jesus (157 registros) Wildcard SSL Certificates

AtualizadosRegistros  (157)MaisImagens






  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  20 fontes
abrir registro
   

Partida da expedição de Bras Cubas
junho de 1560. Atualizado em 30/10/2025 09:15:16
Relacionamentos
 Cidades (9): Apiaí/SP, Cubatão/SP, Mogi das Cruzes/SP, Paranapanema/SP, Peruíbe/SP, Piedade/SP, Santos/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (7) Brás Cubas (53 anos), Gaspar Vaz Guedes (n.1560), Jerônimo Leitão, Luiz Martins, Manuel Fernandes Ramos (35 anos), Pandiá Calógeras (1870-1934), Suzana Dias (20 anos)
 Temas (21): Assunguy, Bacaetava / Cahativa, Cachoeiras, Caminho de Pinheiros (Itú-SP), Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Caminho Itú-Porto Feliz, Caminho Itú-Sorocaba, Ermidas, capelas e igrejas, Estradas antigas, Jaguamimbava, Ouro, Pará-mirim, Peru, Piqueri, Rio das Velhas, Rio Paranapanema, Santo Antônio (Sorocaba), Santo Antônio do Piqueri, São Paulo de Piratininga, Serra da Mantiqueira

    20 Fontes
  7 fontes relacionadas

•  Mapa La descrittione di tutto il Peru, de Paolo Forlani
1 de janeiro de 1562, segunda-feira

•  Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo
1 de janeiro de 1914, quinta-feira
A expedição, ou, como mais tarde se denominou, bandeira, partiu no referido mês de junho, não se sabendo se de Santos ou São Paulo, e, pelas instruções que tinha, levou vereda para as bandas do rio São Francisco, ao norte, até ao Pará mirim, seu afluente da margem esquerda.

Passando por terras de Braz Cubas (Mogy das Cruzes), desceram pelo Parahyba, guiados pelos nativos, até a paragem da Cachoeira, onde encontraram o caminho que atravessava do litoral para serra-acima, e, tomando por este caminho (a pé), subiram a serra de Jaquamimbaba (Mantiqueira), foram á barra do rio das Velhas e correram a margem do rio São Francisco até ao Pará-mirim, ou algum tanto adiante, donde voltaram pelo mesmo caminho.

Em execução do artigo 40 do Regimento dado a Thomé de Souza, então Governador Geral na Bahia, Braz Cubas, provavelmente, assentou marcos da barra do rio das Velhas em diante, lavrando disso os competentes autos. Esses marcos deveriam também servir de sinais convencionais para a gente de Vasco Rodrigues Caldas.

"Não há, portanto, dúvida alguma de que Braz Cubas, em caráter oficial, segundo o Regimento de Thomé de Souza, levou incumbência de descobrir ouro e outros metais, assim como ordem para proceder ao reconhecimento geográfico do rio São Francisco e pelo caminho assentar marcos, não constando mesmo haver se cometido esta diligência, posteriormente, a qualquer outro.

De fato, dos documentos e publicações que compulsamos colige-se que, sendo a Capitania de São Vicente uma das principais do Brasil, dela não há memória de qualquer expedição ao norte do sertão antes de 1587, a não ser a de Braz Cubas, no meado de 1560; [p. 22]

•  Primeiro Congresso de História Nacional: Explorações Geográficas, Arqueológicas e Etnográficas
1 de janeiro de 1915, sexta-feira
No "Descobrimento e devassamento do território de Minas Gerais", procuramos mostrar que, por mandado do governador geral Mem de Sá, Braz Cubas foi ao rio São Francisco e o explorou no intento de descobrir as serras de ouro e de prata, resultando verificar-se a não existência destas na parte explorada, da barra do rio das Velhas para o norte, isto é, em uma boa extensão acima e abaixo do paralelo de Porto-Seguro. [Primeiro Congresso Nacional de História Nacional, 1915. Página 394]

•  História Geral Da Civilização Brasileira V 11 Economia E Cultura ( 1930 1964) Topics História do Brasil
1 de janeiro de 1997, quarta-feira
Apesar disso alguns anos depois, foram promovidos, na Capitania de São Vicente, algumas modestas tentativas para a localização de minerais preciosos, entre as quais as sondagens efetuadas na baixada litorânea vicentina e nos rios que descem da serra do Cubatão. Algum ouro aluvional foi aí localizado, concorrendo para que Mem de Sá enviasse ao interior Brás Cubas, provedor da Capitania de São Vicente, e Luís Martins, prático em mineração e indicado pela Coroa portuguesa para examinar as minas de metais existentes no Brasil. Duas expedições realizaram-se. Uma, em 1560, chefiada por Martins, em fins de 1561 e início de 1562, a poucas léguas de Santos, à região do Jaraguá ou à Caatiba, atual Bacaetava. Ouro e pedras verdes teriam sido encontrados.

•  PARANHOS, Paulo. A passagem bandeirante pelo Caminho Velho das Minas. Gerais. Revista da ABRASP, nº 11, 2005
1 de janeiro de 2005, sábado
2. As primeiras bandeirasDeixando de lado a entrada de Pero Lobo, em 1º de setembro de 1531, considerada por uns tantos historiadores como a primeira bandeira ocorrida no Brasil, comecemos com Braz Cubas e Luis Martins que, partindo de Santos ou de Piratininga, por volta de 1560, e passando pelas terras do primeiro (na atual Mogi das Cruzes), desceram pelo rio Paraíba, guiados por alguns indígenas, até a paragem da Cachoeira (atual Cachoeira Paulista), onde encontraram o

Caminho que atravessa o litoral para serra acima e tornando por esse caminho subiram a serra, foram à barra do rio das Velhas e correram a margem do São Francisco até o Paramirim, ou até algum tanto adiante, donde voltaram pelo mesmo caminho (LEITE. 1961, 57). [p. 14]

•  Fronteiras do sertão baiano: 1640-1750, 2010. Márcio Roberto Alves dos Santos
1 de janeiro de 2010, sexta-feira
Em 1725, possivelmente atendendo a uma demanda do governador, Leal escreve uma longa carta a ele, na qual reporta as expedições de busca de minerais preciosos que já haviam percorrido o sertão da Bahia.246 Valendo-se de informações orais colhidas durante os seus trabalhos no sertão, Leal recua a sua exposição aos tempos da expedição malograda de Gabriel Soares de Sousa (1591).

Investiga também um antigo copiador de cartas do explorador Belchior Dias Moreia, que, como vimos, morrera sem revelar o resultado das suas pesquisas minerais no interior da Bahia. Menciona ainda, baseando-se na tradição oral, a informação de que “um paulista fulano de Cubas chegara ao Paramirim aonde descobrira um grande haver voltando para S. Paulo a convocar vários parentes e amigos”.

A segunda expedição organizada por Cubas, continua Leal, malograra, pois a tropa não chegara ao Paramirim. O sertanista parece desconhecer a época em se deu essa expedição do paulista Cubas, mas não há dúvida de que se trata da entrada organizada por Brás Cubas entre 1560 e 1561, que partiu de Santos e teria chegado pelo vale do São Francisco até a barra do afluente Paramirim. 19975" Consta ainda, entre as muitas notícias incluídas nesse manuscrito de 19 laudas, a importante informação de que o nome “Jacobina” se referia, na realidade, a dois lugares diferentes. Segundo Leal, índios velhos lhe haviam declarado que a Jacobina em que o sertanista atuava não era o mesmo lugar que tinha esse nome na tradição oral indígena, localizado a 30 léguas da vila.

Essa carta não está assinada, mas, como vimos, é inegavelmente de autoria de Pedro Barbosa Leal. Da mesma forma um segundo documento, em 11 laudas, de assinatura ilegível, igualmente de 1725, em que o autor nos dá diversas evidências de se tratar também do sertanista baiano.248

A mais forte dessas evidências é a de que, segundo o autor, foi ele o responsável, por ordem do governo-geral, pelo estabelecimento das Minas do Rio das Contas e da Vila de Nossa Senhora do Livramento. Nessa carta, escrita quatro meses antes do primeiro documento analisado, Leal aborda elementos históricos e geográficos da ocupação da área central do sertão baiano e traça uma divisão territorial dessas regiões que me será [p. 137]

•  Localização do Rio São Francisco
10 de outubro de 2024, quinta-feira
Perguntei ao se conhecia algum mapa, datado em 1562, que registrasse o rio São Francisco.

Sim — existe um mapa de 1562 que retrata o rio São Francisco, embora de forma estilizada e nem sempre precisa geograficamente. Trata-se da famosa obra Americae Sive Quartae Orbis Partis Nova et Exactissima Descriptio, produzida pelo cosmógrafo espanhol Diego Gutiérrez, com gravuras de Hieronymus Cock, publicada em Antuérpia em 1562 .

O que esse mapa apresenta:

Cobertura de toda a América Central e América do Sul, com destaque para o litoral brasileiro .Representação de grandes rios, incluindo o Amazonas e possivelmente o São Francisco, embora sem detalhes topográficos internos precisos.Nomeações e elementos decorativos como brasões de armas, figuras mitológicas e a primeira aparição impressa do nome Califórnia .Pode-se observar a influência das informações aportadas pelas expedições espanholas e portuguesas até meados do século XVI, usados na construção do mapa .

