jesus
Selecionar ano
O “Descobrimento” do Brasil 22 de abril de 1500, domingo. Atualizado em 24/10/2025 20:40:04 Relacionamentos • Cidades (3): Cananéia/SP, Iguape/SP, Rio de Janeiro/RJ • Pessoas (8) Apóstolo Tomé Judas Dídimo, Bartolomeu Marchionni, Gaspar da Gama, (56 anos), Henrique de Coimbra (35 anos), João Emenelau Farás, Nicolau Coelho (40 anos), Pedro Álvares Cabral (33 anos), Pero Vaz de Caminha (50 anos) • Temas (29): Aimorés, Amazônia, Caetés, Canibalismo, Carijós/Guaranis, Curiosidades, Descobrimento do Brazil, Deus, Dinheiro$, Graus, Guaiatacás, Habitantes, Incas, Medicina e médicos, Nheengatu, Nossa Senhora da Expectação do Ó / Carmo, Odontologia, Ouro, Peru, Potiguaras, Prata, Tamoios, Tapuias, Temiminós, Tupi-Guarani, Tupinambás, Tupiniquim, Tupis, Vila Helena ![]()
• Melhora Brasil - Imagem da Bandeira do Brasil nas ruínas de Cartago? 19 de outubro de 2020, segunda-feira
Lagoa Dourada 1500. Atualizado em 30/10/2025 10:11:40 Relacionamentos • Cidades (3): Araçoiaba da Serra/SP, Sabará/MG, Sorocaba/SP • Pessoas (4) Nicolau Barreto, Orville Derby (1851-1915), Teodoro Fernandes Sampaio (1855-1937), Wilhelm Jostten Glimmer (1580-1626) • Temas (7): Lagoa Dourada, Ouro, Ribeirão das Furnas, Sabarabuçu, Papagaios (vutu), Vutucavarú, O Sol ![]()
• Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro. TOMO V. 4.° Boletim. Redator Engenheiro Dr. A. de Paula Freitas 1 de janeiro de 1889, terça-feira “Onffroy de Thoron, depois de largos e demorados estudos, rasgou a nossas vistas o véu do grande mistério: os navios de Salomão traziam rumo da América Meridional; vinham buscar as grandes riquezas que levavam ao rei de Tyro, na terra do El-Dorado, da legendaria Manôa, sonhada á margem ocidental da lagoa Parima, á boca de um grande rio, que a ela levava suas águas cauldalosas roladas sobre o leito esmeraldino, coberto de areias de ouro...” (Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro. TOMO V. 4.° Boletim, 1889. Redator Engenheiro Dr. A. de Paula Freita. Página 222)
• Sobre certo muro feito de jaspe. Fonte: wellcorp.blogspot.com 22 de fevereiro de 2011, terça-feira E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas. E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo.E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.Em primeiro lugar a eternidade não é fruto da imaginação humana. Não é criação fundamentada em arquétipos ancestrais da alma. Todas as imagens de coisas celestiais não são fruto de porres monumentais de profetas suburbanos misturadas a lembranças vívidas de imagens religiosas de seus tempos de infância. Profetas bêbados não tem carteira. A profecia não é de origem humana. Não é psicologicamente induzível por drogas alucinógicas ou fruto de alterações na fábrica química das percepções do tecido cerebral. Deus propôs coisas espirituais com autoria, feitas do jeito que imaginou com razões especiais. Não há uma eternidade na qual não haja uma cidade celestial, não há como se aproximar da fonte do universo e da origem de todas as coisas sem ser impactado pela beleza de muros que parecem ser feitos de jaspe. Porque do mesmo modo que imaginou o bentevi e o uirapuru, assim Deus imaginou as coisas invisíveis. Do mesmo modo que doou a cor aos olhos de aishwarya, assim no lugar das coisas essenciais, no mundo de significados plenos, na terra sonhada por sonhos maiores que os sonhos dos anjos, Ele encheu o lugar de Sua Habitação de coisas que são plenas de evocações, lembranças, alegorias, representações e substancia. Essencialmente plenas de significados e de mistérios que abrangem aquilo que DEUS mais preza, mais ama, mais considera. No lugar mais sublime, ele sublimou os significados, no lugar mais divino, tudo resplandece o que em Deus é mais importante. Ele está refletido nas obras da Criação, mas no céu, são os segredos mais íntimos e as coisas mais profundas que estão manifestas. O céu mostra Deus desnudando sua alma, revelando seu interior.
