Quando os Tamoios, seus tradicionais inimigos, os expulsaram da ilha em 1555, os Temiminó foram obrigados a seguir para a Capitania do Espírito Santo, residindo na região de Santa Cruz - 01/01/1555 de ( registros)
Quando os Tamoios, seus tradicionais inimigos, os expulsaram da ilha em 1555, os Temiminó foram obrigados a seguir para a Capitania do Espírito Santo, residindo na região de Santa Cruz
Araribóia, cujo nome significaria cobra feroz ou cobra da tempestade. de acordo com linguística de sua etnia, nasceu em por volta de 1524, na atual Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Ele era filho do chefe da tribo Temiminó, Maracajá-guaçuna. Os Temiminós faziam parte de uma pequena aldeia, mas tinham vantagem por estar no meio da baía de Guanabara, desta forma, repeliam os ataques inimigos.Quando os Tamoios, seus tradicionais inimigos, os expulsaram da ilha em 1555, os Temiminó foram obrigados a seguir para a Capitania do Espírito Santo, residindo na região de Santa Cruz. Os temiminós, também chamados temininós, timiminós, tomominos e tegmegminos, foram uma tribo tupi que habitou a Ilha do Governador, São Cristóvão, Niterói e o sul do atual estado do Espírito Santo, no Brasil, no século XVI.