Os capitães Martins Pessoa (Domingos Teotônio Jorge), Barros Lima e Pedroso, chefes da insurreição pernambucana, fogem do engenho Paulista, durante a noite - 21/05/1817 de ( registros)
Os capitães Martins Pessoa (Domingos Teotônio Jorge), Barros Lima e Pedroso, chefes da insurreição pernambucana, fogem do engenho Paulista, durante a noite
1817 — Os capitães Martins Pessoa (Domingos Teotônio Jorge),Barros Lima e Pedroso, chefes da insurreição pernambucana, fogemdo engenho Paulista, durante a noite, abandonando os seus soldadose partidários ali acampados. Com este acontecimento, vendo de todoperdida a causa pela qual se sacrificara, o padre João Ribeiro Pessoade Melo Montenegro suicida-se junto à capela do engenho. O francêsTollenare, que vivia em Pernambuco por esse tempo, e o inglês Koster,que em 1813 conheceu o padre Ribeiro Pessoa, falam dele comgrande simpatia. “Na verdade [diz Koster], nunca encontrei homemde maneiras mais agradáveis. É geralmente querido de quantos oconhecem e, sobretudo, as classes baixas do povo têm por ele verdadeiraadoração. Nossas relações foram longas e contínuas... e nunca lhe ouvipalavra áspera em referência a ninguém: suas maneiras e o tom dasua voz mostravam sempre que a bondade é nele a grande qualidadepredominante.”