualizações
  28/10/2025 10:24:53º de
abrir registro
   
Reflorestamento natural
1300. Atualizado em 28/10/2025 10:24:53
Relacionamentos

 Temas (10): Geografia e Mapas, Arqueologia, Tapuias, Jê, Cayacangas, Botocudos, Guaranis, Cemitérios, Estátuas, marcos e monumentos, Amazônia





  Caciques
  Últimas atualizações
  13/02/2025 06:42:31º de
abrir registro
   
Caciques
1657. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (1): Sorocaba/SP
 Temas (2): Santo Ignácio Mini, Ybitiruzú ou Ybiangui





  Caciques
  Últimas atualizações
  31/10/2025 04:32:01º de
abrir registro
   
Revista da Semana
29 de novembro de 1949, terça-feira. Atualizado em 31/10/2025 04:32:01
Relacionamentos
 Cidades (4): Carapicuiba/SP, Santo Amaro/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (7) Brás Gonçalves, o velho (1524-1606), Cacique de Carapicuíba, Cacique de Ybyrpuêra, Diogo Álvares Correia, o Caramuru (1475-1557), Domingos Luís Grou (1500-1590), João Ramalho (1486-1580), Martim Afonso de Melo Tibiriçá (1470-1562)
 Temas (4): Guaianás, Jesuítas, São Paulo de Piratininga, Ybyrpuêra
Registros mencionados (1)
26/08/1522 - Domingos Luis Grou “adquiriu” terras vizinhas as concedidas nativos de Piratininga, junto ao rio Carapicuíba [20337]





  Caciques
  Últimas atualizações
  13/02/2025 06:42:31º de
abrir registro
   
“Todos estos Itatines reconocen a un cacique que se llama Ñanduabuçu”
1633. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (2): Assunção/PAR, Sorocaba/SP
 Temas (3): Carijós/Guaranis, Itatins, Serra dos Itatins





  Caciques
  Últimas atualizações
  04/09/2025 22:44:46º de
abrir registro
   
“Um índio principal que veio aqui de mais de cem léguas, a converter-se à nossa santa fé, morreu com sinais de bom cristão”
1555. Atualizado em 04/09/2025 22:44:46
Relacionamentos
 Cidades (2): São Paulo/SP, São Vicente/SP
 Pessoas (2) Maximilien François Marie Isidore de Robespierre (1758-1794), José de Anchieta (21 anos)
 Temas (8): Cristãos, Carijós/Guaranis, Jesuítas, Léguas, Piratininga, São Paulo de Piratininga, Canibalismo, Nheengatu

    2 Fontes
   fontes relacionadas
Registro mencionado
1. CARTA DE BALTHAZAR FERNANDES (233), DO BRASIL, DA CAPITANIA DE S. VICENTE DE PIRATININGA AOS 5 DE DEZEMBRO DE 1567.
5 de dezembro de 1567
Registros mencionados (1)
05/12/1567 - CARTA DE BALTHAZAR FERNANDES (233), DO BRASIL, DA CAPITANIA DE S. VICENTE DE PIRATININGA AOS 5 DE DEZEMBRO DE 1567. [20810]





  Caciques
  Últimas atualizações
  13/02/2025 06:42:31º de
abrir registro
   
Iperu-Guarçu que foi cacique dos carijós recebeu festivamente os pádres João Fernandes Gato e João Alfredo, urinando debochadamente na presença dos jesuítas
1617. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (1): Rio de Janeiro/RJ
 Pessoas (3) Iperu-Guarçu, Padre João Fernandes Gato, Simão de Vasconcelos (20 anos)
 Temas (3): Carijós/Guaranis, Jesuítas, Peru





  Caciques
  Últimas atualizações
  31/10/2025 10:04:51º de
abrir registro
   
A Evangelização em Santa Catarina. Parte I: Vida e Morte no Mundo dos Carijós (1500-1650), 1996. Padre José Artulino Besen, professor de História da Igreja
1996. Atualizado em 09/10/2025 02:04:16
Relacionamentos
 Cidades (12): Assunção/PAR, Buenos Aires/ARG, Cananéia/SP, Laguna/SC, Peruíbe/SP, Porto Belo/SC, Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP, São Francisco do Sul/SC, São Vicente/SP, Sorocaba/SP, Tucumán/ARG
 Pessoas (25) Alvaro Nuñez Cabeza de Vaca (1500-1560), Ângelo de Siqueira Ribeiro do Prado (1707-1776), Antônio Raposo Tavares (1598-1659), Apóstolo Tomé Judas Dídimo, Bernardo de Armenta, Fernão Cardim (1540-1625), Henrique Montes, Inácio de Siqueira, Jerônimo Rodrigues (f.1631), Jesus Cristo (f.33), João de Sousa, José de Anchieta (1534-1597), Juan de Salazar y Espinosa (1508-1560), Manuel da Nóbrega (1517-1570), Manuel Preto (1559-1630), Maximilien François Marie Isidore de Robespierre (1758-1794), Nuno Manoel (1469-1531), Padre João Fernandes Gato, Papa Paulo III (1468-1549), Pedro Dorantes, Pero Correia (f.1554), Roque Gonzálies de Santa Cruz (1576-1628), Salvador Correia de Sá, O Velho (1538-1631), Sebastião Caboto (1476-1557), Simão de Vasconcelos (1597-1671)
 Temas (40): Açúcar, Bilreiros de Cuaracyberá, Botocudos, Caminho do Mar, Caminho do Piquiri, Carijós/Guaranis, Cayacangas, Cruzes, Curiosidades, Escravizados, Franciscanos, Gentios, Guaianase de Piratininga, Ilha de Santa Catarina, Jesuítas, Léguas, Mbiaça (Laguna), Meiembipe, Metalurgia e siderurgia, Missões/Reduções jesuíticas, Música, Nheengatu, Papagaios (vutu), Papas e o Vaticano, Pela primeira vez, Piqueri, Portos, Redução de Loreto, Redução de S Xavier e S Inácio (Itamaracá), Rio da Prata, Rio da Ribeira, o Isubay, Rio Itapocú, Rio Paranapanema, Rio Pirapo, Rio São Francisco, Rio Uruguai, São Paulo de Piratininga, Sertão dos Patos, Tupis, Xókleng

Registros mencionados (3)
1. Diáspora carijó / Migração tumpinambá
1000

Posteriormente o litoral, em face dos amplos recursos alimentares de que dispunha, serviu como polo de atração, abrigando populações diversificadas, e por um longo período de tempo. O povoamento do litoral teve início cerca de 2.500 aC., estendendo-se praticamente até a chegada dos europeus. Os grupos humanos, pescadores e coletores, pré-ceramistas, foram substituídos por grupos ceramistas, talvez agricultores, por volta do ano 1000. [p. 59, 1 do pdf]
2. Binot, o navegador francês levou consigo para a Europa Içá-Mirim, o filho de Arosca, ‘’Cacique dos Carijós’’
3 de julho de 1504

A 6 de janeiro de 1504 aportou a primeira expedição colonial, com a chegada do bretão Binot Paulmier de Gonneville, a bordo do "Espoir", ali permanecendo até 3 de julho. Numa pequena eminência à beira-mar, ele e seus companheiros levantaram uma cruz de madeira: realizou-se, ao toque de tambor e trombeta, a primeira celebração religiosa em terra catarinense.

Retornando à França, Gonneville levou consigo o velho Namoa e o jovem Icá-mirim (Essomeric, afrancesado), filho do dos carijós, Arosca, sob o pretexto de "ensinar-lhe o uso da artilharia e fazer tudo quanto viam e ensinavam aos cristãos", prometendo trazê-lo de volta dentro de 20 luas, o que não foi cumprido. Em troca casou-o em 1521, aos 32 anos de idade, com sua filha Suzanne. Lageu-lhe parte de seus bens e deu-lhe o título de "Barão": um nobre carijó incluído na nobreza européia!Escreve W. Piazza que um neto de Içá-Mirim, Jean Paulmier de Gonneville, abraçou a carreira eclesiástica e chegou a ser Cônego da Catedral de Saint Pierre de Lisieux. Distinguiu-se pela sua alcunha e pelas viagens que realizou por diversos países da Europa, em missão diplomática. Em 1663 apresentou ao papa Alexandre XII a "Declaração de Viagem", acompanhada de um memorial, justificando um pedido para fundar uma missão cristã na terra austral. O Cônego de Gonneville queria ainda provar que a terra visitada em 1504 por seu antepassado tinha sido a Austrália! Icá-Mirim e Namoa, "emigrantes" brasileiros para terras europeias, fizeram o caminho inverso dos conquistadores que depois destruíram sua cultura e gente. [A Evangelização em Santa Catarina. Parte I: Vida e Morte no Mundo dos Carijós (1500-1650), 1996. Padre José Artulino Besen, professor de História da Igreja. Páginas 60 e 61, 2 e 3 do pdf]
3. Padre Jesuíta Roque Gonzálies de Santa Cruz é morto pelo Cacique Nheçu
15 de novembro de 1628
Registros mencionados (24)
1000 - Diáspora carijó / Migração tumpinambá [24714]
06/01/1504 - Aportou a primeira expedição colonial, com a chegada do bretão Binot Paulmier de Gonneville, a bordo do "Espoir" [27138]
03/07/1504 - Binot, o navegador francês levou consigo para a Europa Içá-Mirim, o filho de Arosca, ‘’Cacique dos Carijós’’ [20549]
12/10/1514 - A primeira versão conhecida dessa presença do discípulo de Jesus em terras americanas encontra-se, com efeito, na chamada Nova Gazeta Alemã, referente, segundo se sabe hoje, à viagem de um dos navios armados por Dom Nuno Manuel [22695]
1516 - Expedição de Nuno Manoel [22642]
1519 - Atlas Miller é evidência da "ilha Brasil", segundo Jaime Cortesão [23030]
1538 - Uma expedição capitaneada por Alonso Cabrera partiu da Espanha rumo ao Rio da Prata, em socorro à expedição de Pedro de Mendoza, o fundador de Buenos Aires [22707]
01/05/1538 - Carta do Frei Bernardo a Juan Bernal Diaz de Luco, do Conselho das Índias espanholas [21970]
25/05/1542 - Confirmação de terras a “mestre Cosme, bacharel” [19956]
20/01/1546 - Acusação do Fiscal, Licenciado Villalobos, contra Cabeza de Vaca, em Madri, a 20 de janeiro de 1546 [27141]
1552 - Irala teria chegado no salto do Avanhandava às margens do rio Anhembi [20647]
1553 - Sesmarias e gados de Pero Correa são doados aos jesuítas [22494]
25/01/1554 - Mudança para Piratininga: Tibiriça e Caiubi [8156]
24/08/1554 - Os jesuítas Pedro Correia e João de Sousa, acompanhados de um leigo, partem de São Vicente para a catequização dos índios de Cananéia, e ali acabam mártires no mês seguinte [11767]
06/10/1554 - Por isso deixou aí um Irmão para os ensinar, e ele, indo mais longe, partiu para outras nações a 6 de Outubro de 1554. Tanto o queriam seguir os Índios, mesmo em território inimigos, que quiserem cortar o cabelo à maneira dos cristãos e ir com ele como servos [27083]
24/08/1605 - No dia de São Bartolomeu, 24 de agosto de 1605, celebraram a primeira missa naquela terra. E escreve o Padre Jerônimo: "Tomou-se posse, da parte de Deus, de gente que o demônio tantos mil anos tinha em seu poder." [27145]
01/01/1619 - Ainda não chegou nada aos Jesuítas* [27149]
05/04/1628 - Chegaram a Laguna [27151]
30/05/1628 - Falecimento [27152]
14/07/1628 - Partiram [27153]
24/07/1628 - Últimos partiram [27154]
28/07/1628 - Chegaram à Cananéa [27155]
15/11/1628 - Padre Jesuíta Roque Gonzálies de Santa Cruz é morto pelo Cacique Nheçu [22933]
06/05/1758 - Nascimento de Maximilien François Marie Isidore de Robespierre [6197]





