Tomara as rédeas do governo El-Rei D. Sebastião, cavalheiro, e religioso ao ponto do sacrifício da própria vida na defesa da fé e da religião de Cristo - 20/01/1568 de ( registros)
Tomara as rédeas do governo El-Rei D. Sebastião, cavalheiro, e religioso ao ponto do sacrifício da própria vida na defesa da fé e da religião de Cristo
20 de janeiro de 1568, sábado. Há 456 anos
Em 1554, o príncipe herdeiro do trono português, D. João Manuel e sua esposa, Joana da Áustria, conceberam um filho do sexo masculino, batizado Sebastião, logo chamado de "o Desejado", pois seu nascimento assegurava a Dinastia de Avis no trono de Portugal, já que os oito primeiros filhos do seu avô, o rei D. João III, haviam morrido.D. João Miguel teve o mesmo destino dos irmãos, morrendo menos de 20 dias antes do nascimento de seu filho. Assim, a expectativa de que o futuro rei produzisse semente era muito grande. Porém, logo na juventude, D. Sebastião, que herdara o trono aos 14 anos, fez voto de castidade, o que despertou preocupação sobre o futuro da monarquia.