Wildcard SSL Certificates
5 registros
Jules Martin1832-1906
5 registros -

AtualizadosAntigosRecentesImagens

completaResumida
Somente básico

arqiop:\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\p5295\sting3.txt
0



  Jules Martin
  Últimas atualizações
  30/10/2025 17:12:27º de 5
abrir registro
   
Novembro de 2003
Atualizado em 30/10/2025 22:25:26
Dagoberto Mebius - A História de Sorocaba para crianças e alunos do Ensino Fundamental I*
•  Cidades (5): Araçariguama/SP, Araçoiaba da Serra/SP, Curitiba/PR, São Paulo/SP, Sorocaba/SP
•  Pessoas (7): Afonso Sardinha, o Velho (1531-1616), Balthazar Fernandes (1577-1670), Cristovão Pereira de Abreu (1678-1755), Dagoberto Mebius, Francisco de Paula Xavier de Toledo (1825-1903), Pedro Álvares Cabral (1467-1520), Suzana Dias (1540-1632)
•  Temas (22): Bairro Itavuvu, Caminho das Tropas, Caminho de Curitiba, Caminho do Peabiru, Caminho Itú-Sorocaba, Caminhos/Estradas até Ibiúna, Carijós/Guaranis, Cemitérios, Colinas, Ermidas, capelas e igrejas, Escravizados, Estradas antigas, Fazenda Ipanema, Lagoa Dourada, Ouro, Pela primeira vez, Peru, Rio Pirajibú, Rio Sorocaba, Rodovia Raposo Tavares, Serra de Jaraguá, Tordesilhas
    Registros relacionados
400. Atualizado em 28/10/2025 10:26:24
1°. Havia indígenas transitando
Quando Pedro Álvares Cabral tomou posse das terras brasileiras em 1500, Portugal ainda não sabia o que havia por aqui. Tinham apenas uma vaga idéia do tamanho da posse que lhes cabia por ordem do tratado de Tordesilhas.

Em 1589, Afonso Sardinha, um português aventureiro, rico e vereador em São Paulo era dono de uma mina de “faiscar” ouro perto do morro do Jaraguá, veio juntamente com seu filho mameluco (filho de branco com índia), conhecido como “o mameluco do Afonso Sardinha” (mais tarde é que ele assume verdadeiramente o nome do pai).

Ambos vieram procurar riquezas nestas terras, porque alguns índios-escravos diziam: “além do Voturuna, depois doAraçaryguama, bem perto do rio que vem do Vuturaty, que passa pelo Itavuvu e chega ao Biraçoiava, há uma imensa “lagoa deouro” guardada por “nhangá” e aquele que a ela chegar ficará muito rico.” [Página 12 do pdf]
22 de abril de 1500, domingo. Atualizado em 24/10/2025 20:40:04
2°. O “Descobrimento” do Brasil
Quando Pedro Álvares Cabral tomou posse das terras brasileiras em 1500, Portugal ainda não sabia o que havia por aqui. Tinham apenas uma vaga idéia do tamanho da posse que lhes cabia por ordem do tratado de Tordesilhas.
1580. Atualizado em 30/10/2025 11:09:08
3°. Nascimento de Balthazar Fernandes no Ibirapuera, filho de Manuel Fernandes Ramos (português) e Suzana Dias
Filho de Manuel Fernandes Ramos e Suzana Dias, era bisneto por parte de mãe do famoso João Ramalho e da índia Bartira. Baltasar Fernandes, nasceu em São Paulo, onde hoje está situado o bairro do Ibirapuera, em 1580. Fez várias entradas nos sertões em busca de nativos. Mão de obra escrava de alto valor naqueles tempos.
1589. Atualizado em 09/10/2025 03:23:27
4°. Fundação da Usina de Ferro do Vale das Furnas
Quando Pedro Álvares Cabral tomou posse das terras brasileiras em 1500, Portugal ainda não sabia o que havia por aqui. Tinham apenas uma vaga idéia do tamanho da posse que lhes cabia por ordem do tratado de Tordesilhas.