  Caciques
  Últimas atualizações
  24/10/2025 02:35:13º de
abrir registro
   
Aymberê foi o grande articulador político, visitando os chefes de tribos, convocando-os para uma reunião na Gávea (RJ), em 1563
1 de janeiro de 1563, terça-feira. Atualizado em 24/10/2025 02:35:13
Relacionamentos
 Cidades (7): Angra dos Reis/RJ, Angra dos Reis/RJ, Bertioga/SP, Niterói/RJ, Santos/SP, Sorocaba/SP, Ubatuba/SP
 Pessoas (7) Araraí, Aymberê (f.1567), Brás Cubas (56 anos), Cacique Pindoviiú, Jagoanharó, Konyan-bébe, Piqueroby (1480-1552)
 Temas (3): Confederação dos Tamoios, Escravizados, Tupinambás





  Caciques
  Últimas atualizações
  24/10/2025 02:17:58º de
abrir registro
   
Piqueriby, consultado em geni.com
27 de fevereiro de 2022, domingo. Atualizado em 24/10/2025 02:17:58
Relacionamentos
 Cidades (3): Paranapanema/SP, São Miguel Paulista/SP, São Paulo/SP
 Pessoas (4) Bacharel de Cananéa, José de Anchieta (1534-1597), Martim Afonso de Melo Tibiriçá (1470-1562), Piqueroby (1480-1552)
 Temas (12): Botocudos, Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Carijós/Guaranis, Estradas antigas, Guaianás, Guaianase de Piratininga, Nheengatu, Tamoios, Tupinambás, Tupiniquim, Ururay
Registro mencionado
1. Provável nascimento do cacique Piqueroby de Ururay
1480

Indígena brasileiro. morubixaba guaianá, seria irmão de Tibiriçá e Caiubi. Vivia no Vale de Ururaí. Pai da mulher de Antônio Rodrigues, batizada pelos jesuítas com o nome de Antônia Rodrigues, e de Jagoanharo, o "Onça Feroz", um dos chefes dos índios guaianás do Vale do Paraíba que atacaram a Vila de São Paulo em 1562, quando este foi morto pelo tio Tibiriçá ao tentar forçar a porta da igreja em que se encontravam mulheres refugiadas.

Piquerobi era chefe de grande taba localizada em terras que hoje formam o município de São Miguel Paulista. Conforme os costumes da época, os morubixabas tinham muitos filhos.

Pikeroby ("Peixinho Verde" em dialeto tupinikin), morava na na região serrana de Ururaí, mais ao norte da futura cidade de São Paulo. Consta que antes residiu na Vila de São Vicente, no litoral paulista.
Registros mencionados (9)
1480 - Provável nascimento do cacique Piqueroby de Ururay [22414]
1502 - Nascimento de Antônia Rodrigues Domingos Gonçalves [232]
1534 - A sua morte, ocorrida em 1534, quando do ataque das forças de Iguape a São Vicente é apresentada como prova final da sua traição ao Bacharel, [22406]
01/01/1553 - Carta de D. Duarte da Cósta ao Rei [25214]
1554 - Portugueses romperam o acordo, subiram a Serra do Mar, e fundaram a vila de São Paulo [26207]
25/01/1554 - Mudança para Piratininga: Tibiriça e Caiubi [8156]
1560 - O padre Anchieta escreveu uma carta para seu superior, o padre Manoel da Nóbrega, informando que havia se encontrado com Piqueroby nas terras de Ururaí [22415]
11/11/1560 - Padre José de Anchieta ergueu a Capela de Nossa Senhora da Escada em Barueri [15157]
10/07/1562 - Cerco de Piratininga ou A Guerra de Piratininga [8749]





  Caciques
  Últimas atualizações
  28/10/2025 10:24:53º de
abrir registro
   
1000
Atualizado em 28/10/2025 06:07:51
Diáspora carijó / Migração tumpinambá
Cidades (4): Cotia/Vargem Grande/SP, Rio Claro/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
Pessoas (1): Adolfo Frioli
Temas (21): Amazônia, Arqueologia, Botocudos, Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Carijós/Guaranis, Cemitérios, Curiosidades, Estradas antigas, Gentios, Geografia e Mapas, Incas, Jê, Peru, Rio Itapocú, Rio Solimões, Rodovia Raposo Tavares, Titanic, Tupi-Guarani, Tupinambás, Tupis
Diáspora Cárijo
Data: 2001
Créditos: O Povo Brasileiro
    2 fontes
  2 relacionadas

1°. A Evangelização em Santa Catarina. Parte I: Vida e Morte no Mundo dos Carijós (1500-1650), 1996. Padre José Artulino Besen, professor de História da Igreja
1996
Posteriormente o litoral, em face dos amplos recursos alimentares de que dispunha, serviu como polo de atração, abrigando populações diversificadas, e por um longo período de tempo. O povoamento do litoral teve início cerca de 2.500 aC., estendendo-se praticamente até a chegada dos europeus. Os grupos humanos, pescadores e coletores, pré-ceramistas, foram substituídos por grupos ceramistas, talvez agricultores, por volta do ano 1000. [p. 59, 1 do pdf]  ver mais

2°. O sertão primordial e o grande confronto. Por Gustavo Maia Gomes, economista, em inteligencia.insightnet.com.br (data da consulta)
17 de maio de 2024, sexta-feira




  Caciques
  Últimas atualizações
  31/10/2025 10:46:16º de
abrir registro
   
“Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?”. Sérgio Coelho de Oliveira, jornalista e historiador
2014. Atualizado em 23/10/2025 17:17:23
Relacionamentos
 Cidades (19): Araçoiaba da Serra/SP, Buenos Aires/ARG, Cananéia/SP, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Foz do Iguaçu/PR, Guaratinguetá/SP, Iguape/SP, Itu/SP, Lisboa/POR, Mogi das Cruzes/SP, Passo Fundo/RS, Rio de Janeiro/RJ, Santana de Parnaíba/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP, Taubaté/SP, Ubatuba/SP
 Pessoas (44) Adolfo Frioli (n.1943), Afonso d´Escragnolle Taunay (23 anos), Afonso Sardinha "Moço" (f.1604), Afonso Sardinha, o Velho (1531-1616), André Fernandes (1578-1641), Antonio Gomes Preto (1521-1608), Antonio Lopes de Medeiros, Antonio Pedroso de Barros (1610-1652), Antônio Raposo Tavares (1598-1659), Antonio Ruiz de Montoya (1595-1652), Balthazar Fernandes (1577-1670), Bartyra/M´Bcy (Isabel Dias) (1493-1580), Beatriz Dias Teveriçá ou Ramalho (1502-1569), Belchior da Costa (1567-1625), Benta Dias de Proença (1614-1733), Benta Dias Fernandes (n.1590), Catarina Dias II (1601-1667), Cecília de Abreu (1638-1698), Diogo de Alfaro (f.1639), Diogo de Quadros, Diogo do Rego e Mendonça (1609-1668), Francisco de Paiva, Francisco de Sousa (1540-1611), Francisco Luís Carneiro de Sousa (1640-1708), Gaspar de Guzmán (1587-1645), Hélio Abranches Viotti, João IV, o Restaurador (1604-1656), João Ramalho (1486-1580), José de Anchieta (1534-1597), Lopo Dias Machado (1515-1609), Luís Castanho de Almeida (1904-1981), Luís da Grã (n.1523), Manoel Fernandes de Abreu “Cayacanga” (1620-1721), Manuel Eufrásio de Azevedo Marques (1825-1878), Manuel Fernandes Ramos (1525-1589), Maria de Torales y Zunega (n.1585), Martim Afonso de Melo Tibiriçá (1470-1562), Paschoal Leite Paes (1610-1661), Paulo de Oliveira Leite Setúbal (6 anos), Paulo de Proença e Abreu, Paulo do Amaral, Pedro Dias Correa de Alvarenga (1620-1698), Salvador Correia de Sá e Benevides (1594-1688), Suzana Dias (1540-1632)
 Temas (55): Algodão, Apiassava das canoas, Apoteroby (Pirajibú), Bairro Itavuvu, Bituruna, vuturuna, Botocudos, Bugres, Caaçapa, Cachoeiras, Caminho de Curitiba, Capela “Nossa Senhora da Ponte”, Capela de Santa Ana de Sorocaba, Capela de São Bento, Carijós/Guaranis, Catedral / Igreja Matriz, Cavalos, Colinas, Cristãos, Curiosidades, Deus, Ermidas, capelas e igrejas, Escolas, Escravizados, Farinha e mandioca, Guaianás, Guaianase de Piratininga, Guayrá, Ijuí, Inquisição, Jardim Sandra, Jesuítas, Léguas, Metalurgia e siderurgia, Montanha Sagrada DO Araçoiaba, Mosteiro de S. Bento de Sorocaba/SP, Mulas, Música, Papas e o Vaticano, Pela primeira vez, Pelourinhos, Pontes, Porcos, Redução de Santa Tereza do Ibituruna, Rio Anhemby / Tietê, Rio Araguaia, Rio Sorocaba, Rua XV de Novembro, São Bento, São Paulo de Piratininga, Tapuias, Tordesilhas, Tupis, União Ibérica, Villa Rica del Espírito Santo, Vinho

