' João Soares e sua mulher Messia Rodrigues vendem chãos para Gaspar Vaz que já tinha construído casas no terreno junto da Matriz, em frente ao sobrado alto de Domingos Luiz - 14/06/1594 de ( registros) Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1590
1591
1592
1593
1594
1595
1596
1597
1598
Registros (45)Cidades (13)Pessoas (54)Temas (46)


c
João Soares e sua mulher Messia Rodrigues vendem chãos para Gaspar Vaz que já tinha construído casas no terreno junto da Matriz, em frente ao sobrado alto de Domingos Luiz
14 de junho de 1594, terça-feira. Há 430 anos
 Fontes (3)
João Soares– 14/6/1594 - João Soares e sua mulher Messia Rodrigues vendem chãos para Gaspar Vaz que já tinha construído casas no terreno junto da Matriz, em frente ao sobrado alto de Domingos Luiz. Assinam os filhos Gaspar e Baltazar Soares. Baltazar Gonçalves assinou por Messia Rodrigues. Escritura passada em casa de Ana Rodrigues.

1° de fonte(s) [k-859]
Gaspar Vaz Guedes, projetocompartilhar.org
Data: 27 de janeiro de 2018, ver ano (187 registros)

No ano seguinte comprou uns chãos de João Soares junto da Matriz, em frente ao sobrado de Domingos Luiz, onde já tinha casa construída.

RGCSP, vol 7, fl 12 – Escriptura de uns chãos que vendem João Soares a Gaspar Vaz - Saibam quantos este publico instrumento e carta de pura venda de uns chãos para casas e quintal deste dia para todo o sempre virem como no Anno de Nosso Senhor Jesus Christo de Mil quinhentos e noventa e quatro anos em os quatorze dias do mez de junho........ apareceu João Soares e bem assim Mecia Rodrigues sua mulher... (disseram que há dias venderam um terreno atraz de sua casa) a Gaspar Vaz outrossim aqui morador junto da Igreja Matriz donde agora o dito Gaspar Vaz tem feito umas casas térreas de taipa de pilão e cobertas de telhas defronte de umas casas altas de sobrado que são de Domingos Luiz carvoeiro de alcunha..... ...Testemunhas que se acharam presentes Baltazar Gonçalves morador ne ditta villa e Gaspar Soares e Baltazar Soares filhos deles vendedores... e pelo dito Gaspar Vaz Por não estar presente e pela dita Mecia Rodrigues assinou Baltazar Gonçalves...


Ver texto completo



2° de fonte(s) [k-998]
Consulta em projeto compartilhar
Data: 13 de janeiro de 2024, ver ano (515 registros)

João Soares e sua mulher Messia Rodrigues possuíam casa na vila de São Paulo junto da Igreja Matriz, enfrente ao sobrado de Domingos Luiz. Venderam parte do quintal dessas casas e alguns chãos contíguos para Gaspar Vaz. Em 14 de junho de 1594, em casa de Ana Rodrigues, passaram escritura dessa venda. E no mesmo dia e local passaram também escritura de perdão de que tratamos mais abaixo.

Cartas de Datas de Terras, 1555 a 1600, vol I, fls 68, Escrituras de vendas que faz João Soares a Gaspar Vaz- Aos 14/6/1594, nas casas de Anna Rodrigues,apareceu João Soares e sua mulher Messia Rodrigues e por eles foi dito que dias atraz passados venderam uns chãos detraz de umas casas suas para Gaspar Vaz junto da Igreja Matriz onde agora o dito Gaspar Vaz tem feito casas térreas de taipa de pilão cobertas de telha fronteiras de umas casas altas de sobrado que são de Domingos Luiz carvoeiro de alcunha...(já tinham recebido e passam escritura transcrita no livros de registro) Testemunhas: Baltazar Gonçalves (que assinou por Messia Rodrigues, Gaspar e Baltazar Soares, filhos deles vendedores. Belchior da Costa tabelião, por Gaspar Vaz que não estava presente.

Aos 14 de junho de 1594 nesta villa de São Paulo...appereceu João Soares nesta dita vila morador e bem assim Gaspar Soares seu filho maior de idade por eles... foi dito...que no anno atraz passado de noventa e trez na vila do Porto de Santos (denunciam Simplicio da Costa filho de Simão da Costa, mas por quererem paz e não quererem “””andar em demandas” por escritura publica lhe retiram as acusações e concedem perdão “por ser cousa de mancebos”, com a condição de que o querelado pague as custas. E se comprometem a cumprir suas promessas até porque o dito Gaspar “não ter nenhum aleijado nem deformidade alguma e estar são de suas feridas... Testemunhas: Balthazar Gonçalves morador na dita vila e Baltazar Soares filho e irmão deles outorgantes. E posto que esta se fez nas pousadas de mim escrivão declaro que se acabou na casa de Anna Rodrigues mulher que foi de Bartholomeu Fernandes e eu Belchior da Costa tabelião o escrevi.

Segundo Américo de Moura, Messia Rodrigues era filha de Ana Rodrigues e seu marido Bartolomeu Fernandes, já falecido a época dessas escrituras.


Ver texto completo



Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
27868 registros, 14,570% de 191.260 (meta mínima)
655 cidades
3218 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP