Wildcard SSL Certificates
registros
Taiati (São Francisco Xavier)
18 registros -

AtualizadosAntigosRecentesImagens

completaResumida

arqiop:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\t4598\sting3.txt
0



  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  23/10/2025 17:17:20º de
abrir registro
   
Reduções jesuítico-guarani: espaço de diversidade étnica, 2011. André Luis Freitas da Silva. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em História. Área de concentração: História, Região e Identidades. Orientadora: Profa. Dra. Càndida Graciela Chamorro Argüello
1 de janeiro de 2011, sábado. Atualizado em 23/10/2025 17:17:20
Relacionamentos
 Cidades (1): Sorocaba/SP
 Pessoas (14) Antonio Ruiz de Montoya (1595-1652), Cacique Pindoviiú, Cacique Tayaobá (1546-1629), Domingo Martinez de Irala (1506-1556), Francisco Diaz Tanho (n.1593), Luis de Céspedes García Xería (n.1588), Nicolas del Techo (1611-1680), Nicolas Mastrillo Duran (1570-1653), Pedro de Espiñosa, Pedro de Molas, Roque Gonzálies de Santa Cruz (1576-1628), Simão Álvares Martins (Jorge) (1573-1636), Simão Macetta (n.1582), Tataurana
 Temas (33): Aldeia de Los angeles, Bilreiros de Cuaracyberá, Bituruna, vuturuna, Cabeludos/Coroados, Caciques, Canibalismo, Carijós/Guaranis, Encarnação, Engenho(s) de Ferro, Gados, Gualachos/Guañanas, Guayrá, Jê, Léguas, Metalurgia e siderurgia, Minas de Tambó, Missões/Reduções jesuíticas, Montanhas, Nheengatu, Nossa Senhora de Loreto del Pirapó, Piqueri, Porcos, Redução Inmaculada Concepción, Redução Santo Thomé, Rio Huybay, Rio Iguassú, Rio Latipagiha, Rio Paranapanema, Rio Tepotiata, Rio Uruguai, San Antonio del Iñiay, Vinho, Ybitirembá
Registros mencionados (3)
1. Fundação
1622

No Guairá, a organização de reduções com populações consideradas como não pertencentes aos Guarani, inicia-se em 1622 com o deslocamento de um grupo de jesuítas a partir das reduções do Paranapanema para áreas localizadas mais ao sul, nos vales dos rios Ivai, Tibagiba e Piquiri que banhavam terras habitadas por populações Guarani e Guañana. Essas novas povoações organizadas pelos jesuítas se estenderam até a margem direita do Rio Iguaçu, convertendo-se num caminho de ligação entre as reduções do Guairá, Paraná e Uruguai.
2. São Roque Gonzales fundou quatro Reduções: Candelária, Caaçapa-Mirim, Assunção do Juí e Caaró
1626

Siete Arcángeles del Tayaoba - Foi organizada em 1626 na terra de um poderoso cacique chamado Tayaoba. “Este nombre fue de uno principal cacique gobernador de muchos pueblos, del cual tomó toda aquella provincia el nombre”. Para Cristina dos Santos e Tiago Baptista, “foi na principal redução do Guairá que uma legítima experiência de convívio entre culturas distintas se realizou: Los Angeles de los Tayaobá”, onde “30 caciques são tanto de parcialidade Guarani, quanto Jê”. Sobre esta redução Montoya observou o seguinte:

Estão nesta redução os Padres Pedro de Espinosa e Padre Nicolás Ernacio, ardorosos obreiros da vinha do Senhor, que com seu grande zelo e solicitude fizeram muito bem aquela redução, tornando nossa casa e Igreja muito capazes que com ter nesta redução tantos gente, nela cabem todos, trabalhando no espiritual sem cansar e no temporal de uma forma que pode competir com os antigos, já têm vacas, cabras e ovelhas e tudo se faz muito bem, é terra muito fértil e com o cuidado dos Pais, em poucos anos haverá abundância de tudo, plantaram uma boa vinha e um canavial e fizeram um bom pomar com o qual terão muitos presentes. O gado já começa a parir com o fato de já ter leite e manteiga e fazer queijo. Já existe uma multiplicação muito boa do rebanho suíno.

(...)

Siete Arcángeles del Tayaoba

Foi organizada em 1626 na terra de um poderoso cacique chamado Tayaoba. “Este nombre fue de uno principal cacique gobernador de muchos pueblos, del cual tomó toda aquella provincia el nombre”. Para Cristina dos Santos e Tiago Baptista, “foi na principal redução do Guairá que uma legítima experiência de convívio entre culturas distintas serealizou: Los Angeles de los Tayaobá”, onde “30 caciques são tanto de parcialidade Guarani, quanto Jê”. Sobre esta redução Montoya observou o seguinte:

Están en esta reducción los Padres Pedro de Espinosa y el Padre NicolásErnacio muy fervorosos obreros de la viña del Señor, los cuales con su grancelo y solicitud han puesto aquella reducción muy buena haciendo nuestracasa e Iglesia muy capaz que con haber en esta reducción tanta gente, todacabe en ella, trabajando en lo espiritual sin cansarse y en lo temporal demanera que puede competir con las antiguas, tienen ya vacas, cabras yovejas y se da todo muy bien, es tierra muy fértil y con el cuidado de los Padres dentro de pocos años habrá mucha abundancia de todo, han plantadouna buena viña y cañaveral y hecho una buena huerta con que tendránmucho regalo. El ganado comienza ya a parir con que tienen ya leche ymanteca y hacen quesos. Hay ya muy buena multiplicación del ganado decerdo274.De maneira semelhante ao caso do cacique Pindoviiú que procurou o padre Montoyapara solicitar redução, também o fez o cacique Tayaoba, mas agindo de outra maneira. Aosaber que religiosos estavam reunindo populações e organizando grandes povoados, Tayaobaenviou uma pequena embaixada liderada por seu filho mais velho, que ia acompanhado de ummorubixaba chamado Maendi para entrarem na redução de São Francisco Xavier a fim dedescobrirem como os padres agiam e como era a vida dos reduzidos.

Desta forma, eles entraram na redução dizendo-se serem naturais do Ybitiruna, localonde mais tarde veio a ser organizada a redução de San Miguel, com índios Camperos. “Oshóspedes, sob a capa de desconhecidos, podiam notar tranquilamente tudo quanto se passavano povo reduzido”. No entanto, passado algum tempo o padre Francisco Dias Taño descobriua procedência do grupo. “Já sei, meus filhos, quem sois e não ignoro o motivo de vossa vinda nosso povoado! [...] Ficaram os hospedes ainda oito dias e, como tinham tirado as perucas, dobraram-se as festas e as manifestações de amizades” 275.

Tayaoba sabia que os jesuítas vinham se dirigindo para suas terras a fim de contatá-lo e antecipara-se, pois, em tempos passados este cacique juntamente com outros caciques fora enganado por espanhóis de Vila Rica e presos. Os encomendeiros aprisionaram-no, obrigando-o a enviar um grande número de indígenas para trabalharem nas encomiendas. Na prisão, alguns caciques que não quiseram trair seu povo, acabaram perecendo de fome. Tayaoba conseguiu escapar da prisão, e conduziu sua parcialidade para lugares remotos. Proibindo e coibindo a entrada em suas terras de qualquer espanhol 276.

