Martin Waldseemüller chega a converter em “pagus S. Paulli ”, originando a hipótese de que se acharia ali o mais antigo povoado europeu no Brasil - 01/01/1507 de ( registros)
Martin Waldseemüller chega a converter em “pagus S. Paulli ”, originando a hipótese de que se acharia ali o mais antigo povoado europeu no Brasil
1507. Há 517 anos
Fontes (3)
1507, Waldseemüller chega a converter em “pagus S. Paulli ”, originando a hipótese de que se acharia ali o mais antigo povoado europeu no Brasil, levasse pelo menos um estudioso e historiador à idéia de que a outro apóstolo cristão, além de São Tomé, se associassem as impressões de pés humanos, encontradas em pedras através de várias partes do Brasil e ligadas pelos índios à lembrança ancestral de algum personagem adventício que, ao lado de revelações sobrenaturais, lhes tivesse comunicado misteres mais comezinhos, tais como o plantio, por exemplo, e a utilização da mandioca. Essas especulações foram reduzidas a seus verdadeiros limites, desde que Duarte Leite, aparentemente com bons motivos, explicou como a discutida palavra “alapego” não passaria de simples corrupção de “arquipélago”, alusivo à pequena Ilha de Sant’Ana, em í rente à foz do Macaé e a algumas ilhotas circunvizinhas 7,1 .
Em realidade a identificação de rastros semelhantes no extremo oriente, que os budistas do Cambodge atribuíam a Gautama, o seu “preah puí”, como lhe chamam, e os cristãos a São Tomé, de onde o dizerem vários cronistas que uns e outros os tinham por coisa sua, não deveria requerer excessiva imaginação de parte das almas naturalmente piedosas no século XVI.
3° de fonte(s) [28033] A LÓGICA DE PLANEJAMENTO PORTUGUÊS NA CAPITANIA DE PERNAMBUCO – 1535 a 1554, 2011. MÉRCIA CARRÉRA DE MEDEIROS. Página 129 Data: 2011, ver ano (131 registros)
Em sua obra “Visão do Paraíso”. Repara ele na ...legenda alapego de sam paulo, que numa das mais antigas representações cartográficas do continente sul-americano, a de Caverio, aparentemente de 1502, se acha colocada em lugar aproximadamente correspondente à boca do Rio Macaé, no atual Estado do Rio de Janeiro, e que, em 1507, Waldseemüller chega a converter em pagus S. Paulli, originando a hipótese de que se acharia ali o mais antigo povoado europeu no Brasil.