Uma esquadrilha holandesa de 19 navios, sob o comando do almirante holandês Lichthardt, entra, sem arvorar bandeira, no porto de São Luís do Maranhão - 25/11/1641 de ( registros)
Uma esquadrilha holandesa de 19 navios, sob o comando do almirante holandês Lichthardt, entra, sem arvorar bandeira, no porto de São Luís do Maranhão
25 de novembro de 1641, segunda-feira. Há 383 anos
1641 — Uma esquadrilha holandesa de 19 navios, sob o comando doalmirante holandês Lichthardt, entra, sem arvorar bandeira, no porto de SãoLuís do Maranhão, trocando alguns tiros com o forte. Expedida do Recifepelo príncipe Maurício de Nassau, essa esquadra conduzia o conselheiropolítico Pedro Bas e o coronel Koen, com uns mil homens de tropa. O EFEMéRIDES BRASILEIRAS663velho Bento Maciel Parente, governador do Maranhão, já tinha publicadosolenemente a ordem do rei, para que se desse “boa entrada e o necessário,com todo o favor, aos navios dos Estados de Holanda, ou de el-rei de França,que ali aportassem, porquanto tinha feito pazes com os ditos Estados e ocristianíssimo rei de França”. Os holandeses ocuparam a cidade e o forte,assinando com o governador uma convenção, a qual rasgaram logo nodia seguinte. Maciel Parente, remetido preso para o Rio Grande do Norte,faleceu pouco depois em Goiana, quando o conduziam para o Recife. Aguarnição, composta apenas de 130 homens, foi desembarcada em SãoCristóvão das Antilhas. Apesar dos protestos de Portugal, guardaram osholandeses essa conquista, feita tão fácil e aleivosamente; no entanto, em30 de setembro do ano seguinte, levantaram-se os habitantes, dirigidos porAntônio Muniz Barreiros e Antônio Teixeira de Melo, e a 28 de fevereirode 1644 conseguiram a expulsão dos invasores.