jesus (128 registros) Wildcard SSL Certificates
Fábricas e Industrias de Sorocaba
   (-)
3
128 registros relacionados


Básisco () | História |


registros
128 registros
 registros
Ver todos
Modo
ouroprimeiraGeografia & MapasEstradas

curios
Geografia



8464
29139*Índice Cronológico da História do Brasil

Em 20 de agosto de 1875 o imperador D. Pedro II visitou novamente Sorocaba. A hospedagem foi mesmo no sobradão do barão de Mogí-Mirim, Manuel Claudiano de Oliveira.

Não houveram muitos gastos com enfeites, luminárias, arcos triunfais e carros alegóricos. Imperador veio principalmente para conhecer a E.F.S. Deram-lhe um carro aberto à frente da locomotiva e iam-lhe mostrando a construção. Às vêzes descia e ia ver de perto.

Os republicanos foram muito bem tratados. O Imperador lembrou de Olivério Pilar, da outra vez, como homem de boa memória, ao descer do trem falou alto: — O Senhor Olivério! Júlio Ribeiro noticiou a visita, pondo a culpa dos males do Brasil nos políticos.

Foi levar a Pedro II um exemplar do Padre Belchior de Pontes aqui impresso em folhetim e em livro. Muito bem recebido, mas segundo Aluísio de Almeida, a bondade do Imperador para com os Republicanos não os convertia: "se a gente se faz mel fica de moscas comido".

O roteiro da sua visita foi: Hospital da Caridade, Gabinete de Leitura, fábrica de descaroçar algodão de Maylasky, estação ferroviária, colégio de meninas, fábrica de chapéus de Rogich, escola pública do professor Vianna, e á tarde o salto de Votorantim (cachoeira da Chave). Em seguida visitou a cadeia.

Em uma das escolas deu-se um incidente. Queixando-se o professor de que sem punições físicas achava difícil "encarreirar os meninas na trilha do dever". Respondeu-lhe o Imperador: "Não posso ouvir fazer apologia dos castigos corporais; há outros meios mais adequado com a dignidade humana".
5146
5043
YETSTE!
len: 11699


  Fábricas e Industrias de Sorocaba

   (-)  1º de (128)
   
20 de agosto de 1875, sexta-feira
Dom Pedro II em Sorocaba: "Não posso ouvir fazer apologia dos castigos corporais; há outros meios mais adequados com a dignidade humana"
•  Imagens (3)
•  Fontes (3)
  
  
  



  Fábricas e Industrias de Sorocaba

   (-)  2º de (128)
   
24 de janeiro de 1885, sábado
Vicentina Aurélia Fernandes: a primeira “trabalhadora” de Sorocaba
•  Imagens (1)
  
  



  Fábricas e Industrias de Sorocaba

   (-)  3º de (128)
   
1911ID: 5043
Bebedeira, padres se engraçando c/ operárias e greve
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•  Imagens (8)
  
  

modo: 0  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.