Com o anúncio da mudança ministerial efetuada nas vésperas, aumenta a agitação popular na cidade do Rio de Janeiro.
Pela manhã, espalha-se falsa notícia de haver o novo gabinete expedido ordem de prisãocontra o senador Vergueiro, o deputado Evaristo da Veiga e outros chefes da oposição.
Os ajuntamentos, formados em vários pontos da cidade, foramse dirigindo para o antigo campo de Santana.
Às 13h, a reunião constavade cerca de 600 pessoas. Às 15h, já estavam no campo mais de duas mil.
Às 17h, era calculado de três mil a quatro mil o número de populares alireunidos, entre os quais estavam os deputados Odorico Mendes e VieiraSouto, e o redator do Repúblico Borges da Fonseca.
Foram chamados os juízes de paz das diferentes paróquias da cidade, e à tarde dirigiram-se eles em comissão a São Cristóvão, onde, recebidos pelo imperador, pediram em nome do povo a reintegração do ministério demitido.
Dom Pedro I recusou atender à reclamação. Ao anoitecer, todos osdeputados (23), que haviam assinado a representação de 17 de março,entre os quais Evaristo da Veiga, Carneiro Leão, Custódio Dias, Henriquesde Resende, Limpo de Abreu e Alencar, reuniram-se ao povo.
Umadeputação foi pedir ao general Francisco de Lima e Silva, que estava noquartel do Campo, a sua intervenção junto ao imperador. Às 21h, essegeneral, que, já por vezes, havia expedido ao imperador notícias do queia ocorrendo, foi pessoalmente a São Cristóvão pedir-lhe que cedessediante da manifestação popular, mas nada conseguiu.
Quando regressouao Campo, as tropas começavam a fraternizar com o povo. Chegaramem primeiro lugar os dois corpos de artilharia de posição, tendo à frenteo brigadeiro Francisco de Paula e Vasconcelos; pouco depois, o primeirobatalhão de granadeiros. Às 23h30, fez a sua entrada no Campo o batalhãodo imperador, chegado de São Cristóvão. Então, o general Francisco deLima encarregou o major Frias e Vasconcelos de anunciar ao imperadorque já não era só o povo, mas também a tropa que reclamava a mudançade ministério, e de pedir-lhe que, a julgar impossível a reintegração dosministros demitidos, escolhesse outros, tirados do Partido Liberal.
DomPedro I já havia mandado procurar Vergueiro para formar novo ministérioe, por isso, reteve o major Frias, aguardando a chegada daquele senador.