Registro mencionado
1. Provável nascimento do cacique Piqueroby de Ururay
1480

Baltazar Fernandes era bisneto de Tibiriçá, cacique dos nativos guaianases e uma das mais importantes figuras da História de São Paulo de Piratininga. Foi tão importante que Anchieta o considerava o fundador de São Paulo. Catequizado pelos jesuítas, foi batizado com o nome de Martim Afonso, em homenagem ao português donatário da Capitania de São Vicente. Das filhas de Tibiriçá, duas ganharam destaque nos primeiros tempos da vida paulista: Bartira, que se casou com João Ramalho e Beatriz, que se casou com Lopo Dias, os avós do fundador de Sorocaba.
Registros mencionados (75)
1480 - Provável nascimento do cacique Piqueroby de Ururay [22414]
22/04/1500 - O “Descobrimento” do Brasil [20175]
1515 - Nascimento de Lopo Dias Machado (1515-1609) em Portugal, viria ao Brasil e se casaria com Beatriz, uma das filhas do cacique Tibiriça Foi pai de três filhos Belchior Dias Carneiro, Isaac Dias Carneiro e Gaspar Dias. E três filhas, Isabel, Suzanna, Jerônima e Antônia Dias [20192]
22/01/1531 - Bertioga [26243]
1553 - Nascimento de Suzana Dias. Filha de Lopo Dias e da nativa Bartira [19181]
20/07/1553 - Carta escrita por João de Salazar ao Conselho das Índias [22499]
15/01/1560 - Santo Amaro [27129]
1580 - Nascimento de Balthazar Fernandes no Ibirapuera, filho de Manuel Fernandes Ramos (português) e Suzana Dias [6760]
1589 - Fundação da Usina de Ferro do Vale das Furnas [9075]
07/12/1589 - “Manoel Fernandes falecido (...) requerimento do procurador do conselho Gonçalo Madeira que se fizesse a ponte grande que esta caminho de tejuguasu e que se consertassem todas as mais pontes e caminhos de Ipiranga, Birapoeira, Pinheiros e da Ambuasava” [Atas da Câmara de São Paulo (7.12.1589) p. 374 e 275] [26356]
1594 - O pai de Baltazar, Manoel Fernandes, faleceu em 1589 e, em 1608, a mãe Suzana Dias, casada pela segunda vez com Belchior da Costa, já havia deixado São Paulo, residindo então na sua fazenda, às margens do rio Tietê, em Santa Ana de Parnaíba. Não há data precisa para essa mudança, foi depois de 1593 e antes de 1608, conforme atesta a documentação da época (...) [27349]
23/05/1599 - D. Francisco parte de São Paulo para as minas de Bacaetava, Vuturuna e Jaraguá, na Serra de Biraçoiaba onde passa 6 meses [6231]
1600 - Casamento de Balthazar Fernandes e Maria de Zunega [19870]
1603 - Balthazar se casa com Isabel de Proença em São Paulo, com a qual teria doze filhos [19867]
1608 - Casamento de Suzana Dias e Belchior da Costa [20083]
07/03/1608 - Carta de dada de terras de Diogo de Onhate que lhe deu o capitão Gaspar Conqueiro no caminho de aldeia de Tabaobi [24117]
21/04/1611 - D. Francisco elevou o novo local com o nome de vila de São Filipe: “Entre 1611 e 1654, tudo é silêncio, menos as sesmarias de André Fernandes, uma das quais êle doou antes de 1648, ano de sua morte, a Baltazar” [21509]
01/11/1613 - Balthazar e seu irmão, André Fernandes, rumam ao sertão de Paraupava, em Goiás* [8962]
23/09/1619 - André Fernandes obteve para si uma sesmaria onde havia encontrado ouro / Balthazar obteve sesmaria no Porto de Canoas [19190]
1629 - Quando da destruição do Guairá, nos anos de 1629 e de 1630, os paulistas parnaibanos, chefiados por André Fernandes, certamente passaram pela localização da futura Sorocaba na ida e na volta [9367]
06/03/1629 - Benta [27365]
1632 - Gabriel Ponce de Leon chega em Santana de Parnaíba, casado com a filha "índia" de Balthazar [19873]
02/09/1634 - Falecimento de Suzana Dias [20168]
1637 - Balthazar e o irmão André sofreram uma derrota no seu ataque às Missões do Uruguai [17561]
23/12/1637 - André Fernandes chegou a Santa Tereza do Ibituruna [22962]
19/02/1638 - Padre Alfaro adverte Balthazar [19854]
01/03/1638 - Bula papal à Companhia de Jesus a direção dos Índios* [21937]
09/01/1639 - Bandeirantes paulistas travam combate com espanhóis e guaranis [9828]
17/01/1639 - Assassinato de Diego de Alfaro, comissário da Inquisição [8963]
22/04/1639 - Bula Papal condenando o cativeiros dos índios no Brasil produz graves distúrbios no Rio de Janeiro, em Santos e em São Paulo [8374]
23/07/1639 - Carta datada de 23 de julho de 1639, do padre Ruyer para o padre Antonio Ruiz de Montoya, procurador geral das reduções do Paraguai e da Companhia de Jesus [28347]
01/11/1639 - Retorno* [28346]
24/12/1639 - Balthazar Fernandes está no atual território do Rio grande do Sul participando da destruição de Santa Tereza do Ibituruna, segundo o livro “Balthazar Fernandes: Culpado ou Inocente?” do jornalista Sérgio Coelho de Oliveira [19853]
24/06/1640 - Reunião [28349]
13/07/1640 - Jesuítas são expulsos de São Paulo [8372]
1645 - Tomada da fundição de Balthazar Fernandes e sua possível chegada a Sorocaba [11082]
1646 - Outro parnaibano, Baltazar Carrasco dos Reis iniciava o povoamento de Curitiha [21721]
07/10/1647 - Rei concede perdão aos paulistas [19887]
1648 - Falecimento de Izabel Proença de Abreu, filha de Balthazar Fernandes em Santana de Parnaíba [9369]
03/06/1652 - Restituição dos padres jesuítas aos seis colégios [21985]
28/11/1654 - Testamento de Isabel de Proença é assinado em Santana de Parnaíba [6033]
01/12/1654 - Balthazar Fernandes se estabeleceu definitivamente na região, com família e 380 escravizados* [6604]
1655 - Inventário de Balthazar Fernandes foi feito em Sorocaba [19183]
21/03/1655 - Isabel de Procença faleceu em Santana de Parnaíba [19869]
12/04/1655 - Inventário a avaliação dos bens da família de Isabel Proença [19868]
22/04/1655 - Registro dos bens e propriedades de Isabel de Proença no sítio e paragem chamada Sorocava [27946]
21/04/1660 - Registro do segundo testamento de Balthazar Fernandes na fazenda de Miguel Bicudo Bejarano na paragem Aputeroby [6050]
28/02/1661 - Partida [1359]
28/02/1661 - Tayaobi [26416]
02/03/1661 - Após uma cavalgada de três dias, Balthazar solicita a Salvador Correia que Sorocaba seja elevada a categoria de "Vila" [6584]
03/03/1661 - O processo retorna com parecer favorável do ouvidor da Capitania de São Vicente sr. Antônio Lopes de Medeiros e o povoado ao redor da capela de Sorocaba foi elevado à categoria de vila [8664]
06/06/1662 - Balthazar foi convocado para prestar contas do cumprimento do testamento de sua esposa Isabel [21230]
04/06/1667 - Documento-petição elaborado pelo filho de Balthazar Fernandes, Manoel Fernandes de Abreu, e dirigido à Câmara Municipal [19858]
04/07/1667 - Chega para tomar posse da igreja doada o Fr. Francisco da Visitação: “Orago da N.S. da Ponte transfere-se para a nova matriz, e a igreja beneditina, daí em diante muda a sua invocação para N.S. da Visitação” [19859]
01/01/1668 - Em 1668, frei Mauro da Trindade Vieira foi ao sertão "e companhia dos sertanistas que costumavam ir todos os anos ao gentio", sua intenção era trazer algumas "peças" para o hospício que os beneditinos tinham em Sorocaba [26709]
1670 - Segunda fundação de Sorocaba [20862]
01/01/1732 - Documento existente na Biblioteca da História Real Portuguesa, na cidade do Porto [27935]
01/02/1732 - Sorocaba: Registro da primeira tropa de muar em Sorocaba* [9656]
06/05/1758 - Nascimento de Maximilien François Marie Isidore de Robespierre [6197]
19/01/1888 - Libertados os últimos 460 escravos em Sorocaba [5199]
1927 - “História Antiga da Abadia de São Paulo 1598-1772”. Afonso d´Escragnolle Taunay (1876-1958). Tipografia Ideal [26792]
15/02/1929 - Estrada Real, Koboyama [28297]
01/11/1949 - Revista Investigações* [2568]
1950 - Paulo de Oliveira Leite Setúbal (1893-1937) - “Ensaios históricos” [2572]
1954 - O monumento ao Tropeiro, doado à cidade pelo conde Francisco Matarazzo [8690]
1969 - História de Sorocaba [28282]
1971 - História de Santana de Parnaíba, 1971. 372 páginas. Paulo Florêncio da Silveira Camargo [24503]
01/01/2014 - Rapodo Tavares atacou a redução de Jesus Maria, na margem esquerda do rio Jacuí, e depois de seis horas de luta arrasou a redução [5235]
2017 - Apontamentos historiográficos de 1991-92, revistos e ampliados em 2017, por João Barcellos. Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba consultado em 17.06.2022 [19872]
16/02/2023 - Balthazar Fernandes: Culpado ou Inocente? [28322]
2023 - Avenida Itavuvu [28565]
17/11/2023 - O NASCIMENTO DE GUARAPIROCABA, urublues1.blogspot.com [3670]
08/02/2024 - A importância da comunicação não-verbal e como é que o estudo de Mehrabian tem vindo a ser mal interpretado. Consulta em objetivolua.com [4168]
19/09/2024 - Quais são as 10 MAIORES TRIBOS INDÍGENAS brasileiras? Conhecendo o Brasil (Youtube.com) [3838]
04/10/2024 - Distância Sorocaba-São Paulo/SP [4700]