Ao enviar uma falsa embaixada, ele tentava descobrir a real intenção dos jesuítas, e dependendo do resultado ele poderia antecipar-se às ações dos mesmos. Tal como ir para guerra contra os padres e seus índios aliados, se evadir novamente ou se reduzir. A última opção foi a escolhida.

O cacique Tayaoba tinha 28 filhos com diferentes mulheres e era senhor de 80 caciques, 60 dos quais aceitaram se reduzir. Para marcar o local da redução foi erguida uma cruz de sete braças de altura com acompanhamento de 300 índios277. O padre Montoya observava que os tayaobas, antes inveterados antropófagos, haviam estabelecido fortes laços de amizade com seus antigos inimigos, os Gualachos. Hechóse esto de ver en el trato y acogida que hacen estos indios a los gualachos. Eran estas dos naciones enemigas mortales matándose y cautivándose perpetuamente de una parte y de otra sin remedio alguno que para esto se pusiese. Pero ahora después que han recibido el Santo evangelio así estos como aquellos ya no como enemigos capitales, pero como unos muy grandes amigos se tratan todos ellos, viniendo los gualachos al Tayaoba y estos yendo a la tierra y pueblos de los gualachos. Hiciéronse estas amistades ahora año y medio o cerca de dos años. [p. 104, 105, 106 e 107]
3. “Do lado espanhol”
1628

Concepción de los Lanceros Guañanas

Foi organizada em 1628 albergando uma população considerada exclusivamente não Guarani259. Estava a um dia de caminhada do Tambo das Minas de Ferro, local onde os espanhóis de Villa Rica extraíam minério para confecção de instrumentos de ferro para o uso diário.

Antonio Ruiz de Montoya (1595-1652) observava que “como esta reducción está junto al tambo donde los españoles cultivan el, ha acudido el padre a la administración de los sacramentos así de los españoles como de los indios”. Assim como observou Nicolas del Techo (1611-1680) ao comentar que “gualachíes frecuentaban las minas de hierro que los españoles tenían cerca del Piquiri”. Para o arqueólogo Oldemar Blasi262, as minas do tambo estariam atualmente localizadas no interior do município paranaense de Nova Cantu, às margens do Rio Cantu, afluente da margem direita do Rio Piquiri.

Os padres ergueram a redução de Concepción neste local devido à solicitação dos índios Chiqui. Como observamos anteriormente, esta era uma parcialidade de índios Gualacho. Conforme Techo, “los indios chiquitos que vivían al otro lado del Piquiri enviaron un hombre solicitando que los misioneros fundasen una reducción en su país”.

Antes de darem início à nova redução, os padres Montoya e Diaz Taño permaneceram oito meses realizando missões nas terras dos Gualachos e na cidade espanhola de Vila Rica, devido a uma peste que assolava essas terras. Após este período, os padres se deslocaram para a região onde seria erguida a nova redução.

[Que] estaba situada en las tierras de Cohé, cacique cuyos cinco hijos gobernaban las aldeas próximas. Los habitantes de otros lugares vecinos también querían establecerse en la nueva población. Procedió á erigir la cruz, á lo cual se hallaron presentes innumerables indios, y se echaron los cimientos del pueblo, que fue consagrado á la Inmaculada Concepción. Al poco tiempo se presentó á los religiosos Curiti, cacique poderoso entre los gualachíes, y prometió en nombre de sus vasallos fundar con éstos una población ó unirse á los moradores de la Concepción si esto último parecía mejor. [Páginas 101, 102 e 103]
Registros mencionados (12)
26/03/1553 - Chegada a Kariesseba [24787]
1556 - Fundação de Ciudad Real or "El Gauirá" [20180]
01/01/1590 - Nova expedição com 50 homens* [26190]
1610 - Reduções no Tibagi [25034]
1622 - Fundação [28215]
1626 - São Roque Gonzales fundou quatro Reduções: Candelária, Caaçapa-Mirim, Assunção do Juí e Caaró [22949]
1628 - “Do lado espanhol” [27597]
01/10/1628 - Carta do Padre Espinosa ao governador do Paraguai D. Luis de Céspedes Xeria* [27596]
20/03/1629 - Na mesma ocasião em que Bicudo de Mendonça ocupava a redução de São Miguel, caia, a 20 de março de 1629, uma outra expedição, destacada do exército de Manuel Preto, e comandada por Manuel Mourato, sobre a aldeia de Jesus Maria [27579]
01/12/1631 - Nuestra Señora de Loreto del Pirapó transmigrou* [1154]
01/03/1632 - Nuestra Señora de Loreto del Pirapó chegando à margem do Rio Yabebuirí, afluente da margem esquerda do Rio Paraná* [1158]
1673 - Publicada em Lieja "Historia de la Provincia del Paraguay y de la Compañía de Jesús" [29526]





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  25/02/2025 04:47:01º de
abrir registro
   
São Roque Gonzales fundou quatro Reduções: Candelária, Caaçapa-Mirim, Assunção do Juí e Caaró
1626. Atualizado em 25/02/2025 04:47:01
Relacionamentos
 Cidades (2): Sorocaba/SP, Ivaiporã/PR
 Pessoas (2) Cacique Tayaobá (80 anos), Roque Gonzálies de Santa Cruz (50 anos)
 Temas (14): Aldeia de Los angeles, Aldeia de Tabaobi, Bituruna, vuturuna, Caaçapa, Caayá, Missões/Reduções jesuíticas, Nossa Senhora da Candelária, S Miguel do Ybituruna, Serra de Ibituruna, Vinho, Ybitiruzú ou Ybiangui, Jê, Bois e Vacas, Guayrá





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  31/10/2025 20:30:56º de
abrir registro
   
Misiones y sus pueblos guaraníes, 1962. Guilherme Furlong
1962. Atualizado em 31/10/2025 20:30:56
Relacionamentos
 Cidades (2): Assunção/PAR, Sorocaba/SP
 Pessoas (8) Cacique Tayaobá (1546-1629), Diego de Torres, João Diaz Melgarejo, José Cataldino (1571-1653), Marciel Lorenzana, Pedro de Molas, Pedro de Oñate, Roque Gonzálies de Santa Cruz (1576-1628)
 Temas (19): Aldeia de Los angeles, Aldeia de Tabaobi, Atibajiba, Carijós/Guaranis, Concepción de Nuestra Señora de los Gualachos, Escolas, Gualachos/Guañanas, Guaranis, Guayrá, Habitantes, Jesuítas, Rio Latipagiha, Rio Paraná, Rio Paranapanema, S Miguel do Ybituruna, San Xavier del Yupabay, Santo Ignácio Mini, Ybitirembá, Ybitiruzú ou Ybiangui
Registros mencionados (2)
1. Fundação
1622
2. São Roque Gonzales fundou quatro Reduções: Candelária, Caaçapa-Mirim, Assunção do Juí e Caaró
1626
Registros mencionados (13)
01/02/1610 - Jesuítas chegaram a Ciudad Real [28015]
01/06/1610 - Chegada* [28016]
15/02/1612 - Carta de Diego de Torres [971]
31/07/1612 - Fundação oficial do povoado de San Ignacio Miní [973]
08/04/1614 - Annuas assinadas por Diego de Torres [985]
15/06/1615 - Annuas escritas por Diego de Torres [1004]
1617 - Loreto en este año contaba con 700 familias y San Ignacio con 850, llegando a 450 los niños que frecuentaban la escuela en el primero de esos pueblos, y 500 los que acudían a la del segundo [1028]
17/02/1620 - Carta do Provincial Pedro de Oñate [1064]
1622 - Fundação [28215]
1626 - São Roque Gonzales fundou quatro Reduções: Candelária, Caaçapa-Mirim, Assunção do Juí e Caaró [22949]
1627 - Fundação de Concepción de Nuestra Señora de los Gualachos [1110]
1628 - Foi fundada a redução dos Siete Arcángeles [Los Angeles de Tayaoba, Arcangeles ou Siete Arcangeles], na terra de Tayaobá [na região do alto Ivaí] e Santo Tomás [1119]
15/11/1628 - Padre Jesuíta Roque Gonzálies de Santa Cruz é morto pelo Cacique Nheçu [22933]





