A visão que se tem de Sorocaba a partir do local onde está a Prefeitura sempre foi linda. Dai surgiu o nome do bairro Alto da Boa Vista, ou apenas Boa Vista.
Pelas mesmas razões, foi denominada de “Bella Vista” uma chácara situada abaixo da atual Faculdade de Tecnologia e do Clube de Campo Sorocaba, ao final da avenida São Paulo. Foi o parcelamento desta enorme área que ajudou a formar o bairro da Árvore Grande.
Com seus 27 alqueires (250 mil metros quadrados), a Chácara Bela Vista pertenceu originalmente a Antônio Marciano e sua mulher Maria das Dores Marciano. Em 1893, ela foi adquirida, por 14 contos de réis, pelo alemão (prussiano) Johann Frederich Hingst e sua esposa (brasileira) Izabel Papst Hingst (filha de João Papst e Mariana Antônia). O casal teve 12 filhos, 9 deles nascidos na Fábrica de Ferro Ipanema (a partir de 1871), onde o casal se conheceu e João Frederico foi oleiro mestre por muitos anos.
A chácara se estendia ao longo do final da então Rua São Paulo, da atual Sadrac de Arruda, seguia até um pouco acima dos prédios da Drury´s, ia até a Vila Rica, onde passava o antigo traçado da Ferrovia Sorocabana (próximo do Jardim Saira em direção do Alto da Boa Vista), passava pelas atuais avenida Carlos Reinaldo Mendes e Rua Padre Madureira, chegando à longa curva do Rio Sorocaba, percurso ainda não retificado. Para a família Hingst, o beira-rio era o espaço mais apreciado, pois ficava ali o “barreiro” principal para a retirada do material para a produção de tijolos e telhas. O documento de venda menciona ainda, como referência, o córrego Bela Vista, provavelmente o córrego Piratininga que corta boa parte da área adquirida. A compra da chácara está registrada no Livro de Notas nº 59, folhas 21 e 22.
O núcleo principal da chácara dos Hingst ficava na atual Rua Epitácio Pessoa, ao lado do Pax ( cemitério ali implantado em 1968), onde até pouco tempo ficava um depósito da Ultragaz. Outra referência é o prédio da Packing House, hoje ocupado pela Cetesb. Por ali ficava o casarão e os três edifícios da olaria.
A família, de usos e costumes simples e sistemáticos, dedicava-se ao plantio de roça e a criação de alguns animais para o sustento, mas a atividade principal era a produção de telhas e tijolos, por processos manuais, artesanais. Literalmente, metia a mão no barro em sistema de mutirão de adultos e crianças, pois nunca chegou a instalar processos mais modernos de mecanização, seguindo o sistema usado por João Frederico Hingst em Ipanema, com técnica semelhante à praticada pela família na Alemanha.
COLABORAÇÕES PARA SOROCABA
João Frederico era desapegado, tinha espírito público de colaboração. Em novembro de 1929, liberou área de sua propriedade para a instalação de postes telefônicos entre Sorocaba e Brigadeiro Tobias, como atesta correspondência enviada pela Companhia Telefônica Brasileira (foto). Da mesma forma, permitiu a passagem da antiga estrada de rodagem para São Paulo pelo interior de sua chácara, a antiga estrada São Paulo-Curitiba, depois Rodovia Raposo Tavares, que passava pela avenida São Paulo. Ou seria a antiga estrada de Itu, perto da curva da Drury´s?E doou em 1929 terreno de 15 mil metros quadrados para a Câmara de Sorocaba, que repassou para o Estado, anexo à olaria, para a construção da Packing House (casa de preparo das laranjas para exportação). Da mesma forma, cedeu área para a passagem do novo trajeto dos trilhos da Sorocabana, agora com duas pistas que passaram pelo interior de sua olaria. O novo trajeto da ferrovia (o que passa sobre o pontilhão da Rua Padre Madureira) foi inaugurado em 1930, mesmo ano em que foi aberta a Packing House, onde se instalou a Cooperativa de Citricultores de Sorocaba.
O casal João Hingst e Izabel Papst faleceu em 1930. Não sem antes fazer em vida a divisão de seus bens, divididos em 12 quinhões (12 filhos), a partir de estudo feito por Dr. João Lacerda. Foi feito inclusive um mapa sobre a doação das áreas da Chácara Bela Vista (foto). A família era ainda proprietária da Chácara Lavapés, na parte baixa desse córrego.
Coube ao filho Alberto Hingst, o que mais tinha vocação para continuar o negócio, uma gleba de 44 mil metros quadrados, que incluía a olaria e o barreiro na várzea do Rio Sorocaba. Alberto continuou com o negócio até 1935, quando vendeu para o concorrente Pellegrini. Consta que Eduardo Johann Raszl também foi proprietário da olaria. José Raszl (filho?) foi casado com Leopoldina, filha do velho João Frederico Hingst, falecido a 10 de julho de 1930, seguido da morte de Izabel em 7 de agosto do mesmo ano.
O QUE RESTOU
Estive na área da antiga olaria, na Rua Epitácio Pessoa para ver se encontrava algumas ruínas. Fiz algumas fotos, que estou postando. A única edificação da época é o prédio da Packing House, restaurado há algum tempo para receber o escritório da Cetesb. O prédio guarda as características, como madeirame e inclusive as paredes em tijolos fabricados pela Olaria Hingst. Há no jardim uma moldeira de ferro usada para fabricar tijolos (mas deve ser bem mais recente). Havia no interior também um forno para cura de tijolos, também de metal. Mas não era hábito dos Hingst fabricar tijolos usando esses aparelhos.
Por ali, passa o córrego Lavapés a céu aberto. Na parte baixa do cemitério Pax, permanece um antigo lago, hoje ornamental. É bem provável que, pela proximidade, também dali os Hingst retiravam barro. Um pouco abaixo, temos o velho pontilhão estreito e curvo sob os trilhos (passagem de carros) tendo ao lado a ampla galeria dos tubos do córrego e ruínas de uma passagem mais antiga, escorada por tijolos.
Boa parte das informações e das fotos (antigas) encontrei no livro Sérgio Hingst, Um Ator de Cinema, escrito por Máximo Barro, publicado pela Editora Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. O ator e empreendedor de cinema Sérgio Hingst nasceu em Sorocaba, na Chácara Bela Vista, e é neto de João Frederico Hingst (farei uma postagem especial sobre ele). Também contarei a história de João Frederico na Fábrica de Ferro Ipanema, inclusive seu contato com D. Pedro II.Na foto do casal João-Izabel Hingst que estou publicando, quem aparece em pé é o filho Albino, e a menina ao colo é a neta Clara.Clique nas fotos para ver melhor.