Eleição presidencial nos Estados Unidos: O dia em que o Imperador do Brasil foi um dos mais votados para Presidente dos EUA - 07/09/1876 de ( registros)
Eleição presidencial nos Estados Unidos: O dia em que o Imperador do Brasil foi um dos mais votados para Presidente dos EUA
7 de setembro de 1876, quinta-feira. Há 148 anos
Parece uma brincadeira, e na verdade não deixou de ser, mas de fato Dom Pedro II, Imperador do Brasil, chegou a levar mais de 4 mil votos espontâneos, e válidos, na Filadélfia para as eleições de 1876.
Após sua longa visita aos EUA, em 1876, Dom Pedro II causou boa impressão entre a população. Segundo o livro Dom Pedro the Magnanimous, Second Emperor of Brazil, publicado pela historiadora Mary Wilhelmine Williams, em 1937, um admirador escreveu ao jornal The New York Herald lançando de forma bem-humorada uma chapa presidencial encabeçada pelo imperador para as eleições de 1876.
“De nossa parte, nomeamos Dom Pedro e Charles Francis Adams (descendente de John Adams, um dos “pais fundadores” dos EUA) para nossa chapa do Centenário para presidente e vice-presidente.
Segundo Sebastião Pagano, jornalista, professor e entusiasta da monarquia, em seu livro Eduardo Prado e sua Época (1960). “Tão grande era a admiração dos americanos pelo nosso Imperador, que nas eleições presidenciais de 1877 (sic) ele recebeu, só em Filadélfia, mais de 4.000 votos espontâneos”, escreveu.