Wildcard SSL Certificates
registros
Rio Itapocú
70 registros -
70 registros
Página 1 de 2  (1 à 50)

AtualizadosAntigosRecentesImagens

completaResumida
Exibir antigas



  Rio Itapocú
  1º de 70
abrir registro
   
De Santa Catarina aos incas: 500 anos da saga de Peabiru
9 de abril de 2024, terça-feira. Atualizado em 09/04/2025 02:55:37
Relacionamentos
 Cidades (7): Corumbá/MS, Florianópolis/SC, Laguna/SC, Palhoça/SC, Ponta Grossa/PR, Potosí/BOL, São Vicente/SP
 Pessoas (3) Aleixo Garcia (f.1526), Juan Diaz de Solís, Ruy Diaz de Guzman (1559-1629)
 Temas (16): Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Caminhos até São Vicente, Carijós/Guaranis, Cariós, Cordilheira dos Andes, Estradas antigas, Geografia e Mapas, Incas, Léguas, Nheengatu, Ouro, Paiaguás, Prata, Rei Branco, Rio da Prata
Registro mencionado
1. Armada de João Dias de Solis teria sido "desmantelada"
1524

Pesquisando sobre o Império Inca, a jornalista e escritora Rosana Bond leu em um antigo livro espanhol que um tal de Aleixo Garcia fora o primeiro europeu avistado pelos indígenas dos Andes. E anotou aquela informação despretensiosamente. À medida em que os anos passavam e ela estudava a história da América Latina, mais aquele personagem aparecia em textos e documentos.

Até que viu uma citação ao seu nome em uma obra sobre Desterro, atual Florianópolis. "Mas o que é que esse sujeito está fazendo aqui num livro de história de Santa Catarina?", perguntou-se.

Bond tinha duas pontas de uma história: um europeu que esteve em Santa Catarina e nos Andes antes que os espanhóis chegassem ao Império Inca. Como se montasse um quebra-cabeças, a escritora foi juntando informações espalhadas em livros e documentos, além de entrevistar e conviver com indígenas. E escreveu, em 1998, o livro A Saga de Aleixo Garcia – o descobridor do Império Inca, ajudando a tornar um pouco mais conhecida a história do marinheiro português e dos guaranis.

Após naufragar em Florianópolis, Garcia foi salvo e passou a viver com os carijós – como eram chamados os guaranis que habitavam a região. Viveu cerca de sete anos entre eles, teve um filho e ouviu histórias de um reino rico em ouro e prata comandado por um rei branco. Com um grupo de indígenas, percorreu o Caminho de Peabiru, um conjunto de trilhas e caminhos indígenas, chegando ao Império Inca, nas proximidades de Potosí.

Os 500 anos da saga pelo Caminho de Peabiru

Em 1524, expedição de Aleixo Garcia e de cerca de 2 mil indígenas chegaram ao Império Inca partindo de Santa Catarina

Teve início nas proximidades de Florianópolis, provavelmente na atual cidade de Palhoça, por volta de 1524. Em San Pedro de Ycuamandiyú, no Paraguai, após cerca de três mil quilômetros de percurso, Aleixo Garcia foi assassinado, provavelmente por indígenas paiaguás.

Caminho percorrido (ida e volta)

Retornou com substantivas riquezas, mas foi morto no atual Paraguai. Sua história motivou outros exploradores a tentarem seguir seus passos, embora ninguém tenha ido tão longe. "Garcia era uma pessoa desimportante. O que o tornou importante foi a amizade com os guaranis. Eles o adotaram e o tornaram índio", avaliou Bond, ao refletir sobre a saga que completa 500 anos neste 2024.

O naufrágio em Florianópolis

O português Aleixo Garcia era marinheiro em uma expedição espanhola comandada por Juan Diaz de Solís, cujo objetivo era encontrar um caminho para o Oriente através do sul da América do Sul. No Rio da Prata, Solís desembarcou de sua caravela para negociar com indígenas, mas foi morto e devorado por eles. No retorno à Espanha, um dos três navios do grupo naufragou ao entrar na baía sul da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis é formada pela ilha e mais uma pequena parte do continente.

Garcia era um dos náufragos, que, segundo Bond, sobreviveram graças aos guaranis. Segundo diversos historiadores, o português destacou-se, aprendendo, inclusive, a língua dos indígenas. É provável que tenha tido um filho ainda em Santa Catarina, embora alguns autores acreditem que o menino tenha nascido no Paraguai.

"O que se sabe é que, num certo dia, os índios cariós [a autora usa essa grafia para se referir aos indígenas] revelaram ao português seu maior e mais precioso segredo: conheciam um caminho sagrado que levava a uma terra longínqua, a oeste, com montanhas altas, onde havia muitos objetos que brilhavam, onde o povo usava roupas (ao contrário deles, cariós, que andavam seminus) e havia um rei de pele mais clara que a deles", descreveu Bond no livro. E, além de mostrar peças de prata e ouro, disseram ao náufrago que sabiam chegar até lá por meio do Caminho de Peabiru.

A expedição e o Peabiru

A arqueóloga Claudia Inês Parellada, coordenadora do núcleo de arqueologia do Museu Paranaense, descreveu em um artigo o Peabiru "como um grande conjunto de trilhas indígenas, algumas iniciando na costa Atlântica, entre as atuais São Vicente e Laguna, com ramais que acessavam o interior da América do Sul". O caminho conectava aldeias aliadas e, até por isso, o sistema alternava-se com o tempo.

Peabiru é, provavelmente, um termo de origem tupi-guarani, que significaria "grama amassada". Os indígenas plantavam gramíneas que cobriam o solo, impedindo que árvores e arbustos brotassem novamente. Essa rede, segundo Parellada, encontrava-se com um sistema de caminhos andinos incas, chamado de Qhapaq Ñan. Era possível, portanto, sair do Oceano Atlântico e chegar ao Oceano Pacífico.

Foi por esse caminho que a expedição catarinense seguiu. Teve início nas proximidades de Florianópolis, provavelmente na atual cidade de Palhoça, por volta de 1524 – a data correta não é conhecida. Partiram Garcia, outros três náufragos e os indígenas guaranis, com mulheres e crianças. Dirigiram-se ao norte pelo litoral, penetrando o Peabiru pelo rio Itapocu. Passaram pelo Paraná, entraram no Paraguai e, depois, chegaram à Bolívia. No caminho, foram recrutados outros indígenas: estima-se em dois mil o número de pessoas que formaram a legião.

Andaram a pé e usaram barcos. O paraguaio Ruy Díaz de Guzmán, de pai espanhol e mãe indigena, conheceu remanescentes da expedição – inclusive o filho de Garcia – escreveu que "caminhando na planície daquelas terras encontraram muitos povoados de índios de diversas línguas e nações, com quem tiveram grandes encontros e lutas, ganhando de alguns e perdendo de outros".

Passaram nas proximidades da atual Cochabamba e seguiram ao sul até Sucre, Presto e Tarabuco, cerca de 150 km antes da montanha de prata de Potosí, na época chamada de Alto Peru e pertencente ao Império Inca. Hoje, a região pertence à Bolívia. As comunidades mobilizaram-se contra a tropa e alertaram o rei Huayna Cápac. "O Inca enviou exércitos contra eles, que conseguiram rechaçá-los em alguns pontos, e fez construir fortificações para evitar novos assaltos", narrou o historiador argentino Enrique de Gandia.

A morte

Mesmo tendo que fugir, a expedição retornou com roupas finas, taças, vasilhas e coroas de prata, ouro e outros metais. O grupo chegou até a atual cidade de San Pedro de Ycuamandiyú, no Paraguai, completando cerca de três mil quilômetros de percurso. Alguns emissários foram enviados até o litoral de Santa Catarina – a hipótese é de que o objetivo era retornar ao Andes.

No entanto, Garcia foi assassinado, provavelmente por indígenas paiaguás. A localidade onde ele morreu, segundo Bond, ficou conhecida como Garcia-Cué, algo como "o lugar onde cambaleou Garcia" ou "o lugar que foi de Garcia".

"Esse final trágico de uma das mais fantásticas epopéias americanas não impediu que Aleixo Garcia viesse a ser reconhecido pela história do Paraguai, Bolívia, Argentina e Peru como o primeiro e mais impetuoso explorador de todo o continente sul-americano – ao contrário do que sucede no Brasil, onde é quase um desconhecido", descreveu Bond no livro de 1998. Para a escritora, Garcia continua um quase desconhecido.
Registros mencionados (1)
1524 - Armada de João Dias de Solis teria sido "desmantelada" [19955]





  Rio Itapocú
  2º de 70
abrir registro
   
De Santa Catarina até o Império Inca: a história de Aleixo Garcia e o caminho de Peabiru. Por Daniela Marinho, socientifica.com.br
março de 2024. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (2): Florianópolis/SC, Palhoça/SC
 Pessoas (1) Aleixo Garcia (f.1526)
 Temas (3): Caminho do Peabiru, Incas, Cordilheira dos Andes

Registro mencionado
1. Armada de João Dias de Solis teria sido "desmantelada"
1524
Registros mencionados (1)
1524 - Armada de João Dias de Solis teria sido "desmantelada" [19955]





  Rio Itapocú
  3º de 70
abrir registro
   
Consulta em enciclopedia.paginasdabiblia.com
28 de janeiro de 2024, domingo. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos

 Temas (1): Nheengatu






  Rio Itapocú
  4º de 70
abrir registro
   
MINI DICIONÁRIO TUPI-GUARANI
26 de novembro de 2023, domingo. Atualizado em 20/03/2025 19:34:30
Relacionamentos
 Cidades (2): Cananéia/SP, Araquari/SC
 Temas (5): Carijós/Guaranis, Metalurgia e siderurgia, Nheengatu, Rio Maruhi, Umbú





  Rio Itapocú
  5º de 70
abrir registro
   
Rio Itapocu, consultado
25 de novembro de 2022, sexta-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (3): Araquari/SC, Guaratuba/PR, Sorocaba/SP
 Pessoas (2) Gabriel Soares de Sousa (1540-1591), Mência Calderon Ocampo (1514-1593)
 Temas (13): Babitonga, Baia e río do Repayro, Bairro Itavuvu, Botocudos, Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, El Dorado, Geografia e Mapas, Goayaó, Nheengatu, Ouro, Porto dos Patos, Rio dos Dragos
Registro mencionado
1. Mapa "Novus Brasiliae Typus", de Willem Janszoon Blaeu (1571-1638)
1630
Registros mencionados (2)
1630 - Mapa "Novus Brasiliae Typus", de Willem Janszoon Blaeu (1571-1638) [1147]
1633 - Mapa Accuratissima Brasiliæ Tabula, Hendrik Hondius [24811]





  Rio Itapocú
  6º de 70
abrir registro
   
A capela de Nossa Senhora da Conceição de Itupucu, consultado em 03.10.2022. Marcelo Meira Amaral Bogaciovas
3 de outubro de 2022, segunda-feira. Atualizado em 24/10/2025 03:12:11
Relacionamentos
 Cidades (4): Araçariguama/SP, Itu/SP, Porto Feliz/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (13) Angelo Paes de Almeida (1734-1794), Branca de Almeida, Escholastica Maria de Almeida (n.1747), José Fiúza de Almeida, Francisco Nardy Filho, João Gago Pais (o moço) (1682-1747), João Gago Pais, o Velho (1649-1728), João Pires Rodrigues (1625-1708), Jordão Homem Albernaz (1661-1743), Maria de Almeida, Padre Guilherme Pompeu de Almeida (1656-1713), Pedro Taques de Almeida (1640-1724), Tomé de Lara de Almeida (Moraes) (1643-1710)
 Temas (16): Apoteroby (Pirajibú), Araritaguaba, Atuahy, Caiacatinga, Capitania de São Vicente, Dinheiro$, Ermidas, capelas e igrejas, Jesuítas, Léguas, Nheengatu, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Conceição do Itapucú, Penunduba, Rio Anhemby / Tietê, Rio Pirayh
Registros mencionados (2)
1. Batizado de Maria Almeida em Itu, filha de João Homem Albernaz, fundador e administrador da Capela de N.S. da Conceição de Itapuçu, há 3 léguas (14,4km)
25 de julho de 1696
2. Instituidor foi o Capitão Jordão Homem Albernaz
1734
Registros mencionados (8)
18/08/1682 - Batizado de João Gago Pais (o moço), natural da vila de São Paulo, na sua igreja matriz (Sé) [1448]
25/07/1696 - Batizado de Maria Almeida em Itu, filha de João Homem Albernaz, fundador e administrador da Capela de N.S. da Conceição de Itapuçu, há 3 léguas (14,4km) [20830]
26/10/1710 - Casamento de Maria de Almeida e João Gago Pais (o moço), em Itú/SP [1573]
29/02/1728 - Falecimento de João Gago Pais (o velho), em São Paulo [1624]
1734 - Instituidor foi o Capitão Jordão Homem Albernaz [1645]
1747 - Resposta [1674]
26/07/1747 - Falecimento de João Gago Pais (o moço) em Itú/SP [1676]
1934 - Nardy [2434]





  Rio Itapocú
  7º de 70
abrir registro
   
O rio inabalável: Conhecimento e território, caminhos mbya guarani desde Yvymbyte a Piraí
2021. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (1): Araquari/SC
 Pessoas (2) Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853), Manuel Aires de Casal (1754-1821)
 Temas (2): Nheengatu, Rio Pirayh





  Rio Itapocú
  8º de 70
abrir registro
   
O Caminho de Peabiru e o Paraná Espanhol (Cláudia Inês Parellada, arqueóloga do Museu Paranaense). GEAR Unicentro
19 de agosto de 2020, quarta-feira. Atualizado em 30/10/2025 19:09:29
Relacionamentos
 Cidades (26): Antonina/PR, Apiaí/SP, Apucarana/PR, Araçoiaba da Serra/SP, Assunção/PAR, Avaré/SP, Botucatu/SP, Capivari/SP, Castro/PR, Curitiba/PR, Fartura/SP, Florianópolis/SC, Ibiúna/SP, Iporanga/SP, Itapeva/SP, Lapa/PR, Paranaguá/PR, Piracicaba/SP, Piraju/SP, Ponta Grossa/PR, São Francisco do Sul/SC, São Vicente/SP, Sevilha/ESP, Sorocaba/SP, Tatuí/SP, Xiririca (Eldorado)/SP
 Pessoas (9) Alvaro Nuñez Cabeza de Vaca (1500-1560), Diego de Sanabria, Estanislao Severo Zeballos (1854-1923), José Maria da Silva Paranhos Jr (1845-1912), Juan de Sanabria e Alonso de Hinojosa (1504-1549), Mência Calderon Ocampo (1514-1593), Stephen Grover Cleveland, Ulrico Schmidl (1510-1579), Willem Jansz Blaeu (1571-1638)
 Temas (15): Assunguy, Caminho do Peabiru, Caminho Sorocaba-Botucatu, Caminho Sorocaba-Itapetininga, Carijós/Guaranis, Estradas antigas, Geografia e Mapas, Gualachos/Guañanas, Missões/Reduções jesuíticas, Rio da Ribeira, o Isubay, Rio Ivahy (Guibay, Hubay), Rio Paranapanema, Rio Tibagi, Serra de Paranapiacaba, Tupiniquim
Registro mencionado
1. O governador partiu com o restante dos homens, para uma jornada de 19 dias
2 de novembro de 1541
Registros mencionados (11)
400 - Possível abertura do Caminho do Peabiru [11]
02/11/1541 - O governador partiu com o restante dos homens, para uma jornada de 19 dias [400]
01/04/1550 - Mencia Caldéron partiu* [453]
16/12/1550 - Mência Caldéron chegou em Florianópolis [457]
1553 - Mência Caldéron está em São Vicente [473]
01/11/1555 - Mência Caldéron parte de São Francisco do Sul* [495]
01/05/1556 - Mencia Caldéron chega em Assuncion* [500]
1640 - “Americae pars Meridionalis”, Johannes Janssonius, colaboração de Hendrik Hondius (1597-1651) [24761]
1662 - “Paraquaria vulgo Paraguay: cum adjacentibus”. Joan Blaeu (1596-1673) e Geraerd Coeck [28230]
1730 - Mapa "Paraquaria vulgo Paraguai cum, Adjacentibus. Adm. Rdo. F. Tamburini", por Matthãus Seutter [1632]
05/02/1895 - Laudo Arbitral [2219]





