A Escriptura de 11 de Agosto de 1549, lavrada por Antonio Rodrigues de Almeida, Escrivão da Fazenda, é o primeiro documento que revéla a existência da Alfandega vicentina - 11/08/1549 de ( registros)
A Escriptura de 11 de Agosto de 1549, lavrada por Antonio Rodrigues de Almeida, Escrivão da Fazenda, é o primeiro documento que revéla a existência da Alfandega vicentina
1° de 1 fonte(s) [24418] “História de Santos”. Francisco Martins dos Santos Data: 1937, ver ano (77 registros)
A primeira Alfandega do Brasil foi installada na Bahia, no anno de 1549, e a segunda em São Vicente, na ilha, DENTRO DA VILLA, no mesmo anno, ambas por Antonio Cardoso de Barros, vindo para isso de Portugal, autorizado pelo Regimento de 17 de Dezembro de 1548, de D. João III, conforme histórico que fazemos no logar adequado désta óbra. A Escriptura de 11 de Agosto de 1549, lavrada por Antonio Rodrigues de Almeida, Escrivão da Fazenda, é o primeiro documento que revéla a existência da Alfandega vicentina naquelle mesmo anno, identificando-a da seguinte fórma:
"E por verdade disso com o meu signal publico, eu Tristão Mendes, tabellião do publico judicial nesta villa de São Vicente e seus termos pelo dito Governador o escrevi. Aos 11 dias do mez de Agosto de 1549; e eu Antonio Rodrigues de Almeida, Escrivão da Fazenda, por El-Rei Nosso Senhor em toda esta Capitania, que esta trasladei de outro traslado de verbo ad verbum, NESTA VILLA DE S. VICENTE NAS CASAS DA ALFANDEGA DO DITO SENHOR..." (1)