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  25/02/2025 04:43:08º de
abrir registro
   
Montoya iniciou uma viagem terrestre de seis meses com Simón Maseta, enquanto Francisco Díaz Taño viajava ao longo do rio
maio de 1625. Atualizado em 25/02/2025 04:43:08
Relacionamentos
 Pessoas (4) Simão Macetta (n.1582), Francisco Diaz Tanho (n.1593), Antonio Ruiz de Montoya (1595-1652), Cacique Tayaobá (1546-1629)
 Temas (2): Rio Latipagiha, Pindobussú






  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  31/10/2025 06:21:45º de
abrir registro
   
“Do lado espanhol”
1628. Atualizado em 24/10/2025 20:40:10
Relacionamentos
 Cidades (3): Londrina/PR, Sorocaba/SP, Assunção/PAR
 Pessoas (5) Antonio Ruiz de Montoya (33 anos), Apóstolo Tomé Judas Dídimo, Cacique Tayaobá (82 anos), Francisco Diaz Tanho (n.1593), Nicolas del Techo (17 anos)
 Temas (23): Aldeia de Tabaobi, Bituruna, vuturuna, Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Caminho do Piquiri, Cemitérios, Engenho(s) de Ferro, Estradas antigas, Gualachos/Guañanas, Guayrá, Léguas, Metalurgia e siderurgia, Minas de Tambó, Missões/Reduções jesuíticas, Peru, Piqueri, S Miguel do Ybituruna, São Miguel das Missões, Ybitirembá, Ybitiruzú ou Ybiangui, Redução Santo Thomé, Rio Corumbataí, Rio Latipagiha





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  31/10/2025 20:16:28º de
abrir registro
   
“Na capitania de São Vicente”. Washington Luís (1869-1957), 11° presidente do Brasil
1957. Atualizado em 31/10/2025 13:41:10
Relacionamentos
 Cidades (7): Araçoiaba da Serra/SP, Cananéia/SP, Carapicuiba/SP, Itu/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (70) 2º conde do Prado (1577-1643), Afonso Sardinha "Moço" (f.1604), Afonso Sardinha, o Velho (1531-1616), Alvaro Nuñez Cabeza de Vaca (1500-1560), Antônio de Alcântara Machado (1901-1953), Antônio de Macedo (ou Saavedra) (1531-1590), Antônio de Sousa (1584-1631), Balthazar Fernandes (1577-1670), Bartolomeu de Torales, Belchior da Costa (1567-1625), Belchior Dias Carneiro (1554-1608), Cacique de Carapicuíba, Cacique de Ybyrpuêra, Catarina de Áustria (1507-1578), Clemente Álvares (1569-1641), Cristóvão de Moura e Távora (1538-1613), Diogo "Arias" de Aguirre (1575-1639), Diogo de Quadros, Diogo Dias (f.1597), Diogo Garcia de Moguér, Diogo Gonçalves Lasso (f.1601), Domingos Luís Grou (1500-1590), Francisco Correa (f.1590), Francisco da Gama (1570-1612), Francisco de Sousa (1540-1611), Francisco Ramalho Tamarutaca (1569-1618), Frei Vicente do Salvador (1564-1639), Frutuoso da Costa, Gabriel da Peña (f.1590), Gabriel Soares de Sousa (1540-1591), Gaspar Dias (1569-1590), George Marcgrave (1610-1644), Gonçalo Camacho (1525-1600), Gregório Ramalho, Guiraberá, Hernando de Trejo y Carvajal (1520-1558), Hilaria Luis Grou, Jean de Laet (1571-1649), Jerônimo Leitão, João de Prado, João Fernandes Saavedra (f.1667), João Nunes Bicudo, João Pereira Botafogo (1540-1627), João Pereira de Souza (f.1605), João Ramalho (1486-1580), João Soares, José Cataldino (1571-1653), José de Anchieta (1534-1597), José Pompeu de Almeida, Lourenço Gomes Ruxaque, Manuel de Paiva (f.1584), Manuel Veloso, Maria da Peña (1540-1615), Maria Gonçalves "Sardinha" (n.1541), Maria Gonçalves (1570-1599), Martim Rodrigues Tenório de Aguilar (1560-1612), Mateus Luís Grou (n.1577), Nicolas del Techo (1611-1680), Nicolau Barreto, Pedro Leitão, Pero Correia (f.1554), Pero Lobo, Pero Lopes de Sousa (1497-1539), Sebastião de Freitas (1565-1644), Simão de Vasconcelos (1597-1671), Taubici, Tomé de Sousa (1503-1579), Ulrico Schmidl (1510-1579), Washington Luís Pereira de Sousa (88 anos), Wilhelm Jostten Glimmer (1580-1626)
 Temas (37): Açúcar, Aldeia de Tabaobi, Ambuaçava, Bilreiros de Cuaracyberá, Butantã, Calçada de Lorena, Caminho de Piratininga, Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Carijós/Guaranis, Colinas, Estevão Ribeiro "o Velho", Estradas antigas, Guanga, Guerra de Extermínio, Ibirapariyara (Jesus Maria de Ibiticaraíba), Jaguaporecuba, Jeribatiba (Santo Amaro), Lagoa Dourada, Léguas, Maria Leme da Silva, Metalurgia e siderurgia, Montanhas, Nossa Senhora de Montserrate, Paranambaré, Rio Anhemby / Tietê, Rio da Prata, Rio Geribatiba, Rio Jaguari, Rio Paraguay, Rio Pinheiros, Rio Piratininga, S Miguel do Ybituruna, São Paulo de Piratininga, Serra de Jaraguá, Tordesilhas, Ururay