“Já sabe a língua de maneira que se entende com eles, e a todos nos faz vantagem, porque esta língua parece muito à biscainha” 10 de agosto de 1549, quarta-feira. Atualizado em 30/10/2025 05:58:01 Relacionamentos • Cidades (1): Sorocaba/SP • Pessoas (4) Apóstolo Tomé Judas Dídimo, Fernão Cardim (9 anos), João de Azpilcueta Navarro, Manuel da Nóbrega (32 anos) • Temas (10): Biscainhos, Caminho do Peabiru, Espanhóis/Espanha, Curiosidades, Jesuítas, Caminho do Paraguay, Vale do Anhangabaú, Inferno, Nheengatu, Algodão ![]()
• “A língua geral em São Paulo: instrumentalidade e fins ideológicos”. João Batista de Castro Junior, Universidade Federal da Bahia - Instituto de Letras - Programas de Pós-graduação em Letras e Lingüística 1 de janeiro de 2005, sábado • Guia Geográfico de Salvador “Lenda, Capela, Cruzeiro, Pegadas e Procissão de São Tomé” (2015) Jonildo Bacelar 1 de janeiro de 2015, quinta-feira "Dizem eles que S. Thomé, a quem eles chamam Zomé, passou por aqui, e isto lhes ficou por dito de seus passados, e que suas pisadas estão sinaladas junto de um rio, as quais eu fui ver por mais certeza da verdade, e vi com os próprios olhos, quatro pisadas mui sinaladas com seus dedos, as quais algumas vezes cobre o rio quando enche. Dizem também que, quando deixou estas pisadas ia fugindo dos índios, que o queriam flechar, e chegando ali se lhe abrira o rio, e passara por meio dele sem se molhar, e dali foi para a Índia. Assim mesmo contam que, quando o queriam flechar os índios, as flechas se tornavam para eles, e os matos lhes faziam caminho por onde passasse: outros contam isto como por escárnio. Dizem também que lhes prometeu que havia de tornar outra vez a vê-los." Pelas cartas de Nóbrega, seriam quatro pegadas sobre uma rocha em um rio, "perto" do atual Centro Histórico de Salvador. Seriam provavelmente as pegadas em São Tomé de Paripe, cuja Igreja fica próxima tanto da Baía de Aratu, quanto da Bahia de Todos os Santos. Relatos posteriores indicam que as águas cobriam tanto as pegadas de S. Tomé de Paripe, quanto à de Itapuã, conforme a maré.
Início do Primeiro Concílio de Niceia 20 de maio de 325, quarta-feira. Atualizado em 24/10/2025 20:40:03 Relacionamentos • Cidades (1): Roma/ITA • Pessoas (2) Apóstolo Tomé Judas Dídimo, Constantino I (53 anos) • Temas (3): Cristãos, Papas e o Vaticano, Pela primeira vez
• Primeiro Concílio de Niceia, consultado em Wikipédia 20 de maio de 2023, sábado
Atualizado em 28/10/2025 10:18:40 O Papa Gregório I confundiu erroneamente Maria Madalena com uma figura identificada como “pecadora” no Evangelho de Lucas
• 1°. Quem foi Maria Madalena? Os historiadores ainda estão a tentar descobrir. - nationalgeographic.pt 9 de abril de 2024, sexta-feira Por Parissa DJangi - É uma das figuras mais reconhecidas da Bíblia – e talvez a mais incompreendida. Talvez seja por isso que os académicos não conseguem deixar de perseguir a verdade sobre Maria Madalena. Maria Madalena é uma das mais reconhecíveis e incompreendidas figuras da Bíblia. Os académicos passaram centenas de anos a cruzar textos religiosos e escavações em cidades antigas em busca de provas da sua vida. Foi dito que era uma mulher possuída por demónios, trabalhadora sexual e esposa de Jesus: a história de Maria Madalena foi escrita e reescrita inúmeras vezes ao longo de 2.000 anos, desde que se tornou seguidora de Jesus de Nazaré. É possivelmente uma das figuras mais reconhecidas da bíblia, mas muito do que sabemos sobre Maria Madalena permanece envolto em mistério. O que é verdade sobre ela – e que evidências arqueológicas têm os académicos sobre a sua vida e o seu mundo? SEPARANDO OS FACTOS DA FICÇÃO As evidências