  Caciques
  Últimas atualizações
  30/10/2025 18:29:08º de
abrir registro
   
João Mendes de Almeida (1831-1898) - “Algumas notas genealógicas: livro de família: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX”
1886. Atualizado em 30/10/2025 12:58:06
Relacionamentos
 Cidades (9): Bertioga/SP, Cotia/Vargem Grande/SP, Curitiba/PR, Santo Amaro/SP, Santos/SP, São Miguel Paulista/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (44) Amador Bueno de Ribeira (1584-1649), Américo Vespúcio (1454-1512), Ana Camacho, Antonio de Aguiar Barriga (1600-1655), Antonio Pedroso de Barros (1610-1652), Antonio Rodrigues (Piqueroby) (1495-1589), Balthazar Fernandes (1577-1670), Bartholomeu Bueno I (1555-1620), Bernarda Luiz Camacho, Brás Cubas (1507-1592), Caiubi, senhor de Geribatiba, Diogo Garcia de Moguér, Domingos Luis Carvoeiro (1540-1615), Domingos Luís Grou (1500-1590), Fernão d’Álvares (n.1500), Francisco de Sousa (1540-1611), Francisco Dias Velho (f.1689), Francisco Dias, Mais velho (1578-1645), Francisco Luís Carneiro de Sousa (1640-1708), Gaspar da Madre de Deus (1715-1800), Inês Monteiro de Alvarenga, João Mendes de Almeida (55 anos), João Pires de Medeiros, João Pires, o gago (1500-1567), João Ramalho (1486-1580), Jorge Ferreira (1493-1591), José de Anchieta (1534-1597), Manuel Eufrásio de Azevedo Marques (1825-1878), Maria Pires de Medeiros, Maria Pires Fernandes, Martim Afonso de Melo Tibiriçá (1470-1562), Martim Afonso de Sousa (1500-1564), Matheus da Ascenção, Mauro Teixeira, Mécia Rodrigues (1602-1665), Mecla-Açu (Mécia Fernandes) (1557-1625), Pedro Taques de Almeida Pais Leme (1714-1777), Pero (Pedro) de Góes, Pero Capico, Piqueroby (1480-1552), Ruy Pinto (f.1549), Salvador Correia de Sá e Benevides (1594-1688), Salvador Pires de Medeiros (1580-1654), Salvador Pires, moço (1570-1616)
 Temas (57): “o Rio Grande”, Aldeia de São Miguel (Guarapiranga), Apiassava das canoas, Bacaetava / Cahativa, Biscainhos, Caminho de Piratininga, Caminho do Mar, Canibalismo, Carijós/Guaranis, Descobrimento do Brazil, Ermidas, capelas e igrejas, Estradas antigas, Fortes/Fortalezas, Gentios, Goayaó, Graus, Grunstein (pedra verde), Guaianás, Guaianase de Piratininga, Ibiapaba, Ipiranga, Itacoatiara - Ilha do Cardoso, Léguas, Mequeriby, Morpion, Mosteiro de São Bento SP, Nheengatu, Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Visitação, Nossa Senhora de Montserrate, O Sol, Ordem de Cristo, Patuahy, Porto das Almadias, Rio Amazonas, Rio Anhemby / Tietê, Rio Cubatão, Rio Cubatão (Nhundiaquara), Rio dos patos / Terras dos patos, Rio Geribatiba, Rio Juquiri, Rio Pinheiros, Rio Piratininga, Rio Tamanduatei, São Paulo de Piratininga, Serra de Paranapiacaba, Tabajaras, Taperovira, Tapuias, Tumiaru, Tupinambás, Tupiniquim, Ururay, Vale do Anhangabaú, Vila de Santo André da Borda, Ytá-pé-bae, Ytutinga
Registros mencionados (3)
1. Provável nascimento do cacique Piqueroby de Ururay
1480

Há na História silêncios inexplicáveis. Está neste caso a obscuridade que rodeou a pessoa e o nome do chefe da tribo e aldeia de Ururay, Piqueroby, eis que Martim Afonso de Souza tomou posse do território Pirá-tininga e começou a distribuir sesmarias.

Um cronista moderno (Machado de Oliveira, Quadro Histórico da Província de São Paulo), narrando quais eram as nações nativa que habitavam o território da capitania de São Vicente, nos limites da atual província de São Paulo, guayanás, tupis, carijós, além das do sertão, e expondo que os guayanás tinham por principais chefes em serra acima, o cacique Tebyreçá, com aldeias nos campos de Pirá-tininga, e no litoral o cacique Cayubi, ou, melhor, Cahá-uby, com aldeias á margem do rio Gerybatiba e em outros pontos da costa, de sorte que a serra de Paranapiacaba servia de linha de separação a essas duas confederações, acrescentou:

"A História ainda faz menção a tribo Ururay, pertencente á confederação guayaná, ocupando um dos recantos dos campos de Pirá-tininga, e tendo por chefe o cacique Piqueroby, que déra sua filha por mulher a Antonio Rodrigues, companheiro de João Ramalho, e talvez sócio com este em seu desterro. Desta tribo fundou-se a opulenta aldeia de São Miguel, que, como as outras, não escapou á comum destruição por que todas elas passaram."

Após essa narração, o mesmo cronista não deixa de mencionar o chefe das tribo Ururay, por ocasião da descida de Tebyreçá e de João Ramalho, com trezentos sagitários, ao encontro de Martim Afonso de Souza: mas, apenas, para assinalar que foi precisa a sua anuência ao plano de bem receber os portugueses da armada.

Assim escreveu ele que João Ramalho "tivera por companheiro nessa empresa a Antonio Rodrigues, que aliara-se á filha de Piqueroby, chefe da tribo Ururay, depois de conseguir deste, á imitação do régulo de Pirá-tininga, sua anuência a favor do desembarque de Martim Afonso".

De então em diante, cronista algum dá notícia de Piqueroby. Ignora-se se recebeu o batismo; se viveu ainda muito tempo; se recusou-se á comunhão social com os portugueses. Apenas a História registra que Antonio Rodrigues, seu genro, obtivera uma sesmaria em terras fronteiras ao porto do Tumiarú, em São Vicente, e aí residia; e que na sesmarias de Pedro de Góes, segundo o respectivo título, fôra encravado o território pertencente á tribo Ururay, figurando de língua ou interprete, e testemunha, na designação das divisas, conjuntamente com João Ramalho, o mesmo já referido Antonio Rodrigues. [p332 a p336]

Seja, porém, Piquiroby o mesmo Ururay, de que trata Machado de Oliveira, ou o Araray de que trata Azevedo Marques, ou seja este chefe de 1562 outro individuo, diverso de Piquiroby não é licito acusa-lo de deslealdade para com os brancos, pois que entendia defender a pátria e sua raça, ameaçadas de servidão. Talvez o chefe de 1562, vendo Tebýriça instalado na nascente vila de S. Paulo, tivesse o mesmo pensamento do bárbaro germano Arminio, quando Júlio César, conseguindo a submissão de Segestes, outro chefe naquela antiga nação barbara da Europa, assegurou-lhe um asilo permanente na mesma sua província conquistada.

O chefe brazilico de 1562 teria dito aos nativos de Pirá-tininga:

"Que pai magnifico! Que valente general! Muito embora Tebir-içá vá viver em um terreno conquistado, os filhos da guerra nunca poderão perdoar a um homem que, entre os rios Yryri-piranga e Anhemby, não sente pejo de haver concorrido para se verem todas as insignias do poder lusitano. Assim, se entre vós ainda existem ânimos bizarros, que a novos senhores e a novas colônias prefiram a pátria, os parentes, os costumes antigos, segui-me pelo caminho da gloria e da liberdade, e abominae Tebiriçá, que vos prepara os ferros de uma torpe escravidão" [Página 337]
2. João Ramalho fundou uma povoação / vila de Santo André
8 de setembro de 1553

Neste lugar, João Ramalho fundou uma povoação; e, em 1553, aos 8 de Setembro, foi elevada á villa, sob o nome de Santq Andre, pelo segundo capitâo-mór loco-tenente António de Oliveira e pelo provedor da fazenda real Braz Cubas, ratificada em 1554 pelo donatário da capitania.
3. Antonio Rodrigues de Almeida pede terras “(...) até se findar no rio da Tapera do Cacique e dali irá por ele abaixo até chegar ao dito regato, onde começou primeiro a partir, que será onde se vê o dito regato meter no rio Anhangavahy”
22 de janeiro de 1560