  Rio Itapocú
  9º de 70
abrir registro
   
A fundação de Itajaí: historiografia anotada e comentada. 1° edição, 2018. Magru Floriano
2018. Atualizado em 26/10/2025 02:56:59
Relacionamentos
 Cidades (4): Florianópolis/SC, Itajaí/SC, Lisboa/POR, Sorocaba/SP
 Pessoas (6) Antonio de Menezes Vasconcellos de Drummond, João Dias de Arzão (f.1697), João Dias De Arzão II (1707-1797), João Vieira Tovar e Albuquerque (1783-1858), Maria Pedrosa, Matheus Dias de Arzão (1740-1820)
 Temas (2): Morro do Tayó, Ouro





  Rio Itapocú
  10º de 70
abrir registro
   
Ruínas: Ascensão e queda do Império Inca - Atila Barros
2018. Atualizado em 30/10/2025 06:15:34
Relacionamentos
 Cidades (1): Cananéia/SP
 Pessoas (4) Aleixo Garcia (f.1526), Alvaro Nuñez Cabeza de Vaca (1500-1560), Cristóvão de Colombo (1451-1506), Gonzalo Pizarro
 Temas (24): Ana Gonçalves ou Rodrigues, Antonio de Proença, Bartolomeu Bueno, o Moço, Canibalismo, Cordilheira dos Andes, Inquisição, Isabel de Proença Varella, Isabel Duarte, Jesuítas, Manoel Fernandes de Abreu “Cayacanga”, Manoel José Castanho de Almeida, Maria de Proença, Maria do Rosário Martins Claro, Mariana de Proença, Meiembipe, Ouro, Paulo de Proença, Pela primeira vez, Peru, Potência de Abreu, Tordesilhas, Trilha dos Tupiniquins, Tupinambás, Verônica de Proença
Registros mencionados (1)
09/04/1502 - Nascimento dem Gonzalo Pizarro, em Trujillo [31556]





  Rio Itapocú
  11º de 70
abrir registro
   
2018
Atualizado em 28/10/2025 15:11:34
Articulando escalas: Cartografia e conhecimento geográfico da bacia platina (1515-1628), 2018. Tiago Bonato, Universidade Federal do Paraná
•  Cidades (5): Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
•  Pessoas (19): Alvaro Nuñez Cabeza de Vaca (1500-1560), Antonio Rodrigues "Sevilhano" (1516-1568), Antonio Ruiz de Montoya (1595-1652), Apóstolo Tomé Judas Dídimo, Diogo Garcia de Moguér, Francisco de Sousa (1540-1611), Francisco Ortiz de Vergara (1524-1574), Gonçalo da Costa, João Sanches "Bisacinho", Juan de Sanabria e Alonso de Hinojosa (1504-1549), Juan Diaz de Solís, Luis de Céspedes García Xería (n.1588), Manuel da Nóbrega (1517-1570), Manuel Preto (1559-1630), Martim Afonso de Sousa (1500-1564), Mência Calderon Ocampo (1514-1593), Pedro Dorantes, Tomé de Sousa (1503-1579), Ulrico Schmidl (1510-1579)
•  Temas (16): Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Caminhos até São Vicente, Carijós/Guaranis, Cavalos, Estradas antigas, Estreito de Magalhães, Incas, Nossa Senhora de Atocha, Pela primeira vez, Peru, Porto Belo, Rio Anhemby / Tietê, Rio da Prata, Rio Ururay, Tordesilhas
    Registros relacionados
1549. Atualizado em 25/02/2025 04:46:42
1°. Falecimento
Apesar da dificuldade apontada por Frias, fato é que o caminho entre São Paulo e Paraguai foi intensamente utilizado. José Carlos Viladargada, ao analisar o transito de pessoas pela região, encontrou referências a cento e oito pessoas que teriam atravessado o caminho, a grande maioria no século XVI. Na metade do século encontramos uma das primeiras referências a ele. Dona Mência Calderon, viúva de Juan de Sanabria, nomeado governador do Rio da Prata, escrevia de Assunção que se podia ir de São Vicente até ali “por cierto camiño nuevo que se habia descubierto”.
1572. Atualizado em 03/04/2025 20:04:50
2°. Vergara
23 de maio de 1599, domingo. Atualizado em 24/10/2025 02:38:54
3°. D. Francisco parte de São Paulo para as minas de Bacaetava, Vuturuna e Jaraguá, na Serra de Biraçoiaba onde passa 6 meses
Não é difícil perceber, através do trecho citado, que a circulação de indígenas e jesuítas era frequente pela terra adentro. Da mesma forma é visível que os caminhos percorridos eram indígenas, o caminho dos carijós, pelo qual os referidos freis entraram. Entradas em outras regiões da América portuguesa corroboram o fato de que diversos caminhos cortavam o interior do continente. Na virada do século, uma expedição saiu da vila de São Paulo com destino aos sertões ao norte da capitania. Apesar das poucas referências a ela na documentação, parece ter sido uma das entradas realizadas a mando do governador D. Francisco de Souza, em busca da serra de Sabarabuçu, supostamente rica em metais e minérios.
1622. Atualizado em 25/02/2025 04:46:44
4°. O procurador geral das Províncias do Rio da Prata e Paraguai, Manuel de Frias, escreveu ao rei
4 de fevereiro de 1628, sexta-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:40:31
5°. Luis de Céspedes chega ao Rio de Janeiro
Na véspera da partida, Martim de Sá e seu filho, Salvador, sugerem que Céspedes deveria casar-se com Dona Vitória de Sá, irmã de Martim e tia de Salvador e “o arruinado fidalgo só podia aceitar contente esta oferta de casamento com uma herdeira bela e rica que, além de sua alta jerarquia e nascimento, recomendava-se por um dote de 40.000 ducados em caixa, além de grandes plantações de cana de açúcar e extensas propriedades territoriais”439. Em sua correspondência, o próprio Céspedes relata sobre a proposta inesperada:

Se ofrecio que estos señores aficionados de mi justo agradecimiento tuvieron por bien de estimar mi persona para (...) esposso de una hija de el capitan gonçalo correa de sa sobrina del governador y poblador que fue desta tierra y assi teniendome por feliz y estimado tan buena suerte acepte el favor por pagar no resistiendo a su gusto las mercedes que tenia recebidas si bien tengo por cierto haver sido milagroso este matrimonio pues haviendo tenido impedimentos tan forçossos y passado los trabajos que tendo escritos (...) quiso nuestro señor premiar la paciencia con que los he ofrecido a su divina magestad dandome por compañera una señora tan principal como hermosa y virtuossa440.

Do ponto de vista dos Sá, os interesses no casamento eram visíveis. José Vilardaga, ao estudar as conexões entre o mundo paulista e o paraguaio concorda que o matrimônio consolidava “as redes de contatos desta influente família fluminense”, que já detinha relações, aliados e privilégios em Angola, Buenos Aires e São Paulo. A união feita com Céspedes fazia com que a ponta paraguaia e de Tucumã fosse amarrada, fechando assim “sua inserção no amplo circuito de contrabando, das trocas no mercado regional platino e vicentino, dos engenhos de açúcar, do ouro paulista, do fornecimento de escravos negros e do apresamento de cativos indígenas. Um empreendimento diversificado e articulado”.441

Além do inesperado casamento, Céspedes recebeu ampla ajuda no Rio de Janeiro:

Viendo esto y el no haver como tengo dicho otra embarcacion fue de parecer el governador Martin de sa que me fuese por tierra determineme de seguir su consejo diome todo lo necesario para mi avio canoas negros e infinitos regalos pero el mayor y de mas estima fue a su hermano el capitan goncalo correa de sá para que fuese haciendome merced todo el camino y allanar las dificuldades del”442 [Páginas 213 e 214]
8 de junho de 1628, sexta-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:40:31
6°. Luís de Céspedes deixa o Rio de Janeiro em direção a Santos, com vinte dias de casado
Na véspera da partida, Martim de Sá e seu filho, Salvador, sugerem que Céspedes deveria casar-se com Dona Vitória de Sá, irmã de Martim e tia de Salvador e “o arruinado fidalgo só podia aceitar contente esta oferta de casamento com uma herdeira bela e rica que, além de sua alta jerarquia e nascimento, recomendava-se por um dote de 40.000 ducados em caixa, além de grandes plantações de cana de açúcar e extensas propriedades territoriais”439. Em sua correspondência, o próprio Céspedes relata sobre a proposta inesperada:

Se ofrecio que estos señores aficionados de mi justo agradecimiento tuvieron por bien de estimar mi persona para (...) esposso de una hija de el capitan gonçalo correa de sa sobrina del governador y poblador que fue desta tierra y assi teniendome por feliz y estimado tan buena suerte acepte el favor por pagar no resistiendo a su gusto las mercedes que tenia recebidas si bien tengo por cierto haver sido milagroso este matrimonio pues haviendo tenido impedimentos tan forçossos y passado los trabajos que tendo escritos (...) quiso nuestro señor premiar la paciencia con que los he ofrecido a su divina magestad dandome por compañera una señora tan principal como hermosa y virtuossa440.

Do ponto de vista dos Sá, os interesses no casamento eram visíveis. José Vilardaga, ao estudar as conexões entre o mundo paulista e o paraguaio concorda que o matrimônio consolidava “as redes de contatos desta influente família fluminense”, que já detinha relações, aliados e privilégios em Angola, Buenos Aires e São Paulo. A união feita com Céspedes fazia com que a ponta paraguaia e de Tucumã fosse amarrada, fechando assim “sua inserção no amplo circuito de contrabando, das trocas no mercado regional platino e vicentino, dos engenhos de açúcar, do ouro paulista, do fornecimento de escravos negros e do apresamento de cativos indígenas. Um empreendimento diversificado e articulado”.441

Além do inesperado casamento, Céspedes recebeu ampla ajuda no Rio de Janeiro:

Viendo esto y el no haver como tengo dicho otra embarcacion fue de parecer el governador Martin de sa que me fuese por tierra determineme de seguir su consejo diome todo lo necesario para mi avio canoas negros e infinitos regalos pero el mayor y de mas estima fue a su hermano el capitan goncalo correa de sá para que fuese haciendome merced todo el camino y allanar las dificuldades del”442 [Páginas 213 e 214]
18 de junho de 1628, domingo. Atualizado em 24/10/2025 02:39:29
7°. Chega a Santos, onde fica por onze dias, partindo para São Paulo
30 de junho de 1628, sexta-feira. Atualizado em 11/10/2025 02:30:40
8°. Luís de Céspedes chega a São Paulo
Só então é que o governador pôde chegar à vila de São Paulo de Piratininga, já no planalto, onde iniciou nova etapa de sua aventura, a que mais interessa nesse estudo. No povoado, Céspedes solicitou permissão às autoridades locais para percorrer o caminho do Paraguai, camino de San Pablo ou simplesmente camino proibido, via terrestre-fluvial que ligava a vila de São Paulo aos sertões do Guayrá e à Província do Paraguai. A escolha do caminho fez com que se multiplicassem nas fontes e na historiografia posterior as polêmicas e ambiguidades que cercam a figura do governador.
16 de julho de 1628, domingo. Atualizado em 24/10/2025 04:29:43
9°. Luis de Céspedes García Xería Parte em direção ao Guayrá, via Tietê e Paraná




  Rio Itapocú
  12º de 70
abrir registro
   
O caminho do Monte Crista: um panorama de sua historicidade, 2014. Romão Kath e Dione da Rocha Bandeira
2014. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (4): Assunção/PAR, Cananéia/SP, Itu/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (3) Alvaro Nuñez Cabeza de Vaca (1500-1560), Pedro Dorantes, Ulrico Schmidl (1510-1579)
 Temas (8): Biesaie, Caminho do Peabiru, Estradas antigas, Ilha de Santa Catarina, Jurubatuba, Geraibatiba, Maniçoba, Portos, Rio Anhemby / Tietê
Registro mencionado
1. Partiu para Buenos Aires
8 de outubro de 1541

O governador partiu da Ilha de Santa Catarina em 18 de outubro de 1541. Chegando ao local indicado, desembarcou da nau com os seus soldados e também com indígenas, que serviram de guias na expedição. Dessa forma começou a longa jornada a pé até a cidade de Ascensión (Assunção), cuja chegada está registrada em 11 de março de 1542.
Registros mencionados (3)
08/10/1541 - Partiu para Buenos Aires [10456]
26/12/1552 - Maniçoba / Ulrico Schrnidel partiu de Buenos Aires, que veio do Paraguai a São Vicente, passando por Santo André, a vila de João Ramalho [21277]
13/06/1553 - Ulrico Schmidel chegou a São Vicente [22134]





  Rio Itapocú
  13º de 70
abrir registro
   
“Europeus e Indígenas - Relações interculturais no Guairá nos séculos XVI e XVII”. Mestrado de Nádia Moreira Chagas, Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - MESTRADO
2010. Atualizado em 29/10/2025 19:04:32
Relacionamentos
 Cidades (4): Assunção/PAR, Guarapuava/PR, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (15) Aleixo Garcia (f.1526), Alvaro Nuñez Cabeza de Vaca (1500-1560), Antônio de Añasco Melgarejo (n.1559), Antonio Ruiz de Montoya (1595-1652), Cacique Guayra, Cacique Tayaobá (1546-1629), Diego de Sanabria, Domingo Martinez de Irala (1506-1556), Hernando de Trejo y Carvajal (1520-1558), José Cataldino (1571-1653), Juan Diaz de Solís, Luis de Céspedes García Xería (n.1588), Pedro Dorantes, Ruy Diaz de Guzman (1559-1629), Taubici
 Temas (19): Aldeia de Los angeles, Atibajiba, Cachoeiras, Canibalismo, Gualachos/Guañanas, Guayrá, Nheengatu, Ouro, Peru, Piqueri, Rio Anhemby / Tietê, Rio Iguassú, Rio Latipagiha, Rio Paranapanema, Rio Tibagi, Tordesilhas, Trópico de Capricórnio, Tupis, Ybitirembá
Registros mencionados (2)
1. Armada de João Dias de Solis teria sido "desmantelada"
1524

Desde a demarcação de Tordesilhas para o oeste, em direção ao Pacífico, a Espanha reivindica ser dona dessas terras que incluíam o que hoje corresponde aos estados do Paraná e Santa Catarina. Em 1516, foram os espanhóis, da expedição de Solís, os que chegaram ali primeiro, e também foram os espanhóis, da expedição de Aleixo Garcia em 1524, os primeiros a atravessá-las
2. O governador partiu com o restante dos homens, para uma jornada de 19 dias
2 de novembro de 1541

Essa descrição feita nos Comentários denota a importância dos rios para a navegação e comunicação entre as regiões. Consta que o Rio Itabucú foi utilizado por uma parte da expedição e, em 2 de novembro de 1541, o governador partiu com o restante dos homens,para uma jornada de 19 dias quando (...)
Registros mencionados (9)
01/02/1516 - João Dias Solis penetrou na emboucadura do Rio da Prata [14171]
1524 - Armada de João Dias de Solis teria sido "desmantelada" [19955]
01/05/1541 - Vaca* [397]
02/11/1541 - O governador partiu com o restante dos homens, para uma jornada de 19 dias [400]
14/01/1542 - Chegada ao rio Iguatu [409]
1552 - Caminho [28849]
26/11/1609 - Carta escrita de Assunção em 26 de novembro de 1609 [27092]
1612 - “Historia argentina del descubrimiento, población y conquista de las provincias del Río de la Plata”. Ruy Diaz de Guzman (1559-1629) [26476]
1968 - 6MAACK, R. Geografia Física do Paraná. Curitiba. Banco de Desenvolvimento do Paraná, Universidade Federal do Paraná, 1968, p. 40 e 78 [2789]





