Afonso de Escragnolle Taunay assumiu a direção do Museu Paulista há exatos 100 anos, em 1917. Sua principal missão era preparar o mesmo para as comemorações do Centenário da Independência do Brasil. - 01/01/1917 de ( registros)
Afonso de Escragnolle Taunay assumiu a direção do Museu Paulista há exatos 100 anos, em 1917. Sua principal missão era preparar o mesmo para as comemorações do Centenário da Independência do Brasil.
1917. Há 107 anos
Fontes (1)
Afonso d´E. Taunay[0]Cópia encomendada por Affonso d’Escragnolle TaunaySegunda-feira, 1 de Janeiro de 1917Fonte: Affonso de Taunay e as duas versões do mapa de D. Luis de Céspedes XeriaEm seguida comparamos a cópia encomendada por Affonso d’Escragnolle Taunay em 1917com ambos originais seiscentistas remanescentes, aferindo-se a fidelidade dessa cópia com um dos originais.Cavenaghi (2011, p. 90)considera ter havidoalterações estruturais nacópia encomendada porTaunay, o que poderia terocorrido por iniciativadireta deste ou docartógrafo que trabalhou asuas ordens. Já Biason(2015), dando um passoadiante, considera que amudança estrutural foi feitapelo cartógrafo. Com basenesses dois trabalhos vemsendo aceito que Taunayfez cópias modificadas paraseus propósitos.Em seu primeiro ano como diretor do Museu Paulista, Taunay se empenhou eminaugurar uma nova sala de exposição que fosse exclusivamente dedicada à históriado Brasil e ao passado paulista (Sala A-10). Nessa sala, a cartografia era peçaimportante para a composição de um cenário expositivo que narrasse a históriabrasileira segundo suas concepções. Nesse sentido, ele buscava adquirir, por permutaou encomenda de cópias fac-similares, toda uma documentação relacionada aopassado pátrio ou de São Paulo. Do arquivo sevilhano, de nosso interesse maisimediato, Taunay se empenhou em conseguir uma cópia fac-similar do Mapa de D.Luís de Céspedes Xeria, cuja existência naquela instituição soube pelo Reverendo PadrePablo Pastells, como ele mesmo declara em artigo publicado na Folha da Manhã:“Quando em 1917, o eminente Pablo Pastells me assinalou a presença do mapa deCéspedes no Archivo General de Indias, em Sevilha, e mo descreveu, sofregamente ofiz copiar fac-similarmente. Dei-me logo pressa em divulgar esse documentopreciosíssimo”.12 Além disso, cabe lembrar que o primeiro tomo de sua monumentalHistória da Companhia de Jesus13 já havia sido publicada cinco anos antes. [1]
1° de fonte(s) [21229]
“Affonso de Taunay e as duas versões do mapa de D. Luis de Césped...