“Estas montanhas, a que manuscritos antigos chamam de Biraçoiaba. O cume é variado em outeiros, e planícies, em uma das quais está localizada A Lagoa Dourada, de que vizinhos contam fabulosas visões, como indício de muito ouro”. - 01/01/2010 de ( registros)
“Estas montanhas, a que manuscritos antigos chamam de Biraçoiaba. O cume é variado em outeiros, e planícies, em uma das quais está localizada A Lagoa Dourada, de que vizinhos contam fabulosas visões, como indício de muito ouro”.
1 de janeiro de 2010, sexta-feira. Há 14 anos
No século XVI, a exploração dos sertões brasileiros era apontada como o caminho para um rápido enriquecimento. Nessa época propalavam-se lendas de reinos repletos de ouro e pedras preciosas. Imbuídos da esperança de riqueza, aventureiros se lançavam em empreitadas pelos rincões do Brasil.
Moraes (2010 p.8) escreve que no Morro do Araçoiaba também existiam lendas sobre tesouros: “Estas montanhas, a que manuscritos antigos chamam de Biraçoiaba. O cume é variado em outeiros, e planícies, em uma das quais está localizada A Lagoa Dourada, de que vizinhos contam fabulosas visões, como indício de muito ouro”.
Na região, chegou o sertanista português Afonso Sardinha com o objetivo de explorá-la edescobriu as jazidas de magnetita, tornando-se o primeiro empreendedor siderúrgico doBrasil. Em 1589, construiu, no Vale das Furnas, dois pequenos fornos catalães e oengenho de ferro, sendo o primeiro possuidor de uma empresa de fundição no territóriobrasileiro. (“História Ambiental de Sorocaba” de Fábio Navarro Manfredini, Manuel Enrique Gamero Guandique e André Henrique Rosa, em 2015. p.55)