A escola localizada na rua Paes de Linhares, no bairro Jardim Brasilândia, antigo bairro do Matadouro, que leva o nome "Ossis Salvestrini Mendes", é um lembrete a um de nossos tesouros históricos.
Um pouco de Ossis Salvestrini Mendes
Ela é a "mocinha meiga" da foto que escolhemos como ícone da página, a foto que aparece no perfil.
Mais do que uma excelente professora, dedicou a vida a vida a educação. Mãe de oito, foi e é capaz de influenciar as pessoas.
Aproveitamos a data de hoje para exaltar um pouco do legado de uma das figuras mais importantes na história de Sorocaba.
No dia 9 de janeiro de 1917, nascia em Sorocaba uma menina, que, pela origem italiana de seus pais, foi chamada "Ossis Salvestrini".
Naquela época ninguém havia percebido, não havia como saber: aquela menina iria ocupar um lugar único na história, na vida e no futuro das pessoas. Ser professora foi o caminho que ela escolheu para fazer isso.
Acredito que a educação é a forma mais rápida de qualquer pessoa se tornar "alguém" no Brasil.
E se essa é a história de alguém que optou e ganhou a vida educando as pessoas, é bem conveniente afirmar que, se uma escola carrega o seu nome, ela causou um impacto até no futuro.
Ela me fez acreditar que eu poderia ser como ela, que eu poderia ser eu mesmo. Usar a educação para ser ouvido, para lutar pelo que eu acredito e ser respeitado no meu campo de batalha.
Em 1935 ela se formou na antiga "Escola Normal Livre de Sorocaba", atual Escola Getúlio Vargas, dia 5 de Dezembro de 1935.
Numa época em que a educação de privilégio de poucos, não era de é de se estranhar ter chamado a atenção do bem-sucedido José Mendes.
José e Ossis se casaram, e ela passou a se chamar Ossis Salvestrini Mendes. Tiveram oito filhos.
Segundo o historiador Eduardo Bueno "quanto mais avançamos ao futuro, maior é a mudança em nossa opinião sobre o passado."
Ela tinha 24 anos quando nasceu o primeiro filho do casal, José Theodoro Mendes, no dia 17 de Julho de 1941. Viria a ser um dos melhores políticos que Sorocaba teve.
Em 1950, aos 33 anos, nasceram Áurea Virginia Mendes Ferreira e Eduardo Mendes.
Em 1953, aos 36 anos, nasceu Maria Cecília Mendes "Maick". E no ano seguinte nasceram Luiz e Carlos Mendes.
Dez anos depois, em 1963, nasceu Álvaro Augusto Mendes. Ela estava com 46 anos de idade.
Em 1965 nasceu José Mendes Junior, o oitavo e último filho do casal.
Aos 51 anos de idade, a professora e mãe Ossis sofreu uma perda irreparável: seu filho Carlos Mendes, de apenas 33 anos.
Carlos foi uma das vítimas de um acidente aéreo ocorrido em 1968. A tragédia marcou a família.
Três anos depois, com apenas 57 anos, ela viria a falecer.
Em 1994, 23 anos após o seu falecimento, seu filho, José Mendes Junior, construiu um edifício e o nomeou como "Ossis", em homenagem a Professora.