Quanto ao Rio São Francisco:

Embora o mapa não destaque explicitamente com clareza o São Francisco, a presença de suas nascentes cartográficas no litoral sul-brasileiro já era conhecida por portugueses e espanhóis, refletida na topografia geral do mapa. Em mapas posteriores ou mais regionais (como o de Bartolomeu Velho, 1561–62), ele aparece com mais detalhe e ligação às bacias do Paraguai e do Prata, mesmo que de forma confusa .

Resumo:

O mapa de Diego Gutiérrez de 1562 é a principal referência cartográfica da época. Ele inclui, de forma geral, a costa brasileira e a bacia do rio São Francisco, embora sem precisão interna.

Para representações mais detalhadas do rio, geralmente são usados mapas regionais posteriores ou fac-símiles especializados.

Se desejar, posso tentar encontrar um mapa que destaque claramente o São Francisco com nomes legíveis (como Bartolomeu Velho, 1561), ou direcionar a reproduções em acervos digitais como a Biblioteca do Congresso ou a UNESCO. Quer seguir por esse caminho?


Informei então, que havia o mapa "La descrittione di tutto il Peru", de Paolo Forlani.

Excelente achado! O mapa La Descrittione di Tutto il Peru, de Paolo Forlani, é uma peça cartográfica muito interessante, e realmente relevante para o estudo de divergências na representação do rio São Francisco.

Sobre o mapa:Título completo: La Descrittione di Tutto il PeruAutor: Paolo Forlani (cartógrafo veneziano)Data: 1562
Origem: Veneza
Estilo: Mapa europeu do Novo Mundo com foco na América do Sul, baseado em informações tanto espanholas quanto portuguesas.
Disponível em acervos como: Biblioteca do Congresso (EUA), Gallica (França) e outras bibliotecas digitais.

O que torna esse mapa relevante:

Embora o título se refira ao Peru, o mapa inclui grande parte da América do Sul, com destaque ao Brasil atlântico. Ele apresenta grandes rios, entre eles um que muitos estudiosos interpretam como o rio São Francisco — mas:

Ele não aparece com esse nome no mapa.O traçado e a localização geográfica do rio sugerem um curso mais ao sul ou com direção errada em relação ao que se conhece hoje.Isso contraria a narrativa de que a foz teria sido reconhecida e nomeada em 1501 por Américo Vespúcio, já que esse mapa de 1562 não apresenta o nome "São Francisco" para esse rio — mesmo 60 anos após essa data.

Interpretação possível:

Se esse mapa ignora ou redesenha o rio São Francisco com outro nome ou curso, isso pode indicar:

1. Que os cartógrafos venezianos (como Forlani) tinham acesso a fontes de informação diferentes das portuguesas.

2. Que, mesmo décadas após a “descoberta”, o reconhecimento geográfico do interior brasileiro ainda era precário e impreciso.

3. Que o nome “São Francisco” não estava consolidado na cartografia internacional ainda em 1562 — o que desafia a versão tradicional sobre o batismo do rio em 1501.

Conclusão:

Você pode estar lidando com uma divergência histórica e cartográfica real, que levanta questionamentos sobre a data e autoria da nomeação do rio São Francisco.

Se quiser, posso te ajudar a comparar esse mapa com outros da mesma época, ou te apoiar na análise crítica dessa divergência para um trabalho mais aprofundado. Deseja isso?




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  18 fontes
abrir registro
   

Carta de Brás Cubas (1507-1592) ao rei de Portugal, Dom Sebastião (1554-1578)
25 de abril de 1562, quarta-feira. Atualizado em 20/08/2025 06:12:13
Relacionamentos
 Cidades (8): Araçoiaba da Serra/SP, Ibiúna/SP, Itu/SP, Ivaiporã/PR, Santos/SP, São Paulo/SP, São Roque/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (5) Brás Cubas (55 anos), Dom Sebastião, o Adormecido (8 anos), Francisco de Assis Carvalho Franco (1886-1953), Luiz Martins, Orville Derby (1851-1915)
 Temas (13): Assunguy, Bacaetava / Cahativa, Bituruna, vuturuna, Caminho de Pinheiros (Itú-SP), Grunstein (pedra verde), Jacotinga, Lagoa Dourada, Léguas, Ouro, Pela primeira vez, Rio Sorocaba, Serra de Araçoiaba, Serra de Jaraguá

    18 Fontes
  2 fontes relacionadas

•  “História Geral das Bandeiras Paulistas, escrita á vista de avultada documentação inédita dos arquivos brasileiros, hespanhois e portugueses”, Tomo I. Afonso d´Escragnolle Taunay (1876-1958)
1 de janeiro de 1924, terça-feira
Em 1560 partia Braz Cubas levando Martins consigo e grande séquito, tudo a sua custa. Caminharam 300 léguas, voltando com amostra de minerais. Como tornasse "muito doente do campo" não pôde acompanhar Luiz Martins que, a 30 léguas de Santos, achou ouro excelente, tão bom como o da Costa Mina. Entende Basílio de Magalhães que a viagem deve ter ocorrido de fins de 1561 a princípios de 1562. Julga Calogeras que esta expedição tomou o rumo do sul, demandando terras provavelmente do vale da Ribeira pois se refere a Cahatyba que um documento de 1606 dizia estar a 25 léguas do Araçoyaba.

Que percurso terá feito Braz Cubas? Entendem os autores que se internou em terras hoje mineiras observando Calogeras que, se tal foi o seu rumo, quando muito chegou ao curso médio do rio das Velhas, contrariando pois uma hipótese de Francisco Lobo L. Pereira. Assim também pensa que as amostras minerais enviadas ao Rei tirou-as da região de Apiahy.

Segundo ele próprio declara enviou ao soberano "pedras verdes parecendo esmeraldas". Continua ser o roteiro de Braz Cubas até agora o mais hipotético. [p. 169 e 170]

•  História Geral Da Civilização Brasileira V 11 Economia E Cultura ( 1930 1964) Topics História do Brasil
1 de janeiro de 1997, quarta-feira
Se a conquista do Peru influiu no desinteresse de Martim Afonso pela sua capitania e no desvanecimento dos planos portugueses de atingir a lendária serra da Prata no sertão longínquo, além da demarcação de Tordesilhas, contribuiu também, sem dúvida, para que os povoadores do litoral vicentino se dedicassem principalmente à experiência agrícola da cana-de-açucar, ao tráfico e ao apresamento do nativo.

Apesar disso alguns anos depois, foram promovidos, na Capitania de São Vicente, algumas modestas tentativas para a localização de minerais preciosos, entre as quais as sondagens efetuadas na baixada litorânea vicentina e nos rios que descem da serra do Cubatão. Algum ouro aluvional foi aí localizado, concorrendo para que Mem de Sá enviasse ao interior Brás Cubas, provedor da Capitania de São Vicente, e Luís Martins, prático em mineração e indicado pela Coroa portuguesa para examinar as minas de metais existentes no Brasil. Duas expedições realizaram-se. Uma, em 1560, chefiada por Martins, em fins de 1561 e início de 1562, a poucas léguas de Santos, à região do Jaraguá ou à Caatiba, atual Bacaetava. Ouro e pedras verdes teriam sido encontrados. [p. 317 e 318]




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  7 fontes
abrir registro
   

Mapa de Bartholomeu Velho
1561. Atualizado em 25/02/2025 04:47:00
Relacionamentos
 Pessoas (1) Dom Sebastião, o Adormecido (7 anos)
 Temas (12): Geografia e Mapas, Guayrá, Ilha Brasil, Ilha de Barnabé, Lagoa Dourada, Pela primeira vez, Rio da Prata, Rio dos Dragos, Rio Itapocú, Tamoios, Tordesilhas, Trópico de Capricórnio

    7 Fontes
  2 fontes relacionadas

•  Jornal do Brasil
8 de fevereiro de 1930, sábado

•  O sertão e a geografia. André Heráclio do Rêgo
27 de janeiro de 2016, quarta-feira
(..) contexto que se situa o mito da Ilha Brasil, estudado em suas distintas vertentes por Jaime Cortesão e por Sérgio Buarque de Holanda, e que faz parte relevante da geografia imaginária dos sertões. Para Jaime Cortesão, esse conceito, pelo qual o Brasil formaria uma ilha, separada da América Hispânica pelos rios da Prata e Amazonas, unidos por um grande lago, de onde ambos nasciam, seria uma “razão geográfica” de Estado, oposto ao Tratado de Tordesilhas, e que presidiria a formação territorial do Brasil.

Ainda para Cortesão, o mito da Ilha Brasil seria a tradução da “consciência perfeita da unidade geográfica, econômica e humana” que caracterizaria o Brasil. Segundo ele, é “na cartografia antiga que deparamos os melhores documentos sobre a evolução e a importância daquele mito na história do Brasil”.

Essa concepção de uma Ilha Brasil rodeada pelo oceano e por dois grandes rios, unidos por um lago, apareceu em cartas como a de Bartolomeu Velho, de 1561, na qual o rio da Prata e o rio Pará, provavelmente o Tocantins de hoje, “ligam-se pela Lagoa Eupana, ao sul da qual se vê o Mar Grande ou Paraguai, que identificamos com o pantanal dos Xarais”. Dessa mesma lagoa partia o rio de São Francisco, “o qual se reúne por um lago menor ao Parnaíba e mais abaixo ao Paraná, que por sua vez se reúne à Lagoa Eupana”.




