A antiga Capela de Nossa Senhora da Conceição dos Pinheiros já era dedicada à Nossa Senhora de Montserrat, o que mostra que seria administrado pelos beneditinos - 01/01/1650 de ( registros)
A antiga Capela de Nossa Senhora da Conceição dos Pinheiros já era dedicada à Nossa Senhora de Montserrat, o que mostra que seria administrado pelos beneditinos
1650. Há 374 anos
Embora vivessem de “sua lavoura de mantimentos que plantam e semeiam, de caça,de pescaria e criações” prestavam também serviço aos colonos. “Servem [além do] maisaos moradores em suas fazendas; e para isso se põem com eles por soldada [salário], porcertos meses, por seu estipêndio [trabalho], conforme os regimento de S. M. [SuaMajestade]” 1313.Este aldeamento sobreviveu com uma certa dificuldade, sendo pouco citado nadocumentação quinhentista. Em 1650, segundo o biógrafo do Pe. Belchior de Pontes, acapela já era dedicada à Nossa Senhora de Montserrat, o que mostra que seria administradopelos beneditinos1314. Mas Taunay reproduz uma carta régia da regente Dona Catarina daInglaterra, mãe de Pedro II, datada de 13 de setembro de 1704, quando entregou aosmonges de São Bento a “aldeia de N.S. de Monserrate do Sitio dos Pinheiros”1315.