A Câmara, tendo conhecimento que Fernão Dias, capitão dos índios, ia ao sertão com alguns homens e que Francisco Roiz da Guerra andava fazendo gente para também ir lá, mandou prendê-los - 16/09/1632 de ( registros)
A Câmara, tendo conhecimento que Fernão Dias, capitão dos índios, ia ao sertão com alguns homens e que Francisco Roiz da Guerra andava fazendo gente para também ir lá, mandou prendê-los
Sebastião Preto, em 1632, morre de uma flechada no sertãodos Apucus, tendo, entre outros companheiros, Francisco de Alvarenga,Aleixo Leme, Ascenso de Quadros, Antônio Pedroso, Domingos Cordeiro, Rafael de Oliveira, Pedro Vaz de Barros, Paulo da Silva, Francisco Alvares (Inv. e Test., vol. 11, págs. 73 e 74). Parece que esta entrada não teve bom êxito para os bandeirantes.
Em 16 de setembro de 1632 a Câmara, tendo conhecimento que Fernão Dias, capitão dos índios, ia ao sertão com alguns homens e que Francisco Roiz da Guerra andava fazendo gente para também ir lá, mandou prendê-los e também a Paulo do Amaral, a Antônio Peres, aAlonso Peres, e a Jorge Rodrigues de Niza por serem as principais pessoas dessas idas Atas da Câmara de S. Paulo, vol. 3º, pág. 52).
É preciso receber com certa reserva essas prisões, essas proibições de idas ao sertão, ordenadas pela Câmara para se acobertar de penas criminais; porque, em regra, os oficiais que as determinavam, já tinham ido ou iriam ao sertão com idêntico fim. [Na Capitania de São Vicente p.381]
1° de fonte(s) [28303]
“A catequese colonial jesuítica na região do Itatim no século XVI...