O Industrial Judeu Húngaro que construiu duas linhas férreas em São Paulo e Minas Gerais
15 de março de 1888, quinta-feira. Há 136 anos
Nascido na cidade de Hidasnemetti, então parte do Império Austríaco, Luís Mateus Maylasky, visconde de Sapucaí se mudou para o Brasil aos 28 anos de idade em 1866 atraído pela "febre do ouro branco" o comércio de Algodão .
Poliglota, rapidamente dominou a língua portuguesa e se estabeleceu na área de beneficiamento do algodão e sua exportação para a Inglaterra, grangeando dessa maneira grande prestígio na comunidade local.
Iniciou sua carreira trabalhando em Sorocaba, como gerente da fábrica de algodão do industrial paulista Roberto Dias Baptista e mais tarde se tornou sócio de Roberto.
Em 1870 assumiu a liderança de um movimento de empresários e agricultores da região visando a construção de outra estrada, que ligasse Sorocaba a capital de São Paulo.
Roberto e Maylasky em 24 de maio de 1871 inauguraram a Companhia da Estrada de Ferro, que se chamaria mais tarde Estrada de Ferro Sorocabana. Depois Maylasky se casou com a Brasileira Ana Franco de Andrade e se converteu ao catolicismo, também ganhando a cidadania Brasileira.
Após anos como dirigente da Estrada de Ferro Sorocabana, Maylasky foi demitido. Seu sucessor, o Empresário Francisco de Paula Mayrink, o acusou de gestão ilegal, malversação de fundos e, inclusive, de desfalque.
Em 1880, Maylasky deixa Sorocaba. Anos depois em 1887 com sua fortuna funda a Viação Férrea Sapucaí, em Minas Gerais.
A Estrada de Ferro Sapucaí visava a ligação entre a Estrada de Ferro Minas e Rio e a divisa com São Paulo, no então município de Ouro Fino, onde se conectaria à Mogiana. Construída entre 1889 e 1891.
Adquiriu os títulos de Fidalgo cavaleiro da Casa Real e visconde por decreto real de 29 de maio de 1891 do rei Dom Carlos I de Portugal após se casar pela segunda vez com a portuguesa Luoise Mondfenn. Faleceu na França em 1906