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  6 fontes
abrir registro
   

Carta escrita por Felipe de Guillen, provedor da fazenda da Capitania de Porto Seguro, ao Rei D. João III
julho de 1550. Atualizado em 28/10/2025 16:16:26
Relacionamentos
 Cidades (1): Sorocaba/SP
 Pessoas (2) Felippe Guilhem (n.1487), João III, "O Colonizador" (48 anos)
 Temas (13): Capitania de Porto Seguro, Lagoa Dourada, Montanha Sagrada DO Araçoiaba, Nheengatu, O Sol, Ouro, Pela primeira vez, Peru, Porcos, Rio dos Porcos, Rio Jequitinhonha, Rio Paraguay, Sabarabuçu

    6 Fontes
  3 fontes relacionadas

•  Descobrimento e Devassamento
1 de janeiro de 1902, quarta-feira
Para consecução do fim que lhe estava recomendado, adotou Thomé de Souza primeiramente um alvitre que tinha de necessariamente frustar-se sobre ter sido desastroso: expediu da Bahia para o lado de Pernambuco uma galé ao mando de Miguel Henriques a quem ordenou que entrasse pelos rios dentro até onde mais não pudesse "que desejo eu muito de saber (escrevia Thomé de Souza) o qual vai por terra para ver si posso descobrir alguma boa ventura para Vossa Alteza, pois esta terra e o perun (Perú) é toda uma" (27) [p. 556]

•  Primeiro Congresso de História Nacional: Explorações Geográficas, Arqueológicas e Etnográficas
1 de janeiro de 1915, sexta-feira
De uma carta de Felippe Guilhem, vê-se que a serra resplandescente, suposta serra do ouro ficava a oeste de Porto Seguro, ao lado ocidental de um grande rio, junto dele. Esse veio de água era o rio Grande (Jequitinhonha), o qual, no regimento dado a Thomé de Sousa, foi designado sob o nome de Peraçú.

•  Paraupava e Sabarabuçu: estudo dos nomes, 12.2011. Revista de Linguística e Teoria Literaria*
1 de dezembro de 2011, quinta-feira
Paraupava e Sabarabuçu- Os portugueses, com o passar dos anos, foram sendo informados pelos indígenas que no interior do Brasil existia uma Grande Lagoa, na qual se encerravam imensas riquezas. Além disso, informavam que os rios do Prata e seu grande formador o Paraguai, mais o São Francisco nasciam naquela famosa Lagoa.

Nela também se dizia nascer um grande rio que desembocava na foz do Amazonas, o qual não tinha nome. A partir dessas informações os cosmógrafos passaram a desenhar no interior do continente uma grande lagoa e a ela ligaram as fozes dos rios Prata, São Francisco e Amazonas.

O mito da Lagoa Paraupava tinha como complementar o da Serra de Ouro, denominada pelos indígenas de sol da terra, Sabarabuçu. A notícia da Serra Resplandecente surge em 1550, em uma carta escrita por Felipe de Guillen, provedor da fazenda da Capitania de Porto Seguro, ao Rei D. João III. Segundo Guillen, alguns índios que foram à Capitania de Porto Seguro informaram que viviam junto de um grande rio, o qual se encontrava próximo a uma serra, na qual diziam haver muito ouro.

Devido a esse fato, os índios relatavam que a serra resplandecia muito. A Serra Resplandecente também recebia as seguintes denominações:

Itaberaba-açu, Taberaboçu e Sabaraboçu. Segundo Sampaio (1987, p. 310), SABARABAÇU – ant. Tabará-boçú, corrupção de Itaberaba-uçú, significa pedra reluzente grande, ou cristal grande. Entende-se como serra resplandecente.

Conforme o autor, tratava-se de um lugar lendário entre os colonos do primeiro século da conquista. Esta serra resplandecente que os indígenas em sua língua chamavam Itaberabuçú, transformada por corrupção em Taberabuçú e mais comumente em Sabarabuçú, passará a ser, por todo o século seguinte, o alvo das mais arrojadas expedições sertanistas.

O outro mito, Sabarabuçu, encontrava-se junto à Lagoa Paraupava. Ou seja, a serra resplandecente estava localizada junto à Lagoa; caso fosse descoberta uma delas, a outra estaria por perto. Nessas condições, quando uma bandeira se dirigia aos sertões à procura da Lagoa Paraupava, aproveitava a oportunidade para procurar Sabarabuçu, com o propósito de encontrar ouro, esmeraldas e outras pedras preciosas. Desmitificando o mito Paraupava, Sabarabuçu também se rompia.




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  5 fontes
abrir registro
   

Afonso Sardinha, o moço, encontrava-se em pleno sertão acompanhado de “alguns mancebos e mais de cem índios cristãos” em demanda de ouro e outros metais / Metalúrgicos se estabeleceram na região / Carijós fogem para Paranapanema
14 de novembro de 1598, sábado. Atualizado em 13/10/2025 22:25:31
Relacionamentos
 Cidades (2): Ivaiporã/PR, Sorocaba/SP
 Pessoas (5) Afonso Sardinha "Moço" (f.1604), Afonso Sardinha, o Velho (67 anos), Diogo Gonçalves Lasso (f.1601), Francisco de Sousa (58 anos), Henrique da Cunha, velho (38 anos)
 Temas (5): Bacaetava / Cahativa, Carijós/Guaranis, Fazenda Ipanema, Ouro, Caminhos/Estradas até Ibiúna

    5 fontes
  1 fonte relacionada

•  História Geral Da Civilização Brasileira V 11 Economia E Cultura ( 1930 1964) Topics História do Brasil
1 de janeiro de 1997, quarta-feira
Continuando essas primeiras sondagens de ouro na Capitania de São Vicente, o mameluco Afonso Sardinha, cognominado "o moço”, localizou ouro de aluvião na serra da Mantiqueira, em Guarulhos, no Jaraguá e em São Roque. Em 1598, promoveu uma entrada que chegou às proximidades das nascentes do rio São Francisco. [p. 318]




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  3 fontes
abrir registro
   

Estrada Real - Brasil - Facebook
27 de agosto de 2021, sexta-feira. Atualizado em 15/09/2025 06:09:42
Relacionamentos
 Cidades (2): Sabará/MG, Salvador/BA
 Temas (7): Escravizados, Estrada Real, Estradas antigas, Gados, Geografia e Mapas, Ouro, Rio das Contas

    3 fontes
  1 fonte relacionada

•  Novas Cartas Jesuíticas (De Nóbrega a Vieira)
1 de janeiro de 1940, segunda-feira




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  2 fontes
abrir registro
   

Daí seguiram alcançando a barra do rio das Velhas / Pirapora/MG
13 de dezembro de 1879, sábado. Atualizado em 09/10/2025 03:43:06
Relacionamentos
 Cidades (2): \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\c10291.txt, Paracatu/MG
 Pessoas (2) Orville Derby (28 anos), Teodoro Fernandes Sampaio (24 anos)
 Temas (5): “Parateí”, Bituruna, vuturuna, Ouro, Rio das Velhas, Serra dos Guaramumis ou Marumiminis

    2 fontes
  1 fonte relacionada

•  “Na capitania de São Vicente” II. Washington Luís (1869-1957), 11° presidente do Brasil
1 de janeiro de 1957, terça-feira




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  2 fontes
abrir registro
   

Mapa de America Meridional, dispuesto y gravado por D. Juan de la Cruz Cano y Olmedilla
1775. Atualizado em 24/10/2025 02:36:33
Relacionamentos
 Cidades (21): Apiaí/SP, Bituruna/PR, Botucatu/SP, Botucatu/SP, Cananéia/SP, Cotia/Vargem Grande/SP, Curitiba/PR, Guaratuba/PR, Iguape/SP, Itu/SP, Jundiaí/SP, Mogi Mirim/SP, Paranaguá/PR, Paranaguá/PR, Piracicaba/SP, Piracicaba/SP, Santos/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP, Vacaria/RS
 Pessoas (1) Pedro Cubas (1538-1628)
 Temas (42): Bituruna, vuturuna, Caminho Sorocaba-Itapetininga, Caminho velho de Juquiri, Cayacangas, Encarnação, Ermidas, capelas e igrejas, Escama, Estradas antigas, Geografia e Mapas, Guayrá, Hiapó, Hiapó, Monserrate em Cotia, Morro do Tayó, Morungaba, Pitanguy, Redução de S Xavier e S Inácio (Itamaracá), Registro de Animais, Ribeirão das Furnas, Rio Anhemby / Tietê, Rio Apiay, Rio Capivari, Rio Capivari, Rio da Ribeira, o Isubay, Rio dos Porcos, Rio Guapeí, Rio Iguaricatú, Rio Jundiaí, Rio Juquiri, Rio Paranaguá, Rio Paranapanema, Rio Piracicaba, Rio Pirapo, Rio Sorocaba, Rio Tibagi, Rio Tibagi, Rio Verde, Samambaya, San Xavier del Yupabay, Serra de Paranapiacaba, Suptrabu, Suptrabu

    2 Fontes
   fontes relacionadas




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   

A new and accurate map of Brazil, de Emanuel Bowen
1747. Atualizado em 03/09/2025 04:48:29
Relacionamentos
 Cidades (7): Cabo Frio/RJ, Cananéia/SP, Paranaguá/PR, São Paulo/SP, São Sebastião/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Temas (18): Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Curiosidades, Estradas antigas, Geografia e Mapas, Guayrá, Lagoa de Pernagua, Lagoa Dourada, Lagoas, Loreto, Nossa Senhora de Loreto del Pirapó, Redução de Loreto, Rio Anhemby / Tietê, Rio Ivahy (Guibay, Hubay), São Paulo de Piratininga, Serra dos Guaramumis ou Marumiminis, Trópico de Capricórnio, Ugna

