O escrivão da Câmara do porto de Santos, Jácome da Mota, registra: “(...) chegando do campo, Luis Martins, onde fora por mandado do Governador da Baía para descobrir alguns metais, mostrara perante muitas testemunhas o ouro que trazia, o qual pesara três marcos e seis grãos, que ficara em seu poder de Luis Martins para remeter ao governador da Baía de Todos os Santos” - 05/11/1562 de ( registros)
O escrivão da Câmara do porto de Santos, Jácome da Mota, registra: “(...) chegando do campo, Luis Martins, onde fora por mandado do Governador da Baía para descobrir alguns metais, mostrara perante muitas testemunhas o ouro que trazia, o qual pesara três marcos e seis grãos, que ficara em seu poder de Luis Martins para remeter ao governador da Baía de Todos os Santos”
5 de novembro de 1562, segunda-feira. Há 462 anos
CERTIDÃO DE JÁCOME DA MOTA, ESCRIVÃO DA CÂMARA DO PORTO DE SANTOS, COSTA DO BRASIL, POR QUE CONSTA QUE CHEGANDO DO CAMPO, LUÍS MARTINS, DONDE FORA POR MANDADO DO GOVERNADOR DA BAÍA PARA DESCOBRIR ALGUNS METAIS, MOSTRARA PERANTE MUITAS TESTEMUNHAS O OURO QUE TRAZIA, O QUAL PESARA TRÊS MARCOS E SEIS GRÃOS, QUE FICARA EM SEU PODER DE LUÍS MARTINS PARA O REMETER AO GOVERNADOR DA BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS.
NÍVEL DE DESCRIÇÃODocumento simples Documento simplesCÓDIGO DE REFERÊNCIAPT/TT/CC/1/105/119TIPO DE TÍTULOFormalDATAS DE PRODUÇÃO1562-05-11 A data é certa a 1562-05-11 A data é certaDIMENSÃO E SUPORTE1 doc.LOCALIDADEVila do Porto de SantosCONDIÇÕES DE ACESSODocumentação sujeita a autorização para a consulta e a horário restrito.COTA ATUALCorpo Cronológico, Parte I, mç. 105, n.º 119DATA DE CRIAÇÃO26/3/2010 0:00:00ÚLTIMA MODIFICAÇÃO12/12/2013 15:51:21Informação não tratada arquivisticamente.Adicionar à minha lista Adicionar à minha lista. (Arquivo Nacional da Torre do Tombo consultado em 10.05.2022)
A julgar pelo resultado aparente de sua ida ao sertão, de onde levou e apresentou à Câmara de Santos três marcos de dobra e seis grãos de ouro, deu boa conta, e bem depressa, da incumbência. Na mesma oportunidade pede embarcação para mandar à Bahia as amostras alcançadas. Quem as mandará é Brás Cubas, que mais tarde se dá por descobridor de ouro e metais. E no mesmo ano de 1562 vai aparecer Luís Martins em São Paulo, como procurador do Conselho. Ligado, desde então, a esse e a outros cargos municipais, não mais aparece, em documentos conhecidos, entre os que cuidam da exploração das minas, como se já não entendesse no dito negócio, para usar das palavras da carta de nomeação. (História Da Civilização Brasileira COLEÇÃO)