' Doação do imóvel pelo sr. Jorge Caracante e sua exma. esposa d. Ignez Marques Caracante, ato assinatura - 23/10/1953 de ( registros) Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1949
1950
1951
1952
1953
1954
1955
1956
1957
Registros (69)Cidades (30)Pessoas (85)Temas (92)


c
Doação do imóvel pelo sr. Jorge Caracante e sua exma. esposa d. Ignez Marques Caracante, ato assinatura
23 de outubro de 1953, sexta-feira. Há 71 anos
Ver Sorocaba/SP em 1953
37 registros
Doação do imóvel pelo sr. Jorge Caracante e sua exma. esposa d. Ignez Marques Caracante, ato assinatura.

Os sorocabanos apresentaram durante os festejos do III Centenário de fundação de Sorocaba, uma das suas mais concretas e magníficas realizações com a solene instalação da "Casa de Balthazar Fernandes", onde funcionaria o Museu Sorocabano.

Esta a notícia teve muita repercussão em todos os meios sociais, com o envio á Câmara Municipal, pelo sr. Emerenciano Prestes de Barros, prefeito municipal, do projeto de lei, aprovando e ratificando por doação simples para a instalação daquela brilhante realização.

Como era do conhecimento público, o sr. Governador sancionou á pouco tempo a lei apresentada e aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de autoria do deputado Salgado Sobrinho, criando a "Casa de Bathazar Fernandes" em Sorocaba, sob às despesas do governo estadual, a qual será dirigida e e supervisionada pela direção do Museu Estadual.

RESTAURAÇÃO DO IMÓVEL

A restauraçãlo do imóvel que pertenceu a Balthazar Fernandes seria executada pela Diretoria de Obras de Municipalidade local, de acordo com a orientação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Ministério da Educação, contando com a valorizissíma cooperação do notável historiador Aluísio de Almeida, quem desde o lançamento da idéia tornou-se num dos mais ardorosos defensores da idéia, oferecendo inúmeros e inestimáveis subsidios para a planificação do trabalho que seria desenvolvido, no sentido de tornar concreta, palpável e palpitante tão louvável iniciativa.

Terminada a obra de restauração do imóvel, o mesmo seria entregue ao Museu Estadual do Ipiranga, na pessoa do seu dinâmico e realizador diretor Sergio Buarque de Holanda (1902-1982), que no momento está empreendo viagem de estudos na Europa.

Era salientado também o papel preponderante que bem ocupando nesse trabalho, os srs. Rodrigo de Mello Franco e Luiz Saya, respectivamente diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artistíco Nacional e representante daquele serviço em São Paulo, os quais orientariam a restauração do edifício onde residiu o fundador da então chamada "Manchester" paulista, o maior centro industrial do interior brasileiro.

OS DOADORES DO IMÓVEL

O tradicional imóvel, como era do conhecimento de todos, pertencia ao sr. Jorge Caracante, velho morador da cidade que, num gesto muito significativo para todos doou ao município, que por sua vez fará a doação ao Estado para ser incorporado ao patrimônio do Museu Estadual.

Na década de 1950 o competente engenheiro Luiz Saia (1911-1975), do serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, julgou que a casa dita ter sido construída pelo "fundador" de Sorocaba não era tão antiga, sendo do século XVIII e não do século XVI ou XVII [Serviço do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional]

Projeto "A Casa de Balthazar Fernandes
Data: 23/10/1953 1953
Créditos / Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
Jardim Sandra (ccc)

Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
27868 registros, 14,570% de 191.260 (meta mínima)
655 cidades
3218 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP