É este a quem procuro , qquer info , rbvs@ig.com.brGratoRoberto* Do "Dicionário de Bandeirantes e Sertanistas do Brasil" de F. de Assis Carvalho Franco , consta :"Diogo Gonçalves Laço - Portugues , casado com Guiomar Lopes. Veio do reino com D. Francisco de Souza, sétimo governador geral do Brasil , e na Bahia exerceu , em 1591, o cargo de Juiz de Órfãos. Em 1597, D. Francisco de Souza nomeou-o administrador das minas e capitão da vila de São Paulo. Trouxe ele então consigo o alferes Jorge João, os mineiros Gaspar Gomes Moalho e Miguel Pinheiro Zurara e o fundidor Domingos Rodrigues além de um regimento e ordens para receber do almoxarifado de Santos todo o dinheiro que carecesse para o benefício das minas.
Depois de algumas providências em São Vicente , esse emissário do governador geral do Brasil tornou à Bahia, regressando dali com o mesmo, em outubro de 1598, de viagem novamente para a capitania vicentina.
Em Vitória , onde a comitiva escalou , Diogo Gonçalves Laço comandou uma tropa à serra do Mestre Alvaro , na sondagem da prata. Com ele seguiu Francisco de Proença , sertanista de São Paulo , não dando porém resultados a diligência.Em São Paulo , Diogo Laço acompanhou D. Francisco de Souza em todas as suas jornadas ao sertão e recebeu um regimento para o serviço das minas em 19/07/1.601. Faleceu deixando geração. (Atas,cit.,II,376-Denunciações de Pernambuco,cit,554-Rev.Inst.Hist.Geog.Brasil. LXIV ,1a,617).