    1 Fontes
   fontes relacionadas




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   

D. Francisco chegou a São Paulo em maio de 1599 com grande comitiva
5 de maio de 1599, quarta-feira. Atualizado em 24/10/2025 02:18:27
Relacionamentos
 Cidades (5): Araçoiaba da Serra/SP, Cotia/Vargem Grande/SP, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (17) Afonso Sardinha, o Velho (68 anos), Anthony Knivet (39 anos), Antonio Camacho (n.1556), Antônio de Marins Loureiro, Antonio de Proença (59 anos), Antonio Raposo, o Velho (42 anos), Cornélio de Arzão (f.1638), Diogo Nunes, Francisco da Gama (29 anos), Francisco de Sousa (59 anos), Gabriel Soares de Sousa (1540-1591), Gerhart Bettinck ou Geraldo Betting (24 anos), Geraldo Correa, João Antonio Cabral Camello, João Soares, Lopo de Souza (f.1610), Wilhelm Jostten Glimmer (19 anos)
 Temas (17): Algodão, Bacaetava / Cahativa, Belgas/Flamengos, Caminho de Paranapiacaba, Caminho de Piratininga, Caminho do Ibirapuera/Carro, Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Capitania de São Vicente, Cavalos, Ermidas, capelas e igrejas, Fortes/Fortalezas, Habitantes, Ouro, Sabarabuçu, Ybyrpuêra, Peru

    1 fontes
  1 fonte relacionada

•  MARCHA PARA OESTE
1 de janeiro de 1970, quinta-feira




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   

Lançada a obra Pero de Magalhães Gândavo, “Tratado da Terra do Brasil”
1576. Atualizado em 23/10/2025 15:38:04
Relacionamentos
 Cidades (2): Araçoiaba da Serra/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (4) Afonso Sardinha, o Velho (45 anos), Jorge Ferreira (83 anos), Mem de Sá (1500-1572), Pero de Magalhães Gândavo (36 anos)
 Temas (17): Aimorés, Canibalismo, Capitania do Espirito Santo, Capitania dos Ilhéus, Diamantes e esmeraldas, Grunstein (pedra verde), Ilha Brasil, Lagoa Dourada, Léguas, Medicina e médicos, Metalurgia e siderurgia, Nheengatu, Ouro, Peru, Rio Amazonas, Rio da Prata, Sabarabuçu

    1 fontes
  1 fonte relacionada

•  Descobrimento e Devassamento
1 de janeiro de 1902, quarta-feira




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   

Mapa Brasil Nuova Tavola
1561. Atualizado em 08/09/2025 03:12:43
Relacionamentos

 Temas (1): Geografia e Mapas

    1 Fontes
   fontes relacionadas




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   

MARCHA PARA OESTE
1970. Atualizado em 31/10/2025 15:22:23
Relacionamentos
 Cidades (6): Caraguatatuba/SP, Cuiabá/MT, Itanhaém/SP, Paranaguá/PR, São Paulo/SP, Ubatuba/SP
 Pessoas (9) Afonso d´Escragnolle Taunay (1876-1958), Amador Bueno de Ribeira (1584-1649), Bartholomeu Bueno da Silva, o Anhanguera (1672-1740), Bartolomeu Bueno da Silva (1672-1740), Clemente Álvares (1569-1641), Francisco de Sousa (1540-1611), Luiz Lopes de Carvalho (1623-1711), Padre João Alvares, Rodrigo César de Meneses
 Temas (18): Caminho do Mar, Caminho velho, Carijós/Guaranis, Cavalos, Estradas antigas, Fazenda Ipanema, Gentios, Grunstein (pedra verde), Itacoatiara - Ilha do Cardoso, Lagoa Dourada, Léguas, Payaguás, Pirapitinguí, Rio Paraná, Sabarabuçu, Tamoios, Tordesilhas, Tupiniquim

    1 Fontes
   fontes relacionadas
Registro mencionado
1. D. Francisco chegou a São Paulo em maio de 1599 com grande comitiva
5 de maio de 1599
Registros mencionados (14)
05/05/1599 - D. Francisco chegou a São Paulo em maio de 1599 com grande comitiva [13718]
19/07/1608 - Maria Alvares viúva de Manoel Eannes, moradora antiga, mulher pobre, estava sendo despejada do Tatuapé onde morava e não tinha “donde se meta com seus filhinhos” [21098]
05/02/1609 - Clemente Alvares ganha concessão no porto de Parapitingui: “Martim Rodrigues e Clemente Álvares, seu genro, edem 2 léguas da barra do Yatuahi até a barra do dito ribeiro” [20135]
08/03/1610 - Concecido sesmaria ao Padre João Alvares: “requer ao Capitão Gaspar Conquero meia légua de terra no dito Boigi miri da outra banda (...) Anhembi indo para a Paraíba, e fica esta (...) se o rio Anhembi” [20698]
1611 - Pedido de Sesmaria [20479]
29/01/1611 - Petição que fez Clemente Alvarez [26487]
18/08/1639 - Terras [27209]
11/03/1698 - “Faço saber que a mim me enviou uma petição Luiz Lopes de Carvalho que ele intentava levantar uma fábrica para fundição de ferro na serra de Biraçoyaba termo da vila de N.S. da Ponte de Sorocaba, com ordem que para isso tinha de S. Magestade (...)” [20869]
1720 - Anhanguera retorna volta à Santana de Parnaíba [13424]
1722 - "era impossível reduzir pela violência aqueles homens de ferro; com tal casta de gente mais valia a indústria que a força" [31784]
30/06/1722 - Parte de São Paulo para o descobrimento de minas de ouro em Goiás a bandeira do Anhanguera [11251]
02/08/1723 - Estrada [25544]
06/06/1730 - No retorno de João Antunes Cabral Camelo ocorre uma emboscada [6771]
21/01/1782 - João Baptista Victoriano escreveu uma Representação ao Governador Martim Lopes Lobo de Saldanha reclamando de um alferes que lhe estorvava a empresa do novo descoberto do Morro Ivutucavarú, na capitania de São Paulo [25415]




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   

Efemérides Brasileiras, José Maria da Silva Paranhos Jr. (1845-1912)
1938. Atualizado em 12/10/2025 21:22:14
Relacionamentos
 Cidades (5): Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (12) Bartolomeu Bueno da Silva (1672-1740), Paschoal Fernandes, Pedro Fernandes Sardinha (1496-1556), Pedro II de Portugal (1648-1706), Pedro II de Portugal (1648-1706), Pero Lopes de Sousa (1497-1539), Piqueroby (1480-1552), Sebastião Caboto (1476-1557), Thomas Griggs, Tomé de Sousa (1503-1579), Vasco Fernandes Coutinho (1490-1561), Vicente Yáñez Pinzón (1462-1514)
 Temas (16): Porto de Santa Luzia, República, Rio Amazonas, Rio Anhemby / Tietê, Rio Cubatão, Rio da Prata, Rio dos patos / Terras dos patos, Rio Itapocú, Rio Maruhi, Rio Paraguay, Rio Paranapanema, São Paulo de Piratininga, Tamoios, Temiminós, Tordesilhas, Vila de Santo André da Borda

    1 Fontes
   fontes relacionadas
Registros mencionados (4)
1. A esquadrilha de André Gonçalves entra no Rio de São Francisco
28 de agosto de 1501

A esquadrilha de André Gonçalves e Américo Vespúcio chega ao cabo a que deram o nome de Santo Agostinho. Gonçalves e Vespúcio faziam a exploração da costa brasileira do cabo de São Roque para o Sul. Cumpre notar que o cabo de Santo Agostinho parece ser o de Santa Maria de la Consolación, descoberto no dia 26 de janeiro de 1500 por Vicente Pinzón.
2. Chegada dos navios do capitão-general Sebastião Caboto, em viagem para o sul
3 de junho de 1526

Já existia em 1526, pois aí estiveram arribados, de 3 de junho a 29 de setembro desse ano, os navios do capitão-general Sebastião Caboto, em viagem para o sul, e também desde novembro, dom Rodrigo de Acuña, abandonado em terra, perto do rio de São Francisco, pela nau espanhola S. Gabriel, do seu comando.
3. “(...) desde novembro, dom Rodrigo de Acuña, abandonado em terra, perto do rio de São Francisco, pela nau espanhola S. Gabriel, do seu comando”
novembro de 1526

Já existia em 1526, pois aí estiveram arribados, de 3 de junho a 29 de setembro desse ano, os navios do capitão-general Sebastião Caboto, em viagem para o sul, e também desde novembro, dom Rodrigo de Acuña, abandonado em terra, perto do rio de São Francisco, pela nau espanhola S. Gabriel, do seu comando.
4. Bispo Sardinha foi "comido" por índios Caetés
16 de junho de 1556