    1 Fontes
   fontes relacionadas
Registro mencionado
1. “Do lado espanhol”
1628

À margem esquerda do Iñeai (alto Ivaí) situaram S. Paulo (1627) e nessa mesma margem S. Antônio (1628) no lbiticoí. A leste do Taiobá e ao sul de Taiati ficava S. Miguel de Ibituruna (1628). No mais alto das serranias, Jesus Maria em terras do cacique Guiravera, a última fundada, em 1630. A leste destas duas últimas e de Encarnación estava S. Pedro, fundada em 1627. Na margem direita do Iguaçu quase na sua foz no Paraná, estava Santa Maria Maior fundada em 1626. Em 1628 já haviam fundado Arcângelos. Havia nessa região, como se vê, duas cidades espanholas e quatorze reduções jesuíticas.
Registros mencionados (106)
26/08/1522 - Domingos Luis Grou “adquiriu” terras vizinhas as concedidas nativos de Piratininga, junto ao rio Carapicuíba [20337]
01/01/1527 - Chegada de Diogo Garcia de Moguer [21461]
1530 - Casamento de Domingos Grou e a filha do cacique de Carapicuíba (data s/ confirmação) [20334]
01/09/1531 - De onde partiu a expedição, com 80 soldados bem equipados, sendo 40 besteiros e 40 arcabuzeiros, que acabou aniquilada? [1413]
23/11/1531 - Pero Lopes de Sousa, a 23 de novembro de 1531, partiu Rio da Prata acima levando em um bergantim 30 homens, tudo em boa ordem de guerra; e, como pôde, explorou esse rio até os Carandis, onde meteu padrões portugueses, e, como a ordem era de voltar em 20 dias, daí regressou a se reunir à esquadra [8541]
10/02/1532 - Sesmaria a Ruy Pinto [24364]
10/10/1532 - Martim Afonso concede sesmarias [21966]
10/02/1533 - Sesmaria a Ruy Pinto, cavaleiro da Ordem de Cristo [21990]
01/05/1533 - Martim em São Vicente* [29333]
1534 - A sua morte, ocorrida em 1534, quando do ataque das forças de Iguape a São Vicente é apresentada como prova final da sua traição ao Bacharel, [22406]
06/10/1534 - Foram criadas 14 capitanias hereditárias, divididas em 15 lotes [6961]
1540 - Nascimento da filha do cacique de Carapicuiba [26915]
01/02/1553 - Chegada a São Vivente* [24866]
01/06/1553 - Tomé de Souza escreve ao Rei D. João III: “nomeei João Ramalho para vigiar e impedir o trânsito de espanhóis e portugueses entre Santos e Assunção e vice-versa; e assegurar a soberania portuguesa no campo de Piratininga e sobre os caminhos de penetração que dali partiam” [8742]
01/06/1553 - Carta de Tomé de Sousa [23524]
31/08/1553 - Carta de Manoel da Nóbrega á Luís Gonçalves da Câmara: “Vou em frente procurar alguns escolhidos que Nosso Senhor terá entre esses gentios” [21876]
1554 - Casamento de Domingos Luis Grou com Maria da Peña, filha de Antônio da Peña e Francisca de Góis [20667]
25/01/1554 - Mudança para Piratininga: Tibiriça e Caiubi [8156]
24/08/1554 - Os jesuítas Pedro Correia e João de Sousa, acompanhados de um leigo, partem de São Vicente para a catequização dos índios de Cananéia, e ali acabam mártires no mês seguinte [11767]
09/07/1555 - Sardinha casou-se em Santos com Maria Gonçalves, filha de Domingos Gonçalves [20499]
11/02/1556 - Braz Cubas proibiu a todos o trânsito pelo campo para o Paraguai e expressamente declara “avisareis a João Ramalho, alcaide e guarda-mor do campo que não deixe passar nenhuma pessoa para ele, sem mostrar vossa licença nem os próprios moradores” [20704]
31/03/1560 - Rio de Janeiro, São Vicente ou Santos: Onde estava Mem de Sá? [10473]
05/04/1560 - A vila de São Paulo ficou completamente fundada e reconhecida, data da respectiva provisão [21938]
20/05/1561 - Carta à rainha D. Catarina, regente de Portugal durante a menoridade de D. Sebastião, assinada por Jorge Moreira e Joanes Annes [29347]
28/05/1562 - João Ramalho assume o cargo de capitão para guerra na Vila de São Paulo [18322]
24/06/1562 - Os oficiais da Câmara de S. Paulo Antônio de Mariz, Diogo Vaz, Luís Martins e Jorge Moreira dão a João Ramalho juramento sobre um livro dos santos evangelhos [20706]
15/02/1564 - João Ramalho teria sido novamente eleito vereador de São Paulo, porém, já velho (por volta dos setenta anos), recusou o posto, como consta da ata da Câmara Municipal [8750]
01/12/1568 - Anchieta* [26891]
1570 - Afonso Sardinha chega ao Jaraguá [601]
1570 - “um deles nobre e conhecido por Domingos Luís Grou, ambos casados e ambos com família tendo cometido um assassinato fugiram com os seus para o sertão, metendo-se de companhia com os bárbaros (carijós), que estavam com os nossos em guerra, estimulando-os a que acometessem e pondo em assombro e medo toda a capitania” [20338]
24/12/1576 - “Há de se desconfiar quando ele alegava não comparecer a uma sessão da Câmara, como vereador que era, em pleno natal, pois não tinha botas” [20501]
13/08/1577 - Petição Domingos Luis Grou [27214]
1580 - Sesmaria concedida por Jerônimo Leitão aos índios de Piratininga [20701]
16/07/1580 - João Fernandes, filho de João Ramalho, é multado por não ter comparecido à procissão de Santa Isabel [20708]
01/09/1583 - Os aldeamentos de Pinheiros e São Miguel possuem uma população de quinhentas almas nos dois aldeamentos, igualando-se à população europeia da região, calculada em 120 lares [21570]
10/08/1584 - Testamento [20381]
30/08/1584 - Gabriel Soares de fato embarcara para a corte em fins de agosto de 1584, imediatamente após a carta do reitor do Colégio ter sido enviada a Lisboa [713]
10/04/1585 - Representação das Câmaras de Santos e São Vicente ao capitão-mor Jerônimo Leitão, lugar-tenente do donatário, sobre a necessidade de fazer-se guerra aos índios Tupiniquim e Carijó [10559]
25/04/1585 - Reunião: já não se fala em viagem "por mar" [24295]
01/11/1585 - Guerra de Jerônimo Leitão: expedição partiu de Santos para exterminar os Carijós [19962]
07/04/1586 - Bandeira de Jerônimo Leitão ainda está no sertão [20281]
27/07/1586 - Domingos Grou não retorna com a expedição de que saiu de Santos um ano antes [19963]
01/08/1587 - “mameluco” Domingos Luiz Grou o moço, Belchior Dias e seu tio Antonio de Saavedra lideram uma expedição, que conseguir seguir em "boa paz"* [19965]
1589 - Fundação da Usina de Ferro do Vale das Furnas [9075]
1589 - Guarulhos [27379]
01/01/1590 - Nova expedição com 50 homens* [26190]
17/03/1590 - A população de São Paulo recebia a notícia através de dois participantes de uma entrada [22292]
01/12/1590 - D. Francisco foi nomeado substituto de Giraldes, tornando-se o sétimo governador- geral do Brasil, o terceiro escolhido já no contexto da União das Coroas [20513]