  Rio Itapocú
  14º de 70
abrir registro
   
Geoprocessamento aplicado a estudos do Caminho do Peabiru. Por Ana Paula Colavite e Mirian Vizintim Fernandes Barros
2009. Atualizado em 24/10/2025 02:17:31
Relacionamentos
 Cidades (9): São Vicente/SP, Teodoro Sampaio/SP, Florianópolis/SC, Iguape/SP, Botucatu/SP, Itapeva/SP, Paranaguá/PR, Villa Rica del Espiritu Santo/BRA, Peabiru/PR
 Pessoas (2) Ulrico Schmidl (1510-1579), João Ramalho (1486-1580)
 Temas (23): Geografia e Mapas, Caminho do Peabiru, Estradas antigas, Caminho do Mar, Rio Latipagiha, Abangobi, Biesaie, Kariesseba, Tupinambás, Caminhos a Iguape, Schebetueba, Caminho Sorocaba-Botucatu, Reino Villa, Tupiniquim, Rio Paranapanema, Rio Amambahy, Rio Uruguai, Habitantes, Descobrimento do Brazil, Missões/Reduções jesuíticas, Rio Paraná, Rio Paranapanema, Cayacangas
Registros mencionados (1)
1631 - Muitas tribos fossem dizimadas [1152]





  Rio Itapocú
  15º de 70
abrir registro
   
A Evangelização em Santa Catarina. Parte I: Vida e Morte no Mundo dos Carijós (1500-1650), 1996. Padre José Artulino Besen, professor de História da Igreja
1996. Atualizado em 31/10/2025 10:04:51
Relacionamentos
 Cidades (12): Assunção/PAR, Buenos Aires/ARG, Cananéia/SP, Laguna/SC, Peruíbe/SP, Porto Belo/SC, Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP, São Francisco do Sul/SC, São Vicente/SP, Sorocaba/SP, Tucumán/ARG
 Pessoas (25) Alvaro Nuñez Cabeza de Vaca (1500-1560), Ângelo de Siqueira Ribeiro do Prado (1707-1776), Antônio Raposo Tavares (1598-1659), Apóstolo Tomé Judas Dídimo, Bernardo de Armenta, Fernão Cardim (1540-1625), Henrique Montes, Inácio de Siqueira, Jerônimo Rodrigues (f.1631), Jesus Cristo (f.33), João de Sousa, José de Anchieta (1534-1597), Juan de Salazar y Espinosa (1508-1560), Manuel da Nóbrega (1517-1570), Manuel Preto (1559-1630), Maximilien François Marie Isidore de Robespierre (1758-1794), Nuno Manoel (1469-1531), Padre João Fernandes Gato, Papa Paulo III (1468-1549), Pedro Dorantes, Pero Correia (f.1554), Roque Gonzálies de Santa Cruz (1576-1628), Salvador Correia de Sá, O Velho (1538-1631), Sebastião Caboto (1476-1557), Simão de Vasconcelos (1597-1671)
 Temas (40): Açúcar, Bilreiros de Cuaracyberá, Botocudos, Caciques, Caminho do Mar, Caminho do Piquiri, Carijós/Guaranis, Cayacangas, Cruzes, Curiosidades, Escravizados, Franciscanos, Gentios, Guaianase de Piratininga, Ilha de Santa Catarina, Jesuítas, Léguas, Mbiaça (Laguna), Meiembipe, Metalurgia e siderurgia, Missões/Reduções jesuíticas, Música, Nheengatu, Papagaios (vutu), Papas e o Vaticano, Pela primeira vez, Piqueri, Portos, Redução de Loreto, Redução de S Xavier e S Inácio (Itamaracá), Rio da Prata, Rio da Ribeira, o Isubay, Rio Paranapanema, Rio Pirapo, Rio São Francisco, Rio Uruguai, São Paulo de Piratininga, Sertão dos Patos, Tupis, Xókleng
Registros mencionados (3)
1. Diáspora carijó / Migração tumpinambá
1000

Posteriormente o litoral, em face dos amplos recursos alimentares de que dispunha, serviu como polo de atração, abrigando populações diversificadas, e por um longo período de tempo. O povoamento do litoral teve início cerca de 2.500 aC., estendendo-se praticamente até a chegada dos europeus. Os grupos humanos, pescadores e coletores, pré-ceramistas, foram substituídos por grupos ceramistas, talvez agricultores, por volta do ano 1000. [p. 59, 1 do pdf]
2. Atlas Miller é evidência da "ilha Brasil", segundo Jaime Cortesão
1519

Pai Sumé é o enviado de Deus que prepara seu caminho, que prega a Boa-Nova, que anuncia o estabelecimento definitivo do Cristianismo. Neste sentido, Lebrón e Armenta, andarilhos por Mbiaça, Itapocu, Campo, Ubay e Pequiri, formam um mito metade realidade, metade idealidade. Efetivamente os nativos identificaram Armenta com Pai Sumé. [p. 64 e 65, 6 e 7 do pdf]
3. Carta do Frei Bernardo a Juan Bernal Diaz de Luco, do Conselho das Índias espanholas
1 de maio de 1538

Em princípios de 1538, após infrutíferas tentativas de entrar no Rio da Prata, a nau Marañona foi arrastada pela tempestade e se refugiou no porto de São Francisco. Desembarcando com seus companheiros, Frei Bernardo de Armenta não perdeu tempo e iniciou o trabalho de Evangelização. Foi auxiliado por três espanhóis da expedição de Caboto que tinham ficado na terra catarinense e que conheciam a língua nativa. A 1° de maio de 1538 Frei Bernardo escreveu a Juan Bernal Diaz de Luco, do Conselho das Índias espanholas:

"Isto aconteceu pela Divina Providência, pois aqui achamos três cristãos, intérpretes da gente bárbara que falam bem esta língua pelo longo tempo de sua estada. Estes nos referiram que quatro anos antes um nativo, chamado Esiguara (grafado também Etiguara, Origuara, Otiguara), agitado como um profeta por grande espírito, andava por mais de 200 léguas predizendo que em breve haveriam de vir os verdadeiros cristãos irmãos dos discípulos ao apóstolo São Tomé, e haveriam de batizar a todos. Por isto, mandou que os recebessem com amizade e que a ninguém fosse lícito ofendê-los"´.

Estas palavras deixaram os nativos muito impressionados. Esiguara desempenhara o papel de precursor. Em São Francisco, os frades encontraram este campo favorável devido a ele. Esiguara foi um tipo de pregador ambulante servindo-se de linguagem apocalíptica, que tão fundo calava na receptiva alma carijó. O campo estava fertilizado pela sua palavra. Também lhes ensinara entoar hinos e cânticos, através dos quais aprenderam a guardar os mandamentos e a ter uma só mulher de remota consanguinidade.

Quando chegaram os espanhóis, náufragos da expedição de Alonso Cabera, os Carijós julgaram que fossem os irmãos dos discípulos de São Tomé. Receberam-nos com muito amor, levando-os para as suas aldeias, dando-lhes comida e bebida e varrendo os caminhos por onde andavam.

Alguns discípulos de Esiguara receberam os frases com incrível alegria e chegavam a ser chatos, no dizer do Frei Bernardo, com tantos agrados que faziam.

Continua o frade:

"Tão grande é o número de batizados quase nada podemos fazer afora deste ministério. Nem para dormir ou comer há quase tempo. De boa vontade casam com uma só mulher e os que estavam acostumados a ter mais de uma, separam-se das outras. Os velhos, dos quais alguns tem mais de 100 anos, recebem com mais fervor a fé, e o que de nós aprendem, comunicam-no publicamente aos outros".

Frei Bernardo de Armenta viu que sozinho não daria conta do ministério. Entusiasmado, pediu que fossem enviados pelo menos 12 confrades de vida apostólica das Províncias de Andaluzia e dos Anjos, conforme escreveu ao Dr. Juan de Bernal Diaz de Luco:"São tão grandes as maravilhas que Nosso Senhor realiza entre eles que não saberia contar, nem haveria papel suficiente para descrevê-las. Portanto, em nome daquele amor que Jesus Cristo teve pelo gênero humano em querer-nos redimir na preciosa árvore da Cruz, pois toda a sua obra foi para salvar e redimir almas, e aqui temos tão grande tesouro delas, peço que V. Mercê assuma esta empresa como sua e fale a S. Majestade e a esses senhores do Conselho, para que favoreçam tão santa obra, e o favor será que nos enviem 12 frades de nossa Ordem de São Francisco, que sejam acolhidos, e que S. M. os peça na Província de Andaluzia e na dos Anjos. E encarregue S. M. aos provinciais destas Províncias que enviem frades como Apóstolos. E, além disso, que S. M. envie um feitor seu que traga trabalhadores que não tenham ofício de conquistadores."

Este último pedido é indicativo do projeto evangelizados de Bernardo de Armenta e Alonso Lebrón: pedem lavradores que não sejam conquistadores, e missionários que não acompanhem a Conquista. Conforme anotaremos depois, os dois frades tinham muito claro que o anúncio do Evangelho não podia se resumir a um apêndice da obra conquistadora, incapaz de se livrar da violência e da morte.

Estavam convencidos, igualmente, de que o trabalho apostólico ultrapassava a fronteira nitidamente religiosa e se deveria fazer muito para a promoção do nativo:

"Venham também muitos camponeses com perito chefe agricultor, que mais proveitosos são do que os soldados, porque estes nativos devem ser convencidos pelo amor, não pelo ferro".

Dá importância às ferramentas, às espécimes de gado, ovelhas, sementes de cana-de-açúcar, algodão, trigo, cevada e todas as qualidades de frutas, sem esquecer de contratar também mestres de açúcar, para montar engenhos. Inclui também artistas.

Os lavradores que chegassem a São Francisco ou à Ilha de Santa Catarina deveriam estabelecer estreita colaboração com os nativos, que poderiam ajudá-los a plantar canaviais e lavrar as roças. A este projeto missionário deu o nome de "Província de Jesus".

Podemos afirmar que, de um lado, Frei Bernardo de Armenta possuía entusiástico espírito apostólico e se achegou ao nativo sem preconceito, alimentado pelo amor e não pelo interesse; por outro lado, não escapou do projeto colonizador, ao pedir que chegasse agricultores andalusos para trabalhar as terras, das quais fatalmente os carijós passariam a ser servos, deixando de ser donos.

Tal entusiamo fez com que o chefe da expedição temesse perder os frases. Por isso, proibiu-os de saírem da embarcação, o que não amedrontou a Armenta e Lebrón, que ameaçaram Cabrera de excomunhão por violar a liberdade eclesiástica, o Direito Canônico e os privilégios franciscanos, pois não tinha autoridade sobre eles, que não foram enviados pelo Rei e nem socorridos pela sua Fazenda.

Quanto a eles, permaneceram no território catarinense, enquanto seus companheiros foram para o Rio da Prata. Então desceram ao sul, fundando uma missão entre os nativos carijós na região chamada Mbiaça (Laguna). Percorreram o litoral catarinense num raio de 80 léguas. [Páginas 60, 61 e 62, 2, 3 e 4 do pdf]

4.2 - O Mito do Pai Sumé

Em sua carta a Juan Bernal Diaz de Luco, a 1° de maio de 1538, Bernardo de Armenta fala que Esiguara anunciava a seu povo que após ele "viriam os verdadeiros discípulos de São Tomé"."

Isto que dizer que já estava vivo no meio carijó o mito Apóstolo Tomé que teria estado na América e anunciado a Evangelização posterior. Estamos diante de um mito cujo desenvolvimento supõe o encontro de três tradições: a dos primeiros cristãos americanos, a dos primeiros frades e a dos jesuítas.

Os primeiros cristãos que chegaram à América devem ter utilizado o mito para convencer os nativos a aceitarem o Evangelho. No Paraguai, Perú, Bolívia já se tinha implantado o mito. Com a chegada de Frei Bernardo de Armenta e Alonso Lebrón, os nativos devem ter fundido neles a imagem mítica de São Tomé nas Américas.

Os frades entendiam sua missão não como um trabalho estável, mas como preparação para a chegada de outros evangelizados, o que de fato ocorreu em 1539, com a chegada de seis franciscanos ao Rio da Prata. Isto confirmou as palavras que se colocavam na boca de São Tomé:

"Chegaram outros sacerdotes em suas terras, e que alguns virão apenas rapidamente, pera logo retornar, mas que os outros sacerdotes, que chegarão com cruzes nas mãos, esses serão seus verdadeiros padres, e ficarão sempre com eles, os farão descer até o rio Paranapané, aonde farão duas grandes reduções, uma na boca do Pirapó e outra no Itamaracá".

São exatamente os dos locais onde, naquele tempo, os jesuítas organizaram as reduções de Loreto e Santo Inácio. Neste momento já estamos diante da terceira tradição: a dos Jesuítas, que identificaram o mito do Pai Sumé (São Tomé) com os frades, com ele buscando legitimidade histórica e religiosa para seu trabalho.

Pai Sumé é o enviado de Deus que prepara seu caminho, que prega a Boa-Nova, que anuncia o estabelecimento definitivo do Cristianismo. Neste sentido, Lebrón e Armenta, andarilhos por Mbiaça, Itapocu, Campo, Ubay e Pequiri, formam um mito metade realidade, metade idealidade. [Página 64, 6 do pdf]
Registros mencionados (24)
1000 - Diáspora carijó / Migração tumpinambá [24714]
06/01/1504 - Aportou a primeira expedição colonial, com a chegada do bretão Binot Paulmier de Gonneville, a bordo do "Espoir" [27138]
03/07/1504 - Binot, o navegador francês levou consigo para a Europa Içá-Mirim, o filho de Arosca, ‘’Cacique dos Carijós’’ [20549]
12/10/1514 - A primeira versão conhecida dessa presença do discípulo de Jesus em terras americanas encontra-se, com efeito, na chamada Nova Gazeta Alemã, referente, segundo se sabe hoje, à viagem de um dos navios armados por Dom Nuno Manuel [22695]
1516 - Expedição de Nuno Manoel [22642]
1519 - Atlas Miller é evidência da "ilha Brasil", segundo Jaime Cortesão [23030]
1538 - Uma expedição capitaneada por Alonso Cabrera partiu da Espanha rumo ao Rio da Prata, em socorro à expedição de Pedro de Mendoza, o fundador de Buenos Aires [22707]
01/05/1538 - Carta do Frei Bernardo a Juan Bernal Diaz de Luco, do Conselho das Índias espanholas [21970]
25/05/1542 - Confirmação de terras a “mestre Cosme, bacharel” [19956]
20/01/1546 - Acusação do Fiscal, Licenciado Villalobos, contra Cabeza de Vaca, em Madri, a 20 de janeiro de 1546 [27141]
1552 - Irala teria chegado no salto do Avanhandava às margens do rio Anhembi [20647]
1553 - Sesmarias e gados de Pero Correa são doados aos jesuítas [22494]
25/01/1554 - Mudança para Piratininga: Tibiriça e Caiubi [8156]
24/08/1554 - Os jesuítas Pedro Correia e João de Sousa, acompanhados de um leigo, partem de São Vicente para a catequização dos índios de Cananéia, e ali acabam mártires no mês seguinte [11767]
06/10/1554 - Por isso deixou aí um Irmão para os ensinar, e ele, indo mais longe, partiu para outras nações a 6 de Outubro de 1554. Tanto o queriam seguir os Índios, mesmo em território inimigos, que quiserem cortar o cabelo à maneira dos cristãos e ir com ele como servos [27083]
24/08/1605 - No dia de São Bartolomeu, 24 de agosto de 1605, celebraram a primeira missa naquela terra. E escreve o Padre Jerônimo: "Tomou-se posse, da parte de Deus, de gente que o demônio tantos mil anos tinha em seu poder." [27145]
01/01/1619 - Ainda não chegou nada aos Jesuítas* [27149]
05/04/1628 - Chegaram a Laguna [27151]
30/05/1628 - Falecimento [27152]
14/07/1628 - Partiram [27153]
24/07/1628 - Últimos partiram [27154]
28/07/1628 - Chegaram à Cananéa [27155]
15/11/1628 - Padre Jesuíta Roque Gonzálies de Santa Cruz é morto pelo Cacique Nheçu [22933]
06/05/1758 - Nascimento de Maximilien François Marie Isidore de Robespierre [6197]