1556 — Naufrágio da nau Nossa Senhora da Ajuda, nos baixos de dom Rodrigo. Esse navio, saído da Bahia no dia 2, conduzia para Lisboa o primeiro bispo do Brasil, dom Pedro Fernandes Sardinha, o deão, dois cônegos e alguns homens e senhoras principais da Bahia. Os náufragos foram todos mortos e devorados pelos selvagens, junto à margem esquerda do rio São Miguel.
Registros mencionados (105)
11/10/1492 - As três caravelas de Cristóvão Colombo, navegando em busca das Índias Ocidentais, encontraram neste dia indício seguro de terra próxima e habitada [12185]
26/01/1500 - Vicente Yáñez Pinzón atinge o Cabo de Santo Agostinho no litoral de Pernambuco [9016]
28/08/1501 - A esquadrilha de André Gonçalves entra no Rio de São Francisco [11792]
13/12/1501 - André Gonçalves e Américo Vespúcio descobrem a baía a que deram o nome de Santa Luzia e onde, em 1535, Vasco Fernandes Coutinho fundou a vila do Espírito Santo. [12782]
15/02/1502 - Os navios de André Gonçalves e de Américo Vespúcio, quem, por ordem do rei dom Manuel, exploravam pela primeira vez o litoral brasileiro, do cabo de São Roque para o sul, depois de terem descoberto o Rio de Janeiro [12965]
24/01/1504 - Carta do dom Manuel doando a Fernando de Noronha a "ilha de San Johan" [9896]
18/06/1504 - Américo Vespúcio chega a Lisboa, com 77 dias de viagem (ver sua carta a Soderini) desde Cabo Frio [11146]
04/09/1504 - Carta de Américo Vespúcio a Soderini, em que descrevia as suas viagens e, entre elas, as duas que fizera ao Brasil [11854]
20/09/1519 - Partida, da qual só 18 dos 250 tripulantes sobreviveram [22910]
13/12/1519 - Fernando de Magalhães chega à baía do Rio de Janeiro [12783]
27/12/1519 - Fernando de Magalhães deixa a baía do Rio de Janeiro (ver 13 de dezembro) e prossegue em sua viagem de circunavegação do globo [12823]
10/01/1520 - A armada espanhola chegou ao vasto estuário do Rio da Prata [24940]
03/06/1526 - Chegada dos navios do capitão-general Sebastião Caboto, em viagem para o sul [22010]
29/09/1526 - Partida dos navios do capitão-general Sebastião Caboto, em viagem para o sul [22011]
01/11/1526 - “(...) desde novembro, dom Rodrigo de Acuña, abandonado em terra, perto do rio de São Francisco, pela nau espanhola S. Gabriel, do seu comando”* [22012]
22/04/1529 - Tratado de Zaragoza discute a posse das Ilhas Molucas entre Portugal e Espanha [10664]
01/02/1531 - Envio de Diogo Leite [22014]
04/07/1532 - O capitão Pero Lopes de Sousa parte do Rio de Janeiro para Lisboa com a nau Santa Maria das Candeias e o galeão São Vicente [11279]
11/09/1534 - Terras do continente e a ilha de Santa Catarina foram doadas, com as de Santo Amaro e de Itamaracá, a Pero Lopes de Sousa [20187]
1535 - Os espanhóis de Iguape, de que era chefe Ruiz García de Mosquera, ameaçados pelos portugueses de São Vicente (ver 22 de janeiro de 1532), fugiram para a ilha de Santa Catarina [6203]
23/05/1535 - Vasco Fernandes Coutinho toma posse da capitania que lhe fora doada, desembarcando com pequena expedição de imigrantes no lado meridional da baía de Santa Luzia [10933]
03/12/1535 - Dom Pedro de Mendoza, que na véspera de chegar à baía do Rio de Janeiro lavrou a sentença de morte do mestre de campo de infantaria de sua expedição, Juan Osório [12636]
25/09/1536 - Concessão a Bras Cubas / Pascoal Fernandes e Domingos Pires já tinham estabelecido, a leste do ribeiro de São Jerônimo, depois chamado de “Montserrate” [12063]
11/03/1542 - Chega a Assunção do Paraguai a expedição de Alvar Nuñez Cabeça de Vaca [10231]
17/12/1548 - Regimento (instruções) dado por dom João III a Tomé de Sousa, primeiro governador-geral nomeado para o Brasil: “Primeira Constituição do Brasil” [12815]
07/01/1549 - Carta régia de dom João III, criando no Brasil um governo com jurisdição sobre todas as capitanias e mandando fundar uma fortaleza e uma povoação na Bahia de Todos os Santos [9816]
1550 - Cunhambebe ou Quoniambec (abutre), cacique da tribo Arirah ou Ariró, teria devorado mais de 60 colonos [20383]
1550 - Hans Staden naufraga em Itanhaém [21683]
1551 - Encontro com Bras Cubas [22045]
08/02/1552 - Tomé de Sousa concede a aprovação a Bras Cubas para "povoar" [20205]
24/03/1552 - Parte de Belém (Lisboa) para a Bahia dom Pedro Fernandes Sardinha, primeiro bispo do Brasil (ver 22 de junho de 1552) [10396]
22/06/1552 - Pedro Sardinha chega na Bahia [11186]
11/08/1552 - Capitulação assinada em Monzón concedendo a Jerônimo de Aguayo os poderes necessários para explorar e povoar em nome do rei [11610]
07/08/1553 - Falecimento do primeiro donatário e povoador da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho [11579]
1554 - Temiminós, aliados dos portugueses, que, em 1554, depois de muitas guerras, emigraram para o Espírito Santo [22745]
16/06/1556 - Bispo Sardinha foi "comido" por índios Caetés [11130]
20/05/1560 - A vila de Santo André da Borda do Campo é extinta e incorporada a “nova” São Paulo de Piratininga [29269]
10/07/1562 - Cerco de Piratininga ou A Guerra de Piratininga [8749]
14/09/1563 - Um tratado de paz, que não duraria muito, foi firmado e o padre Anchieta deixa a aldeia dos Tamoios, parte da aldeia do chefe Cunhambebe para Bertioga [11954]
18/01/1567 - O governador-geral do Brasil Mem de Sá entra na baía do Rio de Janeiro com uma esquadrilha [9937]
20/01/1567 - Mem de Sá, governador do Brasil, ataca e toma a paliçada de Uruçu-mirim e a de Paranapucu, na baía do Rio de Janeiro [9950]
08/06/1567 - Segundo Azevedo Marques, Heliodoro Euban foi morto neste dia, em 1569, combatendo contra os franceses em Cabo Frio [11059]
04/03/1568 - Nomeação de Salvador Correia de Sá para capitão-mor e governador da capitania do Rio de Janeiro [10145]
04/08/1578 - Batalha de Kasr-el-Kebir (Alcacer-Kibir) [11551]
18/02/1580 - Nesta data soube-se em Santos que quatro navios de guerra franceses tinham sido repelidos pelos fortes do Rio de Janeiro [13075]
01/09/1585 - A Câmara da vila de São Paulo dirige uma representação ao capitão-mor Jerônimo Leitão [11822]
01/03/1591 - Carta de Filipe III nomeando Pedro de Oliveira sargento-mor do Estado do Brasil, devendo acompanhar o governador dom Francisco de Sousa [10108]
20/04/1592 - Belchior da Costa, por provisão de 20 de abril desse ano, nomeou para uma entrada Afonso Sardinha [27491]
10/07/1592 - Abertura do testamento de Gabriel Soares de Sousa, capitão-mor e governador da conquista e do descobrimento do Rio de São Francisco [11327]
1599 - sem data específica [20840]
10/09/1611 - Lei de dom Filipe III reconhecendo, em princípio, a liberdade dos índios, mas declarando legítimo o cativeiro dos que fossem aprisionados em justa guerra ou dos que fossem resgatados quando cativos de antropófagos [11902]
22/03/1619 - A Capitania de São Tomé, também conhecida como Campo dos Goitacazesou Paraíba do Sul, foi vendida [1051]
30/04/1625 - Assinatura da capitulação dos holandeses em Salvador [10731]
24/05/1625 - Após a vitória do dia anterior, Pedro Teixeira desembarca na ilha de Tucujus (Amazonas) [10942]
19/08/1627 - O governador do Rio de Janeiro, Martim de Sá, concede, nesta data, sesmarias, nos Campos dos Goitacás, aos três irmãos capitães Gonçalo, Manuel e Duarte Correia de Sá [11699]
24/05/1630 - Antônio Ribeiro de Lacerda, cumprindo as instruções do general Matias de Albuquerque, assalta e toma pela madrugada o forte Ernestus [10943]
10/08/1632 - Falecimento de Martim de Sá, tenente-general dos reais exércitos, vice-almirante das costas do mar do sul [11602]
01/02/1635 - Os capitães Martin Soares Moreno e Francisco Rebelo, à frente de 200 homens, na mata do engenho Muçurepe, destroçam 80 holandeses comandados pelo tenente Merling [10023]
09/01/1639 - Bandeirantes paulistas travam combate com espanhóis e guaranis [9828]
16/08/1639 - Pedro Teixeira toma posse da região de Paianino [7938]
13/02/1641 - Os Estados-Gerais da Holanda ordenam que dessa data por diante fossem os portugueses tratados como amigos [11722]
16/01/1648 - Salvador Correia de Sá e Benevides, chegando de Lisboa, toma pela segunda vez posse do governo do Rio de Janeiro [9890]
12/05/1648 - Salvador Correia de Sá e Benevides parte com a expedição destinada à reconquista de Angola [10846]
12/07/1648 - Chega a Quicombo a expedição comandada por Salvador Correia de Sá e Benevides [11345]
17/08/1648 - Salvador Correia de Sá e Benevides assalta a fortaleza do morro de São Miguel, em São Paulo de Luanda [11681]
21/10/1660 - Salvador Correia de Sá e Benevides partiu para São Paulo, foi em pessoa a Paranaguá e concluiu que as minas eram fantasia [18604]
1662 - Os moradores da primitiva povoação formaram uma República [23255]
13/02/1669 - Tratado de paz entre Portugal e Espanha, pondo termo à guerra começada pela revolução de 1o de dezembro de 1640 [11723]
17/07/1674 - A carta régia de 17 de julho de 1674 criou, nas margens do Paraíba do Sul, duas capitanias em favor do visconde de Asseca e de seu irmão João Correia de Sá. Com o correr dos tempos, ficaram as duas reunidas com o nome de capitania do Paraíba do Sul ou de Campos dos Goitacás [23254]
22/01/1680 - Dom Manuel Lobo, governador da capitania do Rio de Janeiro, dá fundo na enseada fronteira às ilhas de São Gabriel [9913]
05/02/1682 - Os irmãos Cabral, Manoel Fernandes de Abreu e Martins Garcia Lumbria, foram autorizados por Carta Régia a explorar os minerais existentes no morro de Ipanema [22883]
05/05/1682 - Carta régia autorizando os paulistas Manuel Fernandes de Abreu, Jacinto Moreira Cabral e Martim Garcia Lombria a estabelecer fundições de ferro em Araçoiaba [10785]
24/02/1684 - Revolta de Beckman no Maranhão [12733]
20/06/1699 - Desde 1671 tinha o eremita Antônio de Caminha construído, dentro de um bosque, no outeiro até então chamado da Ponta da Carioca, uma pequena e frágil capela [11170]
08/08/1709 - Uma nota manuscrita de Francisco Leitão Ferreira dá conta da experiência de um aeróstato [11588]
07/07/1710 - Carta régia ao governador e capitão-general do estado do Maranhão [11305]
11/04/1713 - Tratado de Utrecht entre Portugal e França [9736]
03/12/1735 - Desde 28 de novembro, o governador de Buenos Aires, Salcedo, bombardeava a praça da Colônia do Sacramento e batia as suas muralhas com 20 canhões e dois morteiros [12640]
27/07/1736 - Combate no rio da Prata entre um patacho espanhol vindo da Corunha e o bergantim português Palomita Real [11465]
19/09/1740 - Morre em Goiás, na maior pobreza, o capitão Bartolomeu Bueno da Silva, chamado o Anhanguera, segundo desse nome (ver 30 de junho de 1722). Era natural de Parnaíba, em São Paulo. [11998]
13/03/1748 - Falece em Lisboa Bernardo Pereira de Berredo, governador e capitão-general do Maranhão [10253]
17/01/1751 - Tratado pelo qual se regularam as instruções dos comissários encarregados da execução do Tratado de 13 de janeiro de 1750 [9932]
08/09/1770 - O tenente Cândido Xavier de Oliveira e Sousa (depois general) começa a exploração dos campos de Guarapuava [11893]
17/02/1777 - O coronel do mar Roberto Mac Douall (ver 19 de fevereiro de 1776), comandante da esquadra portuguesa do sul, estava fundeado entre as ilhas do Arvoredo e da Galé (costa de Santa Catarina) [13061]
01/10/1777 - Tratado de Santo Ildefonso [9738]
14/10/1801 - 2° Marquês de Aguiar substitui o 2º Conde de Resende como Vice-rei do Brasil Colonial [7142]
29/11/1807 - Parte do Tejo a frota que conduzia ao Brasil a família real portuguesa [12597]
18/02/1808 - Aviso do príncipe regente dom João, mandando organizar na Bahia a Escola Médica Cirúrgica, proposta pelo doutor José Correia Picanço (primeiro barão de Goiana) [13080]
07/03/1808 - Chegam ao Rio de Janeiro a rainha dona Maria I e o príncipe regente dom João. A cidade ficou sendo, até 26 de abril de 1821, a capital da monarquia portuguesa [5094]
20/02/1819 - É preso em Buenos Aires o agente confidencial do general Lecór, Luís Barroso Pereira [12268]
20/05/1821 - Eleição primária em São Paulo para a escolha dos deputados às Cortes [10913]
15/11/1825 - Carta de lei de dom João VI anunciando a transmissão de direitos [12492]
08/07/1827 - Antônio de Almeida repele e derrota um destacamento argentino [11315]
11/08/1827 - Carta de lei criando os dois cursos jurídicos de São Paulo e Olinda [11619]
04/02/1838 - A barca dinamarquesa Zebra, procedente de Hamburgo, dá fundo sob a proteção do forte de Santo Antônio, da barra da Bahia, ocupado pelos revolucionários [10051]
29/07/1839 - Naufrágio do cúter de guerra Marui na lagoa dos Patos [11489]
02/02/1844 - Formação do quarto gabinete ministerial [10031]
29/12/1864 - Reúne-se às forças brasileiras e orientais, que sitiavam Paissandu, o exército brasileiro do general João Propício Mena Barreto (depois barão de São Gabriel) [9764]
07/12/1866 - Decreto imperial [12693]
03/08/1867 - Combate de arroio Hondo [11548]
07/09/1867 - Ficam abertas à navegação estrangeira, o rio Amazonas até a fronteira peruana, o Tocantins até Cametá, o Tapajós até Santarém, o rio Negro até Manaus, o Madeira até Borba, e o São Francisco até Penedo [11885]
19/08/1868 - Caxias marcha para atacar as posições de Solano López [11703]
28/09/1871 - Promulgada a Lei do Ventre Livre [7539]
07/09/1889 - Tratado de Arbitramento, assinado em Buenos Aires [11889]
25/01/1890 - Quintino Bocaiuva, Ministro de Relações Exteriores, negociou e assinou o Tratado de Montevidéu [7857]




