Serviço bancário informatizado foi um grande acontecimento para a época
Em 1983, os bancos brasileiros começavam a investir em sistemas informatizados. O primeiro caixa eletrônico do País foi instalado em Campinas, interior de São Paulo, pelo banco Itaú.
Tão comum nos dias de hoje, a novidade foi um grande acontecimento para a época. No dia 14 de abril daquele ano, o banco publicou anúncio de página inteira no Estado apresentando "a primeira agência bancária eletrônica funcionando dia e noite no Brasil".
A chegada do caixa eletrônico, algo que pode parecer tão banal nos dias de hoje, foi um evento na época. A empolgação e o fascínio pela novidade de fazer operações de saques, depósitos e consultas de saldo por meio de uma máquina, e não por meio de um funcionário "em carne e osso", em um guichê de banco, resultou em algumas situações engraçadas.
Logo no primeiro dia de funcionamento, um rapaz pediu ajuda a um funcionário para obter seu saldo. Logo que surgiu no vídeo a frase "informe o número de sua conta corrente", o cliente abaixou-se, encostou a boca no teclado e, baixinho, disse seu número.
Em outro caso divulgado no jornal meses depois, uma mulher, após consultar seus extrato, queria "apagar" a imagem do visor. Tentou todos os artifícios, abanou e até assoprou o painel.