André Vidal e Fernandes Vieira, que a 13 haviam partido do Arraial Novo para atacar os holandeses da ilha de Itamaracá, chegam no dia 14 ao porto dos Marcos - 15/06/1646 de ( registros)
André Vidal e Fernandes Vieira, que a 13 haviam partido do Arraial Novo para atacar os holandeses da ilha de Itamaracá, chegam no dia 14 ao porto dos Marcos
15 de junho de 1646, sexta-feira. Há 378 anos
1646 — André Vidal e Fernandes Vieira, que a 13 haviam partido doArraial Novo para atacar os holandeses da ilha de Itamaracá, chegam nodia 14 ao porto dos Marcos, onde estava o iate Spreeuw, de quatro peçase guarnecido por 30 homens. Na madrugada de 15, mandam contra essenavio dois botes, cada um levando 12 homens escolhidos. Uma destaspequenas embarcações foi a pique; a outra, comandada pelo sargentoFrancisco Martins Cachadas, conseguiu abordar e render o Spreeuw,depois de vivo combate. Guarnecida logo a presa, Vidal e Vieira foramem busca de dois outros navios inimigos, as caravelas Lichthardt eHamel, postadas a grande distância uma da outra no canal de Itapeçuma.Os inimigos abandonaram precipitadamente esses navios, incendiando oprimeiro deles; o segundo ficou em poder dos nossos. Outro, o iate GuldeRhee, que estava na entrada norte do canal, correu a refugiar-se sob aproteção do forte de Orange. No mesmo dia, o capitão Antônio GonçalvesTição desembarcou na ilha e começou a devastar as plantações (ver 21de junho).