Falecimento de Emerenciano Prestes de Barros na cidade de São Paulo
20 de junho de 1975, sexta-feira. Há 49 anos
Fontes (1)
Emerenciano Prestes de Barros (imagem 1) nasceu em Sorocaba no dia 30 de Junho de 1909, Filho de Joaquim Eugênio Monteiro de Barros, o Quinzinho de Barros (imagem 2), e de Hortência Prestes de Barros (imagem 3).
Em 3 de outubro de 1950 ocorre a décima quinta Eleição presidencial do Brasil.
Porém todos os candidatos de Prestes em Sorocaba tiveram seus registros cancelados 48 horas antes das eleições.
O povo respondeu elegendo para prefeito e vice justamente os Srs. Emerenciano Prestes de Barros e José Louzano, candidatos da Aliança pela Paz
Emerenciano assumiu a prefeitura em 1 de Janeiro de 1952.
Em 25 de fevereiro de 1953 um projeto estabelecendo o calendário histórico de Sorocaba foi aprovado tornando-se lei, promulgada pelo então prefeito Emerenciano.
A lei nº 358, para criação da bandeira já com a inclusão do brasão oficial, foi feita em 22 de fevereiro de 1954, aproveitando as festividades do 3º Centenário da cidade, durante o governo do prefeito Emerenciano Prestes de Barros.
As cores escolhidas foram explicadas da seguinte maneira: O campo superior, formado pela diagonal, em amarelo-ouro significa riqueza, a força e a fé inquebrantável dos sorocabanos de todos os tempos, bem como a pureza e a constância que temos no trabalho construtivo, em todos os setores da atividade humana.
O campo inferior, em vermelho, simboliza o valor e a intrepidez das muitas bandeiras sorocabanas que daqui se foram, com ânimo valoroso e espírito decidido, em procura de glórias, alargando os horizontes da Pátria, plantando cidades, semeando o progresso.
Um detalhe é que ninguém sabe quem fez o desenho.
Em 3 de março de 1954 a cidade ganha da colônia japonesa o seu primeiro presente pela passagem dos 300 anos de fundação: A Torre do relógio. Emerencia o estava presente na inauguração (imagem 6).
Em 1955 estava na inauguração da atual Faculdade de Filosofia, atual UNISO. A imagem 8 mostra membros da família Scarpa, Dom Aguirre, Monsenhor Missiara, Dom Tadeu Strunck, prefeito Emerenciano Prestes de Barros, professores e alunos.
Neste mesmo ano candidatou-se a uma cadeira na Câmara de Vereadores desincompatibilizando-se do cargo de prefeito. Foi eleito em 1 de outubro pelo PTB.
Em 1 de outubro de 1959 o Doutor Artidoro Mascarenhas vence a eleição para prefeito tendo como vice Emerenciano Prestes de Barros.
Em 3 de dezembro de 1963, Emerenciano, então com 54 anos de idade, assume novamente a prefeitura de Sorocaba.
A imagem 10 mostra Emerenciano ao lado da Estátua do Tropeiro em 1972.
Emerenciano Prestes de Barros faleceu aos 66 anos na cidade de São Paulo em 20 de Junho de 1975.
1° de fonte(s) [28864]
Emerenciano e família Prestes de Barros, por Vanderlei Testa, jor...