27/03/1591 - Carta régia ordenando que as duas urcas em que deveriam vir para o Brasil o governador nomeado dom Francisco de Sousa e Gabriel Soares de Sousa regressassem carregadas de açúcares [10443]
09/06/1591 - Dom Francisco de Souza tomou posse na cidade de Salvador se tornando o 7° Governador-Geral do Brasil [13717]
29/04/1592 - Capitão da gente de S. Paulo para reger e governar, de que teve patente por Jorge Correa, moço da câmara [21034]
10/07/1592 - Abertura do testamento de Gabriel Soares de Sousa, capitão-mor e governador da conquista e do descobrimento do Rio de São Francisco [11327]
02/08/1592 - Afonso Sardinha começou a escavar em Araçoyaba [24873]
30/09/1592 - Afonso Sardinha é eleito capitão da guerra contra os índios [12094]
05/12/1593 - Depoimento sobre o ataque a Antonio de Macedo e Domingos Luis Grou no rio Jaguari: Manoel Fernandes uma das vítimas [20496]
04/06/1594 - Domingos Luís Grou, filho, teria desaparecido, devorado pelos índios [20355]
13/02/1597 - Falecimento [26131]
19/07/1597 - A esse capitão, Jorge Correia, que a Câmara de São Paulo se dirige pedindo carcereiros, ferro, prisões, para os delinquentes da vila [26135]
21/03/1598 - A 21 de março de 1598, em vereança, a Câmara da vila de São Paulo se inquietava pela sorte da expedição de João Pereira de Sousa e requereu ao capitão-mór "que se mandasse socorro à nossa gente que ficara no sertão, porque não vinha, nem se sabia se eram mortos ou vivos" [26134]
14/11/1598 - Barreto [26137]
27/11/1598 - Diogo Arias de Aguirre foi nomeado Capitão-Mór da Capitania de São Vicente [23013]
1599 - sem data específica [20840]
16/05/1599 - A 16 de maio de 1599, ou pouco antes, já o Governador-geral se achava na vila e S. Paulo [23525]
27/05/1599 - D. Francisco por uma provisão autorizava a todos a ir tirar ouro [20261]
1600 - D. Francisco enviou a Valladolid, onde estava instalada a corte de Felipe III, os mineiros Diogo de Quadros, Manuel João (o tal Morales, da carta), Martim Rodrigues de Godoy e Manoel Pinheiro (o Azurara) [20612]
11/02/1601 - D. Francisco autorizava a tirar ouro em Monserrate, registrando o interessado cada semana o ouro tirado, pagando os quintos [20604]
03/09/1602 - Partida [26402]
09/08/1603 - Cigana Francisca Rodrigues responsável pela aposentadoria do mesmo D. Francisco de Sousa [20264]
16/12/1606 - Novo Regimento das Minas de São Paulo após o testemunho ocular de Clemente Alvares [20607]
18/02/1607 - Diversos homens poderosos, cujos nomes por essa razão não são talvez mencionados, revéis e desobedientes aos mandos das justiças, se aprontavam para ir aos carijós [20278]
08/03/1607 - Ebirapoeira, na qual se fabricavam coisas para resgate: Testamento de “Belchior casado com Hilária Luís Grou, tio de Domingos Fernandes” [20076]
01/06/1607 - Falecimento de Belchior Dias Carneiro* [19936]
16/11/1607 - João Soares nomeado capitão dos índios de Guarapiranga [20853]
02/01/1608 - D. Francisco de Sousa os privilégios que haviam sido concedidos a Gabriel Soares de Sousa, para a exploração das minas [9770]
02/03/1608 - Provisão de D. Francisco [20271]
16/06/1608 - Provisão de D. Francisco [20272]
26/06/1608 - Falecimento de Belchior Dias, Raposo Tavares assume o comando [19932]
01/08/1608 - Desceu o Tietê expedição com Baltasar Gonçalves [19938]
06/09/1608 - Vereança [25840]
29/12/1608 - Cunhado Belchior da Costa apresentou ao juiz o inventário de Belchior Dias feito no sertão e nesse dia se iniciou o legal na vila de S. Paulo [20265]
03/01/1609 - Em janeiro de 1609, a Câmara esperava a qualquer momento D. Francisco de Sousa e o ouvidor-geral, e “mandou fazer o caminho do mar” [25002]
23/01/1609 - Afonso Sardinha acresce seu patrimônio com “uns alagadiços ao longo do rio Jerobatiba” [27260]
26/04/1609 - Notícia certa de que D. Francisco de Sousa já estava no Rio de Janeiro, e estavam todos moradores da Capitania apenados em fazer o caminho do mar [20268]
03/11/1609 - D. Francisco registra nos livros da Câmara quatorze provisões régias que lhe davam na Repartição do Sul poderes idênticos ao do Governador-Geral do Brasil [20270]
10/06/1611 - O triste destino de D. Francisco de Souza, fundador do Itavuvu e 7° Governador-Geral do Brasil [20084]
14/09/1611 - Carta de D. Antônio de Añasco a Diego Marin Negron [20284]
01/08/1612 - Bartolomeu de Torales escreve ao Governador Diogo Marin Negron que Sebastian Preto, português de S. Paulo levou cinco caciques com muitos índios para a dita vila de S. Paulo* [20285]
18/11/1623 - Bandeira parte para o sertão [19192]
1625 - “O Novo Mundo: Descrição das Índias Ocidentais” ("Nieuvve wereldt, ofte, Beschrijvinghe van West-Indien"), 1625. Jean de Laet (1571-1649) [22897]
30/07/1627 - D. Luís Céspedes y Xeria escreve ao rei da Espanha [20291]
1628 - “Do lado espanhol” [27597]
22/06/1628 - D. Luís requereu ao ouvidor da capitania, então Amador Bueno [20293]
21/04/1632 - Testamento da esposa de André Fernandes Antônia de Oliveira [19864]
1637 - Bandeira ao mando de Fernão Dias Pais e de Garcia Roiz [20308]
02/04/1638 - Efetivamente Fernão Dias Pais esteve acampado no sertão do Rio Grande, com uma bandeira [20309]
02/07/1640 - Em sessão da Câmara os oficiais juntos com as pessoas da governança da terra com o mais povo, resolveram pôr em execução o que em S. Vicente, cabeça da capitania, havia sido resolvido [20326]
07/07/1640 - Acabado o prazo concedido, o povo requereu a execução da medida [20327]
10/07/1640 - Terceira notificação, em nome das duas capitanias de S. Vicente e da Vila de Conceição, dando mais dois dias peremptórios [20328]
09/03/1641 - paulistas, em número de 350 homens brancos, com arcabuzes, escopetas e mosquetes, e 1.300 índios auxiliares, sob o comando geral do capitão-mor Manuel Pires se quedaram no Acaraguá nesse e no dia seguinte [20323]
07/10/1647 - Rei concede perdão aos paulistas [19887]
1673 - Provinciae Paraquariae Societatis Jesv Leodii [32210]
1792 - Primeira via de ligação entre a capital e o litoral paulista, a Calçada do Lorena foi concluída [22003]
1879 - O Conselheiro Cansanção de Sinimbu organizou uma comissão de engenheiros para o fim de estudar os portos do Brasil e a navegação interior dos grandes rios que desembocam no oceano [32051]
09/12/1879 - Conselheiro Cansanção de Sinimbu, então à testa do Governo Imperial, iniciando uma política de melhoramentos materiais, organizou, sob a direção do abalizado engenheiro americano, William Milnor Roberts [20841]
13/12/1879 - Daí seguiram alcançando a barra do rio das Velhas / Pirapora/MG [20842]
16/11/2021 - Ribeirão Pires, wiki.pt-pt.nina.az [27980]