Em 1560, "um pedaço de terra que, partindo por um regato que está a par do mosteiro de Pirá-tininga, e que irá cortando pelo dito regato até entestar com roças de Fernão Alves, onde foi o primeiro tujipar, e dali irá cortando ao longo do campo até partir com terras de Antonio Pinto, e irá partindo com ele até se findar no rio da Tapera do Cacique, e dali irá por ele abaixo até chegar ao dito regato, onde começou primeiro a partir, que será onde se vê o dito regato meter no rio Anhangavahay". [Página 387]
Registros mencionados (54)
1480 - Provável nascimento do cacique Piqueroby de Ururay [22414]
27/06/1499 - O navegador espanhol Alonso de Hojeda avista uma terra alagada. O visconde de Porto Seguro supõe que essa terra fosse a das bocas do Açu ou do Apodi, no Rio Grande do Norte. [11225]
22/04/1500 - O “Descobrimento” do Brasil [20175]
01/05/1500 - Cartas de Caminha e do Mestre João Emenelau Farás [7461]
07/09/1502 - André Gonçalves e Américo Vespúcio chegam a Lisboa depois de terem feito a primeira exploração do litoral brasileiro, do cabo de São Roque a Cananéia. [11875]
10/05/1503 - Resolveu El-Rei D. Manoel nova expedição, sob o comando de Gonçalo Coelho, com o titulo de capitão-mór [21936]
01/01/1527 - Chegada de Diogo Garcia de Moguer [21461]
22/01/1531 - Bertioga [26243]
03/03/1531 - Concedidas terras a Bras Cubas “que for da conquista de El-Rey nosso Senhor e que está onde chamam Jarabatyba” [25971]
22/01/1532 - Fundação da vila de São Vicente, conhecido como “Porto dos Escravos” [9728]
25/01/1532 - Ramalho aproxima-se á Jerybatuba três dias depois da chegada de Martim Afonso á Bertioga [27125]
10/02/1532 - Sesmaria a Ruy Pinto [24364]
10/10/1532 - Martim Afonso concede sesmarias [21966]
15/10/1532 - (...) quinze dias do mês de outubro, e em a ilha de São Vicente, dentro da fortaleza, por Pedro de Góes, fidalgo da casa de El-Rei Nosso Senhor, foi apresentada a mim escrivão ao diante nomeado uma carta de doação de certas terras que o muito magnífico Senhor Martim Afonso de Souza, do conselho de El Rei. Nosso Senhor, governador em todas estas terras do Brasil, deu ao dito Pedro de Góis, por virtude de um poder paa isso lhe deu Sua Alteza, as quais terras se chama Tecoapara (*) e a serra de Tapurihetera que está da banda donde nasce o sol, águas vertentes com o rio de Gerybatyba, o qual rio e terras estão defronte (...) [25004]
30/11/1532 - Hoje não resta dúvida de que o fundador do primeiro núcleo de povoação em Piratininga foi Martim Afonso de Souza [21818]
10/02/1533 - Sesmaria a Ruy Pinto, cavaleiro da Ordem de Cristo [21990]
04/04/1538 - Concessão de sesmaria no Ypiranga [22004]
01/11/1549 - Leonardo Nunes, o único jesuíta ferreiro, com mais 10 ou 12 meninos e alguns Carijós (Guaranis) partiu para São Vicente [20814]
1553 - Nascimento de Suzana Dias. Filha de Lopo Dias e da nativa Bartira [19181]
08/09/1553 - João Ramalho fundou uma povoação / vila de Santo André [20042]
1554 - Elevação de Santo André da Borda do Campo a vila é confirmada por Bras Cubas [22052]
25/01/1554 - Mudança para Piratininga: Tibiriça e Caiubi [8156]
22/09/1557 - Antonio Rodrigues de Almeida feito capitão-mór governador e ouvidor ela capitania ele Santo Amaro de Guaibe [21984]
22/01/1560 - Antonio Rodrigues de Almeida pede terras “(...) até se findar no rio da Tapera do Cacique e dali irá por ele abaixo até chegar ao dito regato, onde começou primeiro a partir, que será onde se vê o dito regato meter no rio Anhangavahy” [21983]
05/04/1560 - A vila de São Paulo ficou completamente fundada e reconhecida, data da respectiva provisão [21938]
08/07/1562 - Anchieta: oitavo dia [23953]
10/07/1562 - Cerco de Piratininga ou A Guerra de Piratininga [8749]
16/04/1563 - “sendo coisa maravilhosa que se achavam ás flechadas irmãos com irmãos, primos com primos, sobrinhos com tios, e, o que mais é, dois filhos, que eram cristãos detestavam conosco contra seu pai, que era contra nós” [21989]
09/08/1567 - Sesmaria a João Ramalho [21982]
22/08/1567 - Cubatão [26274]
12/10/1580 - Domingos Grou consegue a restituição de suas terras: São Miguel, então chamada aldeia de Ururaí, no sítio de Carapicuíba, foi doada aos índios de Pinheiros (6 léguas em quadro) [20121]
17/03/1590 - A população de São Paulo recebia a notícia através de dois participantes de uma entrada [22292]
01/06/1592 - Após o falecimento do sogro solicitou terras para os pequenos cunhados* [20489]
04/07/1598 - Para a fundação do mosteiro foram concedidas pelo capitâo-mór Jorge Corrêa duas sesmarias, como vê-se no livro de registros na Thesouraria de Fazenda [21945]
15/04/1600 - Os oficiais da Câmara ratificaram, o que já havia sido feito por seus colegas, a Frei Mauro Teixeira [26681]
1609 - Obra do padre Fernão Guerreiro [21980]
1610 - Concedida sesmaria a João Pires, bisneto de Piqueroby [21988]
1625 - Falecimento de Mécia Fernandes [28370]
01/03/1638 - Bula papal à Companhia de Jesus a direção dos Índios* [21937]
18/05/1641 - Câmara de São Paulo cedeu [22001]
19/05/1641 - Fechamento do caminho do mar [23301]
07/06/1644 - Ordem do Rei D. João IV para a descoberta das "tais" minas de ouro e prata [21961]
03/06/1652 - Restituição dos padres jesuítas aos seis colégios [21985]
05/02/1654 - Tentativa de invasão da vila de São Paulo [22280]
09/02/1654 - Reunida a camará com o capitão-mór, e pessoas notáveis da vila, entre as quaes o visitador da Companhia de Jesus, o abade do mosteiro de S. Bento, o prior do convento do Carmo e o governador dòo convento de S. Francisco, ordens monásticas já existentes (*), é resolvido conservar a José Ortiz de Camargo no cargo de ouvidor, sem porém poder usar da provisão, até chegar o ouvidor sindicante. Este acordo, ao qual nâo se quiz sujeitar o referido Ortiz [22282]
15/11/1660 - Salvador Correia de Sá suspende do exercício de seus cargos o ouvidor Antonio Lopes de Medeiros e o juiz ordinário D. Simão de Toledo Piza [21956]
16/11/1660 - Lourenço Castanho Taques, um dos paulistas mais poderosos, escreve uma violenta carta aos oficiais da Câmara do Rio de Janeiro [21957]
02/03/1661 - Após uma cavalgada de três dias, Balthazar solicita a Salvador Correia que Sorocaba seja elevada a categoria de "Vila" [6584]
28/04/1679 - Conde da Ilha do Príncipe reivindicou, perante a câmara de São Vicente, os seus direitos á antiga doação régia [25344]
05/05/1682 - Carta régia autorizando os paulistas Manuel Fernandes de Abreu, Jacinto Moreira Cabral e Martim Garcia Lombria a estabelecer fundições de ferro em Araçoiaba [10785]
23/03/1720 - Bartholomeu Paes de Abreu propos ao rei abrir um caminho pelo interior [22000]
23/05/1720 - Morro de Hybyticatú do termo da villa de Sorocaba [21026]
1797 - “Memórias Para a História da Capitania de São Vicente”, Frei Gaspar da Madre de Deus (1715-1800) [22667]
1880 - Revista do Instituto Histórico, Geographico e Ethnographico do Brasil, XL [26244]





  Caciques
  Últimas atualizações
  24/10/2025 02:35:11º de
abrir registro
   
Vitórias do mesmo gênero, compradas mais dificilmente por Salvador Correia de Sá
8 de junho de 1562, sexta-feira. Atualizado em 24/10/2025 02:35:11
Relacionamentos
 Cidades (2): São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (3) Domingos Luís Grou (62 anos), Piqueroby (1480-1552), Salvador Correia de Sá, O Velho (24 anos)
 Temas (6): Aldeia de Pinheiros, Guaianás, Jesuítas, São Paulo de Piratininga, Tupiniquim, Carijós/Guaranis





  Caciques
  Últimas atualizações
  24/10/2025 02:18:05º de
abrir registro
   
O sertão primordial e o grande confronto. Por Gustavo Maia Gomes, economista, em inteligencia.insightnet.com.br (data da consulta)
17 de maio de 2024, sexta-feira. Atualizado em 24/10/2025 02:18:05
Relacionamentos
 Cidades (3): Cuiabá/MT, Olinda/PE, São Vicente/SP
 Pessoas (8) Cristóvão de Colombo (1451-1506), Francisco Bruza Espinosa, Francisco Orellana, Gonzalo Pizarro, João de Azpilcueta Navarro, João Ramalho (1486-1580), Manuel da Nóbrega (1517-1570), Martim Afonso de Melo Tibiriçá (1470-1562)
 Temas (11): Amazônia, Arqueologia, Astronomia, Cordilheira dos Andes, Descobrimento do Brazil, Guaianase de Piratininga, Habitantes, O Sol, Ouro, Peru, Rio São Francisco
Registros mencionados (2)
1. Diáspora carijó / Migração tumpinambá
1000
2. “Descobrimento” da América
12 de outubro de 1492
Registros mencionados (5)
1000 - Diáspora carijó / Migração tumpinambá [24714]
12/10/1492 - “Descobrimento” da América [12192]
01/02/1541 - Espanhol Francisco de Orelhana "descobre" a região hoje formada pelos Estados do Amazonas e Pará* [7936]
03/06/1542 - Francisco de Orellana “descobre” o Rio Negro [15929]
14/09/1551 - Manuel da Nobrega é ainda mais severo em seu juízo sobre os clérigos [21885]





  Caciques
  Últimas atualizações
  24/10/2025 02:36:33º de
abrir registro
   
Carta de Pedro Taques de Almeida Pais Leme 1714- 1777) ao Frei Gaspar da Madre de Deus 1715- 1800)
1777. Atualizado em 24/10/2025 02:36:33
Relacionamentos
 Pessoas (3) Pedro Taques de Almeida Pais Leme (63 anos), Piqueroby (1480-1552), Gaspar da Madre de Deus (62 anos)
 Temas (2): Guaianase de Piratininga, Guaianás





  Caciques
  Últimas atualizações
  25/10/2025 04:41:35º de
abrir registro
   
12 de outubro – o começo do massacre.Instituto de Estudos Latino-Americanos, Universidade Federal de Santa Catarina
12 de outubro de 2017, quinta-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Pessoas (1) Cristóvão de Colombo (1451-1506)
 Temas (4): Cristãos, Descobrimento do Brazil, Deus, Metalurgia e siderurgia






  Caciques
  Últimas atualizações
  24/10/2025 02:17:54º de
abrir registro
   
“Perfil Nº 20: de João Ramalho”, Rodrigo Garcia, Revista da Câmara Municipal de São Paulo
2015. Atualizado em 24/10/2025 02:17:54
Relacionamentos
 Cidades (1): São Paulo/SP
 Pessoas (5) Bartyra/M´Bcy (Isabel Dias) (1493-1580), João Ramalho (1486-1580), Mem de Sá (1500-1572), Martim Afonso de Melo Tibiriçá (1470-1562), Ulrico Schmidl (1510-1579)
 Temas (8): Carijós/Guaranis, Guaianase de Piratininga, Pelourinhos, Tamoios, Trilha dos Tupiniquins, Tupiniquim, Tupis, Colinas
Registros mencionados (1)
1515 - João Ramalho chegou no Brasil e tornou amigo de Tibiriçá, avô de Baltazar Fernandes [8740]





  Caciques
  Últimas atualizações
  30/10/2025 10:04:54º de
abrir registro
   
“desde 1611 os portugueses de São Paulo entravam “de roldon” sacando e levando os índios. Dizia que, com isso, já tinham ido embora mais de três mil índios, e que, não fossem as ações de Torales e de Añasco, que mantinha alguns caciques presos, a região já teria se despovoado”
20 de dezembro de 1612, quinta-feira. Atualizado em 30/10/2025 10:04:54
Relacionamentos
 Cidades (2): São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (4) Antonio Rodrigues Cabral (32 anos), Bartholomeu Fernandes Cabral (1518-1594), Bartolomeu de Torales, Sebastião Fernandes Preto (26 anos)
 Temas (1): Ciudad Real





  Caciques
  Últimas atualizações
  25/02/2025 04:46:29º de
abrir registro
   
Carta de José de Anchieta aos padres e irmãos de Coimbra
15 de agosto de 1554, domingo. Atualizado em 25/02/2025 04:46:29
Relacionamentos
 Cidades (4): Coimbra/POR, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (1) José de Anchieta (20 anos)
 Temas (3): Carijós/Guaranis, Deus, Tordesilhas





