' Após denúncia de rachaduras e vazamentos, represa do Cubatão vai ser esvaziada - 20/02/2020 de ( registros) Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Registros (250)Cidades (0)Pessoas (149)Temas (0)


c
Após denúncia de rachaduras e vazamentos, represa do Cubatão vai ser esvaziada
20 de fevereiro de 2020, quinta-feira. Há 4 anos
A Represa do Cubatão, que fica na Serra de São Francisco, em Votorantim (SP), vai ser esvaziada após denúncias de rachaduras e vazamentos. O acordo foi firmado nesta quinta-feira (20) em uma reunião entre o Ministério Público e a concessionária Águas de Votorantim.

Na terça-feira (11), o MP abriu um inquérito para investigar a estrutura da barragem depois que um grupo de ambientalistas procurou o vereador Zelão para denunciar as diversas rachaduras e vazamentos.

O local fica na serra de São Francisco e não é mais usado para captação de água. No entanto, imagens feitas com um drone enviadas à TV TEM mostram o grande volume de água. Também é possível ver as rachaduras em alguns pontos e furos na barragem onde tem água escorrendo.Na questão, a concessionária Águas de Votorantim havia informado à TV TEM que não era a responsável pela barragem. Já a prefeitura afirma que o local é de responsabilidade da concessionária.A reunião realizada nesta quinta-feira (20) serviu também para acabar com o impasse. A reunião durou, aproximadamente, quatro horas e a proposta sugerida pelo MP foi o esvaziamento da represa.No entanto, ainda não há prazo para que o processo seja feito. Segundo Alex Machado, superintendente da concessionária, o trabalho não depende somente da Águas de Votorantim."Se dependesse só da gente, eu estaria indo lá agora pra poder fazer o esvaziamento. Mas, não depende só dá gente, porque a Águas de Votorantim não é responsável por esse barramento. Como ele está dentro da área da Votorantim [outra empresa na cidade], nós vamos conversar pra poder fazer o esvaziamento", explica Alex.De acordo com o engenheiro Vitor Piras, se não passarem por manutenção adequada, as trincas podem causas grandes problemas para a barragem."Essas rachaduras podem começar a acumular infiltrações e acumular vestígios, que podem fazer com que aumente o problema ainda mais", explica.A empresa Votorantim Cimentos, que é a dona da área da represa, informou que ainda não foi procurada pela concessionária para discutir a proposta de esvaziamento.Já o Ministério Público informou que não há prazo para o cumprimento do acordo e que acompanhará o processo.

Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
27868 registros, 14,570% de 191.260 (meta mínima)
655 cidades
3218 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP