Pesquisador garante: o ET de Varginha passou pela Unicamp
22 de janeiro de 1996, segunda-feira. Há 28 anos
O 21º Congresso Brasileiro de Ufologia, realizado em 22/9/2018 em Campinas, trouxe à tona um assunto que já virou uma espécie de lenda urbana: a autópsia do ET Varginha feita pela Unicamp.
Na manhã deste sábado, o tema foi debatido na palestra do ufólogo Marco Aurélio Leal. Sob o título "Caso Varginha: Novas e impressionantes descobertas duas décadas depois", ele apresentou novas informações sobre a fatídica aparição das criaturas na cidade de Varginha (MG), em janeiro de 1996.
Uma das novidades seria o pouso de um avião Hércules, da força área americana, em São José dos Campos, dias depois da suposta aparição, para levar os corpos recolhidos e os restos da aeronave para os EUA.
"O avião desceu em uma base da aeronáutica, mas foi recebido pelo Exército brasileiro. Isso não é comum", afirma Leal.
Teria sido o Exército o responsável por capturar o ET em Varginha. É aí que Campinas, e a Unicamp, entram na história: duas criaturas (e não somente uma) teriam sido primeiro trazidas para o complexo militar na Escola de Cadetes (EsPCEx), para depois ser levado até a Unicamp.
Lá, as criaturas teriam sido examinadas por uma equipe de 11 a 12 médicos, lideradas pelo legista Badan Palhares, em uma "sala secreta" no Instituto de Química. Os ETs, no entanto, não foram mantidos na instituição. "Ficaram só uma noite, e depois foram levados aos EUA, onde estão até hoje", diz Leal.
O pesquisador afirma que estuda o tema há 20 anos e que as informações foram colhidas com base nos relatos de militares que participaram da captura dos ETs.
Ele afirma haver, ainda, o relato de um dos médicos que participou da autópsia na Unicamp, que teria conversado com um amigo norte-americano, dizendo que a biologia da criatura é diferente de tudo o que ele conhecia sobre o corpo humano.
Leal conta que o caso de Varginha é um dos mais importantes da ufologia em todo mundo. "É um caso raro porque há muitas testemunhas, e houve a captura das criaturas", afirma. Segundo ele, há relatos de que até cinco ETs foram avistados naquela noite na cidade mineira.
DESCRÉDITOEm entrevistas anteriores, o legista Badan Palhares negou ter participado da autópsia e disse se sentir "constrangido" por ter seu nome envolvido em "uma mentira". Ele também afirmou que pessoalmente não acredita em ETs, mas que se a existência das criaturas for real, adoraria participar de estudos sobre sua anatomia.
A Unicamp também negou que haja alguma "sala secreta" e disse que nunca conduziu estudos sobre fenômenos alienígenas.
O Exército afirma que o caso de Varginha foi alvo de uma sindicância que resultou em um inquérito policial militar encaminhado à Justiça mineira. Também diz que não há registro da ação de tropas na Unicamp.
CONGRESSOO Congresso Brasileiro de Ufologia é o maior evento da área no país, e pela primeira vez é realizado em Campinas. Segundo o coordenador do evento, Ademar José Gevaerd, 300 pessoas participam das palestras e debates no Hotel Nacional Inn.
O congresso começou na sexta-feira (22) e vai até domingo. O evento foi feito para marcar os 40 anos da Operação Prato, maior ação militar motivada por ovnis da história do país. A operação tem documentos - incluindo fotos e vídeos - que estão na Biblioteca Nacional, em Brasília.
A operação foi desencadeada para investigar o aparecimento e movimentação dos ovnis no Pará. Eles estavam associados a estranhos fenômenos relatados por moradores e autoridades, como ataques a população pelos objetos através do uso de raios luminosos que supostamente causavam na vítima queimadura, perda de sangue, marcas de agulhas e até a morte, além de uma série de sintomas clínicos como paralisia e tremores.
Entre os meses de outubro e dezembro de 1977 foram realizadas duas missões pelos agentes de inteligência do serviço de informações e por uma equipe médica militar. A operação teria sido encerrada oficialmente no final de dezembro de 1977, mas documentos oficiais indicam que outras missões com objetivo específico relacionadas a investigação de ovnis foram realizadas durante o ano de 1978.