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  24/10/2025 03:39:54º de
abrir registro
   
Expedição
1678. Atualizado em 24/10/2025 03:39:54
Relacionamentos
 Cidades (3): São Paulo/SP, Sorocaba/SP, Cananéia/SP
 Pessoas (4) Antônio Antunes Maciel (1685-1745), Francisco Pedroso Xavier (43 anos), João Nunes Bicudo, Manoel de Campos Bicudo
 Temas (10): Juan de Peralta, Minas de Tambó, Tupis, Rio Paraguay, Léguas, Estradas antigas, Caminho até Cananéa, Caminho do Mar, Ouro, Guayrá





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  24/10/2025 20:40:27º de
abrir registro
   
“Desde el Titicaca hasta el Guayrá: El gran viaje de Santo Tomás según dos cronistas”, Marcela Pezzuto
junho de 2016. Atualizado em 24/10/2025 20:40:27
Relacionamentos
 Cidades (3): Assunção/PAR, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (4) Antonio Ruiz de Montoya (1595-1652), Cacique Tayaobá (1546-1629), Apóstolo Tomé Judas Dídimo, Cristóbal de Mendoza
 Temas (9): Aldeia de Tabaobi, Caminho do Peabiru, Cemitérios, Descobrimento do Brazil, Estradas antigas, Gentios, Guayrá, O Sol, Peru
Registros mencionados (2)
1. Fundação
1622

Nesta perspectiva, o testemunho que Ruíz de Montoya presta sobre a presença passada de São Tomás contribui para reforçar o já mencionado postulado jesuíta da inexistência de uma ignorância invencível de Deus em qualquer população. Como quadro para interpretar plenamente a inserção da narrativa do Santo, é necessário considerar o capítulo que a precede:

... começamos ali uma redução que chamamos de São Francisco Javier, que em poucos meses cresceu (...), onde também foram recolhidas aquelas feras ferozes, e foram domesticadas, transformando-se em ovelhas mansas, fazendo com que isso mudasse a palavra divina e o batismo que todos receberam, crescendo a cada dia na fé, na virtude e no amor.

E, Logicamente, deve-se levar em conta o seguinte capítulo: Os novos cristãos estavam fazendo grandes progressos na pregação contínua do Evangelho e estabeleceram hábitos muito bons. Uma delas, e muito louvável, foi que todos ouviram missa de manhã cedo, (...)

A tradição do Apóstolo fortalece o valor e a força da pregação nos tempos anteriores e posteriores à conquista. A história da passagem do Santo tem em seu esquema composicional três tipos de narradores: testemunhais, coletivos (correspondentes à voz plural da comunidade religiosa) e, por fim, objetivos.
2. “Do lado espanhol”
1628
Registros mencionados (3)
1622 - Fundação [28215]
1628 - “Do lado espanhol” [27597]
1929 - “Historia crítica de los mitos en la conquista americana”, Enrique de Gandía [29470]





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  11/07/2025 20:02:00º de
abrir registro
   
Quando todos são Guarani: a guaranização indígena em escritos do século XVI nas Províncias do Rio da Prata, 2018. André Luis Freitas da Silva
2018. Atualizado em 11/07/2025 20:02:00
Relacionamentos
 Cidades (1): Sorocaba/SP
 Pessoas (3) Cacique Tayaobá (1546-1629), Francisco Diaz Tanho (n.1593), Giovanni Caboto
 Temas (2): Carijós/Guaranis, Redução de S Xavier e S Inácio (Itamaracá)





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  23/10/2025 17:17:22º de
abrir registro
   
Frei Agostinho de Jesus e as tradições da imaginária colonial brasileiras, séculos XVI-XVII. Rafael Schunk
2013. Atualizado em 23/10/2025 17:17:22
Relacionamentos
 Cidades (10): Castro/PR, Ivaiporã/PR, Londrina/PR, Osasco/SP, Salvador/BA, Santana de Parnaíba/SP, São Paulo/SP, São Roque/SP, Sorocaba/SP, Telêmaco Borba/PR
 Pessoas (18) Afonso d´Escragnolle Taunay (23 anos), André Fernandes (1578-1641), Balthazar Fernandes (1577-1670), Belchior Dias Carneiro (1554-1608), Cacique Tayaobá (1546-1629), Domingos Fernandes (1577-1652), Fernão Dias Paes Leme (1608-1681), Frei Agostinho de Jesus (1600-1661), Gabriel Soares de Sousa (1540-1591), Garcia Rodrigues Paes (1659-1738), João Missel Gigante (n.1560), Juan del Campo y Medina, Justo Mancilla Van Surck, Manuel Fernandes Ramos (1525-1589), Manuel Preto (1559-1630), Martim Afonso de Melo Tibiriçá (1470-1562), Mauro Teixeira, Suzana Dias (1540-1632)
 Temas (29): Aldeia de Los angeles, Bituruna, vuturuna, Cachoeira do Inferno, Capela de Santa Ana, Cordilheira dos Andes, Ermidas, capelas e igrejas, Gualachos/Guañanas, Itatins, Japão/Japoneses, Mambucaba, Metalurgia e siderurgia, Missões/Reduções jesuíticas, Nossa Senhora de Montserrate, Nossa Senhora do Desterro de Santana de Parnaíba, Nuatinguy, Ouro, Quitaúna, Redução de S Xavier e S Inácio (Itamaracá), Redução Inmaculada Concepción, Rio Anhemby / Tietê, Rio das Velhas, Rio Ivahy (Guibay, Hubay), Rio Paraguay, Serra dos Itatins, Sobrados, Tamboladeiras, Tamoios, Tordesilhas, Ybitiruzú ou Ybiangui

Registros mencionados (2)
1. Fundação
1622

São Francisco Xavier (Tayatí, provavelmente entre as atuais cidades de Santa Cecília do Pavão, Irerê e Londrina, 1622), Nossa Senhora da Encarnação (Nautingui, no posto conhecido como Itapuá, imediações da atual cidade de Telêmaco Borba, 1625), São José (Tucuti, possivelmente próximo a Bela Vista do Paraíso e Sertanópolis, 1625), São Miguel (Ibiangui, perto do município de Laranjeiras, a noroeste de Castro, 1627), São Paulo (Iñieay, em local não identificado, 1627), Santo Antônio (Biticoy, provável região de Ivaiporã, Grandes Rios e Manoel Ribas, 1627), São Pedro e Nossa Senhora da Conceição (Gualacos, 1627-1628), Sete Arcanjos (às margens do rio Ivaí e afluentes, 1627), São Tomé e redução de Jesus Maria (provavelmente próximos dos portos de Planaltina e São Carlos do Ivaí, às margens do rio Ivaí, 1628). [Página 174]
2. “Do lado espanhol”
1628

A ele (Montoya) devemos as instalações de numerosos povoados, posteriormente desaparecidos nas selvas do Paraná:

