A origem do (antropo) topônimo Betim, Jeander Cristian da Silva
2020. Há 4 anos
Outra análise que poderia ser feita com esses nomes é a da presença / omissão do elemento querepresenta o tipo de acidente geográfico (DICK, 1990b, p. 10). Nos decretos de 1754 e 1801,observamos que esses elementos se fazem presentes, sendo respectivamente formados pelos itenslexicais arraial e distrito. Nas denominações que sucedem esses decretos, percebemos a omissão desseelemento; todavia, o mesmo pode ser reconstruído por meio da história, sendo paróquia/freguesia nonome decretado em 1851 e município na denominação de 1938. Apesar de não encontrarmos essamesma informação para a denominação de 1923, a constatação desse fato permite levantar a hipótesede que a presença desse elemento poderia estar relacionada à intenção do nomeador de, naqueleperíodo, conferir certo status ao espaço geográfico que passava da condição de um simples povoado àcondição de arraial, e da condição de arraial à de distrito. Assim sendo, nos períodos posteriores, podeser que não se teria relevância a presença desse elemento e isso explicaria a sua omissão.Apesar das análises feitas aqui terem permitido apenas o levantamento de hipóteses, consideramosque, com base nas fontes pesquisadas, foi possível o resgate das suas denominações anteriores eprováveis motivações, mostrando como a Toponímia é “um imenso complexo línguocultural, em queos dados das demais ciências, como a História, se interseccionam necessariamente e, não,exclusivamente” (DICK, 1992, p. 119 apud LIMA; PEREIRA, 2016, p. 2).A seção seguinte, ainda destinada à continuidade da análise, dedica-se à investigação da origemdo antropônimo Betim.O antropônimo BetimFranco (1953, p. 71) registra o antropônimo Joseph Rodrigues Betim com uma alteração gráficaem seu prenome - José - e traz informações biográficas que permitem constatar a nacionalidadebrasileira do bandeirante, o fato de ter sido dono das terras que deram origem ao atual município deBetim, seu estabelecimento em Pitangui e nos revela a sua filiação:BETIM, José Rodrigues - Paulista, filho de Garcia Rodrigues Velho e de sua mulherMaria Betim, andou sertanejando nas Minas-Gerais, juntamente com Antônio PereiraTaques, tendo descoberto as minas de ouro chamadas do Betim, onde hoje fica a cidadede Capela Nova. Estabeleceu-se depois nas minas de Pitangüi e tomou partido dogoverno no levante de 1719, ao lado de seu sogro Francisco Bueno de Camargos [...].
No que concerne à filiação do bandeirante, Brandão (1975) informa que o genealogista PedroTaques de Almeida Pais Leme cita Maria Betim como filha de Geraldo Betting. Esta foi casada com Garcia Rodrigues Velho e tiveram sete filhos, dentre eles Maria Garcia Betim22, esposa do bandeirante Fernão Dias Paes, e José Rodrigues Betim.
D. Maria Betim e Garcia Rodrigues Velho foram pais de Miguel Rodrigues Velho,Maria Garcia Betim (mulher do bandeirante Fernão Dias), Jorge Rodrigues Velho,Antônio Rodrigues Velho, Anna Maria Rodrigues Garcia, Coronel Garcia RodriguesVelho, Custódia Dias e José Rodrigues Betim (BRANDÃO, 1975, p. 772-773, grifonosso).
Portanto, esse trabalho atesta que Joseph Rodrigues Betim era neto de Geraldo Betting. Aprocedência estrangeira do ascendente-mor dessa família fez surgir hipóteses de que sua naturalidadeseria alemã ou neerlandesa. Um documento encontrado na década de 1970, localizado no arquivo dacidade de Doesburg23, segundo Brandão (1975, p. 770), “prova a naturalidade de Geraldo Betting:realmente ele é holandês, de Doesburg, na Gueldrie. O documento revela ainda que ele continuou,mesmo de São Paulo, a manter relações com seus conterrâneos - de outra maneira não se explica osseus negócios de lá.” O autor conclui essas informações a partir de uma carta particular enviada do sr.Van Petersen, na época, arquivista-chefe de Doesburg que também elucida: “Geraldo Betting era filhode Thoenis (ou Thonis) Bettinck, falecido em Doesburg a 29 de junho de 1584, e de Merrie”(BRANDÃO, 1975, p. 771).
Tendo por base essas informações, constatamos que a origem do nome Betim seja neerlandesa(ou holandesa) e seu étimo24 estaria ligado ao suposto sobrenome do pai de Geraldo. Assim sendo, aetimologia desse nome, ou seja, “o percurso entre o étimo ou a origem e a palavra investigada”(VIARO, 2011, p. 106) pode ser expressa da seguinte forma:(2) *Bettinck > BetimA fórmula indicada no exemplo (2) indica que o nome Bettinck, datado no século XVI, setransformou em Betim, nome encontrado na sincronia atual. A utilização do asterisco no étimoinforma que este se trata de uma possível reconstrução desse nome no passado, ou seja, uma hipótese. [Páginas 16 e 17 do pdf]
Página 27 do livro "Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?"