  Rio Itapocú
  16º de 70
abrir registro
   
Referências e teorias sobre o nome Itapocu. Correio do Povo, de Jaraguá do Sul. José Alberto Barbosa
14 de julho de 1989, sexta-feira. Atualizado em 24/10/2025 02:37:23
Relacionamentos
 Cidades (9): Araquari/SC, Assunção/PAR, Buenos Aires/ARG, Corupá/SC, Itajaí/SC, Jaraguá do Sul/SC, Niterói/RJ, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (20) Alfredo Romário Martins (1874-1948), Alvaro Nuñez Cabeza de Vaca (1500-1560), Américo Vespúcio (1454-1512), Apóstolo Tomé Judas Dídimo, Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853), Brás Cubas (1507-1592), Joan Blaeu (1596-1673), João Mendes de Almeida (1831-1898), João Sanches "Bisacinho", Johannes Janssonius (1588-1664), Luiz Martins, Manuel Aires de Casal (1754-1821), Pero Correia (f.1554), Plínio Marques da Silva Ayrosa (1895-1961), Reinhard Maack, Robert Southey, Teodoro Fernandes Sampaio (1855-1937), Tomé de Sousa (1503-1579), Ulrico Schmidl (1510-1579), Willem Jansz Blaeu (1571-1638)
 Temas (27): Arqueologia, Babitonga, Cachoeiras, Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Caminho do Piquiri, Caminhos até São Vicente, Capitania de São Vicente, Carijós/Guaranis, Cavalos, Cemitérios, Descobrimento do Brazil, Estradas antigas, Farinha e mandioca, Geografia e Mapas, Ilha de Santa Catarina, Itacolomy, Nheengatu, Peru, Piqueri, Rio da Prata, Rio dos Dragos, Rio Paraná, Rio Pirayh, Rio Tibagi, Santa Catarina, Serra do Mar
Registros mencionados (8)
1. Cabeza de Vaca desembarca em Santa Catarina
29 de março de 1541
2. Tomé de Souza escreve ao Rei D. João III: “nomeei João Ramalho para vigiar e impedir o trânsito de espanhóis e portugueses entre Santos e Assunção e vice-versa; e assegurar a soberania portuguesa no campo de Piratininga e sobre os caminhos de penetração que dali partiam”
1 de junho de 1553

Mandou obstruir o caminho que da costa de Santa Catarina ia ter ao Rio da Prata (Assunção) e que era um dos ramos da linha tronco do Peabiru. Esse roteiro fechado inutilmente por Tomé de Souza é o da subia ao planalto a partir do Itapocu. Antigo caminho nativo. [Página 15]
3. Mapa de Bartholomeu Velho
1561
4. Mapa "Brasilia", de Christoph: AB Artischav Arciszewski
1630
5. “Novus Brasiliae Typus”, Jodocus Hondius
1635
6. Mapa “Americae nova Tabula”, de Willem & Jan Blaeu
1640
7. Mapa "Acuratissima Brasilia Tabula" de Johannes Janssonius
1646
8. Diccionario castellano-guaraní y guaraní-castellano, de Antonio Guasch
1976
Registros mencionados (13)
01/07/1500 - Carta de Américo Vespucci destinada a Lorenzo Medici* [228]
29/03/1541 - Cabeza de Vaca desembarca em Santa Catarina [22126]
26/12/1552 - Maniçoba / Ulrico Schrnidel partiu de Buenos Aires, que veio do Paraguai a São Vicente, passando por Santo André, a vila de João Ramalho [21277]
01/06/1553 - Tomé de Souza escreve ao Rei D. João III: “nomeei João Ramalho para vigiar e impedir o trânsito de espanhóis e portugueses entre Santos e Assunção e vice-versa; e assegurar a soberania portuguesa no campo de Piratininga e sobre os caminhos de penetração que dali partiam” [8742]
13/06/1553 - Ulrico Schmidel chegou a São Vicente [22134]
01/06/1560 - Partida da expedição de Bras Cubas* [19975]
1561 - Mapa de Bartholomeu Velho [23031]
1630 - Mapa "Brasilia", de Christoph: AB Artischav Arciszewski [1146]
1635 - “Novus Brasiliae Typus”, Jodocus Hondius [24784]
1640 - Mapa “Americae nova Tabula”, de Willem & Jan Blaeu [29109]
1646 - Mapa "Acuratissima Brasilia Tabula" de Johannes Janssonius [1267]
1901 - “O Tupi na Geographia Nacional”. Teodoro Fernandes Sampaio (1855-1937) [21917]
1976 - Diccionario castellano-guaraní y guaraní-castellano, de Antonio Guasch [2866]





  Rio Itapocú
  17º de 70
abrir registro
   
História da História do Brasil, 1979. José Honório Rodrigues
1979. Atualizado em 25/10/2025 19:36:12
Relacionamentos
 Cidades (5): Botucatu/SP, Cananéia/SP, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Sorocaba/SP
 Pessoas (5) Alvaro Nuñez Cabeza de Vaca (1500-1560), João Antonio Cabral Camello, José Maria da Silva Paranhos (1819-1880), Martim Afonso de Sousa (1500-1564), Stephen Grover Cleveland
 Temas (10): Caminho do Peabiru, Cochipone, Descobrimento do Brazil, Piqueri, Rio Iguassú, Rio Paraná, Rio Paranapanema, Rio Pepiry, Rio Tibagi, Tordesilhas

Registro mencionado
1. Carta do Frei Bernardo a Juan Bernal Diaz de Luco, do Conselho das Índias espanholas
1 de maio de 1538
Registros mencionados (7)
01/02/1531 - Envio de Diogo Leite [22014]
01/05/1538 - Carta do Frei Bernardo a Juan Bernal Diaz de Luco, do Conselho das Índias espanholas [21970]
02/11/1540 - Cabeza de Vaca partiu para Cádiz [22125]
26/12/1552 - Maniçoba / Ulrico Schrnidel partiu de Buenos Aires, que veio do Paraguai a São Vicente, passando por Santo André, a vila de João Ramalho [21277]
21/11/1727 - O comerciante João Antunes Cabral Camelo chega Cuiabá [6770]
15/01/1817 - O original da Carta de Pero Vaz de Caminha guarda-se na Torre do Tombo, em Lisboa. Quem primeiro assinalou sua existência foi José Seabra da Silva e quem pela primeira vez a publicou foi Manoel Aires do Casal [7468]
1895 - A disputa do Território das Missões foi resolvido em favor do Brasil, pela arbitragem do presidente Cleveland, dos Estados Unidos, em 1895, graças aos documentos reunidos por Rio Branco [22133]





  Rio Itapocú
  18º de 70
abrir registro
   
Diccionario castellano-guaraní y guaraní-castellano, de Antonio Guasch
1976. Atualizado em 25/02/2025 04:43:25
Relacionamentos

 Temas (3): Nheengatu, Estradas antigas, Caminho do Peabiru





  Rio Itapocú
  19º de 70
abrir registro
   
1951
Atualizado em 28/10/2025 15:11:32
“Toponímia Tupi-Guarani do Munícípío de Joinville”, no “Centenário de Joínvílle”, 1951. Norberto Bachmann
•  Cidades (1): Joinville/SC




  Rio Itapocú
  20º de 70
abrir registro
   
O interventor do estado de São Paulo, Fernando de Sousa Costa, emitiu o Decreto-Lei 14.334, sobre a divisão administrativa e judiciária do Estado
30 de novembro de 1944, quinta-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (3): Elias Fausto/SP, Porto Feliz/SP, Itu/SP
 Temas (6): Atuahy, Avecuia, “terra que cai”, Bairro Itavuvu, Cachoeiras, Leis, decretos e emendas, Rio Anhemby / Tietê





  Rio Itapocú
  21º de 70
abrir registro
   
“Ulrico Schmidl no Brasil quinhentista”. Sociedade Hans Staden
1942. Atualizado em 30/10/2025 15:11:44
Relacionamentos
 Cidades (12): Assunção/PAR, Botucatu/SP, Cananéia/SP, Capão Bonito/SP, Itapetininga/SP, Itapeva/SP, Itu/SP, São Miguel Arcanjo/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sarapuí/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (21) Aleixo Garcia (f.1526), Antônio de Añasco Melgarejo (n.1559), Brás Cubas (1507-1592), Caiubi, senhor de Geribatiba, Domingo Martinez de Irala (1506-1556), Erasmo Esquert, Francisco de Chaves (1500-1600), Francisco de Sousa (1540-1611), Gentil de Assis Moura (1868-1929), Hans Staden (1525-1576), Jerônimo Leitão, Juan de Salazar y Espinosa (1508-1560), Leonardo Nunes, Luis de Céspedes García Xería (n.1588), Luiz Martins, Nicolau Barreto, Pedro de Angelis, Pedro de Angelis (1784-1859), Pero Correia (f.1554), Teodoro Fernandes Sampaio (1855-1937), Ulrico Schmidl (1510-1579)
 Temas (25): Biesaie, Caminho até Cananéa, Caminho do Peabiru, Caminho do Piquiri, Caminho Sorocaba-Paranapanema, Cayacangas, Estradas antigas, Guaianás, Guaiatacás, Guayrá, Guerra de Extermínio, Juerichsabaie, Jurubatuba, Geraibatiba, Maniçoba, Rio Anhemby / Tietê, Rio Geribatiba, Rio Ivahy (Guibay, Hubay), Rio Paranapanema, Rio Parnaíba , Rio Uruguai, Rio Ururay, São Paulo de Piratininga, Schebetueba, Tupis, Wiettache / Hitauchi
Registros mencionados (12)
1549 - Johan Ferdinand (João Fernando) vai se Buenos Aires a Santa Catarina pelo Peabiru [22060]
26/03/1553 - Chegada a Kariesseba [24787]
01/06/1560 - Partida da expedição de Bras Cubas* [19975]
01/11/1585 - Guerra de Jerônimo Leitão: expedição partiu de Santos para exterminar os Carijós [19962]
09/06/1591 - Dom Francisco de Souza tomou posse na cidade de Salvador se tornando o 7° Governador-Geral do Brasil [13717]
22/11/1603 - Hernando Arias estimula a ida de soldados de Villa Rica pelo mesmo caminho de São Paulo para estabelecer contatos [20682]
1611 - Leitão [26242]
16/07/1628 - Luis de Céspedes García Xería Parte em direção ao Guayrá, via Tietê e Paraná [17702]
21/07/1628 - Conduzido por André Fernandes, Luis Céspedes e sua comitiva chegam no “Porto misterioso": Nossa Senhora de Atocha [9120]
20/05/1676 - “quarenta días a la Villa de Sorocaba capitania de San Bisente” [21149]
30/09/1888 - Em Londres, Inglaterra, Jack, o “Estripador”, mata sua terceira e quarta vítimas, Elizabeth Stride e Catherine Eddowes [28221]
08/04/2023 - Caminho de São Tomé, hoje chamado Peabiru: Sorocaba-Paranapanema [28727]





  Rio Itapocú
  22º de 70
abrir registro
   
“Bandeiras e Bandeirantes de São Paulo”. Francisco de Assis Carvalho Franco (1886-1953)
1940. Atualizado em 31/10/2025 11:31:08
Relacionamentos
 Cidades (12): Apiaí/SP, Boituva/SP, Caeté/MG, Cananéia/SP, Curitiba/PR, Mogi das Cruzes/SP, Ouro Preto/MG, Paranaguá/PR, Santos/SP, São Paulo/SP, São Roque/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (50) Afonso Sardinha, o Velho (1531-1616), André Fernandes (1578-1641), Anthony Knivet (1560-1649), Antônio de Macedo (ou Saavedra) (1531-1590), Ascenso Luiz Grou (1575-1653), Bacharel de Cananéa, Baltazar Carrasco dos Reis (1617-1697), Balthazar Fernandes (1577-1670), Basílio de Magalhães (66 anos), Belchior Dias Moréia (1540-1619), Bento Maciel Parente, Brás Cubas (1507-1592), Cacique de Carapicuíba, Clemente Álvares (1569-1641), Custódia Lourença, Diogo de Unhate (1535-1617), Diogo Martins Cam, Domingos Luís Grou (1500-1590), Francisco de Assis Carvalho Franco (54 anos), Francisco de Sousa (1540-1611), Francisco Lopes Pinto, Gabriel de Lara (f.1694), Gonçalo Monteiro, Heliodoro Eobanos Pereira (n.1588), Henrique da Costa (1573-1616), Jean de Laet (1571-1649), Jerônimo Leitão, João de Anhaya, João de Anhaya Lemos (f.1723), João de Piña (n.1585), João Fernandes Saavedra (f.1667), João Pereira Botafogo (1540-1627), João Pires, o gago (1500-1567), John Whithal (João Leitão), Juan de Salazar y Espinosa (1508-1560), Luís Gonzaga da Silva Leme (1852-1919), Luis Sarmiento de Mendoça, Luiz Martins, Manuel da Nóbrega (1517-1570), Manuel Eufrásio de Azevedo Marques (1825-1878), Marcos Fernandes, velho (1530-1582), Martim Correia de Sá (1575-1632), Pedro Taques de Almeida Pais Leme (1714-1777), Pero (Pedro) de Góes, Pero Correia (f.1554), Rodrigo de Castelo Branco, Salvador Jorge Velho (1643-1705), Simão Álvares Martins (Jorge) (1573-1636), Simão Jorge Velho (1526-1585), Wilhelm Jostten Glimmer (1580-1626)
 Temas (27): Assunguy, Bacaetava / Cahativa, Bahia?, Cahaetee, Caminho do Peabiru, Caminho São Paulo-Santos, Cananéas, Capitania de São Vicente, Carijós/Guaranis, Cruzes, Guaimbé, Guerra de Extermínio, Jaguaporecuba, Lagoa Dourada, Léguas, Metalurgia e siderurgia, Minas de Itaimbé, Montanha Sagrada DO Araçoiaba, Ouro, Peru, Pirapitinguí, Rio Anhemby / Tietê, Rio Jaguari, Rio Paranapanema, Tamoios, Tupiniquim, Vila de Santo André da Borda
Registros mencionados (2)
1. Armada de João Dias de Solis teria sido "desmantelada"
1524

O desbarato da pequena armada de João Dias de Solis, na região do Atlantiéo meridional, teve como consequencia a fixação de varios de seus extraviados no litoral por alguns denominado do ouro e da prata e que tinha por extremos, ao norte, a ilha de São Vicente e, ao sul, o rio da Prata.

De muitos poucos delles se guardam os nomes e dentre esses, Aleixo Garcia, Henrique Montes e Belchior Ramires, unidos a mais seis, demoravam no porto de Santa Catharina, segundo dava noticia uma carta do embaixador João de Zuninga, em 1524.

Um decimo fôra encontrado e recolhido no rio Paraná, pelo piloto Diogo Garcia, em 1527. Aleixo Garcia foi incontestavelmente o iniciador do movimento sertanista nessa costa, por onde se estendia a ainda imprecisa capitania vicentina.

Escapando a varias vicissitudes, permaneceu algum tempo em Laguna - e ahi, a lenda seductora do Rei Branco, junto á uma serra de prata, nas mesmas paragens do grande rio, que remontára em parte com Solis, o attrahiu irresistivelmente com quatro companheiros, sertão a dentro, buscando alcançar a sua miragem, atravez do continente,

Foi desse modo que cruzou Santa Catharina, passou ao Paraná e por essa via internou-se no Paragua}r. Uma vez nessa região, língua da terra como se tornára., induziu centenas de guaranys a que o acompanhassem e, entrando pelo baixo Matto-Grosso, cortou a planicie dos. guayctirús e continuou sempre em direcção ao occidente,buscando a região dos Charcas.