textuais sobre Maria Madalena vêm sobretudo dos evangelhos canónicos atribuídos a Mateus, Marcos, Lucas e João. Eles identificam-na como parte do círculo de Jesus e alguém que foi ao seu túmulo para ungir o seu corpo na manhã da Páscoa. No entanto, nem sempre os quatro autores concordam sobre os pormenores da sua vida. Lucas, por exemplo, alega que estava possuída por demónios, enquanto outros afirmam que assistiu à crucificação de Jesus. Além disso, os evangelhos não-canónicos – escritos dos primeiros tempos do cristianismo que não integram o Novo Testamento – fornecem relatos diferentes da relação de Maria Madalena com Jesus, incluindo insinuações a uma ligação forte. Alguns destes textos sublinham que “os discípulos homens desdenham dela por ser mulher”, dizem James R. Strange, Charles Jackson Granade e Elizabeth Donald Granade, professora de Novo Testamento na Universidade de Samford, no Alabama. Que outras informações podem os académicos obter destes textos? Elizabeth Schrader Polczer, professora assistente de Novo Testamento na Villanova University, observa que “o nome de Maria Madalena nunca surge associado a um homem, como o de muitas outras mulheres. Isto sugere que era uma mulher independente.” A Lamentação de Cristo, uma pintura a óleo de Sandro Botticelli, retrata Maria Madalena aos pés de Cristo após a sua crucificação. Os evangelhos discordam sobre o facto de ela ter efectivamente assistido à crucificação e a ausência de evidências sobre a sua vida deu rédea livre aos artistas para a imaginarem. Esta falta de certezas sobre Maria Madalena nos textos bíblicos tem alimentado mitos, equívocos e especulação. Um dos principais: que era uma trabalhadora sexual. Este mito remonta a 591, quando o Papa Gregório I confundiu erroneamente Maria Madalena com uma figura identificada como “pecadora” no Evangelho de Lucas. Não existem provas de que seja verdade – mas tem sido uma ideia difícil de abandonar. ver mais
“Os nativos tem memória do dilúvio e dizem que São Tome, a quem chamam Zome, passou por aqui.. ” agosto de 1549. Atualizado em 24/10/2025 20:50:49 Relacionamentos • Pessoas (2) Apóstolo Tomé Judas Dídimo, Manuel da Nóbrega (1517-1570) ![]()
Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro. TOMO V. 4.° Boletim. Redator Engenheiro Dr. A. de Paula Freitas 1889. Atualizado em 18/08/2025 00:22:56 Relacionamentos • Cidades (2): Rio de Janeiro/RJ, Sorocaba/SP • Pessoas (1) Enrique Onffroy de Thoron • Temas (5): Caminho do Peabiru, El Dorado, Geografia e Mapas, Lagoa Dourada, Ouro ![]()
• Melhora Brasil - Imagem da Bandeira do Brasil nas ruínas de Cartago? 19 de outubro de 2020, segunda-feira
Nascimento de Brandán, o Navegante, em Ciarraight Luachra (atual condado de Kerry) 484. Atualizado em 28/10/2025 10:18:40 Relacionamentos • Temas (9): Cães, gatos e inofensivos, Cavalos, Curiosidades, Descobrimento do Brazil, Diamantes e esmeraldas, Ilha Brasil, Inferno, Lagoa Dourada, Vulcões ![]()
Atualizado em 02/11/2025 11:22:28 Doze códices de papiro encadernados em couro (e um tratado de um décimo terceiro) enterrados em um jarro selado foram encontrados por um fazendeiro egípcio chamado Muhammed al-Samman e outros no final de 1945*
João morreu em 1691, tempo suficiente para conseguir traduzir o Antigo Testamento até o livro de Ezequiel 1691. Atualizado em 25/02/2025 04:39:24
Atualizado em 31/10/2025 23:02:53 Promulgada pelo Papa João Paulo II a Nova Vulgata, ficando estabelecida como a edição típica da Bíblia para a Igreja Católica
Atualizado em 28/10/2025 10:18:39 O papa Dâmaso encarregou São Jerônimo de estabelecer um texto digno de confiança para a Igreja Católica