Em 1589, Afonso Sardinha, um português aventureiro, rico e vereador em São Paulo era dono de uma mina de “faiscar” ouro perto do morro do Jaraguá, veio juntamente com seu filho mameluco (filho de branco com índia), conhecido como “o mameluco do Afonso Sardinha” (mais tarde é que ele assume verdadeiramente o nome do pai).

Ambos vieram procurar riquezas nestas terras, porque alguns índios-escravos diziam: “além do Voturuna, depois do Araçaryguama, bem perto do rio que vem do Vuturaty, que passa pelo Itavuvu e chega ao Biraçoiava, há uma imensa “lagoa de ouro” guardada por “nhangá” e aquele que a ela chegar ficará muito rico.”
Junho de 1610. Atualizado em 24/10/2025 04:15:21
5°. Francisco de Souza chega em São Paulo*
Os primeiros homens brancos a chegarem nesta região foram Affonso Sardinha, o pai e seu filho Affonso Sardinha, o mameluco. Assim como eles outros aventureiros vieram e se foram. Alguns anônimos, outros figuras importantes como o governador geral do Brasil - Dom Francisco de Souza por volta de 1610. Muitas cidades de hoje surgiram pelas andanças desses homens pelos sertões. Enfrentavam perigos desconhecidos, fome, doenças e ataques de índios. Muitos morriam e eram sepultados a beira dos caminhos. O próprio Affonso Sardinha, o mameluco morreria alguns anos mais tarde numa dessas aventuras da época colonial. [p. 12 do pdf]

(...) Assim nascia em 1599 o arraial de Nossa Senhora do Itapevussu por ordem do Governador do Brasil Dom Francisco de Souza, que veio pessoalmente visitar a empresa dos Sardinhas. Mas essa vila pouco durou. Em 1610, os poucos habitantes já haviam abandonado o local da vila e saíram a procura de melhores terras para cultivos das suas roças.

Alguns descem o ribeirão do Ferro em direção ao rio Sorocaba e se instalam no local chamado Itavuvu. Apesar da Vila do Itapevussu ter sido abandonada, ainda assim ela servia de referência para a passagem dos preadores de índios e desbravadores de sertões. Um desses personagens vai marcar definitivamente a história da região. Baltasar Fernandes, era o seu nome. [p. 12 do pdf]
1636. Atualizado em 24/10/2025 04:30:09
6°. Balthazar Fernandes está com André nas reduções orientais do Uruguai, território do Rio Grande do Sul, onde se proveu dos últimos escravizados chegando ao seu número, em Parnaíba, a quase quatrocentos, incluídas as crianças
Filho de Manuel Fernandes Ramos e Suzana Dias, era bisneto por parte de mãe do famoso João Ramalho e da índia Bartira. Baltasar Fernandes, nasceu em São Paulo, onde hoje está situado o bairro do Ibirapuera, em 1580. Fez várias entradas nos sertões em busca de índios. Mão de obra escrava de alto valor naqueles tempos. Em 1636, com pouco mais de 56 anos, voltava de uma das grandes campanhas contra as Reduções do Tape, no Guairá, juntamente com sua gente e cerca de 400 peças índias e fazem parada no Itavuvu, onde é recepcionado por um pequeno grupo de moradores. Por estar abandonado o pelourinho no alto do Araçoiaba, o mesmo é trazido e instalado no Itavuvu e em homenagem ao rei Felipe II aquele aglomerado de choupanas recebe o nome de Vila de São Felipe. Seria o embrião da futura Sorocaba.
21 de abril de 1667, sexta-feira. Atualizado em 24/10/2025 02:36:32
7°. Resposta á petição
Baltasar Fernandes morre aos 80 anos de idade, no dia 21 de abril de 1667. Como seus irmãos André e Domingos, Baltasar fundara também um arraial. A “Villa de Sorocaba”. [Página 16 do pdf]
1720. Atualizado em 24/10/2025 04:30:46
8°. Mapa de Sorocaba
Por volta de 1720, Sorocaba era mais ou menos assim:

1 Casa de Baltazar Fernandes; 2 Mosteiro e cemitério; 3 Aldeiamento indígena nas terras dos padres; 4 Matríz e largo; 5 Casa da Câmara e Cadeia, “casinhas” de comércio e algumas casas de moradia; 6 “passagem” do rio Sorocaba; 7 Rio Sorocaba;
8 “Caminhos” para a “villa de Ytu” e “villa” de São Paulo. [Página 24 do pdf]
1733. Atualizado em 25/02/2025 04:40:27
9°. Abertura da estrada de Curitiba no Paraná e no Rio Grande do Sul que possibilitou o ciclo do Tropeirismo. Coincidentemente, nesse ano ocorre o final do bandeirantismo
Em 1733, o povo vila de Sorocaba vê passar pelas suas ruas poeirentas e estacionar próximo a velha ponte de madeira do rio, um bando de homens tropeando uma infinidade de animais com grande alvoroço. Correrias, um misto de espanto e medo se apossou das pessoas.

Uma coisa como nunca se vira antes. Tantos homens e animais juntos. Foi à passagem da primeira tropa de muares com destino as Minas Gerais. Seu patrão é Cristóvão Pereira de Abreu, que trazendo esses animais do sul do país, inaugura inconscientemente um dos mais ricos e duradouro ciclo econômico de Sorocaba, o tropeirismo.

Foi a partir desse fato que a Vila cresceu, ficou rica e famosa. Por quase duzentos anos o movimento de dinheiro e a fartura que corriam durante as feiras de muares, fez de Sorocaba uma mistura de pólo capital de fortunas e cultura. Para cá vieram grandes companhias de teatro lírico, passaram grandes personagens da nossa História, floresceram o comércio e pequenas indústrias, até uma siderúrgica foi criada pelo regente D. João, tamanha era a importância estratégica e econômica da Vila de Sorocaba.

Sorocaba passou a cobrar impostos sobre os muares. O que tornou a vila um dos melhores negócios para o governo da época. Grandes fortunas sorocabanas tiveram inicio com o arrendamento das cobranças dos impostos de “barreiras” como eram chamados.

Estrangeiros conheciam Sorocaba e não ligavam a mínima para a Vila de São Paulo. Grandes casarões e sobrados foram construídos pelos ricos comerciantes de muares e outros bens. Sorocaba construiu um belo teatro, chegou a ter 5 escolas de primeiras letras e um grande “Collegio”, era procurada pelos seus artigos de couro e ferragens produzidos nessa época. Enfim, Sorocaba era uma estrela de primeira grandeza no cenário brasileiro.

Os habitantes só tinham olhos e ouvidos para o tilintar dos “patacões ou doblones” dinheiro que corria solto das bodegas aos armazéns, das “quitandeiras” as casas de pousos. Durante um período até as pequenas lavouras desapareceram, tornando muito caro a rala alimentação da vila.

Muitas famílias colocavam os filhos mais fortes para “tropear”. Curioso é que poucos sorocabanos de origem foram “patrões” ou comerciantes de tropas. A maioria deles eram fazendeiros ou “haciendeiros” de São Pedro do Rio Grande.

Por volta de 1897 um surto de febre amarela interrompe de vez o ciclo tropeiro e tudo acaba como por encanto. Até hoje muitas pessoas pensam que Sorocaba nasceu do ciclo tropeiro. Isso é um erro, pois Sorocaba já existia, cresceu por ele e se firmou com a ferrovia até meados da década de 60 no século XX. [Página 25 do pdf]
12 de dezembro de 1818, sábado. Atualizado em 25/02/2025 04:39:09
10°. Primeiro “metal” da América Latina é produzido na Fazenda Ipanema
1949. Atualizado em 25/02/2025 04:47:10
11°. Rodovia Raposo Tavares
1954. Atualizado em 25/02/2025 04:40:33
12°. Inauguração da Rodovia Raposo Tavares, antiga estrada São Paulo-Curitiba
Dezembro de 1970. Atualizado em 25/02/2025 04:47:10
13°. No final do ano de 1970, ainda era possível ver parte da casa de Baltazar Fernandes, quase em frente ao Parque da Biquinha*