O término da sua caminhada, dizem alguns, teria sido Chuquisaca. Dahi desandou a jornada, com muitos despojos de prata e -quando attingia novamente as terras paraguayas, foi morto, com alguns dos seus companheiros, pelos guaranys revoltados, em 1526. [Página 11]
2. A expedição de Salvador, Martim de Sá e o pirata Anthony Knivet, enviada por D. Francisco de Souza
novembro de 1599

Dom Francisco de Sousa por suas vez, chegou á vila em maio de 1599, seguido de considerável comitiva. Jornadeou logo para as minas do Araçoyaba, onde Affonso Sardinha, o moço, lhe fez doação dum dos fornos catalães para o preparo do ferro, passando depois a visitar as minas de Bacaetava, São Roque e Jaraguá. Pouco meses depois retornava ao Araçoyaba e dali enviava uma expedição ao Itapucú, da qual fez parte Antonio Knivet.
Registros mencionados (52)
1524 - Armada de João Dias de Solis teria sido "desmantelada" [19955]
1526 - Aleixo Garcia foi morto, com alguns dos seus companheiros. Francisco de Chaves conseguiu sobreviver [21967]
1530 - Casamento de Domingos Grou e a filha do cacique de Carapicuíba (data s/ confirmação) [20334]
25/05/1542 - Confirmação de terras a “mestre Cosme, bacharel” [19956]
13/07/1552 - Segundo uma comunicação feita pelo primeiro Bispo do Brasil, ao rei D. João, em 13 de julho de 1552, também foi colhido ouro, nas margens do Cubatão, juntos nos desaguadouros dos riachos que desciam da lombada do Paranapiacaba [25945]
08/04/1553 - Santo André da Borda do Campo foi aclamada em vila em nome do donatário Martim Afonso de Sousa, e provisão do seu capitão-mor governador e ouvidor Antônio de Oliveira [6030]
30/06/1553 - Mais um parente do capitão-mor Antônio de Oliveira, representante do "proprietário" das terras adquiriu em Assumpção trinta e dois índios guaranys, a troco de ferro, para vende-los nas capitanias do norte [19958]
08/11/1553 - Carta de Luís Sarmiento de Mendoza, embaixador espanhol em Lisboa [26563]
08/01/1556 - Proibido ir para o Paraguay "não façam fundição nenhuma de nenhum metal" [19973]
07/09/1559 - Rainha regente D. Catarina comunicava ao governador Mem de Sá que enviara o mineiro para averiguar as notícias das minas de ouro. [20506]
01/06/1560 - Partida da expedição de Bras Cubas* [19975]
04/04/1561 - Ataque aos índios tamoios [19960]
10/05/1561 - Carta a rainha Catarina e nova solicitação ao "mineiro da Rainha" que adentrasse novamente ao sertão [19959]
20/05/1561 - O Capitão Brás Cubas estabelece uma fazenda ou sítio no lugar em que alguns anos depois teria início a povoação de Mogi das Cruzes [18180]
25/04/1562 - Carta de Brás Cubas (1507-1592) ao rei de Portugal, Dom Sebastião (1554-1578) [19976]
22/04/1568 - Carta do padre Balthazar Fernandes: 4 povoacões [19850]
1578 - Registros indicam ouro [20519]
1578 - Evidências de que Afonso Sardinha teria "descoberto" o “Araçoiaba” [20363]
26/06/1578 - Seria corrente a notícia da existência das minas de ouro e prata da capitania de São Vicente, segundo súdito inglês residente em Santos [20758]
10/04/1585 - Representação das Câmaras de Santos e São Vicente ao capitão-mor Jerônimo Leitão, lugar-tenente do donatário, sobre a necessidade de fazer-se guerra aos índios Tupiniquim e Carijó [10559]
01/11/1585 - Guerra de Jerônimo Leitão: expedição partiu de Santos para exterminar os Carijós [19962]
27/07/1586 - Domingos Grou não retorna com a expedição de que saiu de Santos um ano antes [19963]
01/08/1587 - “mameluco” Domingos Luiz Grou o moço, Belchior Dias e seu tio Antonio de Saavedra lideram uma expedição, que conseguir seguir em "boa paz"* [19965]
01/01/1590 - Nova expedição com 50 homens* [26190]
17/03/1590 - A população de São Paulo recebia a notícia através de dois participantes de uma entrada [22292]
01/06/1590 - Jerômilo Leitão ordenou um reconhecimento prévio do local* [19964]
01/08/1590 - Bandeira penetrou o sertão* [21220]
30/12/1590 - Retorno da bandeira de Antonio de Saavedra, Diogo de Unhate e Fernão Dias* [19966]
01/10/1591 - Necessidade de guerra de extermínio* [19967]
1596 - Belchior [25774]
1596 - Jean de Laet esteve no Brasil [21280]
1598 - Após um Mameluco informar Dom Francisco de Souza que visita os "Montes de Sabaroason", enfim ele visitou o local / Nossa Senhora de Monte Serrat do Itapevuçu [6198]
01/10/1598 - D. Francisco partiu para o Sul [13719]
23/05/1599 - D. Francisco parte de São Paulo para as minas de Bacaetava, Vuturuna e Jaraguá, na Serra de Biraçoiaba onde passa 6 meses [6231]
01/11/1599 - A expedição de Salvador, Martim de Sá e o pirata Anthony Knivet, enviada por D. Francisco de Souza* [20591]
08/09/1602 - Liderada pelo “mameluco” Belchior Dias Carneiro, bandeira de Nicolau Barreto partiu sabendo da existência de ouro em “Sabarabúçú” [19186]
16/09/1606 - Minas [27572]
15/06/1609 - D. Francisco chegou em São Paulo [27279]
11/08/1609 - Firmada sociedade entre Diogo de Quadros, Francisco Lopes Pinto e D. Antônio de Souza, filho de D. Francisco de Souza, que se refere a um engenho de ferro "situado em o distrito e limite desta vila de São Paulo e donde chamam Ibirapuera, da outra banda do Rio Jeribatiba [20797]
23/09/1619 - André Fernandes obteve para si uma sesmaria onde havia encontrado ouro / Balthazar obteve sesmaria no Porto de Canoas [19190]
1625 - “O Novo Mundo: Descrição das Índias Ocidentais” ("Nieuvve wereldt, ofte, Beschrijvinghe van West-Indien"), 1625. Jean de Laet (1571-1649) [22897]
16/07/1628 - Luis de Céspedes García Xería Parte em direção ao Guayrá, via Tietê e Paraná [17702]
21/07/1628 - Conduzido por André Fernandes, Luis Céspedes e sua comitiva chegam no “Porto misterioso": Nossa Senhora de Atocha [9120]
24/09/1641 - Casamento de Maria Fernandes, filha do capitão André Fernandes, com João Fernandes Edra e a escriptura de dote, feita em Parnahyba [20420]
29/09/1641 - Testamento/falecimento de André Fernandes: apenas um filho legítimo [19852]
1645 - Assunguy [21651]
1647 - Assunguy [20586]
24/06/1656 - Dúvidas levantadas entre o povoador de Parnahyba [19851]
29/06/1661 - Balthazar Carrasco obtém sesmaria [19981]
1670 - Assunguy [28537]
1677 - O Sargento-mor João Martins Claro acompanhou o Administrador D. Rodrigo de Castelo Granco na exploração das Minas do Rio de Janeiro "correndo toda a costa até Pernaguá e todo o sertão onde havia Minas como foi de Peruña, Itambê, D. Jafne e outras [22395]
1696 - As diligências posteriores ao falecimento de Bartholomeu Bueno de Siqueira foram feitas por Miguel Garcia de Almeida e Cunha que entrou no Itatiaia, descobrindo ouro no Gualacho do Sul; por Manuel Garcia Velho, que entrou no Tripuhy, fazendo idênticas descobertas e Belchior da Cunha Barregão, que com Bento Leite da Silva, entrou no Itacolomy, extraindo também o precioso metal (1696) [27659]





  Rio Itapocú
  23º de 70
abrir registro
   
Limites do Brasil - A Fronteira com o Paraguay
1938. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (2): Assunção/PAR, Buenos Aires/ARG
 Temas (5): Léguas, Peru, Rio da Prata, Rio Paraguay, Rio Ypané






  Rio Itapocú
  24º de 70
abrir registro
   
Efemérides Brasileiras, José Maria da Silva Paranhos Jr. (1845-1912)
1938. Atualizado em 12/10/2025 21:22:14
Relacionamentos
 Cidades (5): Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (12) Bartolomeu Bueno da Silva (1672-1740), Paschoal Fernandes, Pedro Fernandes Sardinha (1496-1556), Pedro II de Portugal (1648-1706), Pedro II de Portugal (1648-1706), Pero Lopes de Sousa (1497-1539), Piqueroby (1480-1552), Sebastião Caboto (1476-1557), Thomas Griggs, Tomé de Sousa (1503-1579), Vasco Fernandes Coutinho (1490-1561), Vicente Yáñez Pinzón (1462-1514)
 Temas (16): Porto de Santa Luzia, República, Rio Amazonas, Rio Anhemby / Tietê, Rio Cubatão, Rio da Prata, Rio dos patos / Terras dos patos, Rio Maruhi, Rio Paraguay, Rio Paranapanema, Rio São Francisco, São Paulo de Piratininga, Tamoios, Temiminós, Tordesilhas, Vila de Santo André da Borda

    1 Fontes
   fontes relacionadas
Registro mencionado
1. Chega a Assunção do Paraguai a expedição de Alvar Nuñez Cabeça de Vaca
11 de março de 1542

1542 — Chega a Assunção do Paraguai a expedição de Alvar Nuñez Cabeça de Vaca. Partiu do rio Itabucu, hoje Itapucu, no litoral de Santa Catarina, subiu a serra do Mar e penetrou nos campos de Curitiba; passando da margem esquerda para a oposta do rio Iguaçu, atravessou o Tibagi e continuou pela margem esquerda desse afluente do Paranapanema no rumo nordeste; atravessou outros rios, entre os quais o Pequiri, afluente do Paraná, e, seguindo rumo sul, paralelamente ao curso desse último, alcançou a margem direita do Iguaçu, logo acima de seu salto grande; desceu, então, o Iguaçu, prosseguiu pelo Paraguai e chegou a Assunção na data assinalada, um sábado, pela manhã.