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  0 fontes
abrir registro
   

Primeiro Congresso de História Nacional: Explorações Geográficas, Arqueológicas e Etnográficas
1915. Atualizado em 25/10/2025 18:24:53
Relacionamentos
 Cidades (16): Araçoiaba da Serra/SP, Cotia/Vargem Grande/SP, Ibiúna/SP, Iguape/SP, Itanhaém/SP, Itu/SP, Juquiá/SP, Mogi das Cruzes/SP, Paracatu/MG, Paranaguá/PR, Porto Feliz/SP, São Paulo/SP, São Roque/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP, Ubatuba/SP
 Pessoas (43) Afonso Sardinha, o Velho (1531-1616), Agostinho Barbalho Bezerra, Anthony Knivet (1560-1649), Antonio de Lemos Conde, Brás Cubas (1507-1592), Clemente Álvares (1569-1641), Cristóvão de Barros, Diogo de Unhate (1535-1617), Diogo Domingues de Faria (1618-1690), Diogo Pereira Lima, Fernão Dias Paes Leme (1608-1681), Fernão Paes de Barros (n.1632), Francisco de Sousa (1540-1611), Frei Vicente do Salvador (1564-1639), Gabriel de Lara (f.1694), Gabriel Soares de Sousa (1540-1591), Heliodoro Eobanos Pereira (n.1588), Inácio de Siqueira, Jaime Comas (Jayme Commere), Jerônimo Leitão, João Capistrano Honório de Abreu (62 anos), João Coelho de Souza (f.1574), João de Barros de Abreu (n.1560), João IV, o Restaurador (1604-1656), John Whithal (João Leitão), José da Silva Ferrão, José de Sousa Azevedo Pizarro e Araújo (1753-1830), Leonardo Nunes, Luís Gonzaga da Silva Leme (63 anos), Martim Correia de Sá (1575-1632), Mem de Sá (1500-1572), Orville Derby (64 anos), Pandiá Calógeras (45 anos), Pedro de Sousa Pereira (1643-1687), Pedro de Souza Pereira "o velho" (1610-1673), Pedro Sarmiento de Gamboa (1532-1592), Rodrigo de Castelo Branco, Salvador Correia de Sá e Benevides (1594-1688), Salvador Correia de Sá, O Velho (1538-1631), Salvador Jorge Velho (1643-1705), Teodoro Fernandes Sampaio (60 anos), Thomas Cavendish (1560-1592), Wilhelm Jostten Glimmer (1580-1626)
 Temas (39): “o Rio Grande”, Caminho de Piratininga, Caminho de São Roque-Sorocaba, Caminho do Peabiru, Curiosidades, Ermidas, capelas e igrejas, Geografia e Mapas, Grunstein (pedra verde), Guerra de Extermínio, Itapeva (Serra de São Francisco), Leis, decretos e emendas, M. Itapucú, Minas de Itaimbé, Minas do Geraldo, Montanha Sagrada DO Araçoiaba, Nheengatu, Ouro, Paranaitú, Peru, Prata, Rio Anhemby / Tietê, Rio das Velhas, Rio Itapocú, Rio Jaguari, Rio Jequitinhonha, Rio Mogy, Rio Sapucaí, Rio Sorocaba, Rio Verde, Rio Waivaicari, Vaivary, Verde, Sabarabuçu, Sarapuy / Sapucay, Serra da Mantiqueira, Serra de Araçoiaba, Serra de Jaraguá, Tamoios, Temiminós, União Ibérica, Ytutinga
Registros mencionados (2)
1. Carta escrita por Felipe de Guillen, provedor da fazenda da Capitania de Porto Seguro, ao Rei D. João III
julho de 1550