São Francisco Xavier (Tayatí, provavelmente entre as atuais cidades de Santa Cecília do Pavão, Irerê e Londrina, 1622), Nossa Senhora da Encarnação (Nautingui, no posto conhecido como Itapuá, imediações da atual cidade de Telêmaco Borba, 1625), São José (Tucuti, possivelmente próximo a Bela Vista do Paraíso e Sertanópolis, 1625), São Miguel (Ibiangui, perto do município de Laranjeiras, a noroeste de Castro, 1627), São Paulo (Iñieay, em local não identificado, 1627), Santo Antônio (Biticoy, provável região de Ivaiporã, Grandes Rios e Manoel Ribas, 1627), São Pedro e Nossa Senhora da Conceição (Gualacos, 1627-1628), Sete Arcanjos (às margens do rio Ivaí e afluentes, 1627), São Tomé e redução de Jesus Maria (provavelmente próximos dos portos de Planaltina e São Carlos do Ivaí, às margens do rio Ivaí, 1628).
Registros mencionados (37)
31/01/1531 - A esquadrilha portuguesa de Martim Afonso de Sousa avista a costa do Brasil na altura do cabo Percaauri [10014]
01/12/1561 - Expedição de Mem de Sá / O português Manuel Fernandes Ramos, primeiro marido de Suzana Dias construiu a capela de Santo Antônio* [20014]
1575 - A história da Freguesia do Ó, bairro da região norte de São Paulo começa com a vinda do português Antônio Preto de São Vicente para São Paulo onde assumiria as funções de juiz Ordinário da Câmara [21784]
1578 - Nascimento de André Fernandes, filho de Manuel Fernandes Ramos e Suzana Dias [657]
1580 - Nascimento de Balthazar Fernandes no Ibirapuera, filho de Manuel Fernandes Ramos (português) e Suzana Dias [6760]
01/06/1581 - Oficializou-se a entrega da capela através de uma carta de doação e assinada, inclusive, pelo autor do Tratado Descritivo do Brasil, Gabriel Soares de Sousa* [21316]
1582 - Luís Eanes Grou (1554-1590) obteve, do Cap. Mor Jerônimo Leitão, sesmaria de uma légua de terras em Quitaúna [27482]
1588 - Apesar da saúde frágil, Manuel Fernandes Ramos continuava exercendo atividades como vereador na Câmara de São Paulo [740]
1589 - Fundação da Usina de Ferro do Vale das Furnas [9075]
07/12/1589 - “Manoel Fernandes falecido (...) requerimento do procurador do conselho Gonçalo Madeira que se fizesse a ponte grande que esta caminho de tejuguasu e que se consertassem todas as mais pontes e caminhos de Ipiranga, Birapoeira, Pinheiros e da Ambuasava” [Atas da Câmara de São Paulo (7.12.1589) p. 374 e 275] [26356]
1600 - As terras de Tibiriçá foram doadas em caráter perpétuo aos beneditinos [21319]
1610 - Frei Mauro Teixeira ausentando-se da vila deixa como procurador e protetor da pequena capela de São Bento nada menos que o temível bandeirante Manuel Preto [21320]
02/02/1610 - Domingos Fernandes (33 anos) funda a cidade de Itu [6551]
01/06/1610 - Francisco de Souza chega em São Paulo* [26582]
26/07/1610 - Suzana Dias, a matrona bandeirante, representando a família dos Fernandes, doa um terreno na parte mais elevada do núcleo para a construção de uma capela em homenagem à Santana substituindo a anterior dedicada a Santo Antônio [21299]
1622 - Fundação [28215]
1625 - Falecimento de Belchior da Costa, filho de Manuel da Costa e Beatriz Diniz [19999]
14/11/1625 - Capela feita matriz / Criada a vila de Parnaíba por provisão do conde de Monsanto, donatário da capitania [19191]
1627 - Reduções [1111]
04/08/1627 - A terceira entrada e a fundação da Redução dos Arcanjos [1113]
1628 - “Do lado espanhol” [27597]
18/09/1628 - parte de São Paulo a grande bandeira comandada por Raposo Tavares tendo como imediato Manoel Preto que atacou as reduções jesuíticas e aldeias guaranis, com 69 portugueses, 900 mamelucos e 3 mil índios [17700]
22/07/1630 - Falecimento de Manoel Preto, filho de Antonio Gomes Preto e Antonia Gonçalves Lage Antunes [1148]
02/09/1634 - Falecimento de Suzana Dias [20168]
21/02/1635 - Certifico eu Frei Alvaro de Caravajal pior (...) de Nossa Senhora de Monserrate da ordem do Patriarca SP (...) padre nesta vila de São Paulo, que recebi do Cap. Balthazar Fernandes de Parnaíba a esmola de dez missas que eu me obriguei a dizer e são em descargo do testamento de sua mãe defunta que ele como testamenteiro mandou fazer e por ser verdade lhe dei este por mim assinado hoje [22549]
30/07/1635 - Documento [26358]
1641 - Nossa Senhora do Rosário, uma das primeiras obras do escultor encontradas no Planalto Paulista [21307]
14/11/1643 - Fundada a vila da Parnaiba, sendo o mosteiro Mosteiro de Nossa Senhora do Desterro de Santana de Parnaíba doação do capitão André Fernandes [17565]
1646 - “A Matriz de Santana de Parnaíba, reconstruída em 1646 e finalizada por volta de 1650” [21333]
1654 - Frei Agostinho permanece no território paulista até aproximadamente 1654 [21313]
14/07/1659 - O mosteiro de São Bento da Parnaíba foi elevado à categoria de Presidência ou Priorado [21293]
1660 - Frei Anselmo Batista passou a residir em Sorocaba [21334]
10/01/1681 - A Câmara de Parnaíba decide demarcar o rocio da vila: “um ribeiro que fica por cima do moinho da vila e subindo por a capoeira deu em um têso que fica por baixo da casa de sobrado que foi de Balthazar Fernandes” [21292]
26/06/1681 - Primeira notícia do falecimento [23194]
04/11/1681 - Falecimento de Fernão Dias Paes Leme (data estimada) [20848]
1720 - Os beneditinos substituem a antiga padroeira do Mosteiro de São Bento em São Paulo, Nossa Senhora do Montesserrate, autoria de Frei Agostinho da Piedade por um novo orago [21327]
2012 - TEMPLOS, CASAMENTOS E CEMITÉRIOS DE UM GRUPO OUTSIDER. Luiz Cândido Martins, Luciana Fernandes Volpato [28482]





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  13/02/2025 06:42:31º de
abrir registro
   
Organizacion Social de Las Doctrinas Guaraníes de La Compañía de Jesús P. Pablo Hernàdez
1911. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (1): Sorocaba/SP
 Temas (3): Aldeia de Tabaobi, S Miguel do Ybituruna, Ybitiruzú ou Ybiangui
Registro mencionado
1. São Roque Gonzales fundou quatro Reduções: Candelária, Caaçapa-Mirim, Assunção do Juí e Caaró
1626

1626: São Miguel em Ibitiruzú ou Ibiangui. 1626: San Pablo no rio Iñeay, limite entre as terras de Tayati e as de Tayaoba. [Página 10]
Registros mencionados (1)
1626 - São Roque Gonzales fundou quatro Reduções: Candelária, Caaçapa-Mirim, Assunção do Juí e Caaró [22949]





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  18/07/2025 23:57:43º de
abrir registro
   
Mapa “L´Amerique Meridionale”, Denis Martineau Du Plessis
1700. Atualizado em 18/07/2025 23:57:43
Relacionamentos
 Cidades (1): Cabo Frio/RJ
 Temas (7): Caminho do Peabiru, Estradas antigas, Geografia e Mapas, Guayrá, Lagoa Dourada, Lagoas, Trópico de Capricórnio





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  25/02/2025 04:40:06º de
abrir registro
   
Mapa Le Paraguayr, Le Chili, La Terre, et les Isles Magellanicques
1656. Atualizado em 25/02/2025 04:40:06
Relacionamentos
 Cidades (4): Cananéia/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sorocaba/SP
 Pessoas (1) Cacique Tayaobá (1546-1629)
 Temas (16): Aldeia de Tabaobi, Caminho do Mar, Caminho do Peabiru, Ermidas, capelas e igrejas, Estradas antigas, Geografia e Mapas, Gualachos/Guañanas, Guayrá, Lagoa de Pernagua, Piqueri, Rio Iguassú, Rio Latipagiha, Rio Paraná, Rio Taquari, Rio Tepotiata, Trópico de Capricórnio





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  31/10/2025 09:58:54º de
abrir registro
   
EDUCACIÓN Y EVANGELIZACION. LA EXPERIENCIA DE UN MUNDO MEJOR X JORNADAS INTERNACIONALES SOBRE MISIONES JESUÍTICAS CARLOS A. PAGE (ED.)
2005. Atualizado em 31/10/2025 09:58:54
Relacionamentos
 Cidades (2): Buenos Aires/ARG, Tucumán/ARG
 Pessoas (8) Antonio Ruiz de Montoya (1595-1652), Apóstolo Tomé Judas Dídimo, Cacique Tayaobá (1546-1629), Diego de Salazar (n.1592), José Cataldino (1571-1653), Luis de Céspedes García Xería (n.1588), Nicolas Mastrillo Duran (1570-1653), Simão Macetta (n.1582)
 Temas (14): Aldeia de Los angeles, Caminho do Peabiru, Deus, Encarnação, Epidemias e pandemias, Guayrá, Nheengatu, Peru, Peste bubônica, Rio Huybay, Rio Latipagiha, San Antonio del Iñiay, Santo Ignácio Mini, Ybitirembá
Registro mencionado
1. Fundação
1622
Registros mencionados (7)
1622 - Fundação [28215]
01/03/1622 - Antonio Ruiz de Montoya chegou a Buenos Aires com um grupo de cantores das reduções do Guayrá e encontrou-se com o provincial Pedro de Oñate* [1073]
1623 - Montoya pôde deixar San Ignacio com os padres Cataldino e Salazar [1081]
01/12/1626 - O provincial Mastrilli Durán visitou Guayrá. Ordenou então que fosse iniciada uma nova redução no Iñeay e que insistisse na fundação de um povoado na região de Tayaoba* [1108]
04/08/1627 - A terceira entrada e a fundação da Redução dos Arcanjos [1113]
01/10/1627 - Carta a Mastrilli Durán* [1115]
15/04/1629 - Carta de Antonio Ruiz de Montoya [1135]





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  31/10/2025 08:38:03º de
abrir registro
   
ANTONIO RUIZ DE MONTOYA - TESTEMUNHA DE SEU TEMPO. Por MARIA ISABEL ARTIGAS DE REBES
2001. Atualizado em 30/10/2025 12:59:39
Relacionamentos
 Pessoas (9) Antonio Ruiz de Montoya (1595-1652), Cacique Tayaobá (1546-1629), Cristóbal de Mendoza, Francisco Diaz Tanho (n.1593), José Cataldino (1571-1653), Nicolas Mastrillo Duran (1570-1653), Pedro de Espiñosa, Pedro de Molas, Simão Macetta (n.1582)
 Temas (7): Aldeia de Los angeles, Canibalismo, Gualachos/Guañanas, Guayrá, Habitantes, Ouro, Prata
Registros mencionados (2)
1627 - Ataque [28250]
1630 - ESTADO DAS REDUÇÕES DE LOS ANGELES DEL TAYAOBA, JESUS MARÍA E CONCEPCION DE GUALACHOS [1145]





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  25/02/2025 04:47:08º de
abrir registro
   
Fundação
1622. Atualizado em 25/02/2025 04:47:08
Relacionamentos
 Cidades (2): Londrina/PR, Sorocaba/SP
 Pessoas (3) José Cataldino (51 anos), Antonio Ruiz de Montoya (27 anos), José Cataldino (51 anos)
 Temas (12): Missões/Reduções jesuíticas, Redução de S Xavier e S Inácio (Itamaracá), Rio Latipagiha, Ybitirembá, Guayrá, Guaranis, Rio Paranapanema, Rio Ivahy (Guibay, Hubay), Rio Uruguai, Piqueri, Gualachos/Guañanas, Ermidas, capelas e igrejas





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  23/10/2025 23:47:07º de
abrir registro
   
Mbororé 1641: A primeira batalha naval do Río de la Plata, por Juan Manuel Sureda Consulta em portaldasmissoes.com.br
13 de novembro de 2024, quarta-feira. Atualizado em 23/10/2025 23:47:07
Relacionamentos
 Cidades (1): Madrid/ESP
 Pessoas (5) Antonio Ruiz de Montoya (1595-1652), Clemente Álvares (1569-1641), Filipe IV, “O Grande” (1605-1665), Manoel Pires (1590-1659), Pedro de Molas
 Temas (6): Apoteroby (Pirajibú), Peru, Redução de S Xavier e S Inácio (Itamaracá), Rio Anhemby / Tietê, Rio Pepiry, San Xavier del Yupabay

Registros mencionados (3)
21/04/1640 - O rei Felipe IV assinou o Decreto Real pelo qual transferia ao vice-rei do Peru o poder de armar os indígenas, ao mesmo tempo em que condenava severamente os maus-tratos e o comércio de seus súditos [1225]
01/12/1640 - Jerônimo de Barros, parte de São Paulo* [1229]
08/03/1641 - Os navios paulistas se aproximaram, sendo interceptados na foz do Acaraguá, no rio Uruguai, primeiro posto de controle de combate planejado pelos defensores [1237]





  Taiati (São Francisco Xavier)
  Últimas atualizações
  13/02/2025 06:42:31º de
abrir registro
   
A rebelião de Ñezú: em defesa de “su antiguo modo de vida” (Pirapó, Província Jesuítica do Paraguai, 1628). Paulo Rogério Melo de Oliveira
2011. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Pessoas (4) Cacique Tayaobá (1546-1629), Filipe IV, “O Grande” (1605-1665), Ñezú, Roque Gonzálies de Santa Cruz (1576-1628)
 Temas (1): Ijuí

Registros mencionados (2)
14/08/1628 - Roque González e Juan del Castillo chegaram ao Ijuí para fundar a redução, batizada de Assunção do Ijuí [1126]
01/11/1628 - Rebelião liderada pelo cacique e pajé Ñezú, no lugar denominado Ijuí* [1129]


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.