Já no ano de 1572; fora com o capitão Jerônimo Leitão combater os Tupinambás em Cabo Frio, mas acabou desertando.[1]
Não obstante a maledicência de algumas pessoas (com omissãoda defesa do acusado) nada se provou de matéria grave que resultasse emprocesso contra o sertanista, em sua prisão ou degredo. Retornando a S.Paulo em 1571 ou 1572, continuou a servir pouco tempo depois nagovernança.Em 1575, eleito no pelouro procurador do concelho, foi a 4 defevereiro dispensado do cargo para acompanhar ao Cap. Mor JerônimoLeitão na expedição do Dr. Antônio de Salema (governador da RepartiçãoSul do Brasil, com sede no Rio de Janeiro) movida contra os tamoioshostis, de Cabo Frio (ACCSP, I, 65). No ano seguinte, a 2 de novembro,foi nomeado almotacel (id., 108). Assinou as respectivas actas porabreviaturas e uma cruz (ver adiante).[2]
1° de fonte(s) [27372] Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia Nº 8: Povoadores de São Paulo - Domingos Luís Grou (Adendas às primeiras gerações), consultado em 08.10.2022 Data: 8 de outubro de 2022, ver ano (261 registros)
Não obstante a maledicência de algumas pessoas (com omissão da defesa do acusado) nada se provou de matéria grave que resultasse em processo contra o sertanista, em sua prisão ou degredo. Retornando a S.Paulo em 1571 ou 1572, continuou a servir pouco tempo depois na governança.
Em 1575, eleito no pelouro procurador do concelho, foi a 4 de fevereiro dispensado do cargo para acompanhar ao Cap. Mor Jerônimo Leitão na expedição do Dr. Antônio de Salema (governador da Repartição Sul do Brasil, com sede no Rio de Janeiro) movida contra os tamoios hostis, de Cabo Frio (ACCSP, I, 65). No ano seguinte, a 2 de novembro,foi nomeado almotacel (id., 108). Assinou as respectivas actas por abreviaturas e uma cruz (ver adiante).