Em uma paragem do rio Iguaçu, teve notícia Cabeça de Vaca dos portugueses que Martim Afonso de Sousa, 10 anos antes, enviara para descobrir metais preciosos, guiados por Francisco de Chaves, que foram mortos pelos índios do rio Pequiri.
Registros mencionados (105)
11/10/1492 - As três caravelas de Cristóvão Colombo, navegando em busca das Índias Ocidentais, encontraram neste dia indício seguro de terra próxima e habitada [12185]
26/01/1500 - Vicente Yáñez Pinzón atinge o Cabo de Santo Agostinho no litoral de Pernambuco [9016]
28/08/1501 - A esquadrilha de André Gonçalves entra no Rio de São Francisco [11792]
13/12/1501 - André Gonçalves e Américo Vespúcio descobrem a baía a que deram o nome de Santa Luzia e onde, em 1535, Vasco Fernandes Coutinho fundou a vila do Espírito Santo. [12782]
15/02/1502 - Os navios de André Gonçalves e de Américo Vespúcio, quem, por ordem do rei dom Manuel, exploravam pela primeira vez o litoral brasileiro, do cabo de São Roque para o sul, depois de terem descoberto o Rio de Janeiro [12965]
24/01/1504 - Carta do dom Manuel doando a Fernando de Noronha a "ilha de San Johan" [9896]
18/06/1504 - Américo Vespúcio chega a Lisboa, com 77 dias de viagem (ver sua carta a Soderini) desde Cabo Frio [11146]
04/09/1504 - Carta de Américo Vespúcio a Soderini, em que descrevia as suas viagens e, entre elas, as duas que fizera ao Brasil [11854]
20/09/1519 - Partida, da qual só 18 dos 250 tripulantes sobreviveram [22910]
13/12/1519 - Fernando de Magalhães chega à baía do Rio de Janeiro [12783]
27/12/1519 - Fernando de Magalhães deixa a baía do Rio de Janeiro (ver 13 de dezembro) e prossegue em sua viagem de circunavegação do globo [12823]
10/01/1520 - A armada espanhola chegou ao vasto estuário do Rio da Prata [24940]
03/06/1526 - Chegada dos navios do capitão-general Sebastião Caboto, em viagem para o sul [22010]
29/09/1526 - Partida dos navios do capitão-general Sebastião Caboto, em viagem para o sul [22011]
01/11/1526 - “(...) desde novembro, dom Rodrigo de Acuña, abandonado em terra, perto do rio de São Francisco, pela nau espanhola S. Gabriel, do seu comando”* [22012]
22/04/1529 - Tratado de Zaragoza discute a posse das Ilhas Molucas entre Portugal e Espanha [10664]
01/02/1531 - Envio de Diogo Leite [22014]
04/07/1532 - O capitão Pero Lopes de Sousa parte do Rio de Janeiro para Lisboa com a nau Santa Maria das Candeias e o galeão São Vicente [11279]
11/09/1534 - Terras do continente e a ilha de Santa Catarina foram doadas, com as de Santo Amaro e de Itamaracá, a Pero Lopes de Sousa [20187]
1535 - Os espanhóis de Iguape, de que era chefe Ruiz García de Mosquera, ameaçados pelos portugueses de São Vicente (ver 22 de janeiro de 1532), fugiram para a ilha de Santa Catarina [6203]
23/05/1535 - Vasco Fernandes Coutinho toma posse da capitania que lhe fora doada, desembarcando com pequena expedição de imigrantes no lado meridional da baía de Santa Luzia [10933]
03/12/1535 - Dom Pedro de Mendoza, que na véspera de chegar à baía do Rio de Janeiro lavrou a sentença de morte do mestre de campo de infantaria de sua expedição, Juan Osório [12636]
25/09/1536 - Concessão a Bras Cubas / Pascoal Fernandes e Domingos Pires já tinham estabelecido, a leste do ribeiro de São Jerônimo, depois chamado de “Montserrate” [12063]
11/03/1542 - Chega a Assunção do Paraguai a expedição de Alvar Nuñez Cabeça de Vaca [10231]
17/12/1548 - Regimento (instruções) dado por dom João III a Tomé de Sousa, primeiro governador-geral nomeado para o Brasil: “Primeira Constituição do Brasil” [12815]
07/01/1549 - Carta régia de dom João III, criando no Brasil um governo com jurisdição sobre todas as capitanias e mandando fundar uma fortaleza e uma povoação na Bahia de Todos os Santos [9816]
1550 - Cunhambebe ou Quoniambec (abutre), cacique da tribo Arirah ou Ariró, teria devorado mais de 60 colonos [20383]
1550 - Hans Staden naufraga em Itanhaém [21683]
1551 - Encontro com Bras Cubas [22045]
08/02/1552 - Tomé de Sousa concede a aprovação a Bras Cubas para "povoar" [20205]
24/03/1552 - Parte de Belém (Lisboa) para a Bahia dom Pedro Fernandes Sardinha, primeiro bispo do Brasil (ver 22 de junho de 1552) [10396]
22/06/1552 - Pedro Sardinha chega na Bahia [11186]
11/08/1552 - Capitulação assinada em Monzón concedendo a Jerônimo de Aguayo os poderes necessários para explorar e povoar em nome do rei [11610]
07/08/1553 - Falecimento do primeiro donatário e povoador da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho [11579]
1554 - Temiminós, aliados dos portugueses, que, em 1554, depois de muitas guerras, emigraram para o Espírito Santo [22745]
16/06/1556 - Bispo Sardinha foi "comido" por índios Caetés [11130]
20/05/1560 - A vila de Santo André da Borda do Campo é extinta e incorporada a “nova” São Paulo de Piratininga [29269]
10/07/1562 - Cerco de Piratininga ou A Guerra de Piratininga [8749]
14/09/1563 - Um tratado de paz, que não duraria muito, foi firmado e o padre Anchieta deixa a aldeia dos Tamoios, parte da aldeia do chefe Cunhambebe para Bertioga [11954]
18/01/1567 - O governador-geral do Brasil Mem de Sá entra na baía do Rio de Janeiro com uma esquadrilha [9937]
20/01/1567 - Mem de Sá, governador do Brasil, ataca e toma a paliçada de Uruçu-mirim e a de Paranapucu, na baía do Rio de Janeiro [9950]
08/06/1567 - Segundo Azevedo Marques, Heliodoro Euban foi morto neste dia, em 1569, combatendo contra os franceses em Cabo Frio [11059]
04/03/1568 - Nomeação de Salvador Correia de Sá para capitão-mor e governador da capitania do Rio de Janeiro [10145]
04/08/1578 - Batalha de Kasr-el-Kebir (Alcacer-Kibir) [11551]
18/02/1580 - Nesta data soube-se em Santos que quatro navios de guerra franceses tinham sido repelidos pelos fortes do Rio de Janeiro [13075]
01/09/1585 - A Câmara da vila de São Paulo dirige uma representação ao capitão-mor Jerônimo Leitão [11822]
01/03/1591 - Carta de Filipe III nomeando Pedro de Oliveira sargento-mor do Estado do Brasil, devendo acompanhar o governador dom Francisco de Sousa [10108]
20/04/1592 - Belchior da Costa, por provisão de 20 de abril desse ano, nomeou para uma entrada Afonso Sardinha [27491]
10/07/1592 - Abertura do testamento de Gabriel Soares de Sousa, capitão-mor e governador da conquista e do descobrimento do Rio de São Francisco [11327]
1599 - sem data específica [20840]
10/09/1611 - Lei de dom Filipe III reconhecendo, em princípio, a liberdade dos índios, mas declarando legítimo o cativeiro dos que fossem aprisionados em justa guerra ou dos que fossem resgatados quando cativos de antropófagos [11902]
22/03/1619 - A Capitania de São Tomé, também conhecida como Campo dos Goitacazesou Paraíba do Sul, foi vendida [1051]
30/04/1625 - Assinatura da capitulação dos holandeses em Salvador [10731]
24/05/1625 - Após a vitória do dia anterior, Pedro Teixeira desembarca na ilha de Tucujus (Amazonas) [10942]
19/08/1627 - O governador do Rio de Janeiro, Martim de Sá, concede, nesta data, sesmarias, nos Campos dos Goitacás, aos três irmãos capitães Gonçalo, Manuel e Duarte Correia de Sá [11699]
24/05/1630 - Antônio Ribeiro de Lacerda, cumprindo as instruções do general Matias de Albuquerque, assalta e toma pela madrugada o forte Ernestus [10943]
10/08/1632 - Falecimento de Martim de Sá, tenente-general dos reais exércitos, vice-almirante das costas do mar do sul [11602]
01/02/1635 - Os capitães Martin Soares Moreno e Francisco Rebelo, à frente de 200 homens, na mata do engenho Muçurepe, destroçam 80 holandeses comandados pelo tenente Merling [10023]
09/01/1639 - Bandeirantes paulistas travam combate com espanhóis e guaranis [9828]
16/08/1639 - Pedro Teixeira toma posse da região de Paianino [7938]
13/02/1641 - Os Estados-Gerais da Holanda ordenam que dessa data por diante fossem os portugueses tratados como amigos [11722]
16/01/1648 - Salvador Correia de Sá e Benevides, chegando de Lisboa, toma pela segunda vez posse do governo do Rio de Janeiro [9890]
12/05/1648 - Salvador Correia de Sá e Benevides parte com a expedição destinada à reconquista de Angola [10846]
12/07/1648 - Chega a Quicombo a expedição comandada por Salvador Correia de Sá e Benevides [11345]
17/08/1648 - Salvador Correia de Sá e Benevides assalta a fortaleza do morro de São Miguel, em São Paulo de Luanda [11681]
21/10/1660 - Salvador Correia de Sá e Benevides partiu para São Paulo, foi em pessoa a Paranaguá e concluiu que as minas eram fantasia [18604]
1662 - Os moradores da primitiva povoação formaram uma República [23255]
13/02/1669 - Tratado de paz entre Portugal e Espanha, pondo termo à guerra começada pela revolução de 1o de dezembro de 1640 [11723]
17/07/1674 - A carta régia de 17 de julho de 1674 criou, nas margens do Paraíba do Sul, duas capitanias em favor do visconde de Asseca e de seu irmão João Correia de Sá. Com o correr dos tempos, ficaram as duas reunidas com o nome de capitania do Paraíba do Sul ou de Campos dos Goitacás [23254]
22/01/1680 - Dom Manuel Lobo, governador da capitania do Rio de Janeiro, dá fundo na enseada fronteira às ilhas de São Gabriel [9913]
05/02/1682 - Os irmãos Cabral, Manoel Fernandes de Abreu e Martins Garcia Lumbria, foram autorizados por Carta Régia a explorar os minerais existentes no morro de Ipanema [22883]
05/05/1682 - Carta régia autorizando os paulistas Manuel Fernandes de Abreu, Jacinto Moreira Cabral e Martim Garcia Lombria a estabelecer fundições de ferro em Araçoiaba [10785]
24/02/1684 - Revolta de Beckman no Maranhão [12733]
20/06/1699 - Desde 1671 tinha o eremita Antônio de Caminha construído, dentro de um bosque, no outeiro até então chamado da Ponta da Carioca, uma pequena e frágil capela [11170]
08/08/1709 - Uma nota manuscrita de Francisco Leitão Ferreira dá conta da experiência de um aeróstato [11588]
07/07/1710 - Carta régia ao governador e capitão-general do estado do Maranhão [11305]
11/04/1713 - Tratado de Utrecht entre Portugal e França [9736]
03/12/1735 - Desde 28 de novembro, o governador de Buenos Aires, Salcedo, bombardeava a praça da Colônia do Sacramento e batia as suas muralhas com 20 canhões e dois morteiros [12640]
27/07/1736 - Combate no rio da Prata entre um patacho espanhol vindo da Corunha e o bergantim português Palomita Real [11465]
19/09/1740 - Morre em Goiás, na maior pobreza, o capitão Bartolomeu Bueno da Silva, chamado o Anhanguera, segundo desse nome (ver 30 de junho de 1722). Era natural de Parnaíba, em São Paulo. [11998]
13/03/1748 - Falece em Lisboa Bernardo Pereira de Berredo, governador e capitão-general do Maranhão [10253]
17/01/1751 - Tratado pelo qual se regularam as instruções dos comissários encarregados da execução do Tratado de 13 de janeiro de 1750 [9932]
08/09/1770 - O tenente Cândido Xavier de Oliveira e Sousa (depois general) começa a exploração dos campos de Guarapuava [11893]
17/02/1777 - O coronel do mar Roberto Mac Douall (ver 19 de fevereiro de 1776), comandante da esquadra portuguesa do sul, estava fundeado entre as ilhas do Arvoredo e da Galé (costa de Santa Catarina) [13061]
01/10/1777 - Tratado de Santo Ildefonso [9738]
14/10/1801 - 2° Marquês de Aguiar substitui o 2º Conde de Resende como Vice-rei do Brasil Colonial [7142]
29/11/1807 - Parte do Tejo a frota que conduzia ao Brasil a família real portuguesa [12597]
18/02/1808 - Aviso do príncipe regente dom João, mandando organizar na Bahia a Escola Médica Cirúrgica, proposta pelo doutor José Correia Picanço (primeiro barão de Goiana) [13080]
07/03/1808 - Chegam ao Rio de Janeiro a rainha dona Maria I e o príncipe regente dom João. A cidade ficou sendo, até 26 de abril de 1821, a capital da monarquia portuguesa [5094]
20/02/1819 - É preso em Buenos Aires o agente confidencial do general Lecór, Luís Barroso Pereira [12268]
20/05/1821 - Eleição primária em São Paulo para a escolha dos deputados às Cortes [10913]
15/11/1825 - Carta de lei de dom João VI anunciando a transmissão de direitos [12492]
08/07/1827 - Antônio de Almeida repele e derrota um destacamento argentino [11315]
11/08/1827 - Carta de lei criando os dois cursos jurídicos de São Paulo e Olinda [11619]
04/02/1838 - A barca dinamarquesa Zebra, procedente de Hamburgo, dá fundo sob a proteção do forte de Santo Antônio, da barra da Bahia, ocupado pelos revolucionários [10051]
29/07/1839 - Naufrágio do cúter de guerra Marui na lagoa dos Patos [11489]
02/02/1844 - Formação do quarto gabinete ministerial [10031]
29/12/1864 - Reúne-se às forças brasileiras e orientais, que sitiavam Paissandu, o exército brasileiro do general João Propício Mena Barreto (depois barão de São Gabriel) [9764]
07/12/1866 - Decreto imperial [12693]
03/08/1867 - Combate de arroio Hondo [11548]
07/09/1867 - Ficam abertas à navegação estrangeira, o rio Amazonas até a fronteira peruana, o Tocantins até Cametá, o Tapajós até Santarém, o rio Negro até Manaus, o Madeira até Borba, e o São Francisco até Penedo [11885]
19/08/1868 - Caxias marcha para atacar as posições de Solano López [11703]
28/09/1871 - Promulgada a Lei do Ventre Livre [7539]
07/09/1889 - Tratado de Arbitramento, assinado em Buenos Aires [11889]
25/01/1890 - Quintino Bocaiuva, Ministro de Relações Exteriores, negociou e assinou o Tratado de Montevidéu [7857]





  Rio Itapocú
  25º de 70
abrir registro
   
1935
Atualizado em 28/10/2025 09:02:31
Supplemento aos apontamentos para o diccionario geographico do Brazil. Alfredo Moreira Pinto
Cidades (13): Araçoiaba da Serra/SP, Araçoiaba da Serra/SP, Cotia/Vargem Grande/SP, Cubatão/SP, Ibiúna/SP, Iperó/SP, Itapeva/SP, Mogi das Cruzes/SP, Santana de Parnaíba/SP, Santo Amaro/SP, Sorocaba/SP, Tatuí/SP, Votorantim/SP
Pessoas (6): Balthazar Fernandes (1577-1670), Belchior da Costa (1567-1625), José de Anchieta (1534-1597), Manuel Eufrásio de Azevedo Marques (1825-1878), Ruy Pinto (f.1549), Teodoro Fernandes Sampaio (80 anos)
Temas (19): Bairro Itavuvu, Boigy, Cachoeira do Inferno, Cachoeiras, Caminho do Mar, Léguas, Metalurgia e siderurgia, Represa de Itupararanga, Rio Anhemby / Tietê, Rio Juquiri, Rio Mogy, Rio Sarapuy, Rio Sorocaba, São Filipe, Serra de Paranapiacaba, Ybyrpuêra, Ytá-pé-bae, Ytutinga, Nheengatu
Supplemento aos apontamentos para o diccionario geographico do Brazil
Data: 1935
Créditos: Alfredo Moreira PintoPágina 1
    1937 fontes
  0 relacionadas
    Registros relacionados
1519. Atualizado em 25/02/2025 04:47:00
1°. Atlas Miller é evidência da "ilha Brasil", segundo Jaime Cortesão
Itapucú - Composto de itá-pucú, pedra comprida, rocha extensa, penha longa; barra de ferro (Dr. Theodoro Sampaio). O Dr. J. M. de Almeida, que escreve que também Itapucú, diz, em relação a cachoeira do rio Paranapanema: "Ytá-pucú, pedra larga. De ytá, pedra; pucú, larga".

Itapuvú. Lugar á margem direita do rio Sorocaba, ao Norte do município. É o mesmo Itapebussú. "Itapuví, diz o Dr. J. M. de Almeida, corruptela de Ytá-pé-ibiy, morro plano, baixo. De ytá, pedra, penha; "pé", plano, chato, "ibiy", baixo. Alusivo a ser esse lugar um planalto pouco elevado, vide "Itavuvú". [“Supplemento aos apontamentos para o diccionario geographico do Brazil”, 1935. Alfredo Moreira Pinto. Página 173]
1560. Atualizado em 23/10/2025 15:34:09
2°. A igreja foi originalmente erguida como uma capela, de estrutura de pau-a-pique e folhagens. Foi a primeira construção religiosa da cidade e foi dedicada a Santo Antônio
Mas, o nome Parnahyba tem outra verdadeira explicação. É corruptela de Páu-n-eii-bo, logar de muitas ilhas. De "páu", ilha; “n”, por ser nasal a palavra anterior; "eii", muitos; "bo" (breve), para exprimir logar. Alusivo a uma cachoeira, extensa e estrondosa, acima da vila, no rio Tietê, semeada de ilhotas cobertas de matas. É mesmo vizinha da vila essa cachoeira. Entre as ilhotas ha vários canais, e alguns de difícil pratica.

Como que para moderar a impetuosidade das águas, a natureza colocou, mais abaixo da cachoeira, uma pedra chata, ou ilha granítica, de certa extensão e largura, conhecida por “Itapeya” ou “Ytá-pé-bae”.

De encontro a essa pedra ou ilha granítica, as águas, que descem em catadupas, quebram-se espumantes. Tal ê a origem do nome corrupto Parnahyba. A cachoeira é a hoje conhecida por “Cachoeira do Inferno”. (Dr. João Mendes de Almeida). Vide Paranahyba. [Página 235]
1586. Atualizado em 25/02/2025 04:47:04
3°. Anchieta
Li as duas Informações do padre José de Anchieta, 1584 e 1586, e nelas não vi o nome Paranapiacaba. Na primeira ele escreveu:

“Para o sertão, caminho do Noroeste, além de umas altíssimas serras que estão sobre o mar, tem a vila de Piratininga ou de S. Paulo, 14 ou 15 léguas da vila de S. Vicente...”
Novembro de 1599. Atualizado em 24/10/2025 02:38:55
4°. A expedição de Salvador, Martim de Sá e o pirata Anthony Knivet, enviada por D. Francisco de Souza*
Itapucú - Composto de itá-pucú, pedra comprida, rocha extensa, penha longa; barra de ferro (Dr. Theodoro Sampaio). O Dr. J. M. de Almeida, que escreve que também Itapucú, diz, em relação a cachoeira do rio Paranapanema: "Ytá-pucú, pedra larga. De ytá, pedra; pucú, larga". Itapuvú. Lugar á margem direita do rio Sorocaba, ao Norte do município. É o mesmo Itapebussú. "Itapuví, diz o Dr. J. M. de Almeida, corruptela de Ytá-pé-ibiy, morro plano, baixo. De ytá, pedra, penha; "pé", plano, chato, "ibiy", baixo. Alusivo a ser esse lugar um planalto pouco elevado, vide "Itavuvú".
22 de março de 1610, segunda-feira. Atualizado em 23/10/2025 15:41:07
5°. Belchior da Costa alega ter as filhas Beatriz Diniz e Vicência da Costa para casar. Pede terras em frente às de Suzana Dias, defronte à capela de Santana do “Pernaiba”, na banda do além Anhembi, rio acima
PARNAHYBA. Não se trata de Paranahyba; nem com este nome ha affluente algum do rio Tietê no mun. do Parnahyba, como o pretendeu Azevedo Marques, em seus Apontamentos Históricos, Geographicos, Biographicos, Estatísticos e Noticiosos da Promncia de S. Paulo, á força de querer explicar o nome Parnahyba.

Ao principio suppuz que fosse corruptela de Piâ-nát-bo, logar do porto do caminho: de piâ, caminho; fiái, porto; bo (breve), para exprimir logar.

Com efeito, defronte da banda do rio Juquery, como reza um documento antigo, em que Melchior da Costa pediu uma sesmaria de terras para suas duas filhas, quando já casado com Suzana Dias, devia existir um porto: e ali era estabelecida com fazenda a dita Suzana Dias, ao passo que o pedido de Belchior da Costa, em 1610, foi para o logar da atual villa. Sem dúvida era ahi o logar da passagem do rio Tietê, de uma para outra margem. [p. 235]
26 de dezembro de 1610, domingo. Atualizado em 23/10/2025 15:41:07
6°. Belchior da Costa aumenta suas terras, “alega ter as filhas Beatriz Diniz e Vicência da Costa para casar. Pede terras em frente às de Suzana Dias, defronte à capela de Santana do Pernaiba, na banda do além Anhembi”
PARNAHYBA. Não se trata de Paranahyba; nem com este nome ha affluente algum do rio Tietê no mun. do Parnahyba, como o pretendeu Azevedo Marques, em seus Apontamentos Históricos, Geographicos, Biographicos, Estatísticos e Noticiosos da Promncia de S. Paulo, á força de querer explicar o nome Parnahyba.

Ao principio suppuz que fosse corruptela de Piâ-nát-bo, logar do porto do caminho: de piâ, caminho; fiái, porto; bo (breve), para exprimir logar.

Com effeito, defronte da banda do rio Juquery, como reza um documento antigo, em que Melchior da Costa pediu uma sesmaria de terras para suas duas filhas, quando já casado com Suzana Dias, devia existir um porto: e alli era estabele- cida com fazenda a dita Suzana Dias, ao passo que o pedido de Melchior da Costa, em 1610, foi para o logar da actual villa.