De uma carta de Felippe Guilhem, vê-se que a serra resplandescente, suposta serra do ouro ficava a oeste de Porto Seguro, ao lado ocidental de um grande rio, junto dele. Esse veio de água era o rio Grande (Jequitinhonha), o qual, no regimento dado a Thomé de Sousa, foi designado sob o nome de Peraçú.
2. Partida da expedição de Bras Cubas
junho de 1560

No "Descobrimento e devassamento do território de Minas Gerais", procuramos mostrar que, por mandado do governador geral Mem de Sá, Braz Cubas foi ao rio São Francisco e o explorou no intento de descobrir as serras de ouro e de prata, resultando verificar-se a não existência destas na parte explorada, da barra do rio das Velhas para o norte, isto é, em uma boa extensão acima e abaixo do paralelo de Porto-Seguro. [Primeiro Congresso Nacional de História Nacional, 1915. Página 394]
Registros mencionados (41)
20/07/1550 - Carta escrita por Felipe de Guillen, provedor da fazenda da Capitania de Porto Seguro, ao Rei D. João III* [24146]
01/06/1560 - Partida da expedição de Bras Cubas* [19975]
1567 - Francisco Barreto, que havia sido governador da Índia e ia á conquista de Monomotapa (1567) [573]
11/02/1584 - Pedro Sarmiento de Gamboa funda a Ciudad Real de Felipe [26980]
01/09/1585 - A Câmara da vila de São Paulo dirige uma representação ao capitão-mor Jerônimo Leitão [11822]
01/11/1585 - Guerra de Jerônimo Leitão: expedição partiu de Santos para exterminar os Carijós [19962]
09/06/1591 - Dom Francisco de Souza tomou posse na cidade de Salvador se tornando o 7° Governador-Geral do Brasil [13717]
25/12/1591 - A vila de Santos é assaltada e “nela encontrou ouro que os Índios trouxeram de um lugar chamado por eles Mutinga” [22524]
1596 - Francisco de Proença acompanhou Diogo Martins Cão numa entrada para a descoberta de Sabaraboçu [20757]
13/05/1598 - Diogo Gonçalves Laço chega á São Paulo [20091]
01/11/1599 - A expedição de Salvador, Martim de Sá e o pirata Anthony Knivet, enviada por D. Francisco de Souza* [20591]
14/07/1601 - Dom Francisco mudou o pelourinho, enviou moradores mas somente os "Sardinha" tinha autorização de entrar nas minas de "Obiracoyava" [9119]
14/07/1601 - Francisco Rodrigues recebeu de D. Francisco de Souza uma sesmaria de uma légua em quadra, rio Sarapui abaixo, além do morro do Araçoiaba, desde a tapera de “Ibapoara”, topônimo desconhecido [17560]
1606 - D. Francisco voltou a Portugal, e, depois, a Valladolid, para onde havia se transferido a corte de Felipe III [20514]
07/03/1608 - Carta de dada de terras de Diogo de Onhate que lhe deu o capitão Gaspar Conqueiro no caminho de aldeia de Tabaobi [24117]
1609 - Segundo os documentos históricos, o seu primeiro povoador foi Diogo de Unhate, morador em Santos, que obteve de Pedro Cubas, delegado de Salvador Correia de Sá, então capitão-mór de Santo Amaro, uma carta de sesmaria compreendendo o terreno entre Ararapira e Superaguy "na parte que se chama Parnaguá" [27113]
01/06/1614 - Sesmarias concedidas a moradores de São Paulo, João de Abreu e Diogo de Unhate [24294]
15/08/1618 - Colar feito em ouro produziu o primeiro regimento das minas [23202]
01/06/1635 - É do Padre Inácio de Siqueira SJ, em junho de 1635, a primeira descrição literária da Ilha de Santa Catarina* [27146]
14/09/1639 - Antão Lopes da Horta substitui Manoel João Branco na administração das Minas de São Paulo [6762]
06/08/1641 - Balthazar Fernandes está em São Vicente como representante de Parnaíba na reunião que trata a representação paulista na coroação de D. João IV [19943]
01/06/1644 - Documento [27942]
07/06/1644 - Ordem do Rei D. João IV para a descoberta das "tais" minas de ouro e prata [21961]
11/11/1644 - Documento [27941]
18/04/1648 - Bartholomeu Fernandes de Faria se torna administrador das Minas de São Paulo [23207]
28/11/1651 - Rei escreve a Pedro de Souza [24463]
30/04/1653 - Pedro de Souza, Administrador das minas, recebeu ordem do Rei Dom João IV para fazer indagações a respeito das minas [21197]
16/12/1667 - Em uma carta régia fica explícito que estas minas eram as míticas jazidas de prata [20919]
01/11/1678 - Jorge Soares de Macedo chegou ao Rio de Janeiro* [23178]
01/04/1679 - Rodrigo Castelo Branco chega as minas de Paranaguá* [22533]
03/10/1679 - Tendo o paulista Diogo Pereira Lima dado a manifesto, por essa época, um ribeiro de ouro de lavagem em Paranaguá, d. Rodrigo proibiu a idade de qualquer pessoa ao dito córrego, enviando o descobrir a outras explorações [23187]
27/04/1680 - D. Rodrigo publica regimento de instruções para os provedores das minas de Iguape e Cananéa, São Paulo, Paranaguá e Curitiba [23176]
02/07/1680 - D. Rodrigo chega na vila de São Paulo [23190]
13/01/1681 - Rodrigo de Castelo Branco encarregou o padre frei João ("Julião", segundo Silva Lisboa) Rangel do descobrimento de umas minas de prata, que lhe constara haver em Itú [23192]
19/03/1681 - Partida de Fernão Dias em busca das minas [23193]
16/07/1683 - Pedro de Souza é nomeado provedor da Fazenda [24440]
15/03/1689 - Segundo o rei Pedro II “os moradores da vila de Sorocaba queriam realizar uma expedição bandeirante em vila Rica e na cidade de Xerez, para comercializarem com os castelhanos daquelas partes, para se melhorarem da pobreza em que viviam de que lhes poderiam resultar conveniências, também e Fazenda Real” [23200]
1720 - Demonstraçam topographica do curso do rio Tieté desde a cidade de S. Paulo, thé a confluencia que forma com o rio Paraná, e desta the a barra do rio Yguatemi & a direção deste, thé as suas origens, bdlb.bn.gov.br/ acervo/handle/ 20.500.12156.3/15628 [25322]
06/05/1758 - Nascimento de Maximilien François Marie Isidore de Robespierre [6197]
1820 - “Memórias históricas do Rio de Janeiro e das provincias annexas à jurisdição do Vice-Rei do Estado do Brasil”. José de Sousa Azevedo Pizarro e Araújo (1753-1830) [24533]
12/01/2023 - "Desaparecimento" de Eliza Silva Samudio* [28132]




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  0 fontes
abrir registro
   

Jornal do Brasil
8 de fevereiro de 1930, sábado. Atualizado em 31/10/2025 12:24:48
Relacionamentos
 Cidades (7): Ilhéus/BA, Jacobina/BA, Lisboa/POR, Porto Seguro/BA, São Francisco de Chagas/BA, São Paulo/SP, Vitória/ES
 Pessoas (9) André de Leão, Anthony Knivet (1560-1649), Barbosa Lima Sobrinho (33 anos), Belchior Dias Moréia (1540-1619), Francisco de Sousa (1540-1611), Pedro Calmon Moniz de Bittencourt (28 anos), Pierre Desceliers, Teodoro Fernandes Sampaio (75 anos), Wilhelm Jostten Glimmer (1580-1626)
 Temas (7): Capitania da Bahia, Capitania de Pernambuco, Gentios, Geografia e Mapas, Habitantes, Ouro, Sabarabuçu
Registros mencionados (5)
1. Mapa de Bartholomeu Velho
1561
2. Mapa "Theatrum Orbis Terrarum" de Abraham Ortelius
1570
3. Mapa
1596
4. Mapa “Amerique Meridionale”, de Nicolas & Guillaume Sanson
1650
5. Foi erigida a vila de São Francisco das Chagas da Barra do Rio Grande
23 de agosto de 1753
Registros mencionados (5)
1561 - Mapa de Bartholomeu Velho [23031]
1570 - Mapa "Theatrum Orbis Terrarum" de Abraham Ortelius [595]
1596 - Mapa [26964]
1650 - Mapa “Amerique Meridionale”, de Nicolas & Guillaume Sanson [24762]
23/08/1753 - Foi erigida a vila de São Francisco das Chagas da Barra do Rio Grande [1697]




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  1 fontes
abrir registro
   

Historia da America Portugueza de Sebastião da Rocha Pita (Pitta)
1730. Atualizado em 15/10/2025 18:36:58
Relacionamentos
 Cidades (10): Araçoiaba da Serra/SP, Botucatu/SP, Cananéia/SP, Cuiabá/MT, Itu/SP, Potosí/BOL, Santana de Parnaíba/SP, Santos/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (2) Apóstolo Tomé Judas Dídimo, Sebastião da Rocha Pita (1660-1738)
 Temas (19): Apoteroby (Pirajibú), Bairro de Aparecidinha, Caminho do Mar, Caminho São Paulo-Santos, Caminho Sorocaba-Botucatu, Caminhos até Cuiabá, Cochipone, Descobrimento do Brazil, Estradas antigas, Léguas, Montanha Sagrada DO Araçoiaba, Ouro, Pela primeira vez, Peru, Prata, Rio da Prata, Rio Paraguay, Serra de Ibotucatu, Serra de Jaraguá

