Sahimos da ilha Tercera em companhia de quasi cem navios, e chegámos em Lissebona (Lisboa), a 3 de outubro, mais ou menos, do anno 1548; tínhamos estado dezeseis mezes em viagem.
Depois, descancei algum tempo em Lissebona e fiquei com vontade de ir com os hespanhóes para as novas terras que elles possuem. Sahi por isso de Lisboa, em navio inglez, para uma cidade chamada porto Santa Maria, na Castilia.
Alli queriam carregar o navio com vinho; dahi fui para um Estado denominado Civilia, onde achei três navios que estavam se apparelhando para ir até um paiz chamado Rio de Pratta, situado na America. Este paiz, a aurifera terra chamada de Pirau que a poucos annos foi descoberta, e o Prasil ctudo uma e mesma terra firme.
Para conquistar aquelle território, mandaram, ha alguns annos, navios dos quaes um tinha voltado pedindo mais auxilio e contou como era rico em ouro. O commandante dos três navios chamava-se Dou Diego de Senabrie e devia ser governador, por parte d´El-Rei, daquelle paiz. Fui a bordo de um dos navios que estavam muito bem equipados, Sahimos de Civilia para São Lucas, por onde a gente de Civilia sahe parao mar, e ahi ficámos esperando bom vento.