Sem duvida era ahi o logar da passagem do rio Tietê, de uma para outra margem. Mas, o nome Parnahyba tem outra verdadeira explicação.
1625. Atualizado em 25/02/2025 04:46:33
7°. “As incríveis aventuras e estranhos s incríveis aventuras e estranhos infortúnios de Anthony Knivet infortúnios de Anthony Knivet”




  Rio Itapocú
  26º de 70
abrir registro
   
Descoberta as minas de Sabara
1917. Atualizado em 31/10/2025 11:40:54
Relacionamentos
 Cidades (7): Sorocaba/SP, Itapeva/SP, Avaré/SP, Avanhandava/SP, Jundiaí/SP, Itu/SP, Cuiabá/MT
 Pessoas (1) Cacique Tayaobá (1546-1629)
 Temas (17): Deus, Nheengatu, Cães, gatos e inofensivos, Vila Progresso / Abaeté, Metalurgia e siderurgia, Rio Jaguari, Atuahy, Jatuabi, Tupinambás, Pernambuco/SP, Piratininga, Nossa Senhora da Conceição do Itapucú, Pontes, Itacolomy, Rio Paraguay, Papagaios (vutu), Itahim

    1 Fontes
   fontes relacionadas
Registro mencionado
1. Sesmaria concedida ao Padre Angelo Paes de Almeida em Itapecú (Capela da Conceição)
9 de novembro de 1765
Registros mencionados (1)
09/11/1765 - Sesmaria concedida ao Padre Angelo Paes de Almeida em Itapecú (Capela da Conceição) [27318]





  Rio Itapocú
  27º de 70
abrir registro
   
Primeiro Congresso de História Nacional: Explorações Geográficas, Arqueológicas e Etnográficas
1915. Atualizado em 30/10/2025 23:17:51
Relacionamentos
 Cidades (16): Araçoiaba da Serra/SP, Cotia/Vargem Grande/SP, Ibiúna/SP, Iguape/SP, Itanhaém/SP, Itu/SP, Juquiá/SP, Mogi das Cruzes/SP, Paracatu/MG, Paranaguá/PR, Porto Feliz/SP, São Paulo/SP, São Roque/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP, Ubatuba/SP
 Pessoas (43) Afonso Sardinha, o Velho (1531-1616), Agostinho Barbalho Bezerra, Anthony Knivet (1560-1649), Antonio de Lemos Conde, Brás Cubas (1507-1592), Clemente Álvares (1569-1641), Cristóvão de Barros, Diogo de Unhate (1535-1617), Diogo Domingues de Faria (1618-1690), Diogo Pereira Lima, Fernão Dias Paes Leme (1608-1681), Fernão Paes de Barros (n.1632), Francisco de Sousa (1540-1611), Frei Vicente do Salvador (1564-1639), Gabriel de Lara (f.1694), Gabriel Soares de Sousa (1540-1591), Heliodoro Eobanos Pereira (n.1588), Inácio de Siqueira, Jaime Comas (Jayme Commere), Jerônimo Leitão, João Capistrano Honório de Abreu (62 anos), João Coelho de Souza (f.1574), João de Barros de Abreu (n.1560), João IV, o Restaurador (1604-1656), John Whithal (João Leitão), José da Silva Ferrão, José de Sousa Azevedo Pizarro e Araújo (1753-1830), Leonardo Nunes, Luís Gonzaga da Silva Leme (63 anos), Martim Correia de Sá (1575-1632), Mem de Sá (1500-1572), Orville Derby (64 anos), Pandiá Calógeras (45 anos), Pedro de Sousa Pereira (1643-1687), Pedro de Souza Pereira "o velho" (1610-1673), Pedro Sarmiento de Gamboa (1532-1592), Rodrigo de Castelo Branco, Salvador Correia de Sá e Benevides (1594-1688), Salvador Correia de Sá, O Velho (1538-1631), Salvador Jorge Velho (1643-1705), Teodoro Fernandes Sampaio (60 anos), Thomas Cavendish (1560-1592), Wilhelm Jostten Glimmer (1580-1626)
 Temas (39): “o Rio Grande”, Caminho de Piratininga, Caminho de São Roque-Sorocaba, Caminho do Peabiru, Curiosidades, Ermidas, capelas e igrejas, Geografia e Mapas, Grunstein (pedra verde), Guerra de Extermínio, Itapeva (Serra de São Francisco), Leis, decretos e emendas, M. Itapucú, Minas de Itaimbé, Minas do Geraldo, Montanha Sagrada DO Araçoiaba, Nheengatu, Ouro, Paranaitú, Peru, Prata, Rio Anhemby / Tietê, Rio das Velhas, Rio Jaguari, Rio Jequitinhonha, Rio Mogy, Rio São Francisco, Rio Sapucaí, Rio Sorocaba, Rio Verde, Rio Waivaicari, Vaivary, Verde, Sabarabuçu, Sarapuy / Sapucay, Serra da Mantiqueira, Serra de Araçoiaba, Serra de Jaraguá, Tamoios, Temiminós, União Ibérica, Ytutinga
Registro mencionado
1. A expedição de Salvador, Martim de Sá e o pirata Anthony Knivet, enviada por D. Francisco de Souza
novembro de 1599

Pelas narrativas de Knivet se confirma que d. Francisco de Sousa pouco se demorou em S. Vicente. quando veio ao sul, em 1599, a promover a exploração das minas. Em novembro desse ano, quando Salvador Correira chega a Santos, a chamado do governador geral, levando-lhe auxilio de gente e munições para as entradas ao sertão, já o ativo governador estava a muita léguas no interior, distante de S. Paulo, na serra de Araçoiaba, cuja fama, como vimos, a fazia conhecida como montanha de todos os metais.

D. Francisco não se demorou em fazer seguir uma expedição á serra da Mantiqueira, que Anthony Knivet designa como "um sítio chamado Itapusik" e que evidentemente é como uma erronia de Itapucú, que ele, em outra parte da narrativa, assinala como Itapuca, querendo dizer monte de pedras compridas, trecho da Mantiqueira que é hoje o Pucú ou Pedra do Pecú, por onde, dois anos antes, passara a malograda expedição de Martim de Sá, em perseguição dos tamoyos. Anthony Knivet, que já estivera no lugar, teve ordem de seguir na expedição, a qual mui provavelmente se meteu a caminho de novembro e dezembro de 1599.

Knivet não a descreve com as minúcias com que trata de tantas outras em que antes tomara parte; resume-lhe os fatos e muito pouca coisa; diz que se acharam em Itapucú minas não vulgares, e, por prova, trouxeram de lá uma porção de terra aurífera e algumas pepitas de ouro, encontradas em terreno de aluvião, com o que muito se alegrou o governador comunicando o fato para o reino e pedindo permissão para examinar si essas minas eram ou não lavráveis.

Restituído a Salvador Correia, que tornara ao Rio sem aguardar os resultados da expedição de Itapucú, voltou o prisioneiro inglês aos seus misteres antigos, na lavoura da cana. Perece, porém, que pouco tempo se demorou no engenho de açúcar de seu amo, porque foi por este mandado para as bandas da serra dos Órgãos, que o narrador chama Orgelen, talvez acompanhando a Martim de Sá na sua expedição contra os tomiminós do baixo Parahyba. [Páginas 387 e 388] [1]
Registros mencionados (41)
20/07/1550 - Carta escrita por Felipe de Guillen, provedor da fazenda da Capitania de Porto Seguro, ao Rei D. João III* [24146]
01/06/1560 - Partida da expedição de Bras Cubas* [19975]
1567 - Francisco Barreto, que havia sido governador da Índia e ia á conquista de Monomotapa (1567) [573]
11/02/1584 - Pedro Sarmiento de Gamboa funda a Ciudad Real de Felipe [26980]
01/09/1585 - A Câmara da vila de São Paulo dirige uma representação ao capitão-mor Jerônimo Leitão [11822]
01/11/1585 - Guerra de Jerônimo Leitão: expedição partiu de Santos para exterminar os Carijós [19962]
09/06/1591 - Dom Francisco de Souza tomou posse na cidade de Salvador se tornando o 7° Governador-Geral do Brasil [13717]
25/12/1591 - A vila de Santos é assaltada e “nela encontrou ouro que os Índios trouxeram de um lugar chamado por eles Mutinga” [22524]
1596 - Francisco de Proença acompanhou Diogo Martins Cão numa entrada para a descoberta de Sabaraboçu [20757]
13/05/1598 - Diogo Gonçalves Laço chega á São Paulo [20091]
01/11/1599 - A expedição de Salvador, Martim de Sá e o pirata Anthony Knivet, enviada por D. Francisco de Souza* [20591]
14/07/1601 - Dom Francisco mudou o pelourinho, enviou moradores mas somente os "Sardinha" tinha autorização de entrar nas minas de "Obiracoyava" [9119]
14/07/1601 - Francisco Rodrigues recebeu de D. Francisco de Souza uma sesmaria de uma légua em quadra, rio Sarapui abaixo, além do morro do Araçoiaba, desde a tapera de “Ibapoara”, topônimo desconhecido [17560]
1606 - D. Francisco voltou a Portugal, e, depois, a Valladolid, para onde havia se transferido a corte de Felipe III [20514]
07/03/1608 - Carta de dada de terras de Diogo de Onhate que lhe deu o capitão Gaspar Conqueiro no caminho de aldeia de Tabaobi [24117]
1609 - Segundo os documentos históricos, o seu primeiro povoador foi Diogo de Unhate, morador em Santos, que obteve de Pedro Cubas, delegado de Salvador Correia de Sá, então capitão-mór de Santo Amaro, uma carta de sesmaria compreendendo o terreno entre Ararapira e Superaguy "na parte que se chama Parnaguá" [27113]
01/06/1614 - Sesmarias concedidas a moradores de São Paulo, João de Abreu e Diogo de Unhate [24294]
15/08/1618 - Colar feito em ouro produziu o primeiro regimento das minas [23202]
01/06/1635 - É do Padre Inácio de Siqueira SJ, em junho de 1635, a primeira descrição literária da Ilha de Santa Catarina* [27146]
14/09/1639 - Antão Lopes da Horta substitui Manoel João Branco na administração das Minas de São Paulo [6762]
06/08/1641 - Balthazar Fernandes está em São Vicente como representante de Parnaíba na reunião que trata a representação paulista na coroação de D. João IV [19943]
01/06/1644 - Documento [27942]
07/06/1644 - Ordem do Rei D. João IV para a descoberta das "tais" minas de ouro e prata [21961]
11/11/1644 - Documento [27941]
18/04/1648 - Bartholomeu Fernandes de Faria se torna administrador das Minas de São Paulo [23207]
28/11/1651 - Rei escreve a Pedro de Souza [24463]
30/04/1653 - Pedro de Souza, Administrador das minas, recebeu ordem do Rei Dom João IV para fazer indagações a respeito das minas [21197]
16/12/1667 - Em uma carta régia fica explícito que estas minas eram as míticas jazidas de prata [20919]
01/11/1678 - Jorge Soares de Macedo chegou ao Rio de Janeiro* [23178]
01/04/1679 - Rodrigo Castelo Branco chega as minas de Paranaguá* [22533]
03/10/1679 - Tendo o paulista Diogo Pereira Lima dado a manifesto, por essa época, um ribeiro de ouro de lavagem em Paranaguá, d. Rodrigo proibiu a idade de qualquer pessoa ao dito córrego, enviando o descobrir a outras explorações [23187]
27/04/1680 - D. Rodrigo publica regimento de instruções para os provedores das minas de Iguape e Cananéa, São Paulo, Paranaguá e Curitiba [23176]
02/07/1680 - D. Rodrigo chega na vila de São Paulo [23190]
13/01/1681 - Rodrigo de Castelo Branco encarregou o padre frei João ("Julião", segundo Silva Lisboa) Rangel do descobrimento de umas minas de prata, que lhe constara haver em Itú [23192]
19/03/1681 - Partida de Fernão Dias em busca das minas [23193]
16/07/1683 - Pedro de Souza é nomeado provedor da Fazenda [24440]
15/03/1689 - Segundo o rei Pedro II “os moradores da vila de Sorocaba queriam realizar uma expedição bandeirante em vila Rica e na cidade de Xerez, para comercializarem com os castelhanos daquelas partes, para se melhorarem da pobreza em que viviam de que lhes poderiam resultar conveniências, também e Fazenda Real” [23200]
1720 - Demonstraçam topographica do curso do rio Tieté desde a cidade de S. Paulo, thé a confluencia que forma com o rio Paraná, e desta the a barra do rio Yguatemi & a direção deste, thé as suas origens, bdlb.bn.gov.br/ acervo/handle/ 20.500.12156.3/15628 [25322]
06/05/1758 - Nascimento de Maximilien François Marie Isidore de Robespierre [6197]
1820 - “Memórias históricas do Rio de Janeiro e das provincias annexas à jurisdição do Vice-Rei do Estado do Brasil”. José de Sousa Azevedo Pizarro e Araújo (1753-1830) [24533]
12/01/2023 - "Desaparecimento" de Eliza Silva Samudio* [28132]





  Rio Itapocú
  28º de 70
abrir registro
   
Revista do Instituto Histórico e Geográfico brasileiro
1915. Atualizado em 24/10/2025 04:15:51
Relacionamentos
 Cidades (1): Sorocaba/SP
 Pessoas (3) Anthony Knivet (1560-1649), Francisco de Sousa (1540-1611), Salvador Correia de Sá, O Velho (1538-1631)
 Temas (1): Ouro





  Rio Itapocú
  29º de 70
abrir registro
   
Los comentarios de Alvar Núñez, por Alvar Núñez Cabeza de Vaca, 192. Pedro Hernández, Instituto Paraguayo
1902. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (1): Sorocaba/SP
 Pessoas (2) Alvaro Nuñez Cabeza de Vaca (1500-1560), Pedro Dorantes
 Temas (5): Caminho do Peabiru, Léguas, Portos, Cristãos, Ilha de Santa Catarina





  Rio Itapocú
  30º de 70
abrir registro
   
Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Volume V (1899-1900), 1901
1901. Atualizado em 23/10/2025 17:29:19
Relacionamentos
 Cidades (3): Mogi Guaçu/SP, Sabará/MG, Sorocaba/SP
 Pessoas (8) André Fernandes (1578-1641), André João Antonil (1649-1716), Artur de Sá e Meneses (f.1709), Balthazar Fernandes (1577-1670), Clemente Álvares (1569-1641), Domingos Rodrigues da Fonseca Leme (1650-1738), Manoel Peixoto, Manuel de Borba Gato (1649-1718)
 Temas (8): Bituruna, vuturuna, Morro do Lopo, Ouro, Prata, Rio Anhemby / Tietê, Rio Sorocaba, Sabarabuçu, Rio Sorocabuçú
Registro mencionado
1. Arraial de Sto. Antônio do Bom Retiro, do Rio das Velhas, como sendo morada do Borba Gato
18 de abril de 1701

No ano seguinte Arthur de Sá esteve no distrito da guarda-moria de Borba Gato, onde concedeu a este uma sesmaria em carta datada do "Sítio do Rio das Velhas", a 18 de abril de 1701, e que descreveu "uma sorte de terras que corre entre o rio Parahypeba e o rio das Velhas, chapadas de serrania de Itatiahy mixta e continuada a de Itapucu, começando da parte do Norte e correndo a rumo do sul entre um e outro serro acima declarado até ir a entestar com a cachoeira de Itapeveramirim".
Registros mencionados (5)
18/04/1701 - Arraial de Sto. Antônio do Bom Retiro, do Rio das Velhas, como sendo morada do Borba Gato [20963]
03/01/1702 - Provisão datada do ribeirão de "Sabarabaassú" [20960]
09/06/1702 - Provisão de Sá e Menezes, datada de "S. Antônio do Bom Retiro do rio das Velhas" [20961]
17/07/1711 - Fundação [27877]
08/11/1711 - “Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas”: confiscada e destruída a edição [20359]





  Rio Itapocú
  31º de 70
abrir registro
   
Recueil complet des traite´s, conventions, capitulations, armistices et autres actes diplomatiques de tous les e´tats de l´Amérique latine compris entre le golfe du Méxique et le cap de Horn, depuis l´anne´e 1493 jusqu´a` nos jours, pre´ce´de´ d´un me´moire sur l´e´tat actuel de l´Améique, de tableaux statistiques, d´un dictionnaire diplomatique, avec une notice historique sur chaque traite´ important. Carlos Calvo (1822-1906)
1862. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (3): Assunção/PAR, Buenos Aires/ARG, Sorocaba/SP
 Pessoas (2) Alvaro Nuñez Cabeza de Vaca (1500-1560), Juan de Ayolas
 Temas (7): Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Estradas antigas, Ilha de Santa Catarina, Léguas, Rio da Prata, Santa Catarina
Registros mencionados (3)
1. Cabeza de Vaca desembarca em Santa Catarina
29 de março de 1541

(..) em 29 de março de 1541, e sabendo ali por alguns castelhanos o mau estado em que se encontrava o resto do Rio da Prata, resolveu passar por terra a Buenos Aires e, portanto, apressar sua viagem; mas sabendo que as dificuldades eram muito grandes para sair da tentativa, e aquelas que se ofereciam pelo Rio Itabucu, distante 20 léguas de Santa Catalina, não eram tão intransponíveis, empreendeu-o por ele, em 8 de outubro do mesmo ano de 1541, e chegou à cidade de Assunção (onde os espanhóis haviam se retirado de Buenos Aires), em 11 de março de 1542, sendo ali recebido pelo governador daquela cidade, por meio da morte de D. Pedro de Mendoza, retornando à Espanha, e de D. Juan Ayolas, que ele havia nomeado seu herdeiro em sua segunda vida em virtude do governo, para o qual tinha autoridade. [Página 238]
2. Partiu para Buenos Aires
8 de outubro de 1541

(..) em 8 de outubro do mesmo ano de 1541, e chegou à cidade de Assunção (onde os espanhóis haviam se retirado de Buenos Aires), em 11 de março de 1542, sendo ali recebido pelo governador daquela cidade, por meio da morte de D. Pedro de Mendoza, retornando à Espanha, e de D. Juan Ayolas, que ele havia nomeado seu herdeiro em sua segunda vida em virtude do governo, para o qual tinha autoridade. [Página 238]
3. Chega a Assunção do Paraguai a expedição de Alvar Nuñez Cabeça de Vaca
11 de março de 1542

(...) e chegou à cidade de Assunção (onde os espanhóis haviam se retirado de Buenos Aires), em 11 de março de 1542, sendo ali recebido pelo governador daquela cidade, por meio da morte de D. Pedro de Mendoza, retornando à Espanha, e de D. Juan Ayolas, que ele havia nomeado seu herdeiro em sua segunda vida em virtude do governo, para o qual tinha autoridade. [Página 238]
Registros mencionados (3)
29/03/1541 - Cabeza de Vaca desembarca em Santa Catarina [22126]
08/10/1541 - Partiu para Buenos Aires [10456]
11/03/1542 - Chega a Assunção do Paraguai a expedição de Alvar Nuñez Cabeça de Vaca [10231]





  Rio Itapocú
  32º de 70
abrir registro
   
Mapa: Itapocu
1853. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (11): Assunção/PAR, Cabo Frio/RJ, Cananéia/SP, Florianópolis/SC, Guaratuba/PR, Iguape/SP, Paranaguá/PR, Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP, São Sebastião/SP, Ubatuba/SP
 Temas (5): Geografia e Mapas, Nossa Senhora do Desterro de Santana de Parnaíba, Rio Paraná, Rio São Francisco, Rio Uruguai





  Rio Itapocú
  33º de 70
abrir registro
   
Carta reducida que comprehende los reconocimentos practicados por las primeiras y segundas Subdivisiones Españolas y Portuguesas de los Señores Dn. Jose Varella y Ulloa Comisario Principal Director, Dn. Diego de d´Abear, el Teniente General Luciano Sebastian Xavier da Vega Cabral da Camara, y el Coronel Francisco Juan Roscio en cumplimiento del Tratado Preliminar de limites de 11 [sic] de Octubre de 1777
1 de janeiro de 1843, domingo. Atualizado em 31/10/2025 10:09:50
Relacionamentos
 Cidades (8): Araçariguama/SP, Araçoiaba da Serra/SP, Botucatu/SP, Curitiba/PR, Itu/SP, Santana de Parnaíba/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (2) Alvaro Nuñez Cabeza de Vaca (1500-1560), Simão Bueno da Silva
 Temas (31): Caminho de Pinheiros (Itú-SP), Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Caminho Itú-Porto Feliz, Caminho Itú-Sorocaba, Caminho Sorocaba-Botucatu, Cavalos, Diamantes e esmeraldas, Estradas antigas, Eupabay / Etapufick, Gentios, Geografia e Mapas, Loreto, Metalurgia e siderurgia, Ouro, Rio Anhemby / Tietê, Rio do Turvo, Rio Itanguá, Rio Ivahy (Guibay, Hubay), Rio Latipagiha, Rio Paranapanema, Rio Paranapitanga, Rio Pinheiros, Rio Pirapo, Rio São Francisco, Rio Sarapuy, Rio Sorocaba, Santa Catarina, Serra de Ibotucatu, Vale do Anhangabaú, Ybitirembá
Registros mencionados (2)
23/12/1766 - Carta ao governador Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão, tratando da expedição de conquista de um quilombo, comandada por Simão Bueno da Silva e Inácio Cabral da Cunha, e sugerindo a captura de 30 bororos em Goiás, para ajudar no serviço. [26506]
28/03/2023 - rio sarapui [28635]





  Rio Itapocú
  34º de 70
abrir registro
   
Memória Política sobre a Capitania de Santa Catharina
1829. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (9): Araquari/SC, Curitiba/PR, Guarapuava/PR, Joinville/SC, Lages/SC, Laguna/SC, Paranaguá/PR, São Paulo/SP, Tubarão/SC
 Pessoas (2) 2º Marquês do Lavradio (1729-1790), Antônio Marques de Arzão (1730-1826)
 Temas (12): Caminho de Curitiba, Capitania de Santa Catarina, Capitania de São Paulo, Capitania do Rio Grande de São Pedro, Dinheiro$, Estradas antigas, Ilha de Santa Catarina, Léguas, Portos, Rio Cubatão (Nhundiaquara), Rio Maruhi, Rio São Francisco
Registros mencionados (6)
1777 - Vice-rei Marquês do Lavradio manda "cordear" o caminho que seria a Rua do Lavradio. Ele morava ali [13840]
18/05/1777 - D. Pedro Ceballos sai de Montevidéu no Uruguai para atacar a colonia de Sacramento [8354]
31/10/1787 - José Pereira Pinto mandou que se abrisse a sobredita estrada [1809]
14/11/1788 - Início da abertura da estrada [1812]
06/12/1790 - Término da abertura da estrada [1821]
05/11/1808 - Carta-régia funda Guarapuava [9085]





  Rio Itapocú
  35º de 70
abrir registro
   
D. João VI ordenava
22 de outubro de 1817, quarta-feira. Atualizado em 25/10/2025 23:58:06
Relacionamentos
 Cidades (4): Itu/SP, Rio de Janeiro/RJ, Sorocaba/SP, Tietê/SP
 Pessoas (1) João VI, O Clemente (50 anos)
 Temas (4): Pirapitinguí, Açúcar, Bairro Itavuvu, Escravizados





  Rio Itapocú
  36º de 70
abrir registro
   
Dicionário português e brasiliano, obra necessária aos ministros do altar que empreenderem a conversão de tantos milhares de Almas que ainda se acham dispersas pelos vastos sertões do Brasil, sem o lume da Fé e Batismo
1795. Atualizado em 25/02/2025 04:41:23
Relacionamentos
 Cidades (1): Itapeva/SP
 Pessoas (1) José Mariano da Conceição Veloso (53 anos)
 Temas (4): Nheengatu, Metalurgia e siderurgia, Bairro Itavuvu, Itapeva (Serra de São Francisco)





  Rio Itapocú
  37º de 70
abrir registro
   
Sesmaria concedida ao Padre Angelo Paes de Almeida em Itapecú (Capela da Conceição)
9 de novembro de 1765, sábado. Atualizado em 31/10/2025 15:44:31
Relacionamentos
 Cidades (2): Itu/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (1) Angelo Paes de Almeida (31 anos)
 Temas (6): Bairro de Aparecidinha, Ermidas, capelas e igrejas, Capoava, Itahim, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Conceição do Itapucú





  Rio Itapocú
  38º de 70
abrir registro
   
Falecimento de Izabel de Godoy mulher de Francisco Cardoso de Campos, do bairro Itupucu
24 de janeiro de 1754, quinta-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:45:00




  Rio Itapocú
  39º de 70
abrir registro
   
Instituidor foi o Capitão Jordão Homem Albernaz
1734. Atualizado em 25/02/2025 04:41:18
Relacionamentos
 Cidades (2): Itu/SP, Porto Feliz/SP
 Pessoas (1) Jordão Homem Albernaz (73 anos)
 Temas (3): Ermidas, capelas e igrejas, Nossa Senhora da Conceição do Itapucú, Rio Anhemby / Tietê





  Rio Itapocú
  40º de 70
abrir registro
   
Arraial de Sto. Antônio do Bom Retiro, do Rio das Velhas, como sendo morada do Borba Gato
18 de abril de 1701, segunda-feira. Atualizado em 26/10/2025 03:08:36
Relacionamentos
 Pessoas (2) Artur de Sá e Meneses (f.1709), Manuel de Borba Gato (52 anos)
 Temas (2): Ouro, Sabarabuçu





  Rio Itapocú
  41º de 70
abrir registro
   
Batizado de Maria Almeida em Itu, filha de João Homem Albernaz, fundador e administrador da Capela de N.S. da Conceição de Itapuçu, há 3 léguas (14,4km)
25 de julho de 1696, quarta-feira. Atualizado em 25/02/2025 04:41:34
Relacionamentos
 Cidades (3): Itu/SP, Porto Feliz/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (2) Jordão Homem Albernaz (35 anos), Maria de Almeida
 Temas (3): Ermidas, capelas e igrejas, Nossa Senhora da Conceição, Rio Anhemby / Tietê





  Rio Itapocú
  42º de 70
abrir registro
   
Mapa "Acuratissima Brasilia Tabula" de Johannes Janssonius
1646. Atualizado em 25/02/2025 04:43:25
Relacionamentos
 Pessoas (1) Johannes Janssonius (58 anos)
 Temas (1): Geografia e Mapas





  Rio Itapocú
  43º de 70
abrir registro
   
Mapa “Americae nova Tabula”, de Willem & Jan Blaeu
1640. Atualizado em 25/02/2025 04:39:46
Relacionamentos
 Cidades (2): Cananéia/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (1) Willem Jansz Blaeu (1571-1638)
 Temas (12): Baia e río do Repayro, Biesaie, Geografia e Mapas, Guayrá, Kariesseba, Reino Villa, Rio Cuipara, Rio dos Dragos, São Filipe, Schebetueba, Trópico de Capricórnio, Tupiniquim





  Rio Itapocú
  44º de 70
abrir registro
   
“Novus Brasiliae Typus”, Jodocus Hondius
1635. Atualizado em 25/02/2025 04:45:36
Relacionamentos
 Cidades (7): Angra dos Reis/RJ, Cananéia/SP, Santos/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP, Ubatuba/SP
 Temas (15): Biesaie, Geografia e Mapas, Pories, Reino Villa, Rio São Francisco, São Filipe, Schebetueba, Serra de Paranapiacaba, Serra dos Guaramumis ou Marumiminis, Suptrabu, Trópico de Capricórnio, Tupinambás, Ugna, Vila de Nossa Senhora da Conceição, Wiettache / Hitauchi





  Rio Itapocú
  45º de 70
abrir registro
   
Mapa "Brasilia", de Christoph: AB Artischav Arciszewski
1630. Atualizado em 16/07/2025 02:34:27
Relacionamentos
 Pessoas (1) Joan Blaeu (34 anos)
 Temas (1): Geografia e Mapas





  Rio Itapocú
  46º de 70
abrir registro
   
Mapa "Novus Brasiliae Typus", de Willem Janszoon Blaeu (1571-1638)
1630. Atualizado em 25/02/2025 04:41:01
Relacionamentos
 Pessoas (1) Willem Jansz Blaeu (59 anos)
 Temas (3): Geografia e Mapas, São Filipe, Baia e río do Repayro





  Rio Itapocú
  47º de 70
abrir registro
   
Terras
10 de dezembro de 1609, quinta-feira. Atualizado em 02/10/2025 11:23:45
Relacionamentos
 Cidades (4): Mogi das Cruzes/SP, Mogi Mirim/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (3) Diogo de Unhate (74 anos), Gaspar Vaz Guedes (n.1560), Lopo de Souza (f.1610)
 Temas (11): “o Rio Grande”, Boigy, Caminho até Mogi, Caminho de Curitiba, Estradas antigas, Goayaó, Guaianás, Rio Anhemby / Tietê, Rio Goyaó, Rio Sorocaba, Ytacurubitiba
Registros mencionados (1)
04/05/2023 - Leis, consultado em camarapirapozinho.sp.gov.br [28192]





  Rio Itapocú
  48º de 70
abrir registro
   
Mapa de América del Sur desde el Ecuador hasta el Estrecho de Magallanes, 1607. Ruy Diaz de Guzman (1559-1629)
1607. Atualizado em 24/10/2025 04:15:13
Relacionamentos
 Cidades (5): Araçoiaba da Serra/SP, Cananéia/SP, Laguna/SC, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (4) Cacique Tayaobá (61 anos), Domingo Martinez de Irala (1506-1556), Francisco de Sousa (67 anos), Ruy Diaz de Guzman (48 anos)
 Temas (27): Apoteroby (Pirajibú), Bairro Itavuvu, Caminho do Peabiru, Caminho Sorocaba-Paranapanema, Caminhos/Estradas até Ibiúna, Carijós/Guaranis, Ermidas, capelas e igrejas, Estradas antigas, Estreito de Magalhães, Fortes/Fortalezas, Geografia e Mapas, Guayrá, Maniçoba, Ouro, Portos, Rio Anhemby / Tietê, Rio Guapeí, Rio Huybay, Rio Iguassú, Rio Jaguari, Rio Latipagiha, Rio Paranapanema, Rio Pirapo, Rio Sorocaba, Rio Taquari, São Filipe, Tordesilhas
Registros mencionados (3)
30/03/1554 - Anchieta* [25645]
1958 - “História do Brasil”, Antônio José Borges Hermida [27884]
17/04/2025 - Ouro [5325]





  Rio Itapocú
  49º de 70
abrir registro
   
Martim de Sá partiu para Portugal com nove barris de prata que D. Francisco de Sousa lhe confiou, trazidos do Alto Peru
14 de agosto de 1601, terça-feira. Atualizado em 24/10/2025 04:14:59
Relacionamentos
 Cidades (3): Sorocaba/SP, Potosí/BOL, Rio de Janeiro/RJ
 Pessoas (5) Anthony Knivet (41 anos), Francisco de Sousa (61 anos), Martim Correia de Sá (26 anos), Salvador Correia de Sá, O Velho (63 anos), Diogo de Quadros
 Temas (3): Buraco de Prata, Peru, Prata
Registros mencionados (2)
1625 - “As incríveis aventuras e estranhos s incríveis aventuras e estranhos infortúnios de Anthony Knivet infortúnios de Anthony Knivet” [23864]
15/07/1941 - Projeto da Igreja de Santa Rita [28061]





  Rio Itapocú
  50º de 70
abrir registro
   
Segunda visita a Nossa Senhora de Montsserrat / Adiante desta vila quatro léguas (19km), no sitio chamado serra de Biraçoiaba
fevereiro de 1600. Atualizado em 24/10/2025 02:38:56
Relacionamentos
 Cidades (3): Araçoiaba da Serra/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (3) Afonso Sardinha, o Velho (69 anos), Anthony Knivet (40 anos), Francisco de Sousa (60 anos)
 Temas (9): Bacaetava / Cahativa, Fazenda Ipanema, Fortes/Fortalezas, Montanha Sagrada DO Araçoiaba, Nossa Senhora de Montserrate, Ouro, Primeira Fábrica em Ipanema, Serra de Araçoiaba, Bairro Itavuvu


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.