  Caciques
  Últimas atualizações
  13/02/2025 06:42:31º de
abrir registro
   
Ilha comprida, valedoribeira.sp.gov.br
1 de março de 2022, terça-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (2): Cananéia/SP, Iguape/SP
 Pessoas (2) Américo Vespúcio (1454-1512), Bacharel de Cananéa
 Temas (3): Tordesilhas, Tupinaés, Tupis
Registros mencionados (2)
24/01/1502 - A armada de André Gonçalves chegou a Cananéia [21460]
01/01/1527 - Chegada de Diogo Garcia de Moguer [21461]





  Caciques
  Últimas atualizações
  24/10/2025 03:39:25º de
abrir registro
   
Jornal A Cruz. Uma página do Exmo. D. Jaime Camara
18 de julho de 1943, domingo. Atualizado em 24/10/2025 03:39:25
Relacionamentos
 Cidades (7): São Vicente/SP, São Francisco do Sul/SC, Assunção/PAR, Laguna/SC, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Mossoró/RN
 Pessoas (5) Leonardo Nunes, Manuel da Nóbrega (1517-1570), Alvaro Nuñez Cabeza de Vaca (1500-1560), Francisco Dias Velho (f.1689), 1° marquês de Pombal (1699-1782)
 Temas (10): Cristãos, Cariós, Jesuítas, Franciscanos, Pela primeira vez, Ilha de Santa Catarina, Ermidas, capelas e igrejas, Nossa Senhora das Graças, N S do Desterro, Carmelitas
Registro mencionado
1. Jesuítas em Santa Catarina
1567

Em 1551 chegaram a Santa Catarina os primeiros jesuítas, mandados pelo Padre Nóbrega e chefiados pelo Padre Leonardo Nunes.

Os cariós tinham fama de ser os mais inclinados para o cristianismo. Não recebendo novos missionários (os primeiros haviam perecido) iam a São Vicente buscar a instrução e o batismo.
Registros mencionados (7)
1537 - Cabeza de Vaca retornou a Espanha [22124]
1551 - Conflito entre o Padre Leonardo Nunes e «um homem que havia quarenta annos estava na terra já tinha bisnetos e sempre viveu em peccado mortal e andava excommungado" [20731]
1567 - Jesuítas em Santa Catarina [28590]
1651 - Francisco Dias [24041]
1696 - Foi levantada a igreja matriz da Laguna/SC [28248]
06/12/1745 - Bula Candor Lucis Aeternae, de Bento XIV, dividindo o bispado do Rio de Janeiro em cinco partes [12679]
05/07/2024 - Duplicação e melhoria até o litoral: entenda 5 pontos da concessão da Rota Sorocabana. saopaulo.sp.gov.br/spnoticias [29037]





  Caciques
  Últimas atualizações
  13/02/2025 06:42:31º de
abrir registro
   
Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros. T1:E4 "Engenharia". Direção: Ricardo Azoury
1 de janeiro de 2017, domingo. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (2): Calçone/AP, Pelotas/RS
 Temas (19): Arqueologia, Cayacangas, Xokleng, Geografia e Mapas, Botocudos, Amazônia, Nheengatu, Tapuias, Titanic, Milho, Farinha e mandioca, Astronomia, Cemitérios, O Sol, Jê, Neve, Habitantes, Guaranis, Carijós/Guaranis

Registro mencionado
1. Reflorestamento natural
1300
Registros mencionados (3)
800 - Migrações [28247]
900 - Araucária [25773]
1300 - Reflorestamento natural [28288]





  Caciques
  Últimas atualizações
  25/02/2025 04:47:15º de
abrir registro
   
Jesuítas em Santa Catarina
1567. Atualizado em 25/02/2025 04:47:15
Relacionamentos

 Temas (3): Jesuítas, Carijós/Guaranis, Ermidas, capelas e igrejas





  Caciques
  Últimas atualizações
  24/10/2025 03:32:04º de
abrir registro
   
Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo
1915. Atualizado em 24/10/2025 03:32:04
Relacionamentos
 Cidades (2): Paranaguá/PR, Sorocaba/SP
 Pessoas (7) Antonio Camacho (n.1556), Gabriel de Lara (f.1694), Henrique da Cunha, velho (1560-1624), Isabel Fernandes "Pires" (f.1599), Maximilien François Marie Isidore de Robespierre (1758-1794), Pero Lopes de Sousa (1497-1539), Salvador Correia de Sá e Benevides (1594-1688)
 Temas (6): Atuahy, Caminho de São Roque-Sorocaba, Carijós/Guaranis, Fortes/Fortalezas, Habitantes, Nheengatu
Registro mencionado
1. “muita gente que se vinha para cá, por outro caminho (...) paragem chamada Atuahy (Itú), perto de Piassaba, e perto donde vivia Baltezar”: O relato de André da Aldeia do Forte
3 de abril de 1609

Em 3 de Abril de 1609 efetuou -se uma outra vereança na Camara de S. Paulo, a requerimento do dito Procurador do Conselho, Antonio Camacho, onde se tratou, exclusivamente, da chegada, aquela vila, de um indio Carijó, de nome André da Aldeia do Forte, acompanhado de mais dois parlamentares da mesma nação.

Vamos dar na integra esse documento, por ser importante e oportuno, neste capitulo da historia de Paranaguá e dos habitantes desse sertão, na época da conquista pelos bandeirantes. Essa tribo, ou essa nação até então indômita dos Carijós, "os pés largos", como lhes apelidavam os bandeirantes paulistas, era, por estes mesmos avaliada "em duzentos mil homens de arco", e achava -se nesta época, 1609, ja bem abatida e dispersa.

A guerra constante que lhes moveram os conquistadores da primitiva Capitania de S. Vicente, nos sertões do Paraná, "nessas entradas", e as luctas não menos encariçadas que tiveram de sustentar contra os hespanhóes do Rio da Prata, seus antigos aliados contra os portuguezes, obrigava-os agora a virem humildemente, acossados pela fome e pelas epide demias, pedir « abrigo e paz ás auctoridades da vila de São Paulo!

São esses mesmos Carijós, que, cinquenta anos depois, em 1660, já catechisados pelos jesuitas e bem adestrados nos mavejos das armas pelo intrepido governador de Itanhaen, o capitão Antonio Barbosa de Sotto -Maior, vão formar as com paphias de guerra que, ao mando desse mesmo ca pitão Sotto-Maior, hão-de conquistar -- com votaveis actos do bravura -- toda a região que faz parte hoje do Esta do do Rio Grande do Sul, conforme escreve Pedro Taques e nos confirmam os historiadores de Paranaguá Vieira Santos e Hermelino de Leão. Eis o referido documento:

"Aos tres dias do mez de Abril de 1609 anos, nesta vila de S. Paulo, se ajuntaram os oficiais da Camara na na Casa do Conselho, a requerimento de Antonio Camacho, procurador do Conselho, e sendo juntos os abaixos assigna dos a saber: Balthazar de Godoy, vereador. e seu parceiro Sebastião de Freitas e o juiz Antonio Camacho, logo por elle foi dito e requerido aos ditos oficiais que, a esta vila eram chegados certos indios Carijós; e um indio dos mesmos, por nome André, da Aldeia do Forte; dos quaes estavam presentes, dois Carijós e o dito indio; e que requeria que os ditos oficiais da Camara mandassem fazer perguntas aos ditos indios que declarassem o que queriam e se haviam mister de alguma cousa.

André "da Aldeia do Forte", Jagoarajúba, Tapien

Foi chamado Pedro Colaço, morador de São Paulo e que falava a íngua nativa da terra, nesta Capitania. E pelos ditos oficiais lhe foi dito que fizesse perguntas aos ditos indios, sobre o que queriam e que novas traziam dos seus.

E logo pelo dito língua lhes foi feito perguntas e declararão: que o dito indio André, que presente estava, fora em companhia de um indio principal Carijó, por nome Jagoarajúba, á sua terra, para vir em sua companhia ele e sua gente para aqui, e que chegando lá, perto de sua aldeia, lhe viéra recado, ao dito principal, como os espanhóis tinham levado a maior parte de sua gente; e, sabendo o dito principal a tal nova, lhe dissera ao dito indio André, que se tornasse, porque os hespanhoes lhe não fizessem algum mal e agravo.

E que ele trouxesse com sigo alguma pouca de gente que escapara dos espanhóis, o que ele fizera. E que vindo se encontrou com muita gente que se vinha para cá, por outro caminho, os quais traziam muita fome e doenças; e que os outros que no caminho achara, se vieram com eles para esta vila, e vindo pelo rio acima, em uma paragem chamada Atuahy (Itú), perto de Piassaba, e perto donde vivia Baltezar Gonsalvez e outros moradores, que lá estão, dos quais moradores sabiram duas canôas, nas quais viram dois brancos, a saber:

Um filho de Baltezar Gonsalvez por nome Baltezar e outro, filho de Domingos Rodrigues, por nome Anrique da Costa, os quais chegando a eles perguntaram o que vinham fazer, e que alí não queriam o capitão nem ninguem que de la viessem e que lhes largasse a gente que traziam.

Os nativos disseram que iam para morar entre os portuguezes; e ouvindo isto lhe tomaram a força tudo o que traziam, adonde entiava uma india casada, com seus filhos, cujo marido estava presente e se queixava do agravo que os portuguezes lhe tinham feito, em lhe tomarem sua mulher e seus filhos.

A assi mais disse o dito Carijó, chamado Tapien que ele se vinha para esta terra adonde estavam alguns parentes seus, situados em aldeas para ser vir sua magestade, como os demais indios, que vinha pedir remédio para lhe darem sua mulher e demais parentes que lhe haviam tomado contra sua vontade.

O que visto por eles oficiais da Camara, assentaram que fosse notificado Baltezar Gonsalvez como Pai que é do dito moço, que: "Com pena de quinhentos cruzados, aplicados para os fortes da Bahia de S. Salvador, e cativos, e dois anos de degredo para "Maçangano", mandasse vir os ditos indios que seu filho e vizinhos tinham tomado aos indios que presentes estavam, etc."

E outro sim, requereu mais, o dito procurador do Conselho que por dito destes indios estava informado que desciam muitos Carijós para esta Capitania a servir a S. Magestade e o sr. Lopo de Souza, e que vinham muito faltos de mantimentos e ferramentas, por cujo respeito morriam muitos amingos, e havia muito tempo que haviam partido e não chegavain por lhes faltar o que dito tem.

