Para o Ex.mo Barão de Caxias - Ill.mo e Ex.mo Snr. - Em consequências da requisição, que V. Ex.a fez em seu Ofício datado de Ontem, expedi ordens á Thesouraria para por á disposição de V. Ex.a quantia de cem contos de réis e nomear um Oficial de Fazenda encarregado de fazer os pagamentos ás Tropas, e as de mais despesas necessárias que por V. Ex.a forem ordenadas. Deus guarde a V. Ex.a Palácio do Governo de São Paulo, 8 de junho de 1842 - Barão de Monte Alegre.
1° de fonte(s) [26301] Jornal Correio Paulistano Data: 6 de junho de 1942, ver ano (90 registros)
Cem contos naquela época, devem valer hoje uns mil! Do que se conclui, que tudo quanto á briga custa muito dinheiro.
2° de fonte(s) [24609] Os canhões de Ipanema: tecnologia, indústria, logística e política em 1840 Data: 2021, ver ano (148 registros)
Como a capital da província não se rebelou como esperava Tobias, batalhões revoltosos foram encaminhados para conquistá-la. Não obstante haver afirmações de que pelo menos um canhão teria sido levado por essas forças, Aluísio de Almeida não dá fé à essa ideia. As tropas chegaram até o rio Pirajussara, nas proximidades da ponte do rio Pinheiros, no dia 8 de junho, mas, de lá, recuaram após encontrar tropas do barão de Caxias.
3° de fonte(s) [20533] História da Revolução Liberal de 1842, José Antônio Marinho Data: 2015, ver ano (122 registros)
Em 6 de junho, os legalistas tomaram Campinas e venceram, dois dias depois, os rebeldes em Venda Grande. Sitiado em Sorocaba, abandonado pelos principais líderes revolucionários que fugiram da cidade, o padre Feijó, ao saber da aproximação das tropas imperiais, escreveu ao barão de Caxias propondo uma solução “honrosa para S.M.I. e à província”.