Registros mencionados (3)
24/04/1500 - Os portugueses só desembarcaram nas terras tupiniquins (tribo de índios que habitavam essa região) em 24 de abril de 1500, e ponto de desembarque não é preciso e tão pouco debatido por historiadores [22215]
30/04/1531 - Martim Afonso fundeou no Rio de Janeiro [22544]
10/11/1609 - Sorocaba é citada: as primeiras terras fruto das desapropriações dos homens da “Casa” de Suzana Dias começam a serem concedidas em sesmarias [20086]




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  0 fontes
abrir registro
   

História Geral Da Civilização Brasileira V 11 Economia E Cultura ( 1930 1964) Topics História do Brasil
1997. Atualizado em 30/10/2025 08:51:10
Relacionamentos
 Cidades (10): Araçoiaba da Serra/SP, Cananéia/SP, Cubatão/SP, Curitiba/PR, Guarulhos/SP, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, São Roque/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (9) Afonso Sardinha "Moço" (f.1604), Aleixo Garcia (f.1526), Brás Cubas (1507-1592), Henrique Montes, Luiz Martins, Martim Afonso de Sousa (1500-1564), Mem de Sá (1500-1572), Mem de Sá (1500-1572), Nicolau Barreto
 Temas (16): Assunguy, Bacaetava / Cahativa, Baía de Guanabara, Caminho do Peabiru, El Dorado, Ouro, Peru, Rei Branco, República, Sabarabuçu, Serra da Mantiqueira, Serra de Araçoiaba, Serra de Cubatão , Serra de Jaraguá, Tordesilhas, Vila de Santo André da Borda
Registros mencionados (3)
1. Partida da expedição de Bras Cubas
junho de 1560

Apesar disso alguns anos depois, foram promovidos, na Capitania de São Vicente, algumas modestas tentativas para a localização de minerais preciosos, entre as quais as sondagens efetuadas na baixada litorânea vicentina e nos rios que descem da serra do Cubatão. Algum ouro aluvional foi aí localizado, concorrendo para que Mem de Sá enviasse ao interior Brás Cubas, provedor da Capitania de São Vicente, e Luís Martins, prático em mineração e indicado pela Coroa portuguesa para examinar as minas de metais existentes no Brasil. Duas expedições realizaram-se. Uma, em 1560, chefiada por Martins, em fins de 1561 e início de 1562, a poucas léguas de Santos, à região do Jaraguá ou à Caatiba, atual Bacaetava. Ouro e pedras verdes teriam sido encontrados.
2. Carta de Brás Cubas (1507-1592) ao rei de Portugal, Dom Sebastião (1554-1578)
25 de abril de 1562

Se a conquista do Peru influiu no desinteresse de Martim Afonso pela sua capitania e no desvanecimento dos planos portugueses de atingir a lendária serra da Prata no sertão longínquo, além da demarcação de Tordesilhas, contribuiu também, sem dúvida, para que os povoadores do litoral vicentino se dedicassem principalmente à experiência agrícola da cana-de-açucar, ao tráfico e ao apresamento do nativo.

Apesar disso alguns anos depois, foram promovidos, na Capitania de São Vicente, algumas modestas tentativas para a localização de minerais preciosos, entre as quais as sondagens efetuadas na baixada litorânea vicentina e nos rios que descem da serra do Cubatão. Algum ouro aluvional foi aí localizado, concorrendo para que Mem de Sá enviasse ao interior Brás Cubas, provedor da Capitania de São Vicente, e Luís Martins, prático em mineração e indicado pela Coroa portuguesa para examinar as minas de metais existentes no Brasil. Duas expedições realizaram-se. Uma, em 1560, chefiada por Martins, em fins de 1561 e início de 1562, a poucas léguas de Santos, à região do Jaraguá ou à Caatiba, atual Bacaetava. Ouro e pedras verdes teriam sido encontrados. [p. 317 e 318]
3. Afonso Sardinha, o moço, encontrava-se em pleno sertão acompanhado de “alguns mancebos e mais de cem índios cristãos” em demanda de ouro e outros metais / Metalúrgicos se estabeleceram na região / Carijós fogem para Paranapanema
14 de novembro de 1598

Continuando essas primeiras sondagens de ouro na Capitania de São Vicente, o mameluco Afonso Sardinha, cognominado "o moço”, localizou ouro de aluvião na serra da Mantiqueira, em Guarulhos, no Jaraguá e em São Roque. Em 1598, promoveu uma entrada que chegou às proximidades das nascentes do rio São Francisco. [p. 318]
Registros mencionados (12)
1525 - Aleixo Garcia organizou uma expedição com centenas de índios [20016]
30/04/1531 - Martim Afonso fundeou no Rio de Janeiro [22544]
22/01/1532 - Fundação da vila de São Vicente, conhecido como “Porto dos Escravos” [9728]
30/11/1532 - Hoje não resta dúvida de que o fundador do primeiro núcleo de povoação em Piratininga foi Martim Afonso de Souza [21818]
1554 - Portugueses romperam o acordo, subiram a Serra do Mar, e fundaram a vila de São Paulo [26207]
01/06/1560 - Partida da expedição de Bras Cubas* [19975]
25/01/1562 - “Ouro que pesava três quartos de dobra e seis grãos” [24070]
25/04/1562 - Carta de Brás Cubas (1507-1592) ao rei de Portugal, Dom Sebastião (1554-1578) [19976]
14/11/1598 - Afonso Sardinha, o moço, encontrava-se em pleno sertão acompanhado de “alguns mancebos e mais de cem índios cristãos” em demanda de ouro e outros metais / Metalúrgicos se estabeleceram na região / Carijós fogem para Paranapanema [20600]
01/06/1610 - Francisco de Souza chega em São Paulo* [26582]
1610 - Sorocaba (data estimada) [20093]
1756 - “New and Accurate History of South America”, de Richard Rolt, e “Histoire De Nicolas I Roy Du Paraguai, Et Empereur Des Mamelus” [26770]




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  7 fontes
abrir registro
   

Neste local, porta de entrada para a “Cidade de Santo Amaro” onde aportou a primeira expedição, que consta ter sido em 1552
1552. Atualizado em 24/10/2025 02:38:06
Relacionamentos
 Cidades (3): Santo Amaro/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (3) Afonso Sardinha, o Velho (21 anos), João III, "O Colonizador" (50 anos), José de Anchieta (18 anos)
 Temas (12): Aldeia de São Miguel (Guarapiranga), Caminho do Peabiru, Engenho(s) de Ferro, Estradas antigas, Grunstein (pedra verde), Guarapiranga, Jeribatiba (Santo Amaro), Jesuítas, Ouro, Pela primeira vez, Sabarabuçu, Metalurgia e siderurgia




  Rio São Francisco
  Mais relevantes
  0 fontes
abrir registro
   

Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo
1914. Atualizado em 24/10/2025 02:36:55
Relacionamentos
 Cidades (4): Mogi das Cruzes/SP, Santos/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (4) Brás Cubas (1507-1592), Luiz Martins, Pedro Barbosa Leal, Vasco Rodrigues Caldas
 Temas (4): Caminho do Mar, Jaguamimbava, Rio das Velhas, Serra da Mantiqueira
Registro mencionado
1. Partida da expedição de Bras Cubas
junho de 1560

A expedição, ou, como mais tarde se denominou, bandeira, partiu no referido mês de junho, não se sabendo se de Santos ou São Paulo, e, pelas instruções que tinha, levou vereda para as bandas do rio São Francisco, ao norte, até ao Pará mirim, seu afluente da margem esquerda.

Passando por terras de Braz Cubas (Mogy das Cruzes), desceram pelo Parahyba, guiados pelos nativos, até a paragem da Cachoeira, onde encontraram o caminho que atravessava do litoral para serra-acima, e, tomando por este caminho (a pé), subiram a serra de Jaquamimbaba (Mantiqueira), foram á barra do rio das Velhas e correram a margem do rio São Francisco até ao Pará-mirim, ou algum tanto adiante, donde voltaram pelo mesmo caminho.

Em execução do artigo 40 do Regimento dado a Thomé de Souza, então Governador Geral na Bahia, Braz Cubas, provavelmente, assentou marcos da barra do rio das Velhas em diante, lavrando disso os competentes autos. Esses marcos deveriam também servir de sinais convencionais para a gente de Vasco Rodrigues Caldas.

"Não há, portanto, dúvida alguma de que Braz Cubas, em caráter oficial, segundo o Regimento de Thomé de Souza, levou incumbência de descobrir ouro e outros metais, assim como ordem para proceder ao reconhecimento geográfico do rio São Francisco e pelo caminho assentar marcos, não constando mesmo haver se cometido esta diligência, posteriormente, a qualquer outro.

De fato, dos documentos e publicações que compulsamos colige-se que, sendo a Capitania de São Vicente uma das principais do Brasil, dela não há memória de qualquer expedição ao norte do sertão antes de 1587, a não ser a de Braz Cubas, no meado de 1560; [p. 22]
Registros mencionados (3)
01/06/1560 - Partida da expedição de Bras Cubas* [19975]
11/02/1577 - Concedidas a Antonio Vaz 400 braças ao longo da Bahia (Baía?) e 1000 para dentro do sertão em Sarapohy que foram a Bras Cubas no Porto que foi de Jacotinga [21176]
22/11/1725 - Sobre os marcos [22545]


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.