• 1°. Martinho Lutero, consultado em Wikipédia 17 de abril de 2023, segunda-feira
Atualizado em 28/10/2025 10:18:40 São Jerônimo começou a fazer essa revisão, mas a partir de 391, já estabelecido na Palestina, resolveu retraduzir todo o Antigo Testamento com base nos textos em hebraico e aramaico, inclusive Tobias e Judite, que encontrou em aramaico
Vulgata, consultado em Wikipédia 16 de abril de 2023, domingo. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Temas (1): Papas e o Vaticano • 1. O papa Dâmaso encarregou São Jerônimo de estabelecer um texto digno de confiança para a Igreja Católica 384 • 2. São Jerônimo começou a fazer essa revisão, mas a partir de 391, já estabelecido na Palestina, resolveu retraduzir todo o Antigo Testamento com base nos textos em hebraico e aramaico, inclusive Tobias e Judite, que encontrou em aramaico 391 • 3. Promulgada pelo Papa João Paulo II a Nova Vulgata, ficando estabelecida como a edição típica da Bíblia para a Igreja Católica 25 de abril de 1979
Bula “Traditi humilitati” 24 de maio de 1829, domingo. Atualizado em 25/02/2025 04:39:25 Relacionamentos • Temas (1): Papas e o Vaticano
Papa Pio VIII, 253.º papa da Igreja Católica. Consultado em Wikipédia 16 de abril de 2023, domingo. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Pessoas (1) Papa Pio VII (1742-1823) • Temas (2): Maçonaria no Brasil, Papas e o Vaticano • 1. Bula “Traditi humilitati” 24 de maio de 1829 Como papa Pio VIII, ele iniciou algumas reformas nos Estados papais. Em 24 de maio de 1829, ele emitiu uma encíclica, Traditi humilitati. No que diz respeito ao pluralismo religioso, ele condenou o "artifício sujo dos sofistas dessa época" que colocaria o catolicismo em pé de igualdade com qualquer outra religião. Em relação às traduções da Bíblia, ele escreveu nessa encíclica: Também devemos ter cuidado com os que publicam a Bíblia com novas interpretações contrárias às leis da Igreja. Eles habilmente distorcem o significado por sua própria interpretação. Eles imprimem as Bíblias no vernáculo e, absorvendo uma despesa incrível, as oferecem de graça mesmo para os sem instrução. Além disso, as Bíblias raramente têm pequenas inserções perversas para garantir que o leitor absorva seu veneno letal em vez da água da salvação.
• 2. Breve “Litteris Altero” do Papa Pio VIII 25 de março de 1830 Em 25 de março de 1830, no breve Litteris altero, ele condenou as sociedades secretas maçônicas e as traduções bíblicas modernistas. Pio VIII aceitou a situação em casamentos mistos entre protestantes e católicos na Alemanha, mas se opôs a mudanças na Irlanda e na Polônia, que ainda eram fortemente católicas. Em Litteris altero abhinc, ele declarou que um casamento misto só poderia ser abençoado por um padre se fossem feitas promessas apropriadas para educar os filhos do casamento como católicos.
Concílio regional de Tolosa 1229. Atualizado em 28/10/2025 10:18:41 Relacionamentos • Temas (1): Papas e o Vaticano
Atualizado em 02/11/2025 20:23:40 Primeira tradução do Novo Testamento para o Português a partir da Vulgata
Jean du Bourdel, Matthieu Verneil e Pierre Bourdon foram estrangulados e lançados ao mar 9 de fevereiro de 1558, domingo. Atualizado em 25/02/2025 04:39:23 Relacionamentos • Cidades (2): Rio de Janeiro/RJ, São Vicente/SP • Temas (1): Tupinambás
Quando foi feita a primeira tradução da Bíblia no Brasil e por quem? abiblia.org/ver.php?id=1571 22 de fevereiro de 2011, terça-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31 Relacionamentos • Cidades (2): Coimbra/POR, São Luís/MA • Temas (1): Pela primeira vez • 1. Primeira tradução do Novo Testamento para o Português a partir da Vulgata 1847 ANDREA! Sobre o Brasilbook.com.br |