  Jules Martin
  Últimas atualizações
  26/10/2025 00:01:16º de 5
abrir registro
   
1 de janeiro de 1875, sexta-feira
Atualizado em 30/10/2025 22:25:25
Carta illustrada da provincia de São Paulo : levantada sobre os estudos do engenheiro R. Habersham, dedicada a sua majestade o imperador o Senhor D. Pedro II
•  Cidades (9): Araçariguama/SP, Cotia/Vargem Grande/SP, Ibiúna/SP, Itapecirica da Serra/SP, Paranapanema/SP, Piedade/SP, São Roque/SP, Sorocaba/SP, Xiririca (Eldorado)/SP
•  Pessoas (1): Dom Pedro II (50 anos)
•  Temas (17): Cajurú, Caminho Piedade-São Lourenço, Caminho Xiririca-Paranapanema, Caminhos a Iguape, Caminhos até Piedade, Caminhos/Estradas até Ibiúna, Estrada da “Cabeça da Anta”, Estradas antigas, Geografia e Mapas, Itapeva (Serra de São Francisco), Putribú, Rio Conceição, Rio Cotia, Rio de São Lourenço, Rio Sarapuy, Serra dos Itatins, Votupoca
Carta illustrada da provincia de São Paulo : levantada sobre os estudos do engenheiro R. Habersham, dedicada a sua majestade o imperador o Senhor D. Pedro II
Data: 1875
Créditos: Jules Martin 1832-1906
    Registros relacionados
1627. Atualizado em 25/02/2025 04:41:38
1°. Em função de supostas minas descobertas nos “termos da vila de São Paulo”, solicitou sesmaria, ganhando-a do capitão-mor Álvaro Luiz do Valle
30 de setembro de 1888, domingo. Atualizado em 25/02/2025 04:47:07
2°. Em Londres, Inglaterra, Jack, o “Estripador”, mata sua terceira e quarta vítimas, Elizabeth Stride e Catherine Eddowes
19 de janeiro de 2020, domingo. Atualizado em 24/10/2025 19:47:19
3°. Mesmo após a colonização, as tradições das ceramistas Tupi persistem por mais de 500 anos em São Paulo, indica novo estudo. Por Juca, em arqueologiaeprehistoria.com




  Jules Martin
  Últimas atualizações
  13/02/2025 06:42:31º de 5
abrir registro
   
Viaduto do Chá. Consulta em Wikipedia
5 de Setembro de 2024, quinta-feira. Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
Relacionamentos
 Cidades (1): São Paulo/SP
 Pessoas (1) Barão de Tatuí (64 anos)
Registro mencionado
1. O Viaduto do Chá foi idealizado pelo francês Jules Martin
1877
Registros mencionados (1)
1877 - O Viaduto do Chá foi idealizado pelo francês Jules Martin [2125]





  Jules Martin
  Últimas atualizações
  13/02/2025 06:42:31º de 5
abrir registro
   
1866
Atualizado em 30/10/2025 22:25:24
Fim da primeira fase do Colégio do Lageado
•  Cidades (2): Araçoiaba da Serra/SP, Sorocaba/SP
•  Pessoas (1): Francisco de Paula Xavier de Toledo (41 anos)
•  Temas (3): Algodão, Franceses no Brasil, Escolas




  Jules Martin
  Últimas atualizações
  25/02/2025 04:41:13º de 5
abrir registro
   
O Viaduto do Chá foi idealizado pelo francês Jules Martin
1877. Atualizado em 25/02/2025 04:41:13
Relacionamentos
 Cidades (1): São Paulo/SP



  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.