Que lhes requeria a eles ditos oficiais pusessem cobro nisso, pois era tão importante, o serviço de Deus, que mandassem lá, a seu caminho, com soccorro, alguns homens da terra suficientes para isso, ou fossem eles em pessoa para que viessem: mais seguros. E se acôrdaram que tratariam disso com o povo, e o que accordassem se faria, para serviço de Deus e de sua Magestade, e do sr. Lopo de Souza. »

seAfim de se fazer um juizo bem claro do estado da ca pitania de S. Vicente nesta época, antese depois do litigio entre os donatarios, vamos transcrever, neste capitulo referente aos Carijós, mais um importante documento da Cama ra de S Paulo.

É uma carta, dirijida ao donatario da Capitania, em Portugal, no qual os paulistas dessa época, com o desembaraço e a altivez que lhes era caracteristica, dão conta do estado da terra e da maneira porque eram explorados pelos governadores e mais autoridades.

Quanto a guerra ao gentio, nessa época em que os paulistas, apezar das proibições, já batiam e devastavam os sertões em todos os sentidos, dizem os camaristas que:ars primeiros indios christavs vizinhos, são quase todos acabados, mas no sertão ha infinidade deles e muitas nações etc. >

Que se descermos ( esse gentio ) será causa de grande proveito principalmente o gentio Carijó, que está a oitenta legoas daqui, por mar e por terra, e se afirma que podem ser duzentos mil homens de arco. » A carta, á qual nos re ferimos, é a que se segue. [p.763]
Registros mencionados (5)
08/03/1609 - Procurador do Couselho Antonio Camacho, dizia em vereança, que "lhe constava a vinda do gentio Carijó para esta vila, e que os mesmos vinhão maltratados e faltos de mantimentos, de modo que parecia bem socorre-los [20883]
03/04/1609 - “muita gente que se vinha para cá, por outro caminho (...) paragem chamada Atuahy (Itú), perto de Piassaba, e perto donde vivia Baltezar”: O relato de André da Aldeia do Forte [20881]
25/01/1660 - Documento [20889]
15/05/1660 - Foi lavrado o auto de posse de Capitão-mór, Ouvidor e Alcaide mór, a Gabriel de Lara, nomeado por D. Alvaro Pires de Castro e Souza - Marquez de Cascaes [20950]
30/11/1660 - Salvador Correia de Sá e Benevides, governador do Rio Janeiro e Administrador das Minas, desejando averiguar dos motivos do pouco rendimento das minas chega em Paranaguá [20871]





  Caciques
  Últimas atualizações
  31/10/2025 01:47:01º de
abrir registro
   
Formada a maior bandeira de Manuel Preto e Antônio Raposo Tavares, era composta por 69 brancos, 900 mamelucos e 2 mil indígenas, demonstrando o enorme peso demográfico ameríndio naquele ambiente
Setembro de 1629. Atualizado em 23/10/2025 15:51:01
Relacionamentos
 Cidades (2): São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (10) Francisco de Saavedra (n.1555), Antônio Raposo Tavares (1598-1659), Ascenso Luiz Grou (1575-1653), Ascenso Ribeiro, Domingos Jorge Velho (1611-1670), Jerônima Dias, Luís Eanes Grou (1573-1628), Miguel Garcia Carrasco (1595-1658), Simão Álvares Martins (Jorge) (1573-1636), Vitória Gonçalves
 Temas (4): Bandeirantes, Belgas/Flamengos, Habitantes, Italianos






  Caciques
  Últimas atualizações
  23/10/2025 15:32:27º de
abrir registro
   
João Ramalho fundou uma povoação / vila de Santo André
8 de Setembro de 1553, terça-feira. Atualizado em 23/10/2025 15:32:27
Relacionamentos
 Cidades (2): Santo André/SP, São Paulo/SP
 Pessoas (3) Antônio de Oliveira (43 anos), Francisco de Saavedra (n.1555), João Ramalho (67 anos)
 Temas (2): Guaianás, Vila de Santo André da Borda





  Caciques
  Últimas atualizações
  24/10/2025 02:18:03º de
abrir registro
   
“Já podemos queimar livros?” Sagran Carvalho. Consultado em Café no Front, pingback.com/cafe-no-front
18 de março de 2023, sábado. Atualizado em 24/10/2025 02:18:03
Relacionamentos
 Cidades (3): Santana de Parnaíba/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (3) João Ramalho (1486-1580), Piqueroby (1480-1552), Martim Afonso de Melo Tibiriçá (1470-1562)
Registros mencionados (1)
09/07/1562 - Nas vésperas da invasão, Tibiriçá foi visitado por seu sobrinho Jaguanharo (filho de Piquerobi) que tentou convencê-lo a se unir aos tamoios, mas sua convicção em sua nova fé prevaleceu e recusou a oferta [23023]





  Caciques
  Últimas atualizações
  21/06/2025 02:08:20º de
abrir registro
   
Eldorado. Consulta em Wikipedia
21 de junho de 2024, sexta-feira. Atualizado em 21/06/2025 02:08:20
Relacionamentos
 Pessoas (2) Francisco Pizarro González (1476-1541), Walter Raleigh (1552-1618)
 Temas (11): Amazônia, Caminho do Peabiru, Cordilheira dos Andes, El Dorado, Estradas antigas, Incas, Lagoa Dourada, Nheengatu, Ouro, Peru, Rio Orinoco
Registros mencionados (5)
29/10/1618 - Walter Raleigh foi executado em Londres [1045]
2024 - Cronistas relatam que, assim que o impulsivo Sebastián de Belalcázar ouviu a história, exclamou "Vamos procurar esse índio dourado!" [21484]
2024 - Walter Raleigh (1552-1618) foi preso por suposto envolvimento em uma conspiração contra o rei Jaime I [853]
2024 - Raleigh foi libertado para conduzir uma nova expedição ao Eldorado [1005]
2024 - Jiménez de Quesada, om 60 anos, recebeu a missão de conquistar Los Llanos ("As Planícies"), a leste dos Andes, com a ideia de encontrar Eldorado [578]





  Caciques
  Últimas atualizações
  24/10/2025 02:36:53º de
abrir registro
   
1896
Atualizado em 28/10/2025 05:47:46
Publicação Oficial de Documentos Interessantes para a História e Costumes de São Paulo. Vol. IV
Cidades (5): Barueri/SP, Buenos Aires/ARG, Cananéia/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
Pessoas (12): Afonso Sardinha, o Velho, Aleixo Garcia, Amador Bueno de Ribeira, Bartholomeu Bueno I, Gaspar da Madre de Deus, Luiz Lopes de Carvalho, Padre João de Almeida, Pedro Taques de Almeida Pais Leme, Piqueroby, Francisco I da Áustria, Rui Garcia de Moschera, Sebastião Caboto
Temas (11): Apiassava das canoas, Carijós/Guaranis, Guaianase de Piratininga, Guaramimis, Ouro, Porto em Sorocaba, Portos, Prata, Fortes/Fortalezas, Buraco de Prata, Gentios
Publicação Oficial de Documentos Interessantes para a História e Costumes de São Paulo. Vol. IV
Data: 1896
Créditos: Página 14
    Registros relacionados
1480. Atualizado em 28/10/2025 01:26:10
1°. Provável nascimento do cacique Piqueroby de Ururay
Carta de Pedro Taques de Almeida Pais Leme 1714- 1777) ao Frei Gaspar da Madre de Deus 1715- 1800): Piqueroby, cacique, chefe ou rei de uma das tribos Guaynases, que ocupavam a costa marítima de São Paulo no começo do século XVI. [Página 34]
22 de janeiro de 1531, sexta-feira. Atualizado em 23/10/2025 15:32:20
2°. Bertioga
Piqueroby, cacique, chefe ou rei de uma das tribos Guaynases, que ocupavam a costa marítima de São Paulo no começo do século XVI. Parece que havia firme propósito da parte dos historiadores em ocultar a origem nativa de (um importante personagem da época).
25 de janeiro de 1532, segunda-feira. Atualizado em 23/10/2025 15:32:21
3°. Ramalho aproxima-se á Jerybatuba três dias depois da chegada de Martim Afonso á Bertioga
1535. Atualizado em 24/10/2025 02:52:01
4°. Os espanhóis de Iguape, de que era chefe Ruiz García de Mosquera, ameaçados pelos portugueses de São Vicente (ver 22 de janeiro de 1532), fugiram para a ilha de Santa Catarina
Carta de Pedro Taques de Almeida Pais Leme (1714-1777) ao Frei Gaspar da Madre de Deus (1715-1800):

(...) Entra o ano de 1530 até 1535, e narra o autor, que a Torre de Cabóto, que estava a entrada do Rio, que os espanhóis chamam Terceiro distante de Buenos Ayres 30 léguas, fora arruinada pelos nativos Timbues, e Ruy Moschera lhe havia feito algumas reparações, e não podendo nela conservar-se pelo furor dos nativos, embarcou-se com sua tropa, e saindo ao mar seguio a costa do Norte, e entrou em um porto cômodo, onde achou os naturais do país dispostos a fazerem com ele aliança, e fundou uma pequena fortaleza.

