Severa disposição da Câmara ordenava aos criadores — e dentro do prazo de um mez — "tapassem ou guardassem as suas roças, de maneira que não recebesse o povo perda" - 22/09/1556 de ( registros)
Severa disposição da Câmara ordenava aos criadores — e dentro do prazo de um mez — "tapassem ou guardassem as suas roças, de maneira que não recebesse o povo perda"
22 de setembro de 1556, sábado. Há 468 anos
Motivaram estes factos severa disposição daCâmara, que, a 22 de Setembro de 1556, ordenava aos criadores — e dentro do prazo de ummez — «tapassem ou guardassem as suas roças, demaneira que não recebesse o povo
. Grande mortandade causou certa vez no rebanho suino a liberdade com que os animaes fossavam lama proveniente das águas carregadas comos resíduos dos espremedouros de mandioca. Decidiu a Municipalidade andréense que cada qual es-premesse a mandioca «dentro em suas casas ouseus quyntaes o que a augua que sayse da
, additava gravemente o escrivão da- Câmara, na sua pittoresca graphia.Imagine-se o que seria este tremedal onde osporcos iam buscar a morte, chafurdando no sumoprussico da mandioca!Bem se comprehende que a hygiene da villaramalhense deixasse a desejar. Si ainda no séculoXIX de longe se sentia o cheiro de. Lisboa, segundoo depoimento de lord Byron, imagine-se o que seriaem eras quinhentistas. A edade moderna é a érada «
e da immundicie, diz Huysmans, defensor extrenuo dos tempos medievos, com aquelledesabrimento de estylo que lhe é tão peculiar epittoresco. Tinham outra consistência as mucosasdos nossos antecessores e antepassados.Assim mesmo, por mais encouraçadas que estivessem as narinas quinhentistas e habituadas aodores bem differentes dos que das caçoulas geralmente promanam, vezes havia em que lhes recalcitravam os nervos olfactivos.