(Note V. Rev.ma., que este porto e Fortaleza que fundou Moschera foi em Cananéa, não dentro da Ilha, mas junto, ou defronte dela. Por este rio entravam os antigos sertanejos á conquista dos Carijós, Tupis, e Gentio chamado dos Patos; e por ele entrou o venerando padre João de Almeida, que recolheu com numeroso Gentio de nação Guarumines, que os aldeou em São Paulo em Maruery, como relata Vasconcelos na vida deste Santo Varão.) [Publicação Oficial de Documentos Interessantes para a História e Costumes de São Paulo. Vol. IV, 1896. Página 15]
1553. Atualizado em 23/10/2025 15:32:26
5°. Nascimento de Suzana Dias. Filha de Lopo Dias e da nativa Bartira
25 de janeiro de 1554, segunda-feira. Atualizado em 23/10/2025 15:32:28
6°. Mudança para Piratininga: Tibiriça e Caiubi
Carta de Pedro Taques de Almeida Pais Leme (1714-1777) ao Frei Gaspar da Madre de Deus (1715-1800):

Parece que havia firme propósito da parte dos historiadores em ocultar a origem indígena de Amador Bueno da Ribeira. pelo lado espanhol, o que é mais discutido e analisado por esses escritores coloniais, apenas conseguiram estes traçar a sua origem a duas gerações, sendo seu pai Batholomeu Bueno e seu avô D. Francisco Remires. [Carta de Pedro Taques de Almeida Pais Leme (1714-1777) ao Frei Gaspar da Madre de Deus (1715-1800). Publicação Oficial de Documentos Interessantes para a História e Costumes de São Paulo. Vol. IV, 1896. Página 38]

Piqueroby, cacique, chefe ou rei de uma das tribos Guaynases, que ocupavam a costa marítima de São Paulo no começo do século XVI. [Carta de Pedro Taques de Almeida Pais Leme (1714-1777) ao Frei Gaspar da Madre de Deus (1715-1800). Publicação Oficial de Documentos Interessantes para a História e Costumes de São Paulo. Vol. IV, 1896. Página 34]
1 de janeiro de 1679, domingo. Atualizado em 27/10/2025 01:19:17
7°. Luiz
Folhas 9 v.° sobre Luiz Lopes de Caró Descobridor de Minas de Prata em 1679; respondeu, que não parece isto a menor dúvida, assim, como não se opõem aquele antes dele, já Afonso Sardinha tenha descoberto Ouro em d.° Piraçoyaba, onde apareceram pedras das quais se extraíra prata. [Página 18]




  Caciques
  Últimas atualizações
  25/02/2025 04:39:58º de
abrir registro
   
Carta de D. Antonio de Añasco ao Sr. Diego Marín Negrón, Governador do Rio da Prata em Buenos Aires
14 de novembro de 1611, segunda-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:39:58
Relacionamentos
 Cidades (3): Buenos Aires/ARG, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (8) Antônio de Añasco Melgarejo (n.1559), Cacique Tayaobá (65 anos), Diego Marin Negron, Fernão Paes de Barros, Jerônimo Leitão, José Cataldino (40 anos), Pedro Vaz de Barros (Vaz Guaçu - “O Grande”) (30 anos), Taubici
 Temas (6): Caminho do Peabiru, Carijós/Guaranis, Léguas, Paranambaré, Rio Paranapanema, Tupis





  Caciques
  Últimas atualizações
  25/02/2025 04:41:42º de
abrir registro
   
Binot, o navegador francês levou consigo para a Europa Içá-Mirim, o filho de Arosca, ‘’Cacique dos Carijós’’
3 de julho de 1504, domingo. Atualizado em 25/02/2025 04:41:42
Relacionamentos
 Cidades (1): São Francisco do Sul/SC
 Pessoas (1) Maximilien François Marie Isidore de Robespierre (1758-1794)
 Temas (2): Carijós/Guaranis, Franceses no Brasil





  Caciques
  Últimas atualizações
  24/10/2025 02:37:52º de
abrir registro
   
Aymberê – O Primeiro “Herói” Nacional
28 de maio de 2022, sábado. Atualizado em 24/10/2025 02:37:52
Relacionamentos
 Cidades (4): Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Sorocaba/SP, Niterói/RJ
 Pessoas (5) Araraí, Aymberê (f.1567), Brás Cubas (1507-1592), Jagoanharó, Konyan-bébe
 Temas (4): Tamoios, Confederação dos Tamoios, Nheengatu, Tupinambás
Registro mencionado
1. Aymberê foi o grande articulador político, visitando os chefes de tribos, convocando-os para uma reunião na Gávea (RJ), em 1563
1 de janeiro de 1563

Aymberê foi o grande articulador político, visitando os chefes de tribos, convocando-os para uma reunião na Gávea (RJ), em 1563. Ali foram discutidas questões relacionadas ao problema da chefia e os planos de guerra. Entre os líderes presentes figuravam vários tupinambás como Pindobuçu, Coaquira, Jagoanharó, Cunhambebe, Araraí e Parabuçu. Aymberê propôs que a chefia fosse entregue a Cunhambebe, que vivia com sua tribo na região de Angra dos Reis e era o mais experiente e feroz inimigo dos peros.
Registros mencionados (2)
01/01/1563 - Aymberê foi o grande articulador político, visitando os chefes de tribos, convocando-os para uma reunião na Gávea (RJ), em 1563 [25997]
1574 - Fim da Confederação dos Tamoios [625]





  Caciques
  Últimas atualizações
  24/10/2025 02:35:09º de
abrir registro
   
22 de janeiro de 1560, sexta-feira
Atualizado em 28/10/2025 06:07:58
Antonio Rodrigues de Almeida pede terras “(...) até se findar no rio da Tapera do Cacique e dali irá por ele abaixo até chegar ao dito regato, onde começou primeiro a partir, que será onde se vê o dito regato meter no rio Anhangavahy”
Cidades (2): São Paulo/SP, Sorocaba/SP
Pessoas (3): Antônio Pinto, Antonio Rodrigues (Piqueroby), Fernão d’Álvares
Temas (4): Mosteiro de São Bento SP, Rio Tamanduatei, São Paulo de Piratininga, Vale do Anhangabaú
“Algumas notas genealógicas: livro de família: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX
Data: 1886
Créditos: Crédito/Fonte: João Mendes de Almeida (1831-1898)01/01/1886
    2 fontes
  1 relacionada

1°. João Mendes de Almeida (1831-1898) - “Algumas notas genealógicas: livro de família: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX”
1886
Em 1560, "um pedaço de terra que, partindo por um regato que está a par do mosteiro de Pirá-tininga, e que irá cortando pelo dito regato até entestar com roças de Fernão Alves, onde foi o primeiro tujipar, e dali irá cortando ao longo do campo até partir com terras de Antonio Pinto, e irá partindo com ele até se findar no rio da Tapera do Cacique, e dali irá por ele abaixo até chegar ao dito regato, onde começou primeiro a partir, que será onde se vê o dito regato meter no rio Anhangavahay". [Página 387]  ver mais




  Caciques
  Últimas atualizações
  30/10/2025 23:50:56º de
abrir registro
   
1916
Atualizado em 28/10/2025 05:47:45
História da Companhia de Jesus na assistência da Espanha vol. 5
Cidades (2): São Paulo/SP, Sorocaba/SP
Pessoas (8): Antônio de Añasco Melgarejo, Bartolomeu de Torales, Cacique Tayaobá, Jerônimo Leitão, Luis de Céspedes García Xería, Pierre-François-Xavier de Charlevoix, Sebastião Fernandes Preto, Taubici
Temas (7): Caminho do Peabiru, Guayrá, Jesuítas, Léguas, Missões/Reduções jesuíticas, Paranambaré, Pela primeira vez
História da Companhia de Jesus na assistência da Espanha vol. 5
Data: 1916
Créditos: Antonio AstrainPágina 542
    Registros relacionados
21 de outubro de 1611, sexta-feira. Atualizado em 24/10/2025 03:39:00
1°. Antonio de Añasco recebeu a notícia de que um grande número de portugueses, originários de São Paulo, avançava pelo caminho que Jerónimo Leitón havia trilhado 30 anos antes em suas malocas pelo Brasil
1. La ciudad de San Paulo es ahora una de las más importantes del Brasil. Por la grandeza de su población, por la fertilidad de su territorio, por la salubridad de su clima, mucho más fresco y agra- dable de lo que pudiera creerse, atendida su latitud; por la industria que se ha desarrollado en su seno, por el comercio activo que ha es- tablecido con otras grandes capitales, la antigua colonia, mirada al- gún tiempo como refugio de bandidos, es ahora considerada como una de las ciudades más prósperas de la América meridional. Hace trescientos años presentaba esta población un aspecto bastante dis- tinto. Fundada en la primera mitad del siglo XVI, habíanse esta- blecido allí primeramente colonos portugueses. Después habían concurrido poco a poco varios aventureros españoles e italianos, atraídos ciertamente por la fertilidad de la tierra, pero todavía más por la impunidad que esperaban para sus crímenes en aquella ciu- dad, algo retirada entonces de las autoridades supremas del Brasil.

Era uso corriente y como tradicional en las colonias portuguesas fundadas en América a orillas del Atlántico, internarse de tiempo en tiempo hacia el Occidente, atravesando los vastísimos bosques de aquellos países, para cautivar los indios y coger los objetos pre- ciosos que pudieran serles de alguna utilidad. Los colonos de San Paulo ejercitaron tal vez más que otros estas empresas, llamadas ma- locas, y se refiere de ellos que las hacían por espacio de meses y a veces de varios años.

De aquí resultó un fenómeno etnográfico que no sabemos que se cuente de otras colonias europeas. Cuando vol- vían de sus malocas, que habían durado cuatro, seis o más años, traían no solamente indios cautivos y otras riquezas del suelo, sino tam- bién algunos hijos, que habían tenido en las indias cautivadas du- rante aquellas expediciones aventureras. A estos muchachos, traídos de los bosques, los llamaban en San Paulo mamalucos, esto es, hijos habidos durante las malocas. De aquí, cqn mudar solamente una letra, vino a aplicarse a esta gente el nombre de la tan conocida milicia de Egipto, que, seguramente, nada tuvo que ver con los habitantes de San Paulo. El P. Charlevoix y otros autores de la Compañía suelen llamar mamelucos a los colonos portugueses que invadieron las reducciones del Paraguay. Nosotros prescindiremos de este mote caprichoso, y llamaremos sencillamente paulistas a los invasores de los pueblos cristianos fundados por los jesuítas españoles.

La primera irrupción de los paulistas en las cristiandades funda- das por nuestros Padres se remonta al año 1611. Nos da noticia de este hecho el capitán Antonio de Añasco, que procuró resistir en cuanto alcanzaron sus fuerzas al brío de los invasores y arrebatarles la presa. Escribiendo al Gobernador del Paraguay, Diego Marín, dice que en 21 de Octubre le llegó nueva de que gran número de portu- gueses, originarios de San Paulo, avanzaban por el camino que treinta años antes había seguido Jerónimo Leitón en sus malocas por el Brasil. Salió al instante con 25 soldados españoles a la aldea de Paranambaré, y halló el pueblo robado por los paulistas, quienes se habían llevado a los indios, diciendo que deseaban colocarlos en ciertas aldeas que tenían los jesuítas portugueses en tierra del Brasil. Siguiendo el rastro de los invasores, pudo alcanzar al capitán Pedro Báez de Barrios, a quien arrebató varios caciques tupíes que le acom- pañaban, metiendo a dos de ellos en collera. Otro grupo de 25 pau- listas se dispersó al oir que les perseguían soldados españoles. Con- cluye el capitán representando que Su Señoría el Gobernador y el P. Provincial del Paraguay deberían escribir al Gobernador de San Paulo y a los Padres portugueses, phra que impidan estas invasiones de los paulistas en jurisdicción de los castellanos, y para que no perturben a los indios del Paraguay, pues si quieren ser cristianos, ya tienen en su tierra reducciones fundadas por Padres de la Compañía (1).(1) Arch. de Indias, 74